Acidente

FOTOS: Acidente com buggy em dunas deixou feridos nesse domingo no litoral norte potiguar

Fotos: cedidas

Acidente foi registrado na tarde desse domingo(21), nas dunas de Genipabu, próximo a região da praia de Santa Rita. no litoral norte potiguar. Felizmente, apesar de alguns feridos, nenhum deles teve gravidade.

O sindicato dos bugueiros informa que todos os envolvidos – inclusive passageiros – foram custeados com valor do seguro, que cobre motoristas legalizados.

As causas do acidente serão esclarecidas em breve. O que se sabe, inicialmente, é que durante uma manobra, a roda de trás do buggy ficou presa em um buraco e acabou soltando.

Opinião dos leitores

  1. Um sindicato sério procura sempre o melhor para a sua categoria e defende o correto. No caso do sindbuggy, a conversa é diferente: Eles não fazem nada além de atacar toda e qualquer pessoa que tente usufruis das belezas do litoral potiguar em outro tipo de veículo que não um de seus conveniados. Fazendo isso, referido sindicato, na pessoa de seu Presidente, esquece de olhar para o próprio umbigo! A grande maioria desses buggys não possuem a menor segurança para ofertar aos clientes. Ao invés de investigar qual a causa real do acidente ocorrido, o Presidente do sindbuggy solta uma nota alegando que "veículos pesados fizeram o buraco que causou o acidente".
    Quem não se lembra que no ano passado um desses buggys causou uma enorme explosão em um posto na Av. Roberto Freire? Dias atrás outro bugueiro estava desfilando sob as dunas do litoral potiguar com uma passageira totalmente pelada, constrangendo toda a população local.
    EM NENHUMA DESSAS SITUAÇÕES O PRESIDENTE DO SINDBUGGY SOLTOU QUALQUER NOTA ESCLARECEDORA DOS FATOS!

    Essa atividade é absolutamente arcaica, os veículos são, em sua maioria, sucateados e sem qualquer segurança e os motoristas são absolutamente despreparados, irresponsáveis e arrogantes.

    Eles dizem que o trânsito nas dunas deve ser restrito apenas a eles por serem eles detentores de total conhecimento para trafegar sobre as dunas e, constantemente, ocorrem acidentes.

    Estão esperando ocorrer alguma tragédia para acordarem e verem que essa prática é totalmente desregulada e perigosa???

  2. Os buggies que compõem a categoria BUGGY TURISMO, e que realizam passeios com turistas nas dunas do litoral potiguar, precisam ser completamente eliminados do mercado, devendo ser proibidos de realizar passeios comerciais.

    È imprescindível que as autoridades exijam a sua total substituição por outros tipos de veículos com o nível de segurança adequado à exploração de passeios turísticos.

    São exemplos de veículos adequados:

    – Buggies com gaiola segura;
    – Veículos 4×4;
    – UTVs.

    A situação dos buggies que realizam passeios turísticos nas dunas do RN é tão ruim que, além do fato dos veículos serem inseguros e totalmente ultrapassados, eles não são devidamente inspecionados pelas autoridades competentes, que parecem não dispor de recursos suficientes para desempenhar essa atividade satisfatoriamente, considerando a demanda.

    De modo que a maioria desses veículos é muito antiga, recebe manutenção precária ou quase inexistente, possui diversas adaptações inseguras e não provê segurança suficiente para o turista, expondo-o bastante a acidentes fatais e muito graves.

    Esses buggies possuem cintos de segurança só de enfeite, que são incapazes de cumprir a sua função conforme o esperado. Além disso, o banco traseiro é mal posicionado, e favorece danos nos passageiros em caso de batida ou de virada. O santo antônio, que deveria funcionar como uma gaiola de sobrevivência para o motorista e os passageiros, não tem eficiência alguma, pois ele consiste apenas de duas barras de aço apoiadas de cada lado em 3 pontos na fibra do buggy. Sendo assim, os ocupantes do buggy ficam muito vulneráveis, sujeitos a ferimentos, principalmente nos braços, cabeça e tronco.

    A gaiola de proteção deveria cobrir todo o espaço ao redor dos passageiros, e ser reforçada de forma a não deformar em caso de batida ou de capotamento. E ser apoiada não na fibra, mas sim ter um fechamento de aço por baixo da fibra, assegurando que a gaiola envolva completamente o habitáculo do buggy, desde abaixo do assoalho até acima da cabeça dos ocupantes.
    Os cintos de segurança deveriam ser reposicionados e ser retráteis com carretel travante, e fixados na gaiola de proteção.
    Os bancos deveriam ser devidamente instalados, com fixação na porção inferior e também lateral da gaiola.

    E isso é apenas o mínimo do mínimo do mínimo que um buggy deveria possuir em termos de equipamentos de segurança, para poder VIABILIZAR a exploração comercial de passeios com turistas.

    A sociedade e as autoridades deveriam ter senso de responsabilidade e agir imediatamente, começando com a elaboração de um cronograma para substituição de toda a frota de buggies que realizam passeios turísticos.

    O turista tem o direito de escolher o tipo de veículo mais interessante para o seu passeio, considerando o seu perfil (idade, limitações físicas, personalidade), portanto a única conclusão lógica, inteligente e de bom senso possível é: A CATEGORIA BUGGY TURISMO DEVERÁ SER EXTINTA DO PORTFOLIO DE PRODUTOS TURÍSTICOS DO RN, devendo a mesma ser substituída pela nova categoria OFFROAD TURÍSTICO.

    Os órgãos de fiscalização deverão se preparar para atuar conforme essa nova realidade.

    Chega de acidentes e de mortes provocadas pelos ultrapassados e inseguros buggies!

  3. Não sei como é permitido o tráfego desse tipo de veículo, seja em dunas ou na cidade.
    Para um carro normal ser autorizado a circular, precisa ter barra de proteção lateral, air bag, cintos de segurança de 3 pontos etc etc …. Esses buggys não têm nada disso. Já vi um em que os cintos de segurança eram amarrados (com um nó). Os passageiros ficam completamente expostos. Os que vão no banco de trás (normalmente 3) se amontoam para caber num espaço que foi feito pra 2.
    Com tantos veículos mais modernos (4×4) e seguros, continuar com essas carroças adaptadas é pura irresponsabilidade. Estão esperando uma tragédia maior?!!!!!
    Outra coisa, trafego todos os dias por Ponta negra e via costeira e o que vejo dos motoristas desses "buggys", CADASTRADOS, motoristas PROFISSIONAIS, é uma barberagem atrás da outra, direção perigosa em pleno trânsito urbano e com passageiros (turistas) à bordo. Estou falando de cortar sinal vermelho, passar por cima da calçada pra fugir do congestionamento, altas velocidades em curva etc. Imaginem um carro sem qualquer item de segurança moderno costurando no trânsito com turistas soltos no banco de trás!!!! É de arrepiar!
    Na minha opinião era pra ser decretado o fim desse tipo de veículo, antes que a tragédia anunciada aconteça!

  4. O Ministério do Turismo não reconhece os buggys como veículo de turismo, é o principal motivo é a segurança, pois Buggy não é analisado pelo ano, e sim pelo estado de conservação, os turistas que utilizam esse tipo de transporte nas dunas sabem o risco que se colocam, ninguém é criança para não saber o que está fazendo, e cabe ao turista inspecionar o veículo que está contratando. Os bugueiros, são uma classe discriminada pelo poder público, que não cobra do MINTUR a legislação para a classe e o treinamento dos mesmos, muitos são Guias de Turismo, portanto conhecedores de toda a legislação, direitos e deveres das pessoas que conduzem turistas, agora dizer que o Passeio de Buggy não é Cartão Postal de Natal está enganado, os Buggys são a cara de Natal, é o acontecido foi apenas um acidente, que poderia ter acontecido com qualquer um em qualquer lugar, só sabe a emoção do Passeio de Buggy nas Dunas de Genipabu quem faz, querem probabilidades? Quantos passeios saem por dia em Genipabu? Quantos acidentes? Vamos tirar uma média?

    Buggy é seguro, é emocionante e é a Cara de Natal, cabe às autoridades as providências para que acidentes sejam evitados e sejam executados por pessoas competentes e com toda a segurança necessária!

    "De Buggy é Mais Legal!"

    @Turismopb

  5. Como é que essa atividade se diz legalizada se não paga impostos??? Eles não sabem nem o que é ISS.

  6. Acho interessante a existência dos Bugres.
    Mas poderiam melhorar a segurança.
    Todo mundo com cinto.
    Talvez Air bag.
    E os carros serem mais novos.
    Há uns 5 anos saiu na imprensa acerca de uma confusão entre bugueiros e o sindicato, inclusive envolvendo tentativas de homicídio.
    Como ficou a situação?
    O problema persiste?
    Bugueiros são obrigados a pagar taxas?

  7. Passo todos os dias por muitos bugueiros ali pela praia do forte. Tem uns que tenho medo de passar por perto e pegar um tétano ou sei lá q doença. Não sei como um povo que é dono de tantas praias e dunas não se organiza para ter viaturas mais novas. Sugestão: tem uns UTVs bem interessantes.

  8. Nosso litoral foi privatizado por esses "carros" da idade das pedras !!!inclusive em anos anteriores aconteceram acidentes graves com vitimas fatais,acham pouco e fazem até corrida de bug e assemelhados levando risco de morte para os motoristas e espectadores(2017 matou um cidadão por atropelamento).Cadê a fiscalização ?!?!

  9. Esse buraco foi provocado por um vazamento numa tubulação da caern que passa pelas dunas .

    Desculpa sem pé nem cabeça! Conta outra isso é falta de manutenção nos veículos !!!!!

  10. A maioria desses bugres sao antigos, tem dono de Bugre credenciado que não para para fazer uma revisão decente. A pouco tempo um explodiu em pleno posto de combustível em natal. Podia até matar alguem,
    e quem paga é o turista inocente. Lamentável .
    Preferia que fossem oferecidos passeios em veículos 4×4 com segurança.

  11. Buggy não é patrimônio cultural e turístico do RN.
    Isso é balela corporativista!
    As DUNAS sim, são o patrimônio valioso.
    Os veículos a explorarem as dunas devem ser os melhores e mais seguros. Esses buggies ultrapassados não são seguros e deveriam ser proibidos de trafegar em todas as dunas do Estado!
    Buggy é coisa do passado!

  12. Colocam adaptador pra mudar as rodas fica sem segurança a roda voa aí a culpa é dos 4×4 vamos rir pra não chorar q bom q ninguém se feriu gravemente

  13. O Sindicato está certo: foram carros pesados que trafegam nas dunas que causaram o acidente.
    Eu mesmo já vi vários bi-trens carregados de cana-de-açúcar trafegando pelas dunas.
    Em matéria de cara de pau essa desculpa ganhou o prêmio de 2018.
    Engraçado é que semana passada estavam ameaçando fechar os acessos, como se o litoral tivesse dono e fossem eles, se não fiscalizassem os clandestinos.
    É para fiscalizar os autorizados, como se percebe.

  14. Quero saber quem vai ser o responsável por esse acidente
    Sabe quem NINGUEM
    Pois so estao preocupados em seus proprios bolsos e ninguem vai la apreender esse veiculo que por sinal ja era pra estar num museu

  15. Colocou joguinho de rodas para ficar bunitinho. Mas só que as rodas não foram feitas para buggy (furação de fusca), e estava utilizando um adaptador, e muito provavelmente com parafusos inadequados. Se o carro é de passeio, deveria utilizar as rodas originais. O que adianta ficar bonito e colocar a vida de terceiros em risco.

  16. Somando-se aos comentários acima, todos absolutamente pertinentes: adaptações, disco de freio, alargador, etc, tudo em um veículo de 1972 (MYA-8159), ou seja, quase 50 anos de idade, quero ressaltar que, de toda feita, diante da justificativa muito "plausível" apresentada pelo Sindicato do Bugueiros, venho sugerir à categoria que façam uma terraplenagem diária das dunas! Estou certo de que ficará um tapete!! Sem esquecer, é claro, de combinar também com o vento, com a chuva e principalmente com os outros buggys para não estragarem o serviço no decorrer do dia. Desse modo estou certo de o número de rodas voando e capotagens dos buggys irão diminuir consideravelmente, ou não.

  17. Era para o poder público fiscalizar melhor os veículos legalizados para passeio, pois não é o primeiro, nem será o último a soltar roda.
    Daqui a pouco a culpa será dos motoristas de 4×4 que não andam nas dunas cercadas pelos bugueiros no litoral.

  18. Se querem andar em lugar sem buracos, sugiro as autobahns na Alemanha. Só que lá carro sem airbag, sem cinto e com pessoas sentadas no motor não são permitidas! Pobres alemães, não entendem nada de segurança em veículos!

    Seguro mesmo é ir sentado no motor do buggy sem cinto nas dunas que só eles podem andar.

  19. Pela placa do veículo ele é do ano de 1972, tem 46 anos de uso.
    Todos sabem que as dunas de Genipabu são de acesso exclusivo do buggy de turismo credenciados, o sindicato ainda tem a cara de pau de vir querer culpar outros veículos com essa conversa de buraco causado por veículos pesados.
    Tá de brincadeira né?

  20. Cai a roda de um carro velho sem manutenção e a culpa é de outros veículos. Falta responsabilidade aos donos de bugy, fazem manobras perigosas nas dunas, e nem cinto de segurança tem.

  21. Querem culpar os outros pela falta de manutenção dos veículos , já que são tão direitos e cheios de razão . Deveria ser obrigatório uma inspeção anual

  22. Buggy com 46 anos de uso, cheio de gambiarra e a culpa é dos 4×4
    Mais onde aconteceu o acidente carro 4×4 não pode andar
    A Area está toda cercada
    Piada…

  23. Buraco é incidente numa estrada asfaltada, onde se espera não ter buraco. Na areia vale aquela velha regrinha de reconhecer o local onde se vai manobrar, até porque, de um dia pra o outro, o vento muda o ambiente, e um carro, mesmo sendo um Buggy, deixa rastro… Mas enfim, de uma forma ou de outra, acidentes acontecem…

  24. Passeio de buggy é muito perigoso, veiculo sem segurança alguma, nao foi o primeiro e nem será o ultimo, sem falar na falta de manutenção e fiscalização (vistoria) nesses veículos, todos que vão no banco trás não usam cinto, ATENÇÃO TURISTA preserve sua vida!

  25. Será que esses buracos não foram causados pelo carros de coleta de lixo? Aqueles caminhões pesam demais! Kkkkkkkkkkkkk

  26. Acredito que isso se dar por falta de manutenção, pois dunas "TODAS ELAS" têm buracos e o terreno é todo cheio de altos e baixos…
    O sindicato tá errado em acusar os veículos pesados e apontar os mesmos como culpados…
    Acho que deveria por parte do sindicato ao invés de culpas os veículos 4×4 deveria fiscalizar os bugres que na sua maioria só querem saber de rodar e manutenção que é bom nada.
    "Travar roda no buraco" essa é boa.

  27. O carro esta com freio a disco na traseira e adaptador de furação. Basta olhar nas fotos a adaptação mecânica que foi feita nos freios traseiros, Buggy não possue freio a disco na traseira. Adaptação feita que por sinal não é original. O carro ai está com adaptador para rodas para outro tipo de furação, essas alterações certeza fragiliza a segurança do veículo ao transitar nas dunas, onde o terreno não é plano, vai existir buracos formados por ventos, pois as Dunas são móveis.

    sem falar que deveriam estar sem cinto de segurança.

    É muito bom apurar isso ai…

  28. Uma adaptaçao de roda, adaptaçao de freios, sem cinto se segurança, sem enconsto de cabeça…. sera que a culpa é dos 4×4?

  29. Nesse Estado(RN) é sempre assim a culpa será sempre dos outros, tem que acabar com esse negócio de com emoção ou sem amoção!

  30. Em investigação feita no veículo, foi constatado que a falta de cinto de segurança foi culpa dos 4×4. E a falta de airbag também!

    Segurança (em buggy) a gente NÃO vê por aqui!

  31. Isso é culpa do ESTADO! Permite que carros da década de 90 transitem em condições precárias. Veículos antigo, sem itens de segurança, com pessoas sem cintos sentadas em cima do motor e ainda por cima fazendo manobras em dunas…. Vai dar nisso! Esse é apenas um dos inúmeros acidentes que acontecem com buggys…….

  32. Esse tipo de passeio era na verdade para ser proibido a muito tempo, sem falar que degrada o meio ambiente e causa acidentes, não é o primeiro e nem será o último. Só uma idéia os bugueiros deveriam levar sim os turistas até próximos da área das dunas e quem quiser que fizessem o passeio a pé sem riscos. Essa "estória" de 4×4 é balela e enrrolação!!!!

  33. Se nessa área nao andam veículos mais pesados, a culpa sao de vocês mesmos, que deixam a maresia corroer o veículo todo, cobram caro e nem manutenção fazem.

  34. Isso ai é resultado de falta de manutenção… A onde é que um carro apropriado para isso vai travar a roda em um buraco?kkkkkk Piada das boas
    Querem rodar sem fazer as devidas manutenção só da nisso

  35. Quais são os veículos pesados que circulam mas dunas de Genipabu? Somente buggys podem circular por lá.

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Brasil

Brasil só perde para a Venezuela entre países com pior eficiência governamental


O Brasil é o vice-líder entre os países com pior eficiência governamental, ficando atrás apenas da Venezuela, de acordo com os dados do Ranking de Competitividade Global. Foram analisados dados de 69 países. O Brasil está na 68ª posição e a Venezuela, em 69º lugar. Os líderes neste quesito são Suíça (1º), Singapura (2º) e Hong Kong (3º).

O índice foi elaborado pelo International Institute for Management Development (IMD), em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC).

Além da eficiência governamental, o relatório considera outras categorias, como infraestrutura, eficiência empresarial e performance econômica. Considerando todos os quesitos, o Brasil avançou quatro posições no Ranking de Competitividade Global, saindo o 62º para o 58º lugar entre os países mais competitivos.

Dentro do quesito eficiência governamental, há diversas subcategorias para classificar o desenvolvimento dos países analisados.

O Brasil é o pior país no quesito custo de capital (69º). Está na vice-liderança entre os piores no subitem protecionismo (68º) e figura em 67º lugar em finanças públicas, legislação trabalhista relacionada ao desemprego, e adaptabilidade das políticas.

Entraves persistentes

Para Hugo Tadeu, diretor do Núcleo de Inovação e Tecnologias Digitais da FDC e responsável pela divulgação do índice no Brasil, os dados revelam um cenário de entraves persistentes que afetam diretamente o ambiente de negócios e o desenvolvimento social.

“O governo brasileiro gasta muito e deveria fazer uma análise da qualidade deste gasto com impacto na atividade econômica e nos benefícios percebidos pela sociedade”, avalia.

InfoMoney

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Brasil

“Não temo Moraes e não vou parar de denunciá-lo”

Foto: divulgação

Um dia após ser alvo de operação de busca e apreensão da PF (Polícia Federal), o pastor Silas Malafaia disse “esperar qualquer coisa” do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), e afirmou não ter medo de prisão.

Em conversa na tarde desta quinta-feira (21), o líder da igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo e aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) reagiu à apreensão do seu passaporte, disse não ter intenção de fugir e voltou a atacar o ministro.

Segundo Malafaia, quando saiu a informação de que havia se tornado alvo de investigação, ele estava em Portugal — e mesmo assim retornou ao Brasil.

“Se eu tivesse medo (de prisão), ficava lá, não voltava para o Brasil. Como é que eu posso ter um passaporte apreendido sob perigo de fuga se eu volto para cá? Acha que eu vou fugir? Isso é uma covardia, sabe? Isso é coisa de ditadores apreender um passaporte de uma pessoa que não tem crime nenhum, que não foi indiciada, que está sendo investigada e que eu voltei do exterior”, afirmou.

Por determinação de Moraes, Malafaia teve o telefone apreendido e autorizada a quebra de sigilo de dados bancários, fiscais e telefônicos dos equipamentos apreendidos. Ele também está proibido de falar com Bolsonaro e o seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

O relatório da PF que indiciou o ex-presidente e Eduardo mostrou o tamanho da influência de Silas Malafaia na estratégia bolsonarista. Para a PF, Malafaia articulou com o pai e filho “na definição de estratégias de coação e difusão de narrativas inverídicas, bem como no direcionamento de ações coordenadas”.

“As condutas de SILAS LIMA MALAFAIA, em vínculo subjetivo com JAIR MESSIAS BOLSONARO, caracterizam CLAROS e EXPRESSOS ATOS EXECUTÓRIOS, em especial dos crimes de coação no curso do processo (art. 344 do Código Penal) e obstrução de investigação de infração penal que envolva organização criminosa”, argumentou Moraes na decisão.

“Eu espero qualquer coisa agora. Eu não tenho medo dele e não vou parar de denunciá-lo. E pode ter certeza que esse é o princípio do fim desse ditador, pelas vias legais ou pela justiça divina. Pode anotar o que eu estou falando”, disse.

Malafaia disse ainda que mesmo investigado, seguirá gravando vídeos contra Moraes mesmo sob risco de prisão.

“Você acha que depois desses últimos quatro anos, eu faço 50 vídeos denunciando os crimes de Alexandre de Moraes, Todas as manifestações eu denunciei de violentamente, você acha que eu vou ter medo de prisão? Se eu tivesse medo de prisão não saia de Portugal”, disse.

CNN

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Geral

EUA revisam critérios de vistos em nome da segurança nacional

Foto: reprodução

O governo Trump anunciou nesta quinta-feira, 21, o início de uma revisão minuciosa sobre os mais de 55 milhões de vistos válidos concedidos a estrangeiros. Essa medida, divulgada pelo Departamento de Estado, tem como objetivo instituir uma “verificação contínua” para todos os portadores do documento, identificar indícios de “possível inelegibilidade” e garantir a segurança nacional.

As novas diretrizes e as suspensões específicas, comunicadas ao longo da semana, podem impactar cidadãos de diversas nacionalidades, incluindo brasileiros, ao redefinir as condições para permanência e entrada no país.

Intensificação do escrutínio imigratório

A revisão dos vistos prevê a cassação de permissões, sempre que surgirem evidências de que um indivíduo não se qualifica mais para a autorização. O Departamento de Estado enumerou diversas razões para essa inelegibilidade, que incluem a permanência além do período permitido, o envolvimento em atividades criminosas, a representação de ameaças à segurança pública, ou qualquer forma de participação ou apoio a organizações terroristas. Esta política se aplica a indivíduos que já possuíam autorização para adentrar o território norte-americano.

Simultaneamente, o Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS) está atualizando seu manual de procedimentos, que orienta a análise de candidaturas para vistos e outros benefícios imigratórios.

Entre os novos critérios, está a recusa de documentos para pessoas com “envolvimento em organizações antiamericanas ou terroristas” e para aquelas que demonstrem “atividade antissemita”. A pasta não forneceu exemplos ou especificações detalhadas sobre o que constitui tais atividades ou envolvimentos.

O alcance da verificação foi ampliado para incluir uma análise mais profunda das redes sociais. Em particular, funcionários consulares agora têm a prerrogativa de solicitar acesso a perfis de redes sociais que estejam configurados como privados para candidatos a vistos estudantis.

Suspensões e ações direcionadas

No âmbito das recentes alterações, o secretário de Estado, Marco Rubio, anunciou no dia 19 de agosto a suspensão imediata da emissão de todos os vistos de trabalho para motoristas de caminhão. Em uma declaração publicada na plataforma X, Rubio justificou a medida argumentando que “o número crescente de motoristas estrangeiros operando caminhões” no país “está colocando vidas americanas em risco e prejudicando o sustento dos caminhoneiros americanos”.

Ainda sob a liderança de Rubio, a ofensiva contra estudantes estrangeiros tem sido um ponto de atenção. Desde que assumiu o cargo sete meses antes, 6.000 vistos de estudantes foram revogados. Essa política se baseia em uma lei que permite ao secretário rescindir vistos de indivíduos que ele considere estarem em desacordo com os interesses da política externa dos Estados Unidos.

Em um anúncio anterior, de 19 de agosto, o governo havia informado que “ideologias antiamericanas” seriam consideradas na avaliação de pedidos de visto e outros benefícios para imigrantes. A gestão republicana também tem reiterado sua postura anti-imigração por meio de uma política de deportação em massa de pessoas em situação irregular no território nacional.

O Antagonista 

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Brasil

Novo cobra Haddad sobre cumprimento da Lei Magnitsky por bancos públicos

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

A bancada do Novo na Câmara apresentou nesta quarta-feira, 20, um requerimento ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pedindo informações sobre como Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal cumprem a chamada Lei Magnitsky, norma dos Estados Unidos que prevê sanções a pessoas e entidades envolvidas em violações de direitos humanos e corrupção.

O líder do partido, Marcel van Hattem (RS, foto), afirmou que a ausência de clareza sobre as práticas de compliance das instituições estatais pode gerar riscos à economia brasileira.

“Estamos falando de sanções internacionais com efeitos extraterritoriais. Bancos que optem por ignorá-las, ainda que sediados no Brasil, correm o risco de perder acesso ao sistema financeiro global, inclusive ao dólar, o que teria consequências graves não só para as instituições, mas para toda a economia do país”, disse o deputado.

Assinado também por Adriana Ventura (SP) e Luiz Lima (RJ), o requerimento pede detalhes sobre políticas internas, manuais de procedimentos, bloqueio de contas e eventuais comunicações com o Office of Foreign Assets Control (OFAC), órgão dos EUA responsável por aplicar sanções financeiras.

Os parlamentares argumentam que o descumprimento da lei pode dificultar acesso a mercados internacionais, operações de câmbio e captações externas, além de comprometer a credibilidade do Brasil em organismos multilaterais.

Por se tratarem de bancos públicos, dizem os deputados, falhas de governança podem gerar custos adicionais ao Tesouro Nacional e afetar políticas públicas.

“O Banco do Brasil e a Caixa são instrumentos de política pública. Se houver falhas de governança, quem paga a conta é o pagador de impostos brasileiro”, afirmaram os parlamentares na justificativa do requerimento.

O Antagonista 

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Geral

Renzo Gracie e Marcelo Tigre já estão em Extremoz, conhecem tradições da cidade e convidam para aulão gratuito de Jiu-Jitsu neste sábado (23)

Extremoz já respira esporte e celebra a presença de duas grandes referências das artes marciais. O mestre Renzo Gracie, lenda mundial do Jiu-Jitsu, desembarcou no Rio Grande do Norte nesta quinta-feira (21) e foi recepcionado pela prefeita Jussara Sales e pelo secretário de Esportes, Pablo Sales, em visita à Casa de Taipa Clara Camarão, um dos pontos culturais mais emblemáticos do município. Ao lado dele, também participa da programação o potiguar Marcelo Tigre, 12 vezes campeão de MMA e figura histórica do esporte.

Durante a recepção, Renzo e sua equipe tiveram a oportunidade de conhecer tradições locais, provar o famoso grude extremozense e interagir com lideranças e moradores. Em tom descontraído, a prefeita Jussara destacou a importância da visita:

“É uma honra poder receber Renzo Gracie e sua equipe em nossa terra. Extremoz está feliz com essa oportunidade e temos certeza que serão dias maravilhosos com a presença dele aqui. No sábado, todos estão convidados para o grande aulão, aberto a toda comunidade e totalmente gratuito.”

Superaulão em Extremoz

O ponto alto da agenda será neste sábado (23), das 10h às 12h, quando Renzo Gracie e Marcelo Tigre comandarão um superaulão gratuito de Jiu-Jitsu no Ginásio Estrela do Mar, em Extremoz.

O espaço será preparado com tatames, aberto a praticantes de todas as idades e também ao público em geral. Quem quiser participar deve levar o kimono, mas também será possível acompanhar apenas como espectador.

Uma oportunidade única

Renzo Gracie, considerado um dos maiores nomes da história do Jiu-Jitsu, é reconhecido internacionalmente por sua trajetória como lutador, professor e difusor da arte suave. Sua vinda ao Brasil é rara e, segundo especialistas, apenas sua presença já representa um investimento significativo, mas desta vez estará em Extremoz sem cobrar cachê.

Marcelo Tigre, por sua vez, é um dos principais nomes do MMA mundial, com uma carreira marcada por títulos e lutas históricas, levando o nome do Rio Grande do Norte para os quatro cantos do planeta.

A presença conjunta de Renzo Gracie e Marcelo Tigre em Extremoz é considerada um marco para o esporte no estado, reunindo tradição, técnica e inspiração em um único evento.

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Geral

Desembargador Francisco Barros Dias é absolvido mais uma vez pela Justiça Federal do RN

Foto: reprodução

O juiz da 4ª Vara Federal do Rio Grande do Norte absolveu, nesta quinta-feira (21), o desembargador emérito Francisco Barros Dias da acusação de ter vendido decisão em favor de Rychardson Macedo, réu da operação Pecado Capital e preso em 2012.

Barros Dias foi inocentado no processo em que era acusado de ter praticado ato de improbidade administrativa em benefício de Rychardson Macedo, apontado como líder do esquema de corrupção instalado no Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte. A sentença enfatiza que não existem provas de crimes cometidos pelo desembargador.

Francisco Barros Dias chegou a ser preso em agosto de 2017, sob duas acusações do Ministério Público Federal que se mostraram infundadas: (1) a de ter vendido decisão enquanto atuava no TRF5, cuja sentença publicada hoje declarou a completa ausência de provas, e (2) a de supostamente ter explorado prestígio no próprio TRF5 após sua aposentadoria, denúncia que já havia sido julgada improcedente anteriormente.

Assim, a Justiça reconhece a total inocência de Francisco Barros Dias.

Justiça Potiguar 

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Geral

Ex-vice-prefeita de João Dias, Damária Jácome, é presa no Paraguai

Foto: reprodução

A ex-vice-prefeita de João Dias, Damária Jácome, foi presa nesta quinta-feira (21) durante uma megaoperação da Polícia Civil do Rio Grande do Norte realizada no Paraguai. Ela foi capturada junto a outros dois foragidos da Justiça.

Damária estava foragida desde o final de 2024, quando a Polícia Civil deflagrou uma operação para prender os acusados do duplo homicídio que vitimou o então prefeito de João Dias, Marcelo Oliveira, e seu pai, Sadi Oliveira.

A prisão marca um novo capítulo no caso que abalou o município e expõe as ramificações de uma das investigações criminais mais complexas do interior potiguar.

Blog Robson Pires 

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Brasil

Moraes avaliará prisão preventiva de Bolsonaro após ouvir PGR e defesa

Foto: Ton Molina/STF

O ministro do STF Alexandre de Moraes avaliará uma eventual prisão preventiva de Jair Bolsonaro após receber as alegações da defesa e o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR). A análise ocorre após identificação de possíveis descumprimentos das medidas cautelares impostas pelo Supremo.

A defesa tem prazo de 48 horas, que se encerra às 20h34 de sexta-feira (22), para apresentar esclarecimentos sobre o que Moraes considerou como “reiterados descumprimentos das medidas cautelares”, “reiteração de condutas ilícitas” e “existência de comprovado risco de fuga”.

Entre os elementos em análise está uma carta recuperada das mensagens apagadas do celular de Bolsonaro, contendo uma minuta de pedido de asilo político à Argentina, endereçada a Javier Milei, datada de fevereiro do ano passado. O documento, no entanto, não chegou a ser enviado.

Somente após avaliar a resposta da defesa e o posicionamento da PGR, Moraes decidirá se mantém a prisão domiciliar ou se a converte em preventiva. A decisão levará em conta possíveis riscos para a ação penal, para a ordem pública e eventuais descumprimentos concretos das medidas impostas.

Em situação anterior, quando houve questionamento sobre possível descumprimento relacionado a uma publicação, a análise resultou na manutenção da situação jurídica vigente, após Moraes considerar se tratar de um ato isolado.

CNN

 

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Geral

Trivela do ASA: DJ Bruno Giovanni será atração do Palco Ilha 360, no centro do percurso da Trivela

A Trivela do Asa está de volta e Natal foi a cidade escolhida para sediar a estreia da turnê que teve uma grande pausa de 14 anos. No dia 13 de setembro, os fãs da banda Asa de Águia terão um encontro marcado com esse retorno histórico na Casa de Apostas Arena das Dunas.

“Retomar o leme dessa Trivela era um sonho guardado no meu coração. Vamos rodar as principais cidades do país, levando alegria, irreverência e criando novas memórias inesquecíveis com meus fãs”, declarou Durvalino nas redes sociais.

E pra completar o clima de festa e música boa, o DJ Bruno Giovanni comanda o Palco Ilha 360, que ficará posicionado no centro do percurso da Trivela em formato exclusivo de torre. BG vai comandar o som na abertura e no encerramento do evento.

A Trivela, que marcou época e arrastou multidões por onde passou, já tem duas datas confirmadas para 2025: 13 de setembro em Natal e 18 de outubro no Rio.

O 2º lote dos abadás já está à venda no site ou no app ingresse.com.

A vendas físicas, sem taxa de conveniência, estão acontecendo na Davvero Gelateria, localizada no estacionamento interno da Arena, em frente a cervejaria Raffe.

Mais informações e atualizações podem ser acompanhadas pelo perfil oficial do evento no Instagram: @triveladoasa e na página da Arena: @casadeapostas.arenadasdunas.

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Política

Lugar da festa “Bolsonaro na cadeia” foi utilizado por Brisa como comitê durante campanha eleitoral

Foto: Otávio Augusto/Câmara Municipa de Natal

A vereadora Brisa Bracchi (PT) publicou, no dia 20 de outubro, durante o segundo turno das eleições de 2022, um post nas redes sociais indicando o endereço da chamada “Casa Vermelha” como ponto de apoio à campanha. O local funcionava como um comitê popular do 13, onde militantes podiam se reunir e levar camisas para estampar com símbolos da candidatura de Natália Bonavides (PT).

De acordo com a publicação, a iniciativa buscava fortalecer a mobilização na reta final do pleito, servindo como espaço de concentração de apoiadores e produção de materiais para a campanha. O endereço foi divulgado abertamente na postagem da parlamentar, incentivando a participação dos eleitores.

Atualmente, esse mesmo imóvel seria o local escolhido para sediar o evento “Rolé Vermelho”, Bolsonaro na cadeia”, organizado pelo mandato da parlamentar com recursos públicos, mas que acabou sendo alvo de críticas.

A repercussão do episódio levanta questionamentos sobre a utilização de imóveis associados a campanhas eleitorais em eventos custeados pelo poder público. O caso ocorre em meio a um debate mais amplo sobre transparência e limites no uso de verbas públicas para atividades políticas ou culturais promovidas por mandatos parlamentares.

Blog do BG 

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