Brasil

FOTOS: Réplica da cabeça de Bolsonaro é chutada e rasgada em São Paulo

Fotos: Zanone Fraissat/Folhapress

Com dois quilos e meio, uma réplica ultrarrealista da cabeça do presidente Jair Bolsonaro (PL) foi usada como bola de futebol no começo da tarde deste domingo, dia 21, no Minhocão, o elevado Presidente João Goulart, em São Paulo. O evento, organizado pelo coletivo americano Indecline, foi uma mistura de performance e protesto contra o governante, que neste ano tenta reeleição.

“Vamos chutar a cabeça desse verme”, dizia uma mulher, apontando para a bola com o rosto de Bolsonaro, que era jogada de um lado para o outro. “Venham, pessoal, é gostoso demais. É terapêutico.”

O evento reuniu um número pequeno de pessoas. Os termômetros não passavam dos 19 ºC na capital. Mas a pelada atraía a atenção de quem passava ao redor, fosse andando, correndo ou pedalando. Surpresos com a réplica, muitos paravam para fotografar o jogo, que ocorreu sobre um tapete de grama artificial, estendida sobre o asfalto.

Palavras de ordem como “fora, Bolsonaro” eram ouvidas. E quem quisesse entrar em campo para marcar gols tinha a vida fácil, já que não havia goleiros para defender a réplica do presidente.

“Filha, é aqui que você deve fazer cocô”, disse uma das jogadoras à sua cadela, indicando a bola. Outros cachorros também foram incentivados a urinar e defecar sobre ela, que terminou o jogo descabelada, esfolada e com a carcaça rasgada.

A ação é parte do projeto “Freedom Kick”, ou chute da liberdade, e já havia gerado o video “Brazil”. Publicado em 2020, ele mostra uma réplica parecida da cabeça de Bolsonaro sendo colocada num saco de lixo, usada como bola de futebol e mordida por um cachorro.

“A gente quer mostrar que esse cara realmente não presta”, afirmou Tiely, um dos que chutaram a réplica. Com meião com as cores da bandeira LGBTQIA+, ele é um jogador transexual, atleta do time Tamanduás Bandeiras e preferiu ser identificado apenas pelo nome. Apoiador do Indecline, jogou tanto na partida de 2020 como na deste domingo.

“Nós estamos aqui fazendo algo lúdico. Enquanto isso, tem gente que invade festa dos outros para dar tiro”, diz Tiely, em referência ao assassinato do guarda municipal petista Marcelo Arruda pelo policial bolsonarista Jorge Guaranho, no mês passado.

“Tenho certeza de que quem parou hoje no Minhocão para chutar essa bola melhorou o seu estado de espírito”, completa.

Fundado em 2001 por grafiteiros, fotógrafos e ativistas, o coletivo americano coleciona polêmicas com projetos que cutucam personalidades e líderes políticos que são, segundo o grupo, fascistas. Nomes como o russo Vladimir Putin e o americano Donald Trump, por exemplo, também já tiveram suas cabeças replicadas e chutadas.

Além disso, o coletivo já pendurou bonecos vestidos com a roupa da Ku Klux Klan em árvores, como se estivessem enforcados, e fez uma estátua de Trump nu, com um micropênis e sem testículos, por exemplo.

Um porta-voz americano do coletivo acompanhou a ação em São Paulo. Ele se manteve anônimo —o Indecline não revela a identidade de seus integrantes. Na opinião do representante, o presidente brasileiro é comparável a Donald Trump e flerta com o fascismo. E diz que, nesta eleição presidencial, o país deve ter em mente que votar no Lula não significa idolatrá-lo, mas escolher um candidato possível.

Ele afirma que o jogo com a réplica da cabeça é uma metáfora. E que, se Bolsonaro der um golpe para permanecer no cargo, as pessoas de verdade vão se machucar —não as réplicas.

Em 2020, pouco após o Indecline publicar o vídeo “Brazil”, mais de 3.000 comentários brotaram na publicação do Instagram —o perfil hoje está extinto. Muitos deles afirmavam que a obra desrespeitava o presidente, incitava o ódio e cometia crime.

Um inquérito chegou até a ser aberto, mas foi arquivado pelo Ministério Público Federal, que alegou que a Constituição Federal garante a liberdade de expressão da atividade artística.

Além disso, membros do Indecline disseram ter sofrido ameaças de morte, algo que ocorre com frequência no coletivo. Mesmo assim, seus membros afirmam que continuarão a promover as ações.

FolhaPress

Opinião dos leitores

  1. A RAÇA HUMANA É TÃO ORDINÁRIA , QUE ESQUEÇEM QUE OS HUMILHADOS SERÃO EXALTADOS, EM NOME DO SENHOR JESUS.

  2. Como diz o próprio Jair: isso é apenas força de expressão. Ninguém quer arrancar a cabeça de ninguém não. Assim como Jair também não queria metralhar a petezada’, apenas uma forma de falar/agir.

  3. Esses vagabundos são todos iguais, vivem de desprezar, mentir roubar, corromper e cometer todo tipo de crime que esteja ao seu alcance. Todos sao bandidos da pior espécie. Joguem pesado com esses criminosos, pois eles merecem todo tipo de “castigo”.

  4. Isso pode! Agora imagine se fizessem isso com um ministro? Imagine agora uma bola em formato de ovo? O que Alexandre de Morais não iria fazer????

  5. Quem semeia vento, colhe tempestade. A conta chegou: Aquela conversa de idolatrar a ditadura, tortura, torturador, bandido bom é bandido morto, pipipi, popopo deu nisso: #TemposDifíceis

  6. Quando vejo o naipes dessas pessoas que fazem isso , tenho mas certeza que estou do lado certo . Bolsonaro 22🇧🇷✅

  7. Bem democrático !!! Troque a cabeça por uma de um ministro do STF e veremos a mágica acontecer.

  8. Essa tática de marketing reverso é característica da estratégia de Carluxo. Cria a agressão e entra de vítima pra ganhar o apoio dos bons corações.

  9. A ´ptralhada estar desesperada. cada dia que passa aumenta mais o desespero, para quem vai ganhar no primeiro turno , segundo o pudim de cachaça

  10. Agora diga que a esquerdopatia não é uma doença.
    Depois vamos imaginar como seria o mi-mi-mi se fizessem isso com a cabeça do molusco líder dos idiotas úteis…

  11. Mais desespero da esquerda comunista dessa vez organizado pelo um grupo de maconheiros , ativista vagabundos que não trabalham e que também não tem nenhuma relevância para sociedade esses vermes aí são invisíveis e além de tudo fracassados em suas vidas pessoais, são imbecís em busca de mídia já que, jamais serão enxergados pela sociedade, isso aí tem nome , FRACASSO, INVEJA E DESESPERO. Aguenta aí mais 4 anos de governo Bolsonaro pra o bem do Brasil.😂😂😂😂😂😂🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷😂😂

    1. Por mim ta eleito, o pior presidente da historia do Brasil, conseguiu tomar o lugar de collor, kkkk

    2. A eleição vai ser entre quem criou o SAMU e quem imitava e zombava de pessoas sofrendo com falta de ar na pandemia.

    1. Enquanto chutam Bolsonaro estão levando bola nas costas das esposas.

    1. Porquê não é a cabeça de um dos nossos deuses do Olímpio brasileiro/STF,se o fosse já viu né?

    2. Jogar bola com a cabeça de Bolsonaro é mole, quero vê jogar com a de Alexandre de Morais.

    3. São os que querem respeito, mas não respeitam ninguém. Uma das coisas que mais gosto em Bolsonaro é o tipo de gente que não gosta dele kkkkkkk

    4. Liberdade de expressão, segundo o próprio Bolsonaro! Ele prega a liberdade máxima.
      Diante do que ele fez na pandemia, isso aí é fichinha.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Porsche, Mercedes e Opala do Careca do INSS estão “sumidos”

Foto: BRENO ESAKI/METRÓPOLES

Ao menos 11 carros que pertencem ao lobista Antonio Carlos Camilo Antunes, vulgo Careca do INSS, ainda não foram apreendidos pela Polícia Federal, revela investigação da coluna.

Entre os veículos “sumidos” estão um Opala Diplomata, ano 1989; uma Porsche 911 Carrera GTS avaliada em R$ 986 mil; e um Audi R8 Sport, de R$ 782 mil.

Os veículos estão em nome do lobista ou de empresas dele, como a Prospect Consultoria SA, a Brasília Consultoria SA e a DRPL Comercialização e Locação de Veículos SA. A titularidade dos carros foi confirmada pela coluna junto a sistema da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
No total, a PF já apreendeu 14 veículos ligados ao Careca do INSS, segundo documento em posse da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS. A Polícia Federal já realizou mandados de busca e apreensão, em três datas distintas, em endereços ligados ao empresário.

A partir da lista dos carros apreendidos, a coluna identificou os veículos que seguem em nome do lobista e que ainda não foram encontrados pela PF. O Careca do INSS foi preso no início deste mês após investigadores identificaram risco de fuga e indícios de ocultação patrimonial.

Agora, veja a lista dos veículos ligados ao Careca do INSS que foram apreendidos:

  • Audi A3 SB Híbrido
  • Volkswagen Polo Comfortline TSI
  • Audi RS5 SPB 2.9 TFSI
  • Porsche Taycan Turbo S Elétrica
  • BMW X1 S20i M Sport
  • Porsche 911 Carrera GTS CA
  • BMW M3 Competition
  • BMW M135i Xdrive
  • Porsche Panamera 4S Híbrido
  • Land Rover Velar P340 HSE R-DYN
  • Porsche Cayenne S Coupe
  • BMW S 1000 RR (motocicleta)
  • Suzuki Hayabuza GSX 1300 (motocicleta)
  • Triumph Tiger 1200 XCA (motocicleta)

Metrópoles 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Seminário Nacional sobre Neurodiversidade: Tratamentos com a Tecnologia REAC®️ e Políticas Públicas para TEA, TDAH e Outras Condições

O Seminário tem como proposta promover um debate multiprofissional sobre a atenção integral às pessoas neurodivergentes — em especial àquelas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) — e os desafios vividos pelas chamadas famílias atípicas. O evento será realizado no próximo dia 29 de setembro de 2025, das 19h às 21h, no salão de Eventos do Hotel Praiamar Arena – Lagoa Nova – Natal/RN.

A palestra Magna Internacional será o ponto alto da programação com a palestra do médico, Salvatore Rinaldi, neurofisiopatologista italiano que há mais de 30 anos dedica-se à investigação científica dos efeitos das alterações epigenéticas – estudo das mudanças na expressão gênica que não alteram a sequência de DNA – no corpo humano. Fundador do Instituto Rinaldi Fontani, em Florença, na Itália, Rinaldi é o idealizador da Tecnologia REAC®️ (Radio Electric Asymmetric Conveyer), um método pioneiro de neuromodulação e biomodulação.

De acordo com o pesquisador “O maior desafio da ciência atual não é apenas tratar sintomas, mas ajudar o corpo a reencontrar sua capacidade natural de autorregulação. Os tratamentos com a Tecnologia REAC®️ nascem justamente dessa busca: o de desenvolver tratamentos específicos para reorganizar funções comprometidas e abrir caminhos para uma melhor qualidade de vida.” Explica Dr. Salvatore Rinaldi.

Para o Brasil trata-se de um evento inédito em território nacional, reunindo especialistas e profissionais de diferentes áreas para discutir, de forma integrada, ciência, saúde e políticas públicas voltadas à neurodiversidade.

A expectativa é que o encontro não apenas apresente novas perspectivas terapêuticas, mas também fortaleça o debate sobre inclusão, autonomia e cidadania de pessoas neurodivergentes.

O seminário é voltado a pediatras, psiquiatras, neurologistas, psicólogos e neuropsicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, pedagogos e estudantes das áreas de saúde e educação, principalmente pais e mães atípicos. O evento contará com tradução simultânea do italiano para o português.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Carreta que transporta parte de torre eólica não consegue passar por baixo de passarela em Macaíba

Uma parte da estrutura de uma torre eólica que era transportada em uma carreta não deu conta de passar por baixo de uma passarela na BR-304, na cidade de Macaíba, na tarde desta quinta-feira (25).

Imagens enviadas ao BLOGDOBG mostram o veículo parado embaixo da passarela para pedestres.

O trânsito não chegou a ser totalmente interrompido, mas segue lento em razão da faixa interditada pelo veículo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Tarcísio confirma reeleição e nega aval de Bolsonaro à Presidência: “Não deu aval nenhum e eu sou candidato à reeleição”

Foto: Pablo Jacob/Governo do Estado de SP

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), negou nesta quinta-feira (25), que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tenha dado aval para que ele dispute a Presidência em 2026.

Em conversa com jornalistas, o republicano reafirmou que vai concorrer à reeleição no estado.

“Não deu aval nenhum e eu sou candidato à reeleição, não tem nada disso”, disse o governador.

A ideia também foi comentada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente, nas redes sociais.

“Aviso aos navegantes que Tarcísio, além de amigo, é uma pessoa preparadíssima, competente e não precisa ficar provando nada a ninguém toda hora, em especial sobre sua lealdade a Bolsonaro. Não conseguirão separá-lo de Bolsonaro e tenham a convicção de que estaremos juntos em 2026, para desespero da extrema-esquerda, que deve morrer de inveja de não ter um Tarcísio em seus quadros”, disse.

O governador deve visitar Bolsonaro — preso em regime domiciliar — na próxima segunda-feira (29). Aos jornalistas, Tarcísio negou que vá tratar sobre anistia com o ex-presidente: “estou indo visitar um amigo”, afirmou.

“Eu vou visitar um amigo e prestar solidariedade a ele é uma coisa que eu vou fazer sempre, porque tenho preocupação e consideração com uma pessoa que sempre foi muito importante para mim”, completou.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Meia do Sol Sicredi 2025 encanta corredores de todo o Brasil


Instituição financeira cooperativa reforça compromisso com esporte, saúde e integração comunitária em uma das maiores corridas de rua do país

A Meia Maratona do Sol Sicredi 2025 movimentou Natal no último fim de semana, reunindo mais de 16 mil corredores de diferentes regiões do Brasil. A energia da largada e da chegada no gramado da Casa de Apostas Arena das Dunas contagiou atletas e público.

Reconhecida como uma das principais provas de corrida de rua do país, a competição contou novamente com o apoio da Sicredi RN, fortalecendo a conexão entre esporte, saúde, turismo e lazer.

Na Expo Meia do Sol, feira realizada paralelamente à prova, a instituição financeira cooperativa apresentou o “Lounge Sicredi”, espaço de integração que trouxe como destaque esteiras interativas simulando provas em formato dinâmico. A iniciativa estimulou a participação e a interação entre atletas e visitantes, proporcionando momentos de descontração e energia positiva tanto no pré-prova, como incentivo e motivação, quanto no pós-prova, como celebração coletiva.

“Ao apoiar a Meia do Sol, que em 2025 chega à sua 11ª edição, a Sicredi RN reafirma seu compromisso com o desenvolvimento social e comunitário, incentivando práticas que fortalecem o bem-estar e a qualidade de vida”, afirma o assessor de Comunicação e Marketing da Sicredi RN, Pablo Ramos.

Sobre a Sicredi RN

Fundada em 1993, a Sicredi RN é a maior instituição financeira cooperativa do estado, com cerca de 30 mil associados. Presente em 11 municípios-polo — Natal, Parnamirim, Mossoró, Caicó, Currais Novos, Goianinha, Pau dos Ferros, São Gonçalo do Amarante, Assú, Apodi e Santa Cruz —, oferece soluções financeiras sustentáveis, alinhadas às necessidades dos associados e ao desenvolvimento das comunidades onde atua.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Rotas Potiguares: Com apoio de Rogério Marinho, Fecomércio lançará Programa de Interiorização do Turismo

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio-RN) lançará, nesta sexta-feira (26), o Rotas Potiguares, Programa de Desenvolvimento e Interiorização do Turismo no Estado. A iniciativa pioneira é fruto do apoio do senador Rogério Marinho (PL), criador da proposta e responsável pela destinação de emendas parlamentares que viabilizaram o projeto. O lançamento será no Sesc Cidade Alta, a partir das 15 horas, e contará com a presença do líder da oposição no Senado.

O objetivo do Rotas Potiguares é promover ações de consultoria e qualificação para formação do trade turístico e da comunidade, pesquisa e mapeamento turístico, oportunizando o desenvolvimento do turismo local, a sustentabilidade turística, impulsionando o crescimento econômico, inclusivo e sustentável do turismo e da cultura do Rio Grande do Norte.

Ao todo, 39 municípios serão beneficiados nesta primeira etapa do projeto, que deve se repetir nos próximos anos e atingir as demais cidades. A expectativa é capacitar 780 pessoas em cursos de Turismo Local e Excelência no atendimento ao turista, e outras 100 em marketing digital. Serão mais de 35 mil horas de capacitações distribuídas em 44 turmas, além de 9,6 mil horas de consultoria.

“O Rotas Potiguares deverá estimular o empreendedorismo, a geração de emprego e renda, a valorização do turismo e da cultura local. Nossa expectativa é impulsionar o crescimento econômico, inclusivo e sustentável dos municípios do Estado”, disse Rogério Marinho.

A proposta espera atrair para os cursos de capacitação os servidores das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Agricultura e Turismo, membros dos conselhos municipais de Turismo, empresários e profissionais vinculados ao setor em cada região e representantes da comunidade.

No decorrer da iniciativa, serão realizadas pesquisas sobre a percepção do turismo na região, mapa dos potenciais turísticos e um diagnóstico da atual situação. O trabalho também permitirá o desenvolvimento de marcas, estruturação de canais de comunicação (nas redes sociais), produção de imagens e planejamento mensal de conteúdo. A estimativa é que o trabalho seja concluído em 14 meses.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

“Nunca paguei propina a ninguém”, diz Careca do INSS à CPI

Imagem: reprodução

O empresário Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como o Careca do INSS, negou nesta quinta-feira (25) em depoimento à CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ter pago propina a autoridades do governo. Ele afirmou ser alvo de acusações “fantasiosas” e disse que sua trajetória é marcada por “47 anos de trabalho”.

“Nunca paguei propina a ninguém”, declarou. Ao longo da sessão, Castro disse que apresentou 18 milhões de páginas de documentos à Polícia Federal que comprovariam a regularidade de suas atividades empresariais. “Sou um empresário próspero, não operador de fraude”, afirmou.

O depoente rejeitou acusações de ligação com o INSS e o Ministério da Previdência. Disse que não participa de estatutos ou assembléias de associações e que sua função foi oferecer pacotes de serviços a entidades. “Bati à porta de várias associações. Algumas me receberam, outras não. É do mundo privado”, disse.

Senadores questionaram como Antonio imobilizou cerca de R$ 14 milhões em patrimônio. Ele foi indagado sobre a compra de imóveis, veículos de luxo, obras de arte e moedas digitais. Entre os bens citados está uma casa em Brasília avaliada em R$ 9 milhões, além de carros como Porsche Panamera, Mercedes-Benz, Cayenne e Audi.

O empresário afirmou que suas aquisições são fruto de negócios privados e negou qualquer irregularidade. “Se eu tivesse qualquer intenção fora do meu caráter, eu não estaria aqui. Quem não deve, não teme”, respondeu.

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Imagens mostram momento do ataque a tiros em escola de Sobral-CE que deixou dois adolescentes mortos

 

Câmeras de segurança registraram o momento em que dois suspeitos do ataque a tiros na Escola Estadual Luiz Felipe, em Sobral, estacionaram uma moto em uma rua perpendicular e seguiram em direção à escola. O crime ocorreu nesta quinta-feira (25) e deixou dois adolescentes mortos e outros três feridos.

No vídeo, os suspeitos aparecem estacionando o veículo na Rua Coronel José Silvestre e caminhando até a Rua Brasil Oiticica, onde está localizada a escola. Em seguida, são ouvidos diversos disparos.

As vítimas, de 16 e 17 anos, foram identificadas como Vitor Guilherme, conhecido como VG, e Cláudio, conforme apurou a reportagem da TV Verdes Mares. Os outros três alunos feridos foram levados a uma unidade de saúde por ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Não foram divulgadas informações oficiais sobre o estado de saúde deles. Segundo apuração da TV Verdes Mares, um destes adolescentes está internado em estado grave.

Com informações de g1

 

Opinião dos leitores

  1. Estamos a uma beiradinha do bem vencer, a BA, o CE, a AMAZÔNIA e o RJ, já tem outros donos, e incrível, não é a população correta, quem manda, rouba, mata e dita ordens, são os meninos do capiroto de 09 dedos, vamos BEM.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ministério da Saúde diz que pacientes prejudicados pelo erro de transplante de rim em Natal terão prioridade em fila

Foto: divulgação/UFRN

O Ministério da Saúde informou que vai dar prioridade na fila de transplantes ao paciente que recebeu um rim errado em Natal, no Rio Grande do Norte. Além disso, a pasta determinou que ele receba assistência integral com atendimento clínico, psicológico e medicamentoso.

O outro paciente, que deveria ter recebido o rim, também será reinserido como prioridade na fila. “Caso surja algum órgão compatível, eles serão os primeiros a receber. Essa medida foi tomada visando reduzir o prejuízo físico e emocional aos dois pacientes afetados”, afirmou o ministério em nota.

O caso ocorreu no Hospital Universitário Onofre Lopes, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (HUOL-UFRN/Ebserh), na capital potiguar. O erro aconteceu devido a uma “falha interna” na convocação do paciente pela unidade, que confundiu os dois que estavam na fila por terem um nome parecido.

Após o procedimento, porém, o que recebeu o rim apresentou reação ao órgão, que não era compatível com seu tipo sanguíneo, e precisou ser levado à unidade de terapia intensiva (UTI). O rim foi retirado e, no domingo, ele teve alta da UTI e segue estável na enfermaria.

“A Coordenação-Geral do Sistema Nacional de Transplantes seguirá acompanhando a evolução clínica dos pacientes e todas as medidas adotadas pelo hospital”, continua a pasta da Saúde.

Em nota, o HUOL-UFRN/Ebserh disse estar “apurando com rigor a ocorrência” e que “todas as providências cabíveis foram imediatamente adotadas, incluindo a notificação junto aos órgãos competentes, o acompanhamento clínico integral do paciente, suporte psicológico a familiares e a abertura de processo interno para apurar responsavelmente toda a cadeia de eventos relacionados a este transplante, com previsão de conclusão em 60 dias”.

O Globo

Opinião dos leitores

  1. A desculpa do nome parecido ainda não me convenceu, essa história macabra ainda tá muito mal contada.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

MOTÉIS DO PCC: 60 estabelecimentos eram usados para lavagem de dinheiro e movimentaram R$ 450 milhões em 4 anos, diz MP

Foto: Pexels

Receita Federal e o MPSP (Ministério Público de São Paulo) desvendaram um complexo e milionário esquema de lavagem de dinheiro que operava através de mais de 60 motéis e movimentou R$ 450 milhões entre 2020 e 2024.

A ação, batizada de Operação Spare, revelou que os estabelecimentos, frequentemente registrados em nome de “laranjas”, serviam para ocultar patrimônio de uma rede criminosa investigada na “Operação Carbono Oculto”, que apurou a infiltração de membros do PCC (Primeiro Comando da Capital) no setor de combustíveis

A Receita Federal e o MPSP (Ministério Público de São Paulo) desvendaram um complexo e milionário esquema de lavagem de dinheiro que operava através de mais de 60 motéis e movimentou R$ 450 milhões entre 2020 e 2024.

A ação, batizada de Operação Spare, revelou que os estabelecimentos, frequentemente registrados em nome de “laranjas”, serviam para ocultar patrimônio de uma rede criminosa investigada na “Operação Carbono Oculto”, que apurou a infiltração de membros do PCC (Primeiro Comando da Capital) no setor de combustíveis.

A nova ofensiva identificou o uso de empreendimentos imobiliários e motéis como instrumentos para a ocultação patrimonial. Além de movimentar centenas de milhões, esses motéis contribuíram significativamente para o aumento patrimonial dos sócios, com a distribuição de R$ 45 milhões em lucros e dividendos no período analisado.

O uso dos motéis para a lavagem de dinheiro foi detalhado na denúncia do Ministério Público. Um dos estabelecimentos chegou a distribuir 64% de sua receita bruta declarada em lucros.

Os restaurantes localizados nos motéis, operando com CNPJs próprios, também integravam a fraude, sendo que um deles distribuiu R$ 1,7 milhão em lucros após registrar R$ 6,8 milhões em receita entre 2022 e 2023. Adicionalmente, CNPJs de motéis foram utilizados em operações imobiliárias, como a aquisição de um imóvel de R$ 1,8 milhão em 2021 e outro de R$ 5 milhões em 2023.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *