A Guarda Costeira dos Estados Unidos apreendeu um petroleiro próximo à costa da Venezuela, em águas internacionais, em mais um episódio da escalada de pressão do governo Donald Trump contra o regime de Nicolás Maduro. A ação ocorreu dias após o anúncio de um bloqueio naval a embarcações que transportem petróleo venezuelano sob sanções.
Segundo autoridades americanas e fontes do setor petroleiro, o navio Centuries, de bandeira panamenha, foi interceptado na madrugada de sábado, sem resistência da tripulação. A embarcação transportava petróleo da Venezuela com destino à Ásia e não consta na lista de sanções do Departamento do Tesouro. De acordo com o New York Times, o navio pertence a uma empresa chinesa que atua com frequência no transporte de petróleo venezuelano.
A secretária de Segurança Interna dos EUA, Kristi Noem, confirmou a apreensão e afirmou que Washington seguirá combatendo o que chamou de “movimento ilícito de petróleo usado para financiar o narcoterrorismo”.
Em resposta, o chanceler venezuelano Yvan Gil classificou a ação como “pirataria” e “terrorismo internacional”. Ele afirmou ter conversado com o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, que ofereceu cooperação para enfrentar as ações americanas.
A apreensão ocorre em meio à maior mobilização militar dos EUA na região em décadas, com cerca de 15 mil soldados, navios de guerra e aeronaves. O foco da pressão tem sido o petróleo, principal fonte de renda da Venezuela, cujas exportações seguem sob sanções americanas.
No dia 10, os EUA já haviam apreendido o petroleiro Skipper, este sim listado nas sanções por transportar petróleo iraniano. O Centuries é o primeiro navio interceptado após o decreto formal do bloqueio naval, medida classificada por Caracas como “irracional”.
Trump afirmou recentemente que os venezuelanos “tomaram todo o nosso petróleo” e que os EUA querem “tudo de volta”, em referência à nacionalização do setor energético iniciada nos anos 1970. Atualmente, apenas a Chevron mantém operações no país, sob licença especial.
Oficialmente, o Pentágono afirma que a Operação Lança do Sul visa combater o narcotráfico. Até agora, 29 embarcações foram alvo de ações militares, com ao menos 104 mortos, sem divulgação de provas públicas. Maduro é acusado pelos EUA de liderar o chamado Cartel de los Soles e tem uma recompensa de US$ 50 milhões por sua captura — acusações rejeitadas pelo governo venezuelano, que vê nelas uma tentativa de justificar uma intervenção.
Essa globo está querendo a todo custo acabar com as famílias brasileiras. Um programa onde crianças e adolescentes assistem, eles colocarem esse tipo de cena na televisão. Já acabaram com os desenhos animados pela manhã, agora querem destruir a infância de nossos filhos.
Olha… nem precisa de beijo gay para acabar com as crianças… já ouviu de síndrome de alienação parenta? O que os pais (hetero!) fazem com os filhos?
Parabéns aos idiotas que acham que os filhos viram gay por culpa de professores e se quer sabem o que os filhos vêem na internet e não desligam a globo! Parabéns! E o beijo foi belíssimo.
Quem pública uma notícia dessa ou não tem o que publicar ou está sendo cúmplice dessa palhaçada dessa tal rede esgoto.
Quando o PT fala em regular a mídia por causa da concentração demasiada, os minions gritam: Cuba, Venezuela, ditadura….
Mas vejam só o q os minions querem fazer. Destruir a globo q inclusive decidiu apoiar o inominável.
É muita hipocrisia. Imoral.
Quem puder pagar uma Net, Cabo etc.. coloca as crianças para ver Discovery kids. O problema é que grande maioria da população não pode…
Independente se é beijo entre homens ou entre mulheres, a questão é o horário. Este horário crianças não entendem o que estão vendo porque muitas vezes não estão acompanhados de um adulto.
Complicado, estamos a beira de uma banalização geral …
Voto 17
Sabe qual o futuro da rede Globo? Fechar as portas! Estão indo contra aos bons costumes da população brasileira num horário teen… Esse tipo de cena durante essa semana é justamente uma perfeita provocação! O RJ dos psolistas não representam e jamais representarão a maioria da população brasileira.
O fenômeno Bolsonaro é uma resposta a esse tipo de coisa. Querem promover a destruição das famílias o tempo todo, mas não conseguirão.
Bolsonaro 2018
POR ISSO VOTO 17 (DEZESSETE)!!!
17 neles…
17 neles
Um povo bem educado, sem ideologização, saberia filtrar o que presta do que não presta. Bolsonaro 17 nos desonestos e nos covardes!
17 neles
essa globo e um lixo, tenta destruir as familias brasileira, tem que dá uma basta nisso, kd os juizes da infancia e da juventude
Que interessante, a Record, que prega a Família Tradicional, tem na sua grade um programa chamado ´A Fazenda', que na minha opinião é tão devastador quantos os programas da Globo. Sabe o que eu faço? Vejo outros canais, simples assim.
Contra essa baixaria 17 neles!
Só se Bolsonaro resgatar a Censura, aquela da época da ditadura, se não, vai continuar tudo igual. Não se iluda!
Eleitor de Bolsonaro não é homofóbico, mas que a boquinha da Rede Globo vai acabar, vai SIM!
Kkkkkk
É muita ilusão. Vê o a teu candidato anda falando.
Cadê o respeito com as crianças que acompanham esta programação de merda da Globo?
É simples! muda de canal ou deixa de assistir esse lixo, o problema é que tem muita gente nas redes sociais protestando e assistindo
Verdade Henrique, concordo com você, e achar que se Bolsonaro vencer as eleições, isso irá acabar, estão enganados.
Só acaba quando todos deixarem a Globo falando sozinha!