Foto: Ricardo Stuckert / PR / Arquivo
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai anunciar nesta segunda a suspensão da dívida do Rio Grande do Sul com a União por três anos, a contar de maio.
Neste período, a taxa de juros cobrada sobre as parcelas cairá a zero, de maneira a não fazer a dívida do estado aumentar.
A medida deve dar um alívio de R$ 11 bilhões ao governo do Rio Grande do Sul, que sofre com as chuvas fortes, que já causaram mais de 140 morrtes, devastou cidades e deixou milhares de desalojados.
Por isso, municípios em situação de calamidade e que têm dívida com o governo federal também serão alcançados pelo benefício.
O presidente Lula se reúne nesta tarde com o governador Eduardo Leite para definir os detalhes.
A proposta do governo, que precisará ser aprovada peo Congresso, prevê que o dinheiro economizado deve ser integralmente destinado a um fundo público específico para financiar ações de enfrentamento e mitigação dos danos decorrentes da calamidade pública, bem como suas consequências sociais e econômicas.
O dinheiro poderá ser usado para obras de reconstrução, melhoria ou ampliação da infraestrutura afetada, mitigação de efeitos do fenômeno que causou a calamidade, contratação de mão de obra temporária, financiamento e subvenções para remoção de famílias e empresas de áreas de risco, aquisição de materiais e equipamentos e contratação de serviços necessários ao enfrentamento da tragédia.
A dívida suspensa será atualizada pelo IPCA e reincorporada ao saldo devedor. Hoje, a dívida é corrigida por IPCA + 4%.
Fonte: O Globo
Gustavo Malafra só comenta sobre este desgoverno. Isso é uma vergonha este desgoverno em vez de dar anistia a um estado que está passando momentos difíceis e que levará anos para se recompor e aí fica adiando dívidas.FORA LULA>
E ainda tem acéfalos que falam mal do nosso presidente. Bom mesmo era o antigo que nas tragédia ia passear de jet-ski e incomodar as baleias.
Já que vc nunca esquece o passado é bem deveria que foi melhor governo da história , o antigo segurou o país por 2 anos de pandemia mundial , dando comida, dinheiro enquanto pessoas como vc falavam : fique em casa , se fosse seu ladrão , ex presidiário , maior bandido da história do país , tinha morrido metade do Brasil , uma crise dessa ( não diminuindo a tragédia), ele fica todo perdido e só mete os pés pelas mãos , ah já que vc fica muito no passado , vê aí o q grande ministro Paulo Guedes faz com todos , todos estados do Brasil na pandemia , acho q os acéfalos estão do lado do LLL.
Acho que esse tal de Gustavo, tem um amor reprimido pelo ex-presidente…
Ele acorda, passa o dia e dorme pensando em Bolsonaro…
Pode ser trauma de infância…
Aconselho procurar um psicólogo ou psiquiatra…