Foto: Reprodução/ Ricardo Stuckert / PR
O governo Lula já se movimenta, nos bastidores, para tentar influenciar os rumos da comissão especial que debaterá o projeto da regulamentação da inteligência artificial no Brasil. O colegiado será ser instalado em maio.
Segundo parlamentares que acompanham o tema, o Palácio do Planalto atua para incluir no texto que será elaborado pelo relator da comissão, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), trechos sobre regulamentação das redes sociais.
A primeira sessão da comissão especial sobre o projeto de IA está marcada para o próximo dia 20 de maio. O acordo prevê que, na ocasião, a deputada Luísa Canziani (PSD-PR) seja eleita como presidente do colegiado.
Projeto parado
O projeto de regulamentação das redes, conhecido como PL das Fake News, está parado na Câmara há quase um ano. Em junho de 2024, o então presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), anunciou um grupo de trabalho sobre o tema.
O grupo, contudo, nunca funcionou. Apesar disso, o governo nunca desistiu totalmente do projeto. Sempre que pode, o próprio Lula defende que o Congresso vote a regulação das redes sociais — de preferência, antes da eleição de 2026.
Nos bastidores, entretanto, parlamentares do Centrão rechaçam a tentativa do governo de incluir a regulamentação de redes sociais no projeto que discute a regulação da inteligência artificial no país.
Metrópoles – Igor Gadelha
A extrema esquerda sonha em acabar com as redes sociais.
A aprovação deste projeto só irá para frente se o desgoverno liberar alguns bilhões de reais aos parlamentares, e não ficarei surpreso se isso acontecer , os canalhas do centrão e do desgoverno fazem tudo por dinheiro.