Diversos

Homens são alvo em SP de 93% dos casos de ‘Boa Noite, Cinderela’

Desnorteado, um consultor de tecnologia de 36 anos acordou em cima de um papelão em um galpão no Brás, sem celular, dinheiro, tênis, sem quase nada. A noite anterior havia começado em uma balada na Rua Augusta. “Em que momento doparam a minha bebida? Eu sinceramente não sei”, disse em depoimento ao G1.

Dados exclusivos obtidos pelo G1 mostram que, na cidade de São Paulo, 93% das vítimas do golpe “boa noite, Cinderela” são homens, e o objetivo do crime é roubar quem sofreu o golpe. Os números revelam ainda que os crimes estão concentrados na região central, no entorno de bares e casas noturnas.

As estatísticas são de janeiro de 2016 a agosto de 2017. Os dados são da Secretaria da Segurança Pública e foram obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação. Como o golpe não é tipificado criminalmente, a reportagem solicitou à pasta os boletins de ocorrência que fazem referência ao termo “boa noite, Cinderela” no histórico, parte do BO que conta como o crime ocorreu. A maior parte dos casos é registrada como roubo ou furto.

O caso com o consultor de tecnologia aconteceu em agosto deste ano. Ele estava em uma casa noturna quando começou a se sentir mal. “Meio mole, nunca havia ficado dessa forma, não era a sensação de estar bêbado”. Como se sentia cada vez pior, decidiu ir embora. “Minha visão começou a ficar turva e comecei a ter ânsia”.

Depois de sair da balada, ele tentou caminhar até um ponto de táxi na Rua Peixoto Gomide. “Não aguentando mais, sentei na calçada para vomitar e tudo começou a rodar e ficar embaçado, quando de repente uma pessoa chegou perto de mim, me levantou e me colocou dentro de um carro. Lembro de ter perguntando se era um táxi e a pessoa afirmou que sim. Quando entrei no suposto táxi, eu simplesmente apaguei e não lembro de mais nada”. Além dos danos materiais, fica o trauma de um golpe destes.

“Agora eu não tomo mais drinks, só bebidas lacradas que eu mesmo possa abrir”.

Os dados indicam ainda uma tendência que pode ajudar a explicar as motivações dos crimes. Para se ter uma ideia, os homens foram vítimas de 114 dos 123 boletins de ocorrência analisados (93% do total). Neles, quase todos os golpes resultaram em roubo ou furto. Há ainda dois casos em que, além do roubo, as vítimas foram estupradas.

Já entre as mulheres, vítimas menos frequentes deste crime (6% do total), o estupro é o resultado predominante para as vítimas. Foram sete registros de boletins de ocorrência feitos por mulheres e cinco delas (71%) sofreram estupro após o golpe.

Foto: (Arte G1)

Cada caso é único, mas as investigações policias indicam um padrão no golpe. O autor costuma ser uma pessoa atraente, que se aproxima para o flerte com a promessa de companhia para a noite. A abordagem inicial geralmente é feita em bares, baladas ou até mesmo na rua, mas o crime se concretiza fora dali. Muitas vezes a vítima leva o criminoso para sua própria casa, ou é levada para hotéis de baixo custo, sem controle de entrada e saída de hóspedes ou câmeras de segurança que funcionem.

É comum que os criminosos atuem em dupla. “Principalmente nos casos de vítima homem, por causa de uma eventual contenção física da vítima”, explica Júlio Cesar dos Santos Geraldo, delegado do 4º Distrito Policial, na Consolação, um dos lugares com mais registros na cidade.

Um dos casos investigados pela delegacia aconteceu no dia 9 de abril, na Rua Augusta. Um homem de 32 anos contou à polícia que estava em uma casa noturna, conheceu um rapaz e o levou para sua casa. Quando acordou, não se lembrava de nada e teve pertences roubados. Também na Augusta, cinco meses antes, um supervisor de 26 anos contou que havia saído com um rapaz quando teve um lapso e não se recorda de mais nada. O autor do crime o roubou e fez compras no valor de R$1.930 com seu cartão.

A substância usada deixa a vítima vulnerável, e, antes de “apagar”, muitas vezes ela acaba fornecendo informações pessoais sigilosas. “O autor do crime, com acesso a informações bancárias como a senha, levava o cartão para fazer compras ou saques fora do local onde a vítima está. Atualmente, nós começamos a receber a notícia de que o autor já traz consigo uma maquininha, dessas de crédito ou débito”, alerta o delegado.

Apesar de geralmente ser aplicado em bebidas alcoólicas, bebidas sem álcool também podem ser adulteradas, como aconteceu no dia 14 deste mês. Um professor de 51 anos foi abordado na Rua Marquês de Itu, no Centro, em frente a uma casa noturna. Ele foi com o homem para um hotel da região, que lhe ofereceu um refrigerante. O professor não quis, o criminoso mostrou uma faca e exigiu que ele ingerisse a bebida. A vítima, coagida, bebeu e perdeu os sentidos. Quando acordou, estava sem seus pertences: celular, anel, cordão, pulseira, relógio e R$150.

Segundo a polícia, o número de casos é maior do que os que foram registrados, porque a vítima destes casos muitas vezes sente vergonha por ter caído no golpe. Algumas alegam, por exemplo, que sofreram um assalto à mão armada. Há casos ainda de homens casados ou comprometidos que não querem registrar o encontro com outra pessoa.

Para evitar o crime, o delegado sugere que, em um primeiro encontro, a pessoa vá sempre em um local onde é conhecida. “Sem qualquer moralismo, as pessoas devem tomar cuidado em um primeiro encontro. Ela não deve, salvo se estiver muito segura pra isso, levá-la pra sua residência nem tão pouco pra um local escolhido pelo outro”. Se for o caso de um hotel, o policial disse que o ideal é que seja um local que tenha registro de entrada e saída, e que a pessoa faça questão de se registrar.

Onde o crime acontece?

A maior parte dos casos acontece na região central da cidade. A República é o bairro com mais registros (35), seguida da Consolação (11), Santo Amaro (10), Santa Cecília (8) e Pinheiros (8). Quando se analisa os locais, a maioria acontece em via pública (27), seguido de casa/apartamento (24), bar (18), hotel/motel (9) e boate (7). Do total de casos, 28 não foram informados o tipo de local.

O 77º DP, em Santa Cecília, e o 4º, na Consolação, lideram o número de golpes. Isso acontece por causa da dinâmica da vida noturna no Centro de São Paulo. As festas costumam começar na região da Rua Augusta, Largo do Arouche e Frei Caneca, área do 4º DP. Conforme a noite avança, muitos dos crimes se concretizam em hotéis de baixo custo nas ruas Bento Freitas e Rego Freitas, área do 77º.

(Foto: Arte G1)

Que substância é usada?

Mais de uma mistura pode ser usada para se aplicar o golpe. De acordo o psiquiatra Dartiu Xavier, é comum a associação de duas substâncias: calmantes indutores de sono somados com, ou quetamina (usada como anestésico), ou GHB (usado no tratamento de dependências), e até cocaína.

O calmante é o que causará o apagão de memória. Já a quetamina e o GHB, se estiverem em grandes quantidades, deixam a vítima muito vulnerável. “A pessoa não sabe quem é direto nem onde está”, explica Dartiu.

Essas substâncias só podem ser vendidas com receita médica. “Mas sabemos que existe um mercado paralelo dos remédios”, disse o psiquiatra.

Festas criam táticas para barrar golpe

A sensação de uma nova onda de golpes de “boa noite, Cinderela” fez com que um grupo de produtores de festas de São Paulo criassem táticas para tentar barrar o golpe.

O produtor Tiago Guiness, da festa Tenda, que acontece na casa noturna L’amour, disse que procurou encarar o problema “um pouco mais de frente”. No início deste ano ele fez uma campanha para alertar o público e criou um personagem, a “Cinderela esperta”, que “cuida do próprio copo e não aceita bebidas de estranhos”. O folder foi colado não só na festa, como distribuído para donos de clubes noturnos.

A preocupação dos produtores de festas aumentou depois da morte do produtor carioca Mateus Pagalidis, de 26 anos, que a polícia suspeita ter relação com o uso do “boa noite, Cinderela”. Após ficar dois dias desaparecido, ele foi encontrado morto no dia 5 de setembro, na Zona Norte da cidade. Antes de desaparecer, o produtor entrou em um táxi e dizia ter sido vítima de um golpe. Procurada sobre as investigações deste caso, a SSP informou que a polícia “aguarda o resultado dos laudos periciais”.

Produtores de festas em São Paulo se reuniram em setembro para discutir golpe (Foto: Reprodução/Facebook)

No dia seguinte em que o corpo do produtor foi encontrado, 6 de setembro, produtores de cerca de 20 festas se reuniram na República para discutir como evitar o golpe.
O grupo falou, por exemplo, sobre a importância de orientar toda a equipe da festa, desde os seguranças aos barmans.

A produtora da festa Voodoohop, Ana Mendes, era uma das presentes. Ao G1, ela disse que “estão todos atentos nas festas”. Ela conta que a festa já conta com seguranças à paisana que observam movimentações suspeitas durante os eventos.

Outra festa que também trabalha com seguranças à paisana é a Catuaba. O DJ do evento, Maurício Lima, disse que passou a ouvir mais sobre o crime há três meses. “E a gente já alerta no evento no Facebook: cuide dos seus pertences, cartões, celulares, cuidado com seu copo”.

G1

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Inmet faz alerta de chuvas intensas para cidades da região Oeste do RN

Imagem: reprodução/Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu neste domingo (15) aviso para 44 cidades do Oeste do Rio Grande do Norte, válido da meia-noite até as 23h59.

A região está sob alerta amarelo (perigo potencial) ao longo do dia e, desde a manhã de sábado (14), também enfrenta alerta laranja (perigo), que abrange 34 municípios e segue até o fim deste domingo.

O nível laranja indica previsão de chuvas entre 30 e 60 mm por hora ou 50 a 100 mm por dia, além de ventos de 60 a 100 km/h, com risco de alagamentos, quedas de galhos, interrupções no fornecimento de energia e descargas elétricas.

Cidades sob alerta laranja

  • Água Nova
  • Alexandria
  • Almino Afonso
  • Antônio Martins
  • Coronel João Pessoa
  • Doutor Severiano
  • Encanto
  • Francisco Dantas
  • Frutuoso Gomes
  • Itaú
  • João Dias
  • José da Penha
  • Lucrécia
  • Luís Gomes
  • Major Sales
  • Marcelino Vieira
  • Martins
  • Paraná
  • Pau dos Ferros
  • Pilões
  • Portalegre
  • Rafael Fernandes
  • Riacho da Cruz
  • Riacho de Santana
  • Rodolfo Fernandes
  • São Francisco do Oeste
  • São Miguel
  • Serrinha dos Pintos
  • Severiano Melo
  • Taboleiro Grande
  • Tenente Ananias
  • Umarizal
  • Venha-Ver
  • Viçosa

Alerta amarelo

 

No alerta amarelo, são previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 mm ao longo do dia, além de ventos intensos entre 40 e 60 km/h.

Municípios sob alerta amarelo

  • Água Nova
  • Alexandria
  • Almino Afonso
  • Antônio Martins
  • Apodi
  • Caraúbas
  • Coronel João Pessoa
  • Doutor Severiano
  • Encanto
  • Felipe Guerra
  • Francisco Dantas
  • Frutuoso Gomes
  • Governador Dix-Sept Rosado
  • Itaú
  • Janduís
  • João Dias
  • José da Penha
  • Lucrécia
  • Luís Gomes
  • Major Sales
  • Marcelino Vieira
  • Martins
  • Messias Targino
  • Olho d’Água do Borges
  • Paraná
  • Patu
  • Pau dos Ferros
  • Pilões
  • Portalegre
  • Rafael Fernandes
  • Rafael Godeiro
  • Riacho da Cruz
  • Riacho de Santana
  • Rodolfo Fernandes
  • São Francisco do Oeste
  • São Miguel
  • Serra Negra do Norte
  • Serrinha dos Pintos
  • Severiano Melo
  • Taboleiro Grande
  • Tenente Ananias
  • Umarizal
  • Venha-Ver
  • Viçosa

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Carnaval de Ceará-Mirim supera 60 mil pessoas nos dois primeiros dias e consolida sucesso de público e organização

Os dois primeiros dias do Carnaval de Ceará-Mirim 2026 já confirmam o sucesso da edição deste ano. Mais de 60 mil pessoas passaram pelos polos da festa, especialmente em Muriú e Jacumã, consolidando o evento como um dos maiores do Rio Grande do Norte.

A programação descentralizada, a grande estrutura montada e o planejamento estratégico garantiram tranquilidade aos foliões, turistas e veranistas. O esquema de segurança integrado contou com a atuação da Guarda Municipal, Polícia Militar e equipes de saúde, assegurando um ambiente organizado e preparado para atender o público com eficiência.

Outro ponto positivo foi a atuação das equipes de limpeza e apoio logístico, que trabalharam antes, durante e após os shows, mantendo os polos organizados e reforçando o cuidado com o espaço público e o litoral.

“Preparamos uma programação com muito carinho para nossa população, turistas e veranistas. O Carnaval foi fortalecido na gestão do ex-prefeito Júlio César e, hoje, Ceará-Mirim se consolida como um dos maiores carnavais do Rio Grande do Norte, com organização, segurança e participação popular”, afirmou o prefeito Antônio Henrique.

Além da grande presença de público, o evento já começa a refletir impacto positivo na economia local, movimentando comércio, rede hoteleira, ambulantes e prestadores de serviço.

Programação deste domingo no Polo Muriú:

* A partir das 12h – Orquestra
* A partir das 17h – Jonas Esticado, Circuito Musical, Giullian Monte, Swellen Pimentel, Vidama e Joãozinho

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Márcia Felipe abre shows do polo Ginásio Nélio Dias no Carnaval de Natal

A programação do polo do Ginásio Nélio Dias no Carnaval de Natal teve início neste sábado (14), com uma noite de animação e grande participação do público da Zona Norte da capital. Aproximadamente 25 mil pessoas prestigiaram a abertura da festa, que contou com shows de Márcia Felipe, Pagode do Coxa, Cavaleiros do Forró e Soanata.

Responsável por abrir a programação, Márcia Felipe levantou o público com um repertório que fez os foliões cantarem em coro. Entre os sucessos, clássicos como “Sem Mentir” e “Sim Pra Mim”, além de hits tradicionais do axé que marcaram diferentes gerações.

“Ficamos muito felizes porque os potiguares sempre nos acolhem, nos recebem bem, com uma energia surreal. Eu sou a primeira artista da noite e todo mundo está com o astral lá em cima. Eu fico muito grata”, afirmou a cantora. Além do polo Nélio Dias, a artista também se apresentou no polo de Ponta Negra na mesma noite.

Crianças, jovens e adultos aproveitaram um repertório diversificado, com forró, pagode, funk e axé. Para Ramon, vocalista da banda potiguar Cavaleiros do Forró, a recepção do público foi especial. “Estivemos aqui também no ano passado e agradecemos ao prefeito Paulinho Freire. A nossa Zona Norte é riqueza demais, é um prazer estar aqui sempre. Trouxemos muita energia positiva, um repertório dançante e animado como a galera já conhece”, afirmou.

O impacto positivo do Carnaval não ficou apenas no público, mas também pôde ser sentido pelo comércio local. Jair Wilson, que trabalha há mais de 30 anos com o filho no Chapeuzinho do Espeto, destacou a organização do evento. “Esse evento de hoje aqui está excelente. Nós estamos dentro da festa. Então, eu dou nota 10 para a organização”, disse.

A secretária municipal de Cultura, Iracy Azevedo, ressaltou o esforço da gestão municipal para garantir uma programação acessível, estruturada e segura em todas as regiões da cidade. “A Prefeitura tem trabalhado para oferecer um Carnaval pensado para todos, com diversidade de atrações, estrutura ampliada e segurança reforçada. A proposta é que cada natalense possa viver a festa perto de casa, com conforto, tranquilidade e valorização da nossa cultura”, afirmou.

A primeira noite contou ainda com a presença do Rei Momo do Carnaval 2026, Ottis Ferreira, e da Rainha do Carnaval deste ano, Lorena Dantas, que participaram da celebração junto aos foliões.

Assim como nos demais eventos promovidos pela Prefeitura do Natal, foram montados espaços reservados e próximos ao palco para pessoas com deficiência e pessoas com mobilidade reduzida (área PCD), garantindo acesso, inclusão e a participação igualitária de todos.

O Transporte Folião também tem feito a diferença neste Carnaval, com deslocamento gratuito. As linhas especiais identificadas como SE (Serviço Eventual) e todas as linhas da rede Corujão integram o projeto, operando sem cobrança de tarifa.

Saiba como chegar

Polo Nélio Dias (14h às 0h)

Chegada ao polo
• SE4 – Parque dos Coqueiros: a partir das 18h
• SE25 – Expresso Redinha/Nélio Dias: a partir das 14h

Saída dos shows (23h30 às 3h30)
• SE4 – até Parque dos Coqueiros
• SE5 – até Igapó
• SE6 – até Redinha
• SE15 – Zona Leste (dia 17 apenas): Praia do Meio, Cidade Alta, Alecrim e Dix-Sept Rosado
• SE16 – Zona Oeste/Sul: Bairro Nordeste, Bom Pastor, KM-06 e Rodoviária/Candelária

A programação deste domingo segue com os shows de Além do Normal, Luiz Caldas, Jonas Esticado e Dan Ventura.

Com apresentação de Esportes da Sorte, o Carnaval de Natal é uma realização da Prefeitura do Natal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Carnaval de Parnamirim: 100 mil pessoas lotam a avenida ao som de Banda Grafith e Márcia Felipe

O Carnaval do Povo de Parnamirim viveu mais uma noite histórica neste sábado (14), com público recorde e quase 100 mil pessoas circulando pela área dos shows. Em cima do trio, Banda Grafith e Márcia Felipe levantaram a multidão ao longo da Avenida Márcio Marinho, consolidando uma festa marcada por energia, organização e grandes apresentações. A estrutura preparada pela gestão Nilda garantiu segurança, atendimento em saúde, ações de assistência social e mobilidade urbana, assegurando tranquilidade para os foliões.

O impacto econômico também foi expressivo, com ambulantes e comércio local registrando forte movimentação. A prefeita Nilda Cruz acompanhou a programação de perto e celebrou o sucesso de público e organização.

A folia continua neste domingo com mais uma grande programação. No palco, se apresentam Bethown e Jubileu, Iva Cantora e Banda Caso Sério. No trio elétrico, a animação fica por conta de Dan Ventura e Rái Saia Rodada.

A programação inclui ainda o mini trio com Banda Kids e os pranchões com Maxson Comando e Soanata, além de Pedro Lyan e Circuito Musical, mantendo o ritmo de uma das maiores festas populares do Rio Grande do Norte.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PAPO DE FOGÃO: Confira as receitas de bife dos pedreiros com tortilla de macaxeiras; e drink Pina Cocada

BIFE DOS PEDREIROS E TORTILLA DE MACAXEIRAS 

BIFE DOS PEDREIROS
Ingredientes:
1 filet mignon (1,5 kg aproximadamente)
2 pimentões vermelhos
3 cebolas branca
200g de queijo parmesão
Sal, pimenta do reino e azeite a gosto

Modo de preparo:
Limpar o filet mignon, tirar as pontas, deixando apena a parte do meio.
Cortar porções de 10cm, 4 porções.
Colocar os pimentões, a cebola numa assadeira/placa e temperar com azeite, sal e pimenta do reino.
Levar para assar no forno a 200 graus por 20 minutos.
Deixe esfriar, descascar, cortar finamente e reservar.
Com uma faca bem afiada abra o filé como um bife grande.
Com o bife aberto, rechear com o pimentão, a cebola e o parmesão, enrolar e amarrar com barbante de cozinha.
Aqueça bem uma panela de ferro mineira e selar a fogo forte 1 minuto por todos os lados aproximadamente.
Se quiser bem passado, finalizar no forno bem aquecido por 5 minutos.

Tempo de preparo: 15 min
Tempo de cozimento: 26 min

TORTILLA DE MACAXEIRAS
Ingredientes:
500g de macaxeira
Coentro
Alho
3 ovos
1L de água
Sal e pimenta do reino a gosto
Azeite
Óleo para fritar

Modo de preparo:
Descascar as macaxeiras e cozinhar em panela de pressão por 8 min. Dexar esfriar, fritar em pedaços pequenos.
Num bowl bater 3 ovos, o alho fatiado, o coentro, o sal e pimenta, amassar a macaxeira frita. Misturar bem.
Em uma frigideira coloque um pouco de azeite e coloque o creme da tortilla, deixando cozinhar 5 minutos por cada lado.

Tempo de preparo: 8 min
Tempo de cozimento: 20 min

DICA RÁPIDA

PINA COCADA

Ingredientes:
50ml Cachaça Cristal
50ml Redução de abacaxi
25ml Xarope coco queimado
5ml Limão Tahiti
Gelo a vontade

Modo de preparo:
Encha a taça coupet com gelo para resfriar.
Coloque todos os ingredientes numa coqueteleira, com o gelo que estava na taça e misture bem.
Coe direto pra taça coupet.
Enfeite com um pouco da raspa do coco queimado, umas folhinhas do abacaxi e sirva em seguida.

Tempo de preparo: 7 min

REDUÇÃO DE ABACAXI
Ingredientes:
1 abacaxi

Modo de preparo:
Descasque o abacaxi e corte em cubos.
Bata no liquidificador até ficar bem batido.
Coe os bagaços e leve para o fogo baixo para reduzir durante 15 minutos após levantar fervura.
Duração de 15 dias em geladeira ou 6 meses no congelador.

Tempo de preparo: 8 min
Tempo de cozimento: 20 min

XAROPE DE COCO QUEIMADO
Ingredientes:
2 cocos secos
1 copo de açúcar
2 copos de água

Modo de preparo:
Raspe 2 cocos secos e leve ao fogo baixo com 1 copo de açúcar, mexendo sempre até dourar.
Adicione 2 copos de água e abafe.
Após esfriar, coar e levar pra geladeira ou congelador.
Duração de 30 dias em geladeira ou 12 meses no congelador.
O bagaço do coco pode ser levado ao fogo novamente, para dourar e servir de guarnição.

Tempo de preparo: 10 min
Tempo de cozimento: 15 min

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Homem é preso em Areia Branca após tentar vender maconha a policiais da Rocam

Um homem foi preso no município de Areia Branca, litoral norte do RN, após tentar vender drogas a um grupo de policiais militares da Rocam (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas) que estavam em horário de folga.

Os militares lotados em Natal foram escalados para reforçar o policiamento em Areia Branca durante o Carnaval. A ocorrência na manhã de sábado foi relatada pelo perfil @rocaniano14, no Instragram.

Segundo o publicação, os policiais de folga foram abordados pelo homem que lhes ofereceu maconha por R$ 40. Os militares então deram voz de prisão ao indivíduo, que também portava uma faca na cintura. Após ser detido, ele foi levado para a delegacia.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

CARNAVAL EM NATAL: Programação deste domingo (15) tem Rai Saia Rodada, Jorge Aragão e É o Tchan

Fotos: reprodução/Prefeitura de Lagoinha-PB | Adriano Von Markendorf/Governo do Paraná | Gustavo Santos / É O Tchan

Shows gratuitos e programação espalhada por diferentes regiões marcam o Carnaval de Natal neste domingo (15). A cidade recebe atrações musicais em três polos oficiais, além do tradicional Baile das Kengas, no Centro Histórico.

Em Ponta Negra, a programação reúne estilos variados, com apresentações de Raí Saia Rodada, Jorge Aragão, É o Tchan e Pagode do Coxa. Já na Avenida da Alegria, na Zona Norte, Raí Saia Rodada se apresenta novamente, ao lado de Ricardo Chaves e Capilé.

No Ginásio Nélio Dias, o destaque é Luiz Caldas, que faz seu segundo show no Carnaval da capital. O dia também inclui o Baile das Kengas, que terá como uma das atrações a cantora Karol Conká.

Polo Praia de Ponta Negra

Engorda de Ponta Negra – a partir das 19h

  • Raí Saia Elétrica
  • É o tchan
  • Jorge Aragão
  • Pagode do Coxa

 

Polo Avenida da Alegria

Redinha – concentração a partir das 14h

  • Raí Saia Rodada
  • Capilé
  • Ricardo Chaves

Polo Ginásio Nélio Dias

Estacionamento do Ginásio Nélio Dias – a partir das 19h

  • Além do Normal
  • Luiz Caldas
  • Jonas Esticado
  • Dan Ventura

 

Polo Petrópolis (Largo do Atheneu)

 

  • Bloco as Cinquentas

 

Avenida Praia de Ponta Negra

 

  • Fobica do Jubila (concentração a partir das 16h

 

Centro Histórico – Baile das Kengas

Concentração a partir das 14h

  • Orquestra de Frevo
  • DJ Samir
  • Will Cantor
  • Karol Conká
  • Gege/Gigi

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Nove ministros do STF e 12 parentes próximos são sócios de ao menos 31 empresas

Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo

Nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e 12 parentes diretos mantêm participação societária em ao menos 31 empresas ativas no país. Parte delas atua nas áreas de advocacia, ensino jurídico e mercado imobiliário.

O número pode ser maior, já que a legislação permite a existência de sócios ocultos, não visíveis em registros públicos. A apuração incluiu empresas em nome de ministros, cônjuges e filhos, além de casos com indícios de ligação indireta e companhias registradas em nome de ex-cônjuges com separação recente.

Embora legais, as participações levantam questionamentos sobre conflitos de interesse e imparcialidade, especialmente em casos que envolvem setores econômicos ou instituições com ligação direta ou indireta aos magistrados ou seus familiares.

A Lei Orgânica da Magistratura autoriza juízes a serem sócios e a receberem dividendos, desde que não exerçam funções administrativas. Não há restrição legal para familiares. Em sessão recente, o ministro Alexandre de Moraes afirmou que críticas a esse tipo de participação são feitas “de má-fé”.

O caso mais sensível envolve Dias Toffoli, que admitiu participação na holding Maridt, ligada ao resort Tayayá, vendido a um fundo do ex-banqueiro Daniel Vorcaro. A relação levou ao seu afastamento da relatoria de um processo, após a Polícia Federal apontar possível suspeição.

Entre os ministros, Gilmar Mendes concentra o maior número de participações empresariais, com sociedades diretas e indiretas em empresas de educação, agropecuária e advocacia. Seus filhos e ex-esposa também mantêm vínculos societários ativos.

Outros ministros aparecem com participações próprias ou por meio de familiares, como Cristiano Zanin, Kassio Nunes Marques, André Mendonça e Flávio Dino. Já Luiz Fux e o presidente da Corte, Edson Fachin, não possuem empresas em seus nomes, mas têm filhos com sociedades registradas.

Veja a lista abaixo:

ALEXANDRE DE MORAES

Empresas de parentes

  1. Barci de Moraes Sociedade De Advogados – Esposa e dois filhos
  2. Lex – Instituto de Estudos Jurídicos Ltda – Esposa e três filhos
  3. Barci e Barci Sociedade de Advogados – Esposa e filha

ANDRÉ MENDONÇA

Empresas ligadas ao ministro

  1. Integre Cursos e Pesquisa Em Estado De Direito E Governança Global Ltda – Sócio

Empresas de parentes

  1. Instituto Iter – Esposa foi sócia, e segue vendendo cursos do ministro
  2. Editora Iter – Instituto Iter é sócio

CRISTIANO ZANIN

Empresas ligadas ao ministro

  1. Attma Participacoes Ltda – Sócio
  2. Instituto Lawfare – Sócio

Empresas de parentes

  1. Triza Participacoes Ltda – Esposa
  2. Zanin Martins Advogados – Esposa
  3. Mito Participacoes Ltda – Esposa

DIAS TOFFOLI

Empresas ligadas ao ministro

  1. Maridt Participações S.A – Sócio oculto

EDSON FACHIN

Empresas de parentes

  1. Anfabi Servicos Medicos Ltda – Filha
  2. Empresa Paranaense de Locação de Equipamentos Médicos Para Cirurgia Fetal Ltda – Filha
  3. Mahalta Participacoes Ltda – Filha
  4. Fachin Advogados Associados – Filha

FLÁVIO DINO

Empresas ligadas ao ministro

  1. IDEJ (Instituto de Estudos Jurídicos) – Dinamo Educacional – Sócio

GILMAR MENDES

Empresas ligadas ao ministro

  1. Roxel Participacoes Ltda – Sócio
  2. M&F Armazens Ltda (Mt Crops) – Roxel é sócia
  3. Gmf Agropecuária – Roxel é sócia
  4. Instituto Brasileiro De Ensino, Desenvolvimento E Pesquisa Idp – Ltda – Roxel é sócia
  5. Loja Idp Ltda – IDP é sócio
  6. Idp Cursos E Projetos Ltda – Roxel é sócia

Empresas de parentes

  1. Schertel Ferreira Mendes Advogados – Filho
  2. Laura Schertel Mendes – Sociedade Individual De Advocacia – Filha

LUIZ FUX

Empresas de parentes

  1. Fux Advogados – Filho
  2. Rodrigo Fux Advogados Associados – Filho

NUNES MARQUES

Empresas ligadas ao ministro

  1. Ifs Patrimonial Ltda (Nunes & Marques Administradora De Imóveis) – Sócio
  2. Educacional e Capacitação Ltda – Sócio

Empresas de parentes

  1. Kevin De Carvalho Marques Sociedade Individual De Advocacia – Filho
  2. Iptg – Instituto De Pesquisa E Gestao Tributaria Ltda – Filho

Com informações de Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Economia brasileira desacelera e fará PIB ter menor alta desde 2020

Foto: Arquivo/GES

A economia brasileira começa 2026 em ritmo mais fraco, com desaceleração da atividade e inflação ainda resistente. A combinação deve levar o PIB a crescer cerca de 2,3%, o menor avanço desde 2020, enquanto a inflação em 12 meses subiu para 4,44% em janeiro, acima do centro da meta.

O cenário é de contradição: juros elevados já esfriam consumo, crédito e produção, mas os preços não cedem na mesma velocidade. O IPCA ficou em 0,33% em janeiro e as projeções indicam aceleração em fevereiro, o que aumenta a cautela do Copom sobre o início do ciclo de cortes da Selic em março.

Economistas apontam que a desaceleração se intensificou no segundo semestre de 2025, refletindo o aperto monetário mais forte em duas décadas. Comércio, indústria e serviços perderam fôlego, com crescimento menor e limitações estruturais, como baixa produtividade. Ao mesmo tempo, a inflação de serviços segue pressionada, mantendo as expectativas elevadas.

O mercado se divide sobre a intensidade do primeiro corte de juros: parte vê espaço para redução de 0,50 ponto percentual, enquanto outra aposta em movimento mais contido, de 0,25 ponto. O desafio do Banco Central do Brasil será calibrar a política monetária diante de uma economia que desacelera, mas ainda convive com inflação acima do desejado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Extratos comprovam repasses milionários de Daniel Vorcaro para empresa de ministro Dias Toffoli

Foto: Fábio Vieira e Wilton Júnior/Estadão Conteúdo

Fundo ligado ao empresário Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, movimentou R$ 35 milhões na compra de parte da participação do ministro do STF Dias Toffoli no resort Tayayá, no Paraná, segundo extratos obtidos pelo Estadão. Os aportes ocorreram em datas coincidentes com a formalização da sociedade entre o fundo e a empresa da família do ministro.

Os recursos foram realizados por meio de uma estrutura de fundos controlada pelo pastor Fabiano Zettel, cunhado de Vorcaro. Segundo a Polícia Federal, mensagens extraídas do celular do banqueiro mostram cobranças por esses repasses e ordens diretas para a liberação dos valores. Documentos apontam que o fundo Arleen, abastecido pelo fundo Leal, adquiriu participação relevante no empreendimento avaliado em mais de R$ 200 milhões.

LEIA TAMBÉM: Vorcaro foi cobrado por aportes e determinou repasses que totalizaram R$ 35 milhões a resort do qual Toffoli era sócio

As informações integram relatório encaminhado ao Supremo Tribunal Federal, que também detalha a venda posterior da participação remanescente da empresa Maridt, ligada a Toffoli. Após a divulgação do material, o ministro deixou a relatoria do inquérito do Banco Master, que passou ao ministro André Mendonça. Toffoli admite ter recebido dividendos da empresa familiar, mas nega ter recebido pagamentos de Vorcaro.

Opinião dos leitores

  1. O banqueiro tá fazendo seu papel natural, roubar. Porém, o ministro que era para ser o que pune o erro dos outros, é do mesmo time do ladrão, ou seja seu crime é muito mais grave.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *