Foto: Gil Ferreira/SRI
A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, classificou como uma “vitória do presidente Lula” a decisão dos Estados Unidos de retirar a tarifa extra de 40% aplicada a produtos brasileiros como café, carne e frutas. Em publicação na rede X, ela afirmou que o gesto do governo Trump comprova a eficácia da postura de Lula nas negociações e aproveitou para criticar opositores, chamando-os de “traidores da pátria”. Entre os citados, estão Jair Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro e o governador paulista Tarcísio de Freitas.
Segundo Gleisi, Lula conduziu o diálogo com Donald Trump com “seriedade e altivez”, mantendo firmeza diante das pressões e coordenando uma mobilização do governo e da sociedade. Ela destacou ainda o papel do vice-presidente Geraldo Alckmin e do Itamaraty na condução técnica das tratativas, que resultaram no recuo parcial do tarifaço.
O documento divulgado pela Casa Branca atribui a mudança ao avanço das negociações após uma conversa entre Trump e Lula no início de outubro, embora ressalte que o diálogo continuará. A medida específica beneficia apenas o Brasil, diferentemente da retirada anterior, no dia 14, quando Washington revogou tarifas de 10% para vários países.
A decisão foi celebrada também por setores ligados ao agronegócio. A senadora Tereza Cristina afirmou que a volta dos produtos brasileiros ao mercado norte-americano em condições competitivas é positiva para os dois países, lembrando que itens como carne e café vinham pressionando os preços internos nos EUA.
Com informações do Poder 360
👺Dívida da Venezuela com Brasil passa R$ 10 bilhões; calote já dura 7 anos
👺Esperança do Brasil em receber R$ 3 bilhões de Cuba esbarra em falta de dinheiro e histórico de calote
👺Bolívia assume refinarias e Petrobras não recebe nada.
💩💩💩QUEM SÃO OS TRAIDORES DA PÁTRIA? QUEM É UM ESQUERDISTA PRA CHAMAR ALGUÉM DE TRAIDOR?
Derruba traidores e babacas!
2ª Turma do STF julgará habeas corpus para livrar Bolsonaro de condenação…
Vamos aguardar…
Cada um com sua opinião.
Vou esperar o outro lado da moeda pra ver se acontece alguma coisa.
Hehehehe…
Essa “senhora” é a AMANTE na lista dos corruptos da Odebrecht.