Geral

FRAUDE NO INSS: sindicatos citados em inquérito têm vaga no Conselho de Previdência

Foto: Divulgação/Ministério da Previdência

Três associações citadas pela Polícia Federal (PF) na investigação que apura um esquema bilionário de fraude no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm assento no Conselho Nacional de Previdência, o CNPS.

As instituições citadas são a Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos (Cobap), a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e o Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas da Força Sindical (Sindinapi).

O assento do Sindinapi é representado pelo sindicalista Milton Baptista Souza Filho. Os do Contag, por Evandro José Morello e Edjane Rodrigues Silva, e o da Cobap por Obede Muniz Teodoro.

As entidades aparecem em uma investigação conjunta entre a PF e a Controladoria-Geral da União (CGU) que apura descontos não autorizados em mensalidades de aposentados e pensionistas do INSS.

Estima-se que R$ 6,3 bilhões teriam sido descontados indevidamente entre 2019 e 2024.

As informações foram verificadas com base nos dados atuais de composição do conselho divulgados pela página de acesso à informação do Ministério da Previdência Social.

As três instituições citadas são investigadas pela Polícia Federal e constam no relatório da PF apresentado à 15ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Distrito Federal.

Responsável por apreciar e aprovar os planos e programas da Previdência Social, definindo metas, prazos e mecanismos de controle para avaliação de sua execução, o CNPS também atua nas seguintes frentes:

  • acompanhar e verificar os trabalhos de manutenção do Cadastro Nacional de Informações Sociais;
  • acompanhar e estabelecer mecanismos de controle do pagamento dos benefícios
  • apreciar e aprovar as propostas orçamentárias da Previdência Social, antes de sua consolidação na proposta orçamentária da Seguridade Social

Foi em uma reunião do CNPS que o ex-ministro Carlos Lupi (PDT) foi alertado sobre as denúncias de fraude no INSS. A conselheira Tonia Galleti pediu discussão sobre indícios de irregularidades nos descontos de aposentados, que só aconteceu cerca de dez meses depois.

Presidido pelo ministro da Previdência e Assistência Social, atualmente o recém-empossado Wolney Queiroz — que já atuava como conselheiro no colegiado — o Conselho conta com 15 membros titulares.

Seis deles pertencem ao governo federal e a maior parte das cadeiras (nove) é destinada à sociedade civil.

As vagas fora do governo são divididas entre três representantes dos “trabalhadores em atividade”, três representantes dos “empregadores” e três dos aposentados e pensionistas, sendo esses últimos pertencentes aos sindicatos e associações.

De acordo com o regimento interno do CNPS, os membros são nomeados pelo ministro da Previdência a partir de indicações dos dirigentes das três classes.

A próxima reunião do Conselho está prevista para acontecer em 27 de maio.

A CNN entrou em contato com o Ministério da Previdência, responsável pelo conselho, para checar se as associações investigadas permanecerão com as vagas, e, até o momento, não obteve retorno. O espaço segue aberto.

“Falta de requisitos” e descontos indevidos

Tanto a COBAP como o Sindinapi foram apontados como associações que não teriam atendido aos requisitos necessários para continuarem recebendo os descontos.

Um ofício de 2024 emitido pela companhia estatal de dados previdenciários DataPrev, responsável pela implementação das exigências técnicas da área, atesta que as entidades não haviam validado plenamente a biometria facial dos beneficiários.

O instrumento é necessário para garantir a autorização devida os descontos.

O que dizem as associações

Em nota, a Contag afirma que “não praticou nenhuma irregularidade em relação ao processamento de descontos de mensalidades associativas nos benefícios previdenciários concedidos” e que chegou a denunciar duas vezes “práticas abusivas contra aposentados e pensionistas rurais”.

A Controladoria-Geral da União (CGU) apontou que as “maiores vítimas” dos descontos indevidos foram aposentados da zona rural, representando 67%.

Em comunicado à imprensa, o Sindinapi, por sua vez, também negou as acusações da investigação e e afirma que o sindicato adotou a biometria facial por iniciativa própria antes mesmo da obrigatoriedade exigida pelo INSS.

“Quando o INSS, em julho de 2024, estabeleceu a exigência de biometria facial usando o modelo Dataprev, nosso sindicato já utilizava um método semelhante de validação”, diz o texto.

Apesar das citações relacionadas à descontos irregulares no relatório da Polícia Federal, o Sindinapi nega que tenha estado na condição de investigado.

“Não recebemos qualquer intimação nesse sentido e apoiamos totalmente as investigações em curso para o esclarecimento das irregularidades cometidas”, afirma nota encaminhada à CNN.

“O Sindnapi tem assento no Conselho Nacional da Previdência Social e assim permanecerá. Não há motivo para ser diferente. O fato de ser citado no inquérito da Polícia Federal não significa que o Sindnapi esteja envolvido na investigação”, complementa. A CNN tenta contato com a Cobap para comentar o caso.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. Será que o da pesca tem? Cadê aquele presidente da confederação nacional ligada aos pescadores e indústrias da pesca? Cadê aquele do REPUBLICANOS 10, parceiro do ex-governador hoje deputado federal e do ex-deputado federal e ex-ministro?

  2. A Zenaide Maia votou para aprovar a indicação do debochado Flávio Dino para o STF e agora é contra a CPI para investigar o roubo dos aposentados. Lembremos disso nas próximas próximas eleições

    1. Zenaide é esquerdista de carteirinha, vive pagando uma de isentona, mas sempre acompanhou o PT nas decisões. Engana-se quem quer.

  3. Sindicato, palavra da língua portuguesa que simboliza corrupção, maracutaia, peleguismo e parasitismo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

63% da população preta e parda entre 15 e 64 anos é analfabeta no Brasil

Foto: Freepik

Uma pesquisa encabeçada pelo Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) e divulgada na segunda-feira (5) apontou disparidade nos índices de pessoas analfabetas quando comparados os brancos e pretos e pardos.

De acordo com o estudo, 34% da população branca entre 15 e 64 anos é analfabeta. O percentual pula para 63% quando considerados os pretos e pardos. Os analfabetos, segundo o Inaf, são aqueles que não conseguem realizar tarefas simples que envolvam a leitura de palavras e frases, ainda que uma parcela deles consiga ler números familiares como o do telefone, da casa e de preços.

O levantamento ainda constatou que 29% das pessoas que nunca estudaram e 38% das que concluíram apenas até o ensino fundamental são brancas, enquanto na população negra os números representam 69% e 59%, respectivamente.

Em 2024, 41% das pessoas que se autodeclaram brancas alcançaram o nível de alfabetismo consolidado. Entre os negros, esse percentual é de apenas 31%. Na avaliação dos pesquisadores, as diferenças entre os grupos étnicos-raciais reforçam a desigualdade educacional no Brasil.

A mesma pesquisa também apontou que a cada 10 brasileiros com idade entre 15 e 64 anos, três são analfabetos funcionais. Os analfabetos funcionais são aqueles que não sabem ler e escrever. O grupo também abrange os indivíduos que não conseguem compreender pequenas frases ou identificar os números.

Quando considerado o total da população brasileira, o índice de alfabetos funcionais corresponde a 29%. O percentual é o mesmo que o registrado em 2018.

 

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Justiz receberá o selo Empresa Amigo do Autista

A Justiz receberá amanhã mais uma homenagem de reconhecimento ao trabalho realizado sempre integrado às demandas da comunidade. Empresa Amigo do Autista será o certificado entregue em solenidade nessa quarta-feira, na Prefeitura de Natal.

A Justiz, uma empresa potiguar e hoje com atuação em todo país, traz um importante trabalho social, com um dos fortes pilares sendo a inclusão. O título será concedido pela Prefeitura de Natal, através da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social.

A escolha da Justiz aconteceu a partir da avaliação de uma comissão integrada por profissionais do Departamento de Desenvolvimento e Qualificação Profissional da SEMTAS. Dirigida pelos empresários Raul e Brenda Justiz, a empresa traz como uma das suas missões o processo de inclusão, tendo em seus quadros de colaboradores pessoas portadoras de necessidades especiais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Oposição adia pedido de instalação da CPMI do INSS

Foto: Pedro França/Agência Senado

A Oposição no Congresso decidiu adiar, nesta terça-feira (6), o protocolo de instalação da CPMI do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

O objetivo é obter mais assinaturas no Senado e pressionar o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), que tem demonstrado resistência em pautar a comissão.

A deputada Coronel Fernanda (PL-MT) e a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) foram as responsáveis por colher as assinaturas.

Atualmente, 182 deputados e 29 senadores assinaram o requerimento, somando 211 congressistas favoráveis. Para que uma CPMI seja instalada, é necessário o apoio de 171 deputados e 27 senadores.

Das 211 assinaturas conquistadas pela Oposição, 93 (12 senadores e 81 deputados) são de congressistas de partidos que têm representantes em ministérios do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

RESISTÊNCIA DE ALCOLUMBRE

A responsabilidade de dar andamento à criação da CPMI recai sobre Alcolumbre, que demonstra cautela antes de tomar qualquer decisão, já que tem se aproximado do presidente Lula. O senador procura evitar embates que possam comprometer sua articulação com o governo federal.

O presidente da Casa Alta viajará para a Rússia e a China, entre os dias 6 e 14 de maio. Sua ausência inviabiliza a leitura necessária para formalizar a criação da CPMI.

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. Com o senador Davi Alcolumbre (presidente do senado), com o Deputado Hugo Motta (presidente da Câmara dos Deputados) e com a atual composição do Supremo Tribunal Federal, nada irá pra frente no Brasil, exceto a corrupção.
    Tá tudo dominado!!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PF mira quadrilha que criou pessoas fictícias para fraudar o INSS por, pelo menos, 20 anos

Foto: Divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal realizou uma operação, na manhã desta terça-feira (6), contra uma quadrilha suspeita de fraudar o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) . Os crimes foram cometidos por, pelo menos, 20 anos. O prejuízo estimado aos cofres públicos ultrapassa R$ 11 milhões.

Dois homens, de 53 e 52 anos, e uma mulher, de 50 anos, foram presos. Um veículo, cartões de saque, celulares e arma de fogo foram apreendidos.

De acordo com a instituição, os policiais cumpriram três mandados de prisão preventiva e oito de busca e apreensão, expedidos pela Terceira Vara Criminal da Justiça Federal da capital, nas cidades de Belo Horizonte, Contagem e Betim.

Ainda segundo a PF, o grupo criava pessoas fictícias, falsificando certidões de nascimento, documentos de identidade e comprovantes de residência para fraudar o INSS. A maioria das fraudes envolvia benefícios assistenciais para idosos de baixa renda.

Dez suspeitos se passaram por 40 pessoas fictícias. Os membros do grupo poderão responder pelos crimes de estelionato qualificado e associação criminosa.

Batizada de Operação Egrégora, a investigação evitou um prejuízo adicional superior a R$ 5 milhões aos cofres públicos, apontou a Polícia Federal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeito, presidente da Câmara e secretária de Cultura anunciam o maior São João já realizado em Natal

A capital potiguar está prestes a viver o maior São João de sua história. Na manhã desta terça-feira (6), o prefeito de Natal, ao lado do presidente da Câmara Municipal, Eriko Jácome, da secretária de Cultura e de vereadores da cidade lançaram oficialmente a programação do São João 2025, que será promovido ao longo de todo o mês de junho pela Prefeitura de Natal.

A abertura da festa está marcada para o dia 31 de maio, na Avenida da Alegria, no bairro da Redinha. O pontapé inicial será com Bell Marques em cima do trio elétrico, além de shows de Márcia Fellipe e Capilé, prometendo uma noite de muita animação.

Segundo o presidente da Câmara, Eriko Jácome, o evento é um marco para Natal: “Este São João mostra o quanto a Prefeitura está comprometida com a população. É cultura, lazer e economia girando em todos os cantos da cidade”, disse.

Com atividades distribuídas por todas as zonas da cidade, o São João de Natal 2025 contará com shows gratuitos, quadrilhas juninas, são joão nos bairros e muito mais.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Royalties de petróleo crescem 26% no RN

Foto: Arquivo TN

Os repasses de royalties ao Rio Grande do Norte somaram R$ 173,9 milhões no primeiro trimestre de 2025, o que representa um aumento de 26,23% se comparado ao mesmo período de 2024. Do total, R$ 106,7 milhões foram alocados aos municípios e R$ 67,2 milhões ao Estado. O dado foi apresentado no Boletim de Petróleo e Gás – 1º Trimestre 2025 – divulgado nesta segunda-feira (05) pela Secretaria de Desenvolvimento, da Ciência, da Tecnologia e da Inovação.

O crescimento nos repasses se deu mesmo com queda na produção, isso devido à manutenção dos preços internacionais do petróleo em patamares elevados, à desvalorização do real frente ao dólar — o que elevou o valor convertido dos royalties — e também ao fato de que os repasses ainda refletiam, em parte, a produção de dezembro de 2024, que foi maior.

Ao todo, 98 municípios potiguares receberam repasses de royalties do petróleo e gás, somando R$ 106.569.675,25. O município de Grossos se destacou como maior beneficiário, com R$ 18.659.295,98 recebidos. Alto do Rodrigues também registrou uma evolução notável, subindo uma colocação e alcançando o 2º lugar, com R$ 15.757.257,34 — um aumento de R$ 9.204.061,00 em relação aos R$ 6.553.196,34 recebidos no mesmo período de 2024.

No 1º trimestre de 2024, os repasses de royalties do setor totalizaram R$ 137,7 milhões, dos quais R$ 80,1 milhões (58%) foram destinados aos governos municipais e R$ 57,6 milhões (42%) ao governo do Estado. Já no 1º trimestre de 2025, o volume total atingiu R$ 173,9 milhões, com R$ 106,7 milhões (61%) alocados aos municípios e R$ 67,2 milhões (38%) ao Estado. Essa evolução representa um incremento de 33% no montante repassado aos municípios e de 17% ao Estado. Em termos de participação relativa, os municípios elevaram sua fatia em 3,2 pontos percentuais, reflexo da maior produção e dos ajustes no critério de rateio definido pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

A produção terrestre de petróleo e gás natural alcançou 2,67 milhões de barris e 95,32 milhões de metros cúbicos, respectivamente. A média diária foi de 29,8 mil barris de petróleo e 1,06 milhões de metros cúbicos de gás. O RN registrou uma redução de 1,04% na produção petróleo terra, totalizando 2.678.129 barris, uma queda de 28.155 barris em relação ao mesmo período de 2024. Em contrapartida, a produção de gás natural em terra teve um leve aumento, subindo de 95.026 Mm³ no 1º trimestre de 2024 para 95.323 Mm³ em 2025, representando um crescimento de 0,31%(297 Mm³).

A produção marítima de petróleo e gás registrou uma redução no período. O petróleo apresentou uma queda de aproximadamente 36,59%, e o gás natural recuou 2,86%, o que representa uma redução de 365 Mm³. O boletim ainda traz o panorama do setor petrolífero no RN no 1º trimestre de 2025, destacando volumes produzidos, campos em operação e distribuição dos royalties.

Levantamento

Cidades que mais receberam royalties no 1º trimestre

  1. Grossos R$ 18.659.295,98
  2. Alto do Rodrigues R$ 15.757.257,34
  3. Serra do Mel R$ 14.621.165,98
  4. Felipe Guerra R$ 7.607.441,09
  5. Mossoró R$ 6.044.240,45
  6. Açu R$ 5.510.166,91
  7. Areia Branca R$ 4.209.533,57
  8. Tibau R$ 3.798.084,22
  9. Gov. Dix-Sept Rosado R$ 2.990.907,36
  10. Caraúbas R$ 2.673.974,07

Fonte: ANP

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

MP vê lentidão e pede que TCU determine ao INSS ressarcimento em 15 dias

Foto:  Pedro França/Agência Senado

O Ministério Público pediu que o Tribunal de Contas da União (TCU) determine ao governo federal, por meio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o ressarcimento em até 15 dias dos descontos ilegais detectados pelo esquema de fraude no órgão, cujo prejuízo foi estimado em R$ 6,3 bilhões e teria afetado milhões de aposentados e pensionistas.

No pedido, o procurador Lucas Furtado pede que o “Plenário ou o relator desta representação, em caráter cautelar, ao Instituto Nacional do Seguro Social que proceda, no prazo máximo de 15 dias, à adoção das medidas necessárias para ressarcimento dos valores irregularmente descontados aos beneficiários, inclusive com a indicação da origem dos recursos”.

Furtado diz que a forma como o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vem buscando solução para o caso, criando um canal específico para que aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos de mensalidades associativas possam solicitar diretamente o ressarcimento dos valores, indicaria lentidão no ressarcimento.

“Ressalto que, com essa solução, também se está criando mais um fator de morosidade na devolução dos valores aos beneficiários do INSS. Não vejo qualquer justificativa para que sejam os aposentados e pensionistas os responsáveis por demonstrar qualquer irregularidade que eles próprios foram vítimas, para que só aí tenham os valores devidamente ressarcidos”, diz o procurador.

De acordo com o representante do MP, “todas as possíveis soluções até o momento apresentadas pelo governo para devolução dos valores aos beneficiários do INSS se mostram, em meu entendimento, custosas, lentas e que podem se arrastar durante meses ou, até mesmo, anos”.

Em entrevista à CNN na segunda-feira (5), o novo presidente do INSS, Gilberto Waller, afirmou que o ressarcimento dos aposentados e pensionistas prejudicados pelo esquema de fraude vai ser “rápido” e “sem burocracia”.

“Quando sair o plano de ressarcimento, todos serão avisados. Todos os canais serão os oficiais para você procurar. O acesso será rápido, célere e sem nenhuma burocracia, você mesmo vai poder fazer”, explicou o presidente.

Nesta terça-feira, em entrevista à rádio CBN, Waller afirmou que o ressarcimento será automático, na mesma conta em que o aposentado ou pensionista já recebe o benefício.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Após saída de Lupi, bancada do PDT na Câmara deixa base aliada do governo Lula

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

A bancada do PDT na Câmara dos Deputados decidiu deixar a base aliada do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A decisão, segundo o líder da sigla, Mário Heringer (PDT-MG), aconteceu após uma decisão unânime entre os parlamentares, tomada em uma reunião nesta terça-feira (6).

Ainda segundo o líder, a distância acontece após insatisfação com perspectivas para as eleições de 2026 e tratamento recebido pelo partido.

Na semana passada, o presidente licenciado do partido, Carlos Lupi, pediu demissão do Ministério da Previdência.

Atualmente, o PDT tem 17 deputados. O partido faz parte da base aliada do Planalto desde a posse de Lula, em 2023.

Membros da sigla afirmaram ao g1 que o partido não passará a integrar a oposição, nem fará parte automaticamente da base aliada ao Planalto. Os deputados afirmam que terão uma posição “independente”.

Com informações de CNN e g1

Opinião dos leitores

  1. Ei, Patriotas. Nada de botar alguém de direita em 26. Para pagar o preço de se consertar a casa e a esquerda voltar? Vamos lacrar 13 com força. A bomba (sentido literal, viu?) tem que cair no colo de quem a armou.

    1. Né isso Bolsominion Nerd do Supletivo, vamos chorar, berrar, se mijar, gritar, se desmanchar em merda, esse povo que não frequenta universidade, que não é como nós alunos do MOBRAL, não vamos sofrer kkkkkkk , SE SEGURA PEÃO.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ressarcimento a aposentados será automático e via benefício, diz presidente do INSS

Foto: Divulgação/Controladoria-Geral da União

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior, afirmou que o ressarcimento dos valores de beneficiários lesados pelo esquema de fraude na autarquia será feito via benefício e de forma automática.

“Uma das coisas que já foram definidas é que eventual ressarcimento, seja da instituição, seja do poder público – está sendo discutido ainda como fazer — será feito via benefício, via conta do benefício. Nada de Pix, nada de depósito em conta e nada de sacar em banco”, afirmou em entrevista à CBN nesta terça-feira (6).

De acordo com o presidente, o valor será depositado na mesma conta em que o aposentado ou pensionista recebe o benefício previdenciário regularmente.

A devolução dos valores ainda não tem data para ocorrer. Waller afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu agilidade nas ações e que o prazo para apresentar o plano de ressarcimento ainda está sendo discutido

Em entrevista à CNN na segunda-feira (6), Waller alertou sobre a possibilidade de golpes financeiros e pediu para que os beneficiários lesados não “assinem nada”, nem compartilhem senhas sob a justificativa de reaverem os valores no momento.

Sob ordem do Ministério da Previdência, o INSS suspendeu descontos de mensalidades associativas em folhas de pagamento de benefícios previdenciários na última semana.

O governo federal afirma que irá criar um canal específico para que aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos de mensalidades associativas possam solicitar diretamente o ressarcimento dos valores.

A proposta faz parte de um plano de ressarcimento elaborado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), com apoio da Advocacia-Geral da União (AGU) e do Dataprev.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. Algum dos vagabundos que roubou essa dinherama toda do INSS já foi preso? Ou os cofres publicos irá pagar sozinho essa roubalheira?

  2. Vem aí, a LAVAPREVI ! A sua novela esquerdista. Que vai te distrair e roubar a sua aposentadoria…

    1. Em outros tempos, Xandão já teria congelado as contas fos sindicatos larápios, MAS SAO CUMPANHEIROS.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

CONCLAVE: Veja horários das votações para escolha do novo papa e quando deve sair a primeira fumaça

Foto: Antonio Masiello/Getty Images

O conclave para eleger o próximo papa começa nesta quarta-feira (7), no Vaticano. Ao todo, 133 cardeais participam da votação secreta que escolherá o novo líder da Igreja Católica.

Os clérigos ficam em isolamento e não devem se comunicar com pessoas de fora do Vaticano. Serão instalados, inclusive, bloqueadores de celular.

Assim, uma chaminé foi posicionada na Capela Sistina, onde ocorrem as votações. Se a fumaça que sair dela for preta, isso significa que os cardeais não chegaram a um consenso. Se a fumaça for branca, isso indica que um novo papa foi eleito.

Previsão de horários de votações do conclave

Veja abaixo a previsão de horário das votações do conclave e quando a primeira fumaça deve sair da chaminé da Capela Sistina.

Os horários podem sofrer alterações, dependendo de quanto durarem os ritos e as votações em si.

Quarta-feira (7)

  • 11h30 – Entrada na Capela Sistina, juramentos coletivos e individuais. Após o fechamento das portas, há um discurso dentro da capela, abertura para possíveis perguntas e, em seguida, votação
  • 14h – Previsão para que primeira fumaça saia da chaminé da Capela Sistina

Quinta-feira (8)

  • 5h30 – Votação; só haverá fumaça se de fato um papa for eleito
  • 7h00 – Nova votação e, caso não haja papa, a fumaça preta sairá da chaminé
  • 12h30 – Votação; novamente, só haverá fumaça se de fato um papa for eleito
  • 14h00 – Nova votação e, caso não haja papa, a fumaça preta sairá da chaminé

Caso não haja um papa eleito na quinta-feira, novas votações devem acontecer nos dias seguintes.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *