Imagens: UOL
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou pela primeira vez, nesta quinta-feira (5/2), sobre o encontro que teve com o dono do Banco Master, Daniel Vorcaro. A reunião entre os dois ocorreu no Palácio do Planalto, em 2024.
Segundo o chefe do Executivo, o empresário disse, na ocasião, que estava sofrendo “perseguição”.
“Ele então me contou da perseguição que ele estava sofrendo, que tinha gente interessada em derrubar ele e tal. O que eu disse para ele: não há posição política pró ou contra o Banco Master. O que haverá será uma investigação técnica feita pelo Banco Central. Foi essa a conversa”, narrou o presidente em entrevista ao portal UOL, nesta quinta-feira (5/2).
Conforme revelou o Metrópoles, na coluna da Andreza Matais, Lula recebeu Vorcaro em ao menos uma oportunidade. O encontro ocorreu em dezembro de 2024 e contou ainda com a presença do presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo.
Em entrevista ao Metrópoles, na última sexta-feira (29/1), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já havia relatado o que teria sido o teor da conversa entre Lula e Vorcaro.
Segundo Haddad, Lula afirmou a Vorcaro que as decisões sobre o Master seriam tomadas pelo Banco Central, de forma estritamente “técnica”.
“Galípolo tomou posse, viu que estava diante de um problema grave, abriu os procedimentos internos para apurar, constatou a fraude bilionária, tomou todas as medidas necessárias, interna e externamente, para uma decisão robusta, uma decisão sustentável perante qualquer tribunal. Esse é o certo. Com a orientação do presidente da República, que nos disse sempre: façam o trabalho de vocês. Quando ele está diante de uma informação, diz: façam o trabalho de vocês. O que, aliás, foi o que ele disse na reunião com o Vorcaro, segundo todas as testemunhas: ‘Olha, a decisão sobre você é do Banco Central, técnica. Uma decisão técnica vai ser tomada. Se bem, bem; se mal, mal‘. E é a orientação que eu recebo”, contou Haddad.
O ministro também defendeu o presidente por ter recebido Vorcaro. Segundo ele, na época do encontro, o que havia apenas era “rumor” e “disse-me-disse” de que as coisas não estavam andando bem no Master.
“Tinha muito rumor de que as coisas não estavam andando bem. Era um disse-me-disse. O rumor existia desde 2024. Tinha problema, mas você não tinha indício de crime, de fraude. Parecia um negócio mal feito, que não ia dar certo. Agora, no início de 2025, já há elementos concretos. O Galípolo estava muito preocupado, abrindo procedimentos internos para mergulhar na fiscalização. E aí houve um envolvimento quase que ato contínuo do Ministério Público”, contou Haddad.
Questionado sobre por que não alertou Lula a não receber Vorcaro, o chefe da equipe econômica afirmou que não sabia que o presidente da República receberia o banqueiro e ressaltou que não conhece Vorcaro.
“Eu nem sabia que ele ia receber. Eu não conheço essa pessoa. Até outro dia, eu não sabia se ele ia estar nesse ambiente ou não”, declarou Haddad.
Metrópoles com informações de UOL
MARTA
Bolsonaro, o melhor "governador" do RN. O que seria desse estado sem a ajuda do governo federal? E nem sequer reconhece.
É DEVER do Governo Federal.
O governo federal está agindo de forma correta. E a governadora do PT, está fazendo o quê além de MENTIR?
Concordo com vc Marta, porém, gostaria de ver o governo estadual na figura da grande governadora Fatao GD (DITA PELO MOLUSO), agradecer o cuidado e a gentileza do Presidente, ademais, infelizmente, quando o molusco era presidente, deixou de construir hospitais, para construir estádios.
O Governo Federal fazendo o que o Estadual não foi capaz de fazer, apesar dos MILHÕES enviados para este fim. A “guvernadora” só tem uma competência: de aliviar para a bandidagem que hoje corre solta para agir.
O STF lá no início da 1ª onda determinou que é dever dos governadores cuidar da pandemia , parece que a direita “honesta” teve covid e ficou como sequela amnésia seletiva !
O STF lá no início da 1ª onda determinou que é dever dos governadores cuidar da pandemia , parece que MARTA teve covid e ficou como sequela amnésia seletiva !
Bolsonaro, o melhor "governador" que o RN já teve. O que seria desse estado sem a juda do governo federal?
Esperamos que não seja desviado.
Essa governadora ainda reclama de quê? Ou véi bom esse Bolsonaro
Precisamos fiscalizar como são e serão utilizados os insumos e recursos enviados pelo governo federal ! Senhores deputados de oposição, façam alguma coisa !!!
Vão ter q inventar outra narrativa.
Ôôô governo bom!