Cidades

Governo envia à Assembleia projeto de lei com novas regras para ingresso na Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do RN

Foto: Divulgação

O governo do Rio Grande do Norte encaminhou um projeto de lei complementar à Assembleia Legislativa para mudar o Estatuto dos Policiais Militares do Estado do Rio Grande do Norte, definindo novos critérios para ingresso nas corporações militares do estado. As mudanças abrangem altura mínima, idades mínimas e máximas, além do tipo de curso de graduação superior exigido.

De acordo com a proposta, para ingresso nos quadros de praças da Polícia Militar ou no Corpo de Bombeiros, o candidato aprovado em concurso público, que passar por curso de formação, deverá ter entre 21 e 35 anos de idade e graduação em nível superior, nos graus bacharelado, licenciatura ou tecnólogo.

Atualmente, apenas candidatos com até 30 anos de idade podem ingressar nas corporações. Além disso, os cursos tecnólogos não são aceitos nos editais abertos pelas corporações.

O projeto de lei também prevê alterações nas regras para ingresso nos quadros de praças músicos, que precisarão ter “comprovada habilitação técnica no instrumento exigido”. No caso dos praças de saúde, também deverá ser exigida habilitação técnica acompanhada de registro no conselho profissional da categoria.

Governadora pede urgência
Na mensagem que encaminhada para análise dos deputados no dia 27 de outubro, com pedido de urgência constitucional na tramitação, a governadora destacou que a redução da estatura mínima dos candidatos para o ingresso no curso de formação das Corporações Militares do Estado “reproduz a mesma exigência imposta aos militares das Forças Armadas, e, no que tange às idades mínima e máxima, da mesma sorte, coaduna-se com as regras de demais comandos regulamentares de ingresso em quadros de carreira militar.”

O Executivo estadual registra, ainda, que a garantia de isonomia quanto aos critérios de escolaridade em nível superior aos candidatos, baseia-se no fato de que os cursos de formação de tecnólogos “são designados como cursos de nível superior, pelo que resta justificada sua inclusão expressa no texto da lei, para que esses profissionais não sejam tolhidos da participação nos respectivos certames para ingresso nas carreiras militares do Estado do Rio Grande do Norte”.

G1 RN

Opinião dos leitores

  1. Nível superior p ser soldado de polícia??!! Isso só pode ser brincadeira!!!! Tiraram a possibilidade de trabalho de milhares de jovens com o ensino médio completo. Algum deputado tem que mudar esse estatuto.

  2. A exigencia de curso superior para essas categorias prejudica quem concluiu o segundo grau.
    Para que curso superior?
    Para obrigar os jovens fazerem universidades , na maioria sao as particulares, e eles ficarem devendo ao Fies. Ganham as universidades, os seus donos ( como gilmar mendes e outros) e os alunos ficam com as dívidas Hummmm

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Pesquisas indicam que apoio popular contra escala 6×1 começa a perder força

Foto: Bruno Peres 

O apoio popular à proibição da escala 6×1 vem perdendo força nas últimas semanas, de acordo com diferentes medições de opinião pública. Segundo dados do Datafolha, da AtlasIntel, da Genial/Quaest e da Escuta Social da Abrasel indicam que esse apoio vem diminuindo à medida que o debate se estabelece e a população passa a conhecer os impactos econômicos, custos e o risco de piora dos serviços essenciais.

Em março de 2026, a Escuta Social da Abrasel registrou 73% de aprovação ao fim da escala 6×1 nas redes sociais. No mesmo período, o Datafolha apontava 71%. Já em 26 de abril, o indicador da Escuta Social caiu para 66%, sinalizando uma mudança na percepção em poucas semanas. Em 30 de abril, levantamento da AtlasIntel mostrou um patamar ainda mais baixo, com 59,4% de favoráveis.

Em 1º de maio, a Escuta Social indicou 67% de apoio, mas a tendência de queda voltou a aparecer na sequência. Em 8 de maio, o Datafolha registrou recuo para 64%. As perguntas das duas pesquisas do Datafolha não eram exatamente iguais, pois em maio a pergunta sobre o apoio era precedida por uma pergunta sobre o nível de conhecimento do assunto, mas as duas avaliaram o suporte à proibição. O percentual de 64% se repetiu no dia 9 de maio na Escuta Social da Abrasel. No levantamento da Genial/Quaest, o apoio, que era de 72% em dezembro, caiu para 68% em maio. O conjunto dos dados revela um desgaste gradual do apoio popular à proposta nos levantamentos mais recentes que permitem comparação temporal.

No caso específico do Datafolha, a Abrasel observa que as perguntas feitas em março e em maio tiveram formulações diferentes. Ainda assim, os resultados ajudam a mostrar uma mudança no ambiente de opinião: em março, quando a pergunta tratava da redução da jornada máxima de trabalho, o apoio foi de 71%; em maio, quando a pergunta passou a tratar diretamente da proposta de fim da escala 6×1, o apoio registrado foi de 64%.

A Escuta Social da Abrasel já aponta que a tendência de recuo segue, de forma ainda mais acelerada, no ambiente digital.

Para a Abrasel, esse movimento mostra que a sociedade não está simplesmente rejeitando o debate sobre qualidade de vida, mas passando a se perguntar: quem paga essa conta e como os serviços vão funcionar?

A Escuta Social da Abrasel é um sistema de medição contínua que acompanha a evolução da opinião pública a partir da análise de publicações e comentários em mídias sociais, como YouTube, Facebook, Instagram, X e TikTok, além de conteúdos publicados em grandes veículos jornalísticos e sites de opinião. O indicador funciona como um termômetro do debate público e permite identificar mudanças de percepção conforme novas informações passam a circular.

Mesmo diante dessa tendência, o Congresso Nacional tem acelerado a tramitação de projetos que tratam da proibição da escala 6×1. Para o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, há um claro descompasso entre o ritmo do Legislativo e o amadurecimento da discussão na sociedade.

A Tarde

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Moraes manda governo brasileiro adotar medidas para extraditar Zambelli

Screenshot

Foto: Vinicius Loures

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou nesta quarta-feira (20) que o Ministério da Justiça e o Itamaraty adotem as providências necessárias para iniciar o processo de extradição da ex-deputada federal Carla Zambelli.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

DATAFOLHA: Lula é visto como mais experiente e Flávio como mais inovador

Screenshot

Foto: Reprodução 

Levantamento do Datafolha divulgado na 3ª feira (19.mai.2026) mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é visto pelos brasileiros como o pré-candidato à Presidência mais experiente, enquanto o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) é percebido pelo eleitorado como o mais inovador.

A maior parte das entrevistas foi realizada antes da divulgação do áudio pelo Intercept Brasil no qual Flávio Bolsonaro pede dinheiro ao fundador do Banco Master, Daniel Vorcaro, para financiar o filme “Dark Horse”, que conta a trajetória do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) até chegar à Presidência.

Em relação à experiência, o petista tem 55%, enquanto o congressista aparece com 18%. Já entre os eleitores não alinhados –aqueles que escolhem o 3 em uma escala de 1 a 5, sendo 1 o bolsonarista mais convicto e o 5 o petista mais convicto– Lula soma 52% e Flávio Bolsonaro, 8%.

Já em relação ao pré-candidato mais moderno e inovador, o congressista tem 31%, enquanto o petista aparece com 11%. Entre os eleitores não alinhados, Flávio Bolsonaro soma 22% e Lula, 11%.

Moralidade pública

O levantamento também perguntou sobre moralidade pública. O petista foi visto como “mais corrupto” por 46% dos entrevistados, enquanto o congressista foi citado por 30%.

A pesquisa entrevistou 2.004 pessoas em 139 municípios de 12 a 13 de maio de 2026. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O grau de confiança do levantamento é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-00290/2026. O estudo custou R$ 307.641,60, pagos com recursos próprios.

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Senadora Zenaide relatou lei para acabar com a espera de 2 milhões de pessoas na fila do INSS

Foto: Divulgação

A lei que criou um mutirão nacional para acabar com a espera de 2 milhões de pessoas na fila para receber benefícios do INSS e do Departamento de Perícia Médica Federal é mais uma vitória da senadora Zenaide Maia (PSD) em defesa da saúde pública e da população do Rio Grande do Norte e de todo o país. Ela foi relatora da Medida Provisória que transformou a medida em lei.

Zenaide trabalhou no Congresso para acelerar a aprovação. Os mutirões do INSS começaram ainda no ano passado e reduziram em até sete meses a espera de milhares de pessoas. São casos como auxílio-doença e aposentadoria por invalidez, entre outros, que já estão sendo resolvidos pelo Governo Federal.

O programa relatado por Zenaide é socialmente indispensável, pois reduz a fila do INSS, garante justiça aos beneficiários legítimos e combate fraudes e irregularidades.

A força-tarefa de funcionários do governo, com médicos e outros servidores, funciona assim: prioridade na análise ou reavaliação para quem aguarda há mais de 45 dias ou tem decisão judicial sem cumprimento; avaliações sociais do BPC aceleradas; foco em casos com agendamento demorado ou ausência de atendimento local; e sistema com controle, metas e sem prejudicar o atendimento regular à população.

Do ponto de vista do impacto fiscal, a lei trabalhada por Zenaide pode gerar uma economia potencial de R$ 4,58 bilhões por ano com revisão de 2,4 milhões de benefícios assistenciais pagos a pessoas que precisam.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Morre recém-nascido resgatado após ser abandonado entre duas casas, na Paraíba

Foto: Reprodução 

Morreu, na noite desta terça-feira (19), o recém-nascido encontrado abandonado entre duas residências no distrito de Cupissura, em Caaporã, no Litoral Sul da Paraíba. Ele estava internado no Hospital Edson Ramalho, em João Pessoa.

O recém-nascido apresentava um corto-contuso na região frontal da cabeça. Durante a tentativa de recuperação, foi realizada um sutura na região do corte, mas ele já havia perdido muito sangue. Além disso, o bebê chegou a apresentar nove paradas cardiorrespiratórias.

O bebê foi localizado na manhã da terça-feira (19) por moradores da região, que ouviram barulhos vindos da parede de uma das casas. No primeiro momento, a suspeita era de que se tratava de um animal. Ao verificarem o local, os moradores encontraram o recém-nascido e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Segundo o coordenador do Samu de Caaporã, Janyo Carvalho, o bebê foi resgatado com vida e ainda estava com a placenta. Durante o atendimento, a equipe identificou que o recém-nascido era prematuro e apresentava hipotermia, arranhões pelo corpo e trauma no tórax.

Diante do quadro, o bebê foi encaminhado ao Hospital Municipal de Alhandra para os primeiros procedimentos. Em seguida, foi transferido de helicóptero para o Hospital de Trauma de João Pessoa e, posteriormente, levado para o Hospital Edson Ramalho.

G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Pré-candidatura de Pedro Filho já conta com apoios em mais de 100 municípios do RN

Foto: Divulgação

A pré-candidatura de Pedro Filho (PL) a deputado federal segue em ritmo de crescimento no Rio Grande do Norte e já reúne apoios políticos em mais de 100 municípios potiguares, consolidando seu nome como uma das candidaturas em ascensão para a disputa de 2026.

Líder evangélico e atualmente vereador em Assú, Pedro Filho vem ampliando alianças em todas as regiões do Estado, especialmente no Vale do Açu, onde desponta como forte nome na corrida proporcional e com tendência de ampla votação na região.

Com apoios já consolidados em mais de 100 cidades, Pedro Filho fortalece sua estrutura política e amplia competitividade para a disputa por uma vaga na Câmara dos Deputados. “Estamos construindo um projeto coletivo, ouvindo as pessoas, dialogando com as lideranças e defendendo valores que acreditamos”, afirmou Pedro Filho.

Jovem liderança política do estado, Pedro Filho tem se apresentado como defensor de pautas conservadoras, com atuação voltada à defesa da família, valorização dos princípios cristãos e fortalecimento dos municípios. Também se posiciona de forma crítica a propostas de liberação das drogas, tema que considera sensível para a segurança pública e para a proteção da juventude.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

MISTÉRIO: Licitação de publicidade do Governo continua parada

Screenshot

Foto: Reprodução 

Já são quase 60 dias que o Governo do RN iniciou a licitação de publicidade e até agora nada de resultado do julgamento das propostas. Estranho demais. E o mais grave: uma fonte do Blog do BG Paraíba (@blogdobgpb) revelou que não só não julgaram as propostas, como tem gente dentro do governo defendendo cancelar a licitação, pois alguma coisa não saiu como o “esperado”.

Lembrando que, nesta licitação, serão escolhidas 5 agências para atender às demandas do Governo, mais uma só para o Detran e uma outra só para o Idema. Com a palavra, a ASSECOM, Assessoria de Comunicação do Governo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Endividamento atinge 84,6% das famílias em Natal

Screenshot

Foto: Anderson Régis

O percentual de famílias endividadas em Natal chegou a 84,6% em março de 2026, de acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O cenário na capital potiguar acende um alerta para riscos econômicos imediatos como a perda do poder de compra das famílias e os impactos no consumo e na economia local, segundo análise do Instituto Brasileiro de Finanças Digitais (IFD). Além disso, a situação acende um alerta para o risco de aumento da inadimplência das famílias nos próximos meses.

O índice de 84,6% de endividamento em Natal supera a média nacional, estimada em 70%, e é superior ao registrado, por exemplo, em Recife (80,9%). O índice potiguar também se aproxima dos patamares observados no Ceará, onde 89% das famílias relataram ter dívidas a vencer (cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal, cheque pré-datado e prestações de carro e casa).

De acordo com o presidente do IFD, Rodrigo de Abreu, em Natal o risco econômico imediato é a perda de poder de compra. “Quando vai ao mercado, a família opta por produtos mais baratos ou, no limite; elimina certos itens da lista de compras, como a carne bovina”, disse.

Segundo o presidente, há dois fatores decisivos em Natal: em primeiro lugar, como a renda média é menor do que a média nacional, as famílias precisam mais de crédito para fechar as contas do mês. “Ao lado disso, como há muita informalidade no mercado de trabalho, o crédito é ainda mais caro”, comentou.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Gestão Fátima bezerra, criadora de imposto e arrecadação para o estado, para o cidadão fica o endevidamento. Parabéns pela gestão Fátima bezerra e Kadu Xavier. Vamos com Álvaro dias, melhor para o RN.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] Confusão em shopping durante ato por uso de banheiros femininos termina com vereadora trans no hospital após queda

Imagens: Reprodução/Luiz Bacci

Um vídeo divulgado nas redes sociais registrou o momento de uma confusão envolvendo a vereadora trans Benny Briolly, no Plaza Shopping, em Niterói, na noite desta terça-feira (19). As imagens mostram o tumulto gerado no local durante uma mobilização.

O episódio ocorreu durante o ato denominado “Libera o Meu Xixi”, organizado em defesa do acesso de mulheres trans a banheiros femininos. A movimentação gerou discussões e correria nos corredores do estabelecimento comercial.

Segundo informações divulgadas pela assessoria de imprensa da parlamentar, Benny Briolly teria sido empurrada por um homem ao tentar entrar no banheiro feminino. Com o impacto, a vereadora caiu e bateu a cabeça no chão.

A equipe da parlamentar informou ainda que, após a queda, ela apresentou uma alteração na pressão arterial. Diante do quadro, foi necessário acionar uma ambulância para realizar o socorro e encaminhá-la para atendimento médico.

Opinião dos leitores

  1. Estou vendo a hora, os hétero terem que deixar o planeta por causa dessa classe. Que tem mais direito que a constituição nacional!

  2. Era prá tá preso esse viado, e ser cassado por provocar desordem em local público, viado é viado e mulher é mulher.

  3. É homem trans, quando vai acabar essa cretinice????. As mulheres merecem RESPEITO e DIGNIDADE, fora trans dos WC femininos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] Janones chama Neymar de “vagabundo”, mas diz que vai torcer por ele na Copa

Imagens: Reprodução/Jovem Pan News

O deputado federal André Janones (Rede-MG) gerou forte repercussão nas redes sociais ao comentar a convocação do atacante Neymar para a Copa do Mundo de 2026. O parlamentar utilizou termos pesados ao se referir ao camisa 10 da Seleção Brasileira.

Mesmo chamando o atleta de “vagabundo” e afirmando publicamente que ele “não entende nada de política”, o deputado de esquerda recuou na postura de boicote. Janones declarou que irá torcer pelo desempenho do jogador no torneio mundial.

Na mesma manifestação, o congressista defendeu que a população brasileira deve voltar a celebrar as partidas da Seleção Brasileira e focar na Copa do Mundo. A postura ambígua do parlamentar dividiu opiniões e gerou debate imediato entre os internautas.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *