Política

Governadores avaliam ir ao STF contra decreto de uso de força policial, e Planalto acelera regulamentação

JOSE LUCENA/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO

As críticas dos governadores giram em torno dos repasses financeiros aos estados. Apesar das medidas do decreto não serem obrigatórias, elas servirão como condição para o repasse de verbas do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), principalmente na aquisição de equipamentos. Desta forma, o governo pretende fazer com que as regras sejam implementadas pelos 27 entes.

Castro prometeu ir ao STF para sustar os efeitos da medida. “Nós do Rio vamos entrar imediatamente com uma ação no STF para cassar esse absurdo. Por fim, espero que a população cobre dos responsáveis por esse decreto quando bandidos invadirem uma residência, roubarem um carro ou assaltarem um comércio”, disse o governador.

O decreto prevê que agentes policiais só devem usar armas de fogo em último recurso, em caso de risco pessoal. O uso da força física também deve ser evitado. Para implementar essas medidas, os profissionais passarão por capacitação.

— A força letal não pode ser a primeira reação das polícias. Só podemos usar a força letal em última instância. É preciso que a abordagem policial se dê sem qualquer discriminação contra o cidadão brasileiro — justificou o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, que vem enfrentando resistência de governadores, especialmente do Sul e Sudeste, na PEC da Segurança Pública.

O prazo para regulamentar o decreto com o detalhamento dos procedimentos é de três meses, mas Lewandowski já vinha manifestando a intenção de fazer isso em janeiro. Com o episódio do dia 24, o ministro revelou internamente que pretende acelerar a regulamentação.

“O lamentável incidente ocorrido no Rio demonstra a importância de uma normativa federal que padronize o uso da força pelas polícias em todo o país”, disse o ministro em nota.

Assim como Castro, Ronaldo Caiado chamou o texto de “presente de natal” ao crime organizado e afirmou que a medida promove um maior engessamento das forças policiais. Sobre o repasse às unidades da federação, Caiado subiu o tom:

“O decreto impõe aos estados que, caso não sigam as diretrizes do governo do PT para a segurança pública, perderão acesso aos fundos de segurança e penitenciário. Trata-se de uma chantagem explícita contra os estados, que acaba favorecendo a criminalidade”, disse.

Na mesma linha, Ibaneis Rocha, do Distrito Federal, caracterizou o decreto como intervenção federal. Segundo o titular do Distrito Federal, a segurança pública deve ser responsabilidade dos governos estaduais.

—Interferência total. Uma pena que o governo federal, ou melhor, o presidente Lula não saiba seu espaço. Quem faz segurança pública são os estados — disse à CNN Brasil.

Deputados ligados à bancada da bala incorporaram o coro dos governadores contra o decreto. Rodolfo Nogueira (PL-MS) anunciou que irá apresentar um projeto de lei para sustar o decreto, logo após o retorno das atividades legislativas, em fevereiro. Segundo ele, a medida do governo federal representa uma grave ameaça à segurança e favorece a criminalidade.

— Essa medida é mais um exemplo de como o atual governo está mais preocupado em combater a polícia do que o crime — disse Nogueira.

A reação foi seguida por outros colegas, como Sanderson (PL-RS), que afirmou que a medida é um entrave no combate ao crime.

Segundo o decreto, o governo irá oferecer capacitações sobre o uso da força para os profissionais de segurança pública, que deverão fazer treinamentos, obrigatoriamente, ano a ano. A pasta também terá o papel de “formular, implementar, monitorar e avaliar ações relacionadas ao uso da força que incluam diagnósticos, padronização de procedimentos, doutrina, capacitação e aquisições de equipamentos, entre outros aspectos para todas as forças de segurança do país”.

A criação de regras para uso da força ocorre em meio a episódios de abusos cometidos por alguns policiais militares de São Paulo. Dois deles acabaram sendo presos e outros 45 foram afastados das ruas.

A segurança pública no governo Lula tem despertado insatisfação com os governadores. Antes do decreto, o principal impasse se deu pela Proposta de Emenda à Constituição (PEC). Os governadores do Consórcio de Integração Sul-Sudeste (Cosud) foram contra.

“A segurança pública deve ser construída com base na colaboração, no respeito às diferenças regionais e no fortalecimento das capacidades locais, e não por meio de uma estrutura centralizada que limita a eficiência e amplifica a burocracia”, diz a Carta de Florianópolis, assinada por Jorginho Mello (SC), Cláudio Castro (RJ), Tarcísio de Freitas (SP) Romeu Zema (MG), Renato Casagrande (ES) e Ratinho Júnior (PR).

No fim de outubro, Zema e Jorginho Mello recusaram convite do presidente Lula (PT) para participar de reunião que discutiu o tema. Em ofício no qual justificou sua ausência, Zema detalhou pontos em que o Cosud queria alterações.

O consórcio acredita que poderia ser possível o compartilhamento de informações da tornozeleira eletrônica sem autorização judicial, caso haja violação do uso. Os governadores do Sul e do Sudeste também sugerem que membros de organizações criminosas sejam incorporados na Lei de Crimes Hediondos, prolongando suas penas. (Com Karolini Bandeira)

O Globo

Opinião dos leitores

  1. vontade perdida, o stf é um puxadinho do governo luladrão, não adianta. A solução é o povo mudar a atual composição desta côrte

  2. A festa generalizada nos presídios após a divulgação da vitória de Lula nos disse muito coisa…

  3. No STF a oposição não ganha uma ação contra este desgoverno, seria interessante agir no congresso Nacional

  4. LULADRAO, fez o que todo bandido faria, reprime a segurança pública e engrandece os criminosos. Esse governo, é composto só por bandidos.

  5. Governo safado. Será que teve audiências públicas necessárias em cada Estado para o povo discutir? Além disso, fizeram o Decreto com o Congresso em recesso.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

UNIFACEX anuncia novo coordenador e fortalece inovação no curso de Direito

Foto: Divulgação

O Centro Universitário Facex (UNIFACEX), em Natal, dá um passo importante no fortalecimento do seu projeto acadêmico ao anunciar o advogado e professor Sebastião Leite como novo coordenador do curso de Direito. A chegada do novo gestor marca uma fase de renovação, com foco na excelência acadêmica, na aproximação com a sociedade e na formação prática dos futuros profissionais.

Reconhecido pela qualidade do seu ensino, o curso de Direito da UNIFACEX possui conceito 4 na avaliação do Ministério da Educação (MEC) — patamar considerado de excelência — e se destaca pelo alto índice de aprovação no Exame da OAB, resultado que reflete o compromisso da instituição com a formação sólida e responsável dos seus alunos.

À frente da coordenação, Sebastião Leite assume a missão de ampliar a inserção dos estudantes no mercado de trabalho, por meio de convênios estratégicos com o Poder Judiciário, o Ministério Público e Procuradorias,

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Prefeito é solto mesmo sob acusação de liderar grupo armado em Ielmo Marinho

Imagens: Instagram/Fernando de Ielmo Marinho

O prefeito de Ielmo Marinho, Fernando Batista Damasceno, deixou a prisão nesta quarta-feira (29) após audiência de custódia. A Justiça decidiu que ele não precisa usar tornozeleira eletrônica nem se afastar do cargo, permitindo que siga normalmente à frente da prefeitura.

Mesmo em liberdade, o gestor terá que cumprir medidas cautelares. Entre elas estão comparecer mensalmente em juízo para justificar suas atividades, ficar em casa durante a noite e informar qualquer mudança de endereço às autoridades. Ele também não pode ocultar, destruir ou mexer em bens, documentos ou valores ligados à investigação.

Fernando Batista havia sido preso em flagrante durante uma investigação da Polícia Civil. Segundo o órgão, ele é apontado como líder de um grupo supostamente estruturado para intimidar adversários políticos e praticar outros ilícitos, com apoio de núcleo armado e influência político-administrativa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PF barra mala com R$ 1,7 milhão a caminho de Brasília

Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal apreendeu nesta quinta-feira (29) cerca de R$ 1,7 milhão em espécie em um veículo parado na BR-050, em Cristalina (GO). A abordagem foi realizada pelo Comando de Operações de Divisas da Polícia Militar de Goiás, e dois homens estavam no carro, segundo informações do Metrópoles.

Os ocupantes não conseguiram comprovar nem explicar a origem do dinheiro. Levantamentos preliminares indicam que eles não têm condições econômicas compatíveis com a quantia, levantando suspeita de que poderiam estar atuando como “laranjas”.

O caso foi encaminhado à Superintendência Regional da PF no Distrito Federal. As investigações seguem para identificar a origem e o destino do dinheiro, sem descartar a possibilidade de uso para pagamento de vantagens indevidas.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Carregador portátil explode em voo da Latam e passageiros entram em pânico no ar

Foto: Divulgação

Um carregador portátil de celular pegou fogo durante um voo da Latam e assustou passageiros na tarde desta quinta-feira (29). A aeronave, que saiu de Congonhas com destino a Brasília, precisou realizar um pouso monitorado no Aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto (SP).

Segundo a Rede Voa, responsável pelo aeroporto, a tripulação controlou a situação ainda no ar e não chegou a decretar emergência. Bombeiros e equipes de socorro foram deslocados para acompanhar o pouso, mas ninguém se feriu.

O susto, no entanto, provocou mal-estar em três passageiros, que receberam atendimento na pista. Nenhum precisou ser hospitalizado.

Após o incidente, o Centro de Controle Operacional da Rede Voa organizou a troca de aeronave, e os passageiros seguiram viagem normalmente para Brasília.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Ataque de tubarão em Olinda mata adolescente e acende alerta

Um adolescente de 13 anos morreu após ser atacado por um tubarão na tarde desta quinta-feira (29), na praia Del Chifre, em Olinda, no litoral de Pernambuco. Deivson Rocha Dantas estava no mar com amigos quando foi mordido e acabou não resistindo, mesmo após tentativa de socorro.

Segundo relatos de testemunhas, o garoto brincava na água quando sofreu a mordida. Banhistas retiraram o adolescente do mar e o levaram em um carro particular até o Hospital do Tricentenário, mas ele morreu antes de chegar à unidade.

O médico Levy Dalton, que atendeu a ocorrência, informou que a vítima perdeu muito sangue devido à gravidade do ferimento. De acordo com ele, a lesão atingiu uma região com artérias importantes no membro inferior, o que agravou rapidamente o quadro e levou à morte.

Avisos ignorados

A praia Del Chifre possui placas alertando sobre o risco de ataques de tubarão, conforme informou o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarão (Cemit). A área, localizada entre Olinda e Recife, já havia registrado outro ataque em 2023 e integra um histórico que soma 82 casos no litoral pernambucano nos últimos 34 anos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Natal será a capital nacional da ginástica em 2026

Foto: Magnus Nascimento/Secom

Natal receberá, pela primeira vez em sua história, o Campeonato Brasileiro de Ginástica. De forma inédita, as três principais modalidades do esporte estarão reunidas em uma única sede: ginástica rítmica, ginástica artística e ginástica de trampolim. A capital potiguar receberá a elite do esporte nacional e atletas medalhistas internacionais entre os dias 28 de abril e 17 de maio de 2026, no Ginásio Nélio Dias.

O anúncio do apoio às competições foi feito na tarde desta quinta-feira (29), durante reunião do prefeito Paulinho Freire com representantes da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) e com o atleta campeão olímpico Arthur Zanetti. Ao todo, mais de mil atletas devem participar do evento, considerado a principal competição nacional da modalidade e etapa preparatória para o Campeonato Mundial e para o ciclo olímpico.

O prefeito destacou que a escolha de Natal como sede é resultado da experiência positiva do município na realização do Campeonato Brasileiro de Ginástica Sub-13, em 2025, quando a infraestrutura esportiva e o apoio institucional oferecidos pela cidade chamaram a atenção da Confederação.

“Ficamos felizes por termos realizado um trabalho que gerou resultados concretos. Agora, vamos sediar uma competição ainda maior. Natal será novamente a capital nacional da ginástica em 2026, movimentando o turismo, o comércio e diversos serviços, do taxista ao setor hoteleiro, gerando mais economia e renda para a nossa cidade”, afirmou Paulinho Freire.

O chefe do Executivo municipal ressaltou ainda a estratégia de fortalecimento do calendário de grandes eventos na cidade. “Acredito no poder dos eventos, sejam esportivos, religiosos ou turísticos, porque eles aquecem a economia e beneficiam diferentes cadeias produtivas. Pela quantidade de eventos que temos atraído, eles vêm se consolidando como uma fonte permanente de receita para Natal”, pontuou.

O secretário municipal de Esporte, Hermes Câmara, destacou que a capital potiguar também sediará, em 2026, outros campeonatos nacionais, como a Taça Brasil de Futsal Sub-13, em agosto, e a Copa Natal Internacional de Judô. Segundo ele, já estão em andamento tratativas com a Confederação Brasileira de Judô para a realização da Taça Brasil da modalidade no fim do ano, que deve reunir cerca de três mil atletas.

Hermes Câmara informou ainda que a Confederação Brasileira de Vôlei confirmou Natal como sede dos Campeonatos Brasileiros Interclubes de Vôlei Sub-17 e Sub-20. “Será mais uma oportunidade de trazer grandes nomes do esporte nacional, incentivar nossos jovens atletas e fortalecer o turismo esportivo da cidade”, afirmou.

Único campeão olímpico brasileiro masculino da ginástica, Arthur Zanetti também enalteceu a importância do evento. “Natal vai respirar esporte. Serão três semanas intensas de competições. Campeonatos desse porte são fundamentais para ampliar a base de atletas e incentivar novos talentos”, destacou.

O calendário do evento terá início com o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Ginástica Rítmica, categoria adulta, de 28 de abril a 3 de maio. Em seguida, acontece o Troféu Brasil Loterias Caixa de Ginástica Artística, entre os dias 6 e 10 de maio. O encerramento será com o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Ginástica de Trampolim, de 12 a 17 de maio.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: A HARMONIA DA BANDA DA FLAY: ensaio vira pancadaria, acaba em socos e cantora reage

Imagens: Reprodução/Renato Sertanejeiro

Dois músicos da banda da cantora Flay trocaram socos durante um ensaio, a cena foi gravada, viralizou nas redes sociais e virou problema público. O episódio aconteceu nesta semana e levou a própria artista a se pronunciar após a repercussão do vídeo.

Nesta quinta-feira (29), Flay publicou um comunicado afirmando que a briga “ultrapassou todos os limites do aceitável”. Segundo a cantora, ela não admite violência nem agressões no ambiente de trabalho e destacou que sempre conduziu sua equipe com diálogo, respeito e responsabilidade.

No texto, a paraibana, nascida em Nova Floresta e que viveu em Parnamirim por vários anos, afirmou que liderar uma equipe majoritariamente masculina já é um desafio, especialmente sendo mulher, e que isso exige firmeza para que regras e métodos de trabalho sejam respeitados. Ela disse que seu modelo de gestão é baseado em ética, profissionalismo, boa convivência e harmonia.

Flay também declarou que tem responsabilidade direta sobre a integridade física e emocional de todos os integrantes da banda e classificou o episódio como inaceitável. A cantora reforçou que qualidade musical e comportamento são critérios essenciais para fazer parte de sua equipe.

Veja a nota, postada nos stories da cantora, no Instagram:

Foto: Reprodução

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Embaixada dos EUA alerta americanos para ‘evitar favelas’ durante Carnaval no Brasil

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A embaixada dos Estados Unidos emitiu um alerta de segurança a americanos que pretendem curtir o Carnaval no Brasil. Entre as recomendações estão ‘evitar favelas’ em qualquer horário, não usar joias caras e não portar grandes quantias de dinheiro.

O comunicado orienta ainda que os turistas evitem andar sozinhos, especialmente à noite, não aceitem bebidas de estranhos nem as deixem sem supervisão e não resistam a tentativas de roubo, já que criminosos costumam estar armados.

Segundo a embaixada, crimes oportunistas, como furto de celulares, são comuns durante o período do Carnaval.

A representação diplomática também recomenda manter janelas fechadas dentro do carro, estacionar em locais bem iluminados e não deixar objetos de valor nos veículos.

O alerta ressalta que, apesar de os maiores eventos ocorrerem no Rio, Salvador e Recife, há grandes blocos e aglomerações em todo o país.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

EUA fazem exercícios militares no Oriente Médio em meio à tensão com Irã

Foto: Reuters

O presidente dos EUA, Donald Trump, renovou as ameaças de atacar o Irã caso o país não concorde em negociar um novo acordo nuclear, enquanto as forças dos EUA realizam um exercício aéreo de vários dias no Oriente Médio, reforçando a presença militar de Washington na região.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ceará-Mirim é um dos seis municípios do RN selecionados para o Projeto EducarPRF

O município de Ceará-Mirim passa a integrar um grupo de cidades potiguares contempladas pelo Projeto EducarPRF, iniciativa da Polícia Rodoviária Federal voltada à educação para o trânsito. No Rio Grande do Norte, apenas seis municípios, entre os 167 existentes, foram selecionados para participar do programa.

O prefeito Antônio Henrique e a vice-prefeita e secretária municipal de Educação, professora Margareth, participaram nesta quarta-feira (29) de reunião na sede da Polícia Rodoviária Federal, em Natal, que marcou a assinatura do convênio e a consolidação da parceria entre a PRF e a Prefeitura de Ceará-Mirim, além da definição do cronograma de execução do projeto.

O encontro contou com a presença do superintendente da PRF no Rio Grande do Norte, Péricles Venâncio dos Santos, e de toda a equipe da instituição. Durante a reunião, o prefeito Antônio Henrique destacou a importância da parceria:

“Quero agradecer ao superintendente Péricles Venâncio e a toda a equipe da Polícia Rodoviária Federal pela receptividade, pela parceria e pelo compromisso com a educação e a preservação de vidas. Para Ceará-Mirim, é motivo de orgulho integrar um projeto tão importante, que fortalece a formação cidadã das nossas crianças e contribui diretamente para um trânsito mais seguro.”

O Projeto EducarPRF é um programa permanente de educação para o trânsito, desenvolvido no ambiente escolar, com foco na formação cidadã de crianças e adolescentes e na conscientização sobre segurança viária. A iniciativa está alinhada ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Com a formalização do convênio, Ceará-Mirim passa a integrar o conjunto de municípios potiguares que desenvolvem, em parceria com a PRF, ações permanentes de educação para o trânsito, fortalecendo políticas públicas de prevenção, cidadania e preservação de vidas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *