Fotos: Zanone Fraissat/Folhapress
Com dois quilos e meio, uma réplica ultrarrealista da cabeça do presidente Jair Bolsonaro (PL) foi usada como bola de futebol no começo da tarde deste domingo, dia 21, no Minhocão, o elevado Presidente João Goulart, em São Paulo. O evento, organizado pelo coletivo americano Indecline, foi uma mistura de performance e protesto contra o governante, que neste ano tenta reeleição.
“Vamos chutar a cabeça desse verme”, dizia uma mulher, apontando para a bola com o rosto de Bolsonaro, que era jogada de um lado para o outro. “Venham, pessoal, é gostoso demais. É terapêutico.”
O evento reuniu um número pequeno de pessoas. Os termômetros não passavam dos 19 ºC na capital. Mas a pelada atraía a atenção de quem passava ao redor, fosse andando, correndo ou pedalando. Surpresos com a réplica, muitos paravam para fotografar o jogo, que ocorreu sobre um tapete de grama artificial, estendida sobre o asfalto.
Palavras de ordem como “fora, Bolsonaro” eram ouvidas. E quem quisesse entrar em campo para marcar gols tinha a vida fácil, já que não havia goleiros para defender a réplica do presidente.
“Filha, é aqui que você deve fazer cocô”, disse uma das jogadoras à sua cadela, indicando a bola. Outros cachorros também foram incentivados a urinar e defecar sobre ela, que terminou o jogo descabelada, esfolada e com a carcaça rasgada.
A ação é parte do projeto “Freedom Kick”, ou chute da liberdade, e já havia gerado o video “Brazil”. Publicado em 2020, ele mostra uma réplica parecida da cabeça de Bolsonaro sendo colocada num saco de lixo, usada como bola de futebol e mordida por um cachorro.
“A gente quer mostrar que esse cara realmente não presta”, afirmou Tiely, um dos que chutaram a réplica. Com meião com as cores da bandeira LGBTQIA+, ele é um jogador transexual, atleta do time Tamanduás Bandeiras e preferiu ser identificado apenas pelo nome. Apoiador do Indecline, jogou tanto na partida de 2020 como na deste domingo.
“Nós estamos aqui fazendo algo lúdico. Enquanto isso, tem gente que invade festa dos outros para dar tiro”, diz Tiely, em referência ao assassinato do guarda municipal petista Marcelo Arruda pelo policial bolsonarista Jorge Guaranho, no mês passado.
“Tenho certeza de que quem parou hoje no Minhocão para chutar essa bola melhorou o seu estado de espírito”, completa.
Fundado em 2001 por grafiteiros, fotógrafos e ativistas, o coletivo americano coleciona polêmicas com projetos que cutucam personalidades e líderes políticos que são, segundo o grupo, fascistas. Nomes como o russo Vladimir Putin e o americano Donald Trump, por exemplo, também já tiveram suas cabeças replicadas e chutadas.
Além disso, o coletivo já pendurou bonecos vestidos com a roupa da Ku Klux Klan em árvores, como se estivessem enforcados, e fez uma estátua de Trump nu, com um micropênis e sem testículos, por exemplo.
Um porta-voz americano do coletivo acompanhou a ação em São Paulo. Ele se manteve anônimo —o Indecline não revela a identidade de seus integrantes. Na opinião do representante, o presidente brasileiro é comparável a Donald Trump e flerta com o fascismo. E diz que, nesta eleição presidencial, o país deve ter em mente que votar no Lula não significa idolatrá-lo, mas escolher um candidato possível.
Ele afirma que o jogo com a réplica da cabeça é uma metáfora. E que, se Bolsonaro der um golpe para permanecer no cargo, as pessoas de verdade vão se machucar —não as réplicas.
Em 2020, pouco após o Indecline publicar o vídeo “Brazil”, mais de 3.000 comentários brotaram na publicação do Instagram —o perfil hoje está extinto. Muitos deles afirmavam que a obra desrespeitava o presidente, incitava o ódio e cometia crime.
Um inquérito chegou até a ser aberto, mas foi arquivado pelo Ministério Público Federal, que alegou que a Constituição Federal garante a liberdade de expressão da atividade artística.
Além disso, membros do Indecline disseram ter sofrido ameaças de morte, algo que ocorre com frequência no coletivo. Mesmo assim, seus membros afirmam que continuarão a promover as ações.
FolhaPress
A RAÇA HUMANA É TÃO ORDINÁRIA , QUE ESQUEÇEM QUE OS HUMILHADOS SERÃO EXALTADOS, EM NOME DO SENHOR JESUS.
Como diz o próprio Jair: isso é apenas força de expressão. Ninguém quer arrancar a cabeça de ninguém não. Assim como Jair também não queria metralhar a petezada’, apenas uma forma de falar/agir.
Eu por mim dava uma facada no jugular do Lula.
Esses vagabundos são todos iguais, vivem de desprezar, mentir roubar, corromper e cometer todo tipo de crime que esteja ao seu alcance. Todos sao bandidos da pior espécie. Joguem pesado com esses criminosos, pois eles merecem todo tipo de “castigo”.
Isso pode! Agora imagine se fizessem isso com um ministro? Imagine agora uma bola em formato de ovo? O que Alexandre de Morais não iria fazer????
Quem semeia vento, colhe tempestade. A conta chegou: Aquela conversa de idolatrar a ditadura, tortura, torturador, bandido bom é bandido morto, pipipi, popopo deu nisso: #TemposDifíceis
Quando vejo o naipes dessas pessoas que fazem isso , tenho mas certeza que estou do lado certo . Bolsonaro 22🇧🇷✅
Bem democrático !!! Troque a cabeça por uma de um ministro do STF e veremos a mágica acontecer.
Ódio do Bem!!!
Essa tática de marketing reverso é característica da estratégia de Carluxo. Cria a agressão e entra de vítima pra ganhar o apoio dos bons corações.
A ´ptralhada estar desesperada. cada dia que passa aumenta mais o desespero, para quem vai ganhar no primeiro turno , segundo o pudim de cachaça
Imaginem se a metáfora fosse invertida?!?
Agora diga que a esquerdopatia não é uma doença.
Depois vamos imaginar como seria o mi-mi-mi se fizessem isso com a cabeça do molusco líder dos idiotas úteis…
Foi mandar metralhar opositores, é pouco ainda
A única coisa errada aí é o fato da cabeça ser uma réplica.
Sai dessa coroné ludugerio. Papangu inutil
O desespero do pessoal q adora o pudim de cana estar cada vez maior
Olha o meião do cara! Querem obrigar todos serem iguais a eles.
É o que resta pra essa cambada de vagabundos. Já sabem que estão derrotados.
Mais desespero da esquerda comunista dessa vez organizado pelo um grupo de maconheiros , ativista vagabundos que não trabalham e que também não tem nenhuma relevância para sociedade esses vermes aí são invisíveis e além de tudo fracassados em suas vidas pessoais, são imbecís em busca de mídia já que, jamais serão enxergados pela sociedade, isso aí tem nome , FRACASSO, INVEJA E DESESPERO. Aguenta aí mais 4 anos de governo Bolsonaro pra o bem do Brasil.😂😂😂😂😂😂🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷😂😂
O miito vai ganhar essa eleição, já no primeiro turno!!!!
Por mim ta eleito, o pior presidente da historia do Brasil, conseguiu tomar o lugar de collor, kkkk
A eleição vai ser entre quem criou o SAMU e quem imitava e zombava de pessoas sofrendo com falta de ar na pandemia.
Que mimimi da porra!
Parece um bando de maricas
Não sou juiz de futebol
Enquanto chutam Bolsonaro estão levando bola nas costas das esposas.
Segundo o STF isso é normal
Porquê não é a cabeça de um dos nossos deuses do Olímpio brasileiro/STF,se o fosse já viu né?
Jogar bola com a cabeça de Bolsonaro é mole, quero vê jogar com a de Alexandre de Morais.
São os que querem respeito, mas não respeitam ninguém. Uma das coisas que mais gosto em Bolsonaro é o tipo de gente que não gosta dele kkkkkkk
Liberdade de expressão, segundo o próprio Bolsonaro! Ele prega a liberdade máxima.
Diante do que ele fez na pandemia, isso aí é fichinha.