Depois de passar a tarde desta quinta-feira (24/7) na sede do Partido Liberal (PL) em Brasília, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que não está claro o que ele pode ou não dizer. A fala diz respeito às medidas cautelares impostas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Entre as medidas, estão a proibição do uso de redes sociais por parte de Bolsonaro. A divulgação de falas do ex-presidente por terceiros na web também está proibida.
“Não está claro o que eu posso ou não falar. (..) Eu aguardo os meus advogados, que são muito bons, são renomados. Vão me dar um parecer amanhã. Tenho prazer de falar com vocês. Eu não posso errar. Gostaria de falar com vocês, o que vai acontecer depois a gente não sabe”, disse Bolsonaro.
Nesta quinta, Alexandre de Moraes descartou decretar a prisão de Jair Bolsonaro (PL). Após receber justificativa da defesa do ex-presidente e observar um recuo na postura de Bolsonaro, Moraes ressaltou em decisão que “houve descumprimento da medida cautelar” por ele imposta, mas de maneira isolada.
Assim, neste momento, não há, segundo o ministro, a necessidade de converter as cautelares em prisão preventiva. No entanto, “se houver novo descumprimento, a conversão (em prisão) será imediata”, adverte Moraes.
O magistrado manteve ainda todas as medidas cautelares impostas ao ex-presidente da República, como a tornozeleira eletrônica e a proibição de publicar entrevistas relacionadas aos fatos das investigações em redes sociais dele ou de terceiros.
Reiterou que não há proibição para que Bolsonaro dê entrevistas ou faça discursos públicos ou privados. Alertou que a prisão será imediata em caso de descumprimento.
A decisão de Moraes nesta quinta-feira (24/7) ocorre após Jair Bolsonaro falar com a imprensa, na saída da Câmara dos Deputados, onde participou de uma reunião convocada pelo Partido Liberal (PL), na última segunda-feira (21/7). Na ocasião, o ex-presidente mostrou, pela primeira vez e de forma pública, sua tornozeleira eletrônica.
Bolsonaro, então, teve de se explicar a Moraes sobre suposto descumprimento das cautelares, e a defesa do ex-presidente alegou desconhecimento, ao argumentar que a decisão do ministro relativa à proibição de usar redes sociais ou ter falas transmitidas por perfis de terceiros não era clara.
Em sua manifestação desta quinta, Moraes assinalou: “Por se tratar de irregularidade isolada, sem notícias de outros descumprimentos até o momento, bem como das alegações da defesa da ausência de intenção de fazê-lo, tanto que vem observando rigorosamente as regras de recolhimento impostas, deixo de converter as medidas cautelares em prisão preventiva, advertindo ao réu, entretanto, que, se houver novo descumprimento, a conversão será imediata”.
O despacho de Moraes detalhando as restrições ao ex-presidente foi publicado após questionamento do Metrópoles sobre o temor manifestado pelo ex-presidente de que conceder entrevista poderia levá-lo à prisão.
Cautelares descumpridas
Para Moraes, “efetivamente, não há dúvidas de que houve descumprimento da medida cautelar imposta, uma vez que as redes sociais do investigado Eduardo Nantes Bolsonaro foram usadas a favor de Jair Messias Bolsonaro dentro do ilícito modus operandi”.
O ministro ainda explicou o que pode ser considerado burla às proibições: “replicação de conteúdo de entrevista ou de discursos públicos ou privados reiterando as mesmas afirmações caracterizadoras das infrações penais que ensejaram a imposição das medidas cautelares, para que, posteriormente, por meio de ‘milícias digitais’, ou mesmo apoiadores políticos, ou ainda, por outros investigados, em patente coordenação, ocorra a divulgação do conteúdo ilícito previamente elaborado especialmente para ampliar a desinformação nas redes sociais”.
Metrópoles
Aguenta. O q não aguenta é manter esse PR bufão no poder.
Urnas super seguras , fux é mais um adepto do quanto pior melhor e parceiro daqueles que estão na seca pelo livre poder onde tudo é permitido.
País nenhum do mundo civilizado utiliza urna eletrônica sem comprovação de votos.
IMPECHEMANT JÁ
IMPECHEMANT JÁ
IMPECHEMANT JÁ
IMPECHEMANT URGENTE
Chora nao bebé, senta em cima dum cardeiro kkkk 2022 Mito vem ai.
Vc e o caba do molejão juntos, ainda não conseguem tal feito.
Se aquieta homi, vá conversar com o molejão.
Kkkk
Cuma é a história dr fux??
Cuma???
Passando pra não enganchar.
Mais um vendido…
A importância da fala de Fiz, é a fala de matador de bola no peito, ele representa o falido STF que só tem protagonismo em impichemant quando já tem passado pelo legislativo. A opinião de Fix, hoje é irrelevante.
Com certeza você é eleitor da esquerda. Fica fácil identificar por seu português perfeito.
Tudo que seja em favor da ordem, do progresso, do desenvolvimento, da segurança vocês da esquerda são contra, tem que ficar trabalhando para seus corruptos de estimação.
Seu ministro o que o colega disse anteriormente é a mais pura verdade ,o país não aguenta mais mesmo é essa quadrilha organizada pelo PT e seus puxadinhos,esses que tanto defendem esses bandidos não passam de bandidos tb,deveriam ter vergonha na cara,mas vcs podem estrebuchar ate não querer mais,aceitem que irá doer menos,o tempo de vcs já passou,e quem não quiser aceitar é só enviar o endereço que envio uma corda boa pelo correio,via SEDEX para chegar mais rápido.
Por mim já timha acontecido desde março de 2020.
Por mim começa amanhã .
É por isso que falam que os brasileiros tem memória curta, alguém avise ao ilmo luis fux que no Brasil ja tivemos uma invasão no congresso em 2007 pelo mlst, usaram até um carro na invasão, quebraram tudo e deixaram 41 pessoas feridas, quando a polícia chegou pra prender os bardeneiros os politicos do psol e do pt não deixaram.
Aguenta Dr. , por mim começa hoje.
E eu pensava que as pedaladas fiscais era motivo grave e que incompetência não podia….
Nós não aguentamos mais é corrupção.
É pra rir mesmo? Kkkkkkkkk
Aguenta Dr.
Por mim, começa amanhã.
Se muda para cuba ou Venezuela lá é os melhores lugares para os burros que não estão satisfeitos com o Brasil, e outra ainda vão ter que aguentar mais 4 anos que o homem e bom não rouba e será novamente seu presidente que você queira ou não.