Tânia Rego/Agência Brasil
O decreto publicado pelo Ministério da Justiça para regulamentar o uso da força por policiais em todo o país virou alvo de críticas de governadores de oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Na rede social X, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), disse que “o crime organizado celebra o grande presente de Natal recebido pelo presidente Lula”.
Caiado entende que o decreto garante mais liberdade de ação aos criminosos, promove o engessamento das forças policiais e foca apenas em crimes de menor potencial ofensivo.
“O decreto impõe aos estados que, caso não sigam as diretrizes do governo do PT para a segurança pública, perderão acesso aos fundos de segurança e penitenciário. Trata-se de uma chantagem explícita contra os estados, que acaba favorecendo a criminalidade”, escreveu.
No mesmo tom crítico, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), afirmou à CNN que as diretrizes estabelecidas pelo governo são inconstitucionais.
Para Ibaneis, o decreto fere o artigo 144 da Constituição Federal, que define quais são as corporações que integram as forças de segurança no Brasil.
“Interferência total. Uma pena que o governo federal, ou melhor, o presidente Lula não saiba seu espaço. Quem faz segurança pública são os estados”, disse.
CNN Brasil
Lula tudo que faz é pensando em novos votos, no meu entender a policia é para agir dentro dos limites da necessidade, a policia não pode dar vez a marginais. Se a PM está fazendo uma blitz e uma pessoa qualquer querer furar a Blitz, automaticamente a policia dever atirar mesmo que sej para assustar essa pessoa.
Infelizmente essa é nossa realidade, Não só do Brasil, Mas principalmente no Estado Do RN, o Crime organizado agradece, Foi pra eles que Lula Foi eleito, No Nosso estado estamos vivendo dois dias de caos interno nos bastidores da Segurança Pública, especialmente PM, Equipes que se destacam no combate, o resultado que recebem, a diplomacia que recebem e desmembramento das Equipes, separando todos.. Todos sabiam que seria assim…