
Foto: reprodução
Com temperatura de 40ºC e sensação térmica beirando os 50 ºC, uma situação inusitada aconteceu em uma lanchonete em Bangu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro: ovos que estavam no depósito do estabelecimento cozinharam.
Segundo físico da UFRJ, Daniel Amaro, embora raro, o fenômeno é possível e tem uma explicação científica: a sensação térmica somada ao longo tempo de exposição ao calor fizeram o cozimento.
“Um ovo cozinha quando a água está em ebulição, com 100°C. Mas isso é com um período curto de tempo. Se você tem um tempo maior, como algumas horas, e a sensação térmica perto de 50°C pode sim ter cozinhado o ovo. É raro, mas é possível”, afirmou o físico.
O gerente da lanchonete, Leonardo Ramos, filmou o acontecimento. “Nunca vi nada parecido. Quando fomos retirar os ovos da caixa, eles estavam muitos quentes”, comentou.
O vídeo foi gravado na quarta-feira (27), o segundo dia mais quente do ano. Segundo o Alerta Rio, nesse dia, a temperatura chegou a 40,2°C e a sensação térmica a 45,2°C.
Esta sexta-feira (29) já superou o calor da última quarta e é o dia mais quente de 2021, atém momento, com 41,6°C. A cidade do Rio está há 14 dias sem chuva.
CNN Brasil
Não vi nada de extraordinário. Mossoró há mto economizar gás de cozinha. Basta botar uma panela de pressão no meio do asfalto. 15 min. Depois o feijão está cozido