Inflação oficial fechou em 2017 com alta acumulada de 2,95%. É o menor número desde a taxa de 1998 quando atingiu 1,65% Tânia Rêgo/Agência Brasil
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do país, fechou em 2017 com alta acumulada de 2,95%, resultado 3,34 pontos percentuais inferior aos 6,29% de 2016. É o menor número desde a taxa de 1998 quando ficou em 1,65%.
Os dados foram divulgados hoje (10), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e indicam que, em dezembro, o IPCA fechou em 0,44%, ficando 0,16 ponto percentual acima do resultado de novembro (0,28%). Essa foi a maior variação mensal de 2017. Em 2016, o IPCA de dezembro atingiu 0,3%.
O CARA COMENTA E RESPONDE PRA ELE MESMO!!! ESSE TEM JUÍZO, E AINDA DIZ QUE ESTÁ TUDO DE BOM E QUE HOUVE INVESTIMENTOS NO RN QUEBRADO!!!!! DE QUAL PARTIDO ELE É??? DE CERTO NAO MORA NO RN!!!
Se estiver se referindo a mim:
-Não estou respondendo a mim mesmo. Estou fazendo um adendo ao comentário. Para não ficar a frase sem contexto.
-A frase que usei sobre terem chovido investimentos no RN é uma ironia com a afirmativa de que o governo trata o empresariado bem (sabe o que é ironia, né?).
-Em nenhum momento disse que estava tudo bem.
-Vivo no RN e meu partido é um coração partido.
É uma piada. Abastecia o tanque do meu carro com 175 reais. Essa semana paguei 218 pelo mesmo tanque. Essa mídia golpista quer convencer quem de que as coisas estão melhorando? O servidor da saúde faz 13 anos que não tem aumento salarial e o pacote homicida que o governador quer aprovar na Assembléia Legislativa ainda impede governantes futuros de aumentar os salários. Eu quero saber em que patanmar da miséria eles querem deixar o servidor público? Gastaram 35 milhões na reforma do Centro de Convenções para agora privatizá-lo. A privatização do DER implica em pagamento de pedágio para a população. A privatização da Ceasa implicará automaticamente em aumento de preços, pois qdo a COSERN era pública os valores de água e luz eram similares e agoira taí a disparidade. A arrecadação não caiu nos últimos dois anos, teve mês até que aumentou. Não houve admissão de novos servidores que justifique esses atrasos. MINHA LEITURA: Tudo jogada política para justificar as privatizações e o massacre do servidor. Os 100 maiores devedores do RN devem juntos 2,8 bilhões e o governo nem toca em ir cobra essas dívidas do empresariado. Sendo 134 milhões só em sonegação fiscal. E o povo tá pagando, inclusive com a vida, por esse desgoverno que trabalha para o empresariado.
Deve trabalhar mesmo para o empresariado. Vide a enxurrada de investimentos que o RN sofreu
nos últimos anos.
-Não precisa vender o Centro de Convenções. Pode ser concedido e com isso deixar de gastar com ele.
-O que se quer vender são imóveis do DER, não fazer pedágios.
-Comparar preço de água e luz (o que já é uma comparação descabida), para fazer uma extensão a um eventual incremento de preço de hortifrutis, com a venda da Ceasa não faz o menor sentido.
PRIVATIZA TUDO O QUE DER.
Netto;
O problema não é privatização, mas a forma que ela é realizada. Todas as privatizações realizadas no Brasil foram financiadas pelo BNDES, ou seja, o próprio erário publico financio a sua compra. Os bilhões de reais que o governo noticiou que recebeu com a privatização do pré-sal, na verdade não saiu dos bolsos das petrolíferas que "compraram" essas áreas. O governo financia a um terceiro a compra do seu próprio bem. E como você vendense seu carro e ainda emprestasse o dinheiro para o comprador do carro efetuar a compra. E um tipo de negocio que não faz sentido, ainda mais que a desculpa para a venda é fazer caixa.
Não entendo esse dado! Por que tudo sobe menos o salário???!
Porque preços podem subir e descer conforme os custos. Salário, por causa da lei só pode subir.
E só sobe quando se tem segurança.
É uma total dissociação com a realidade afirmar que governos camuflam (hummm! ele camufla!) índices de inflação. Tem muito contrato, e que envolve gente grande, indexado por índices inflacionários.
Afora mexer na lucratividade de outros investimentos, como ações, em títulos públicos, fundos cambiários, ações, nos balanços das empresas….
Me engana que eu gosto, Gasolina sobe toda semana, Gás de cozinha pela hora da morte e o governo golpista da democracia mascarando os dados da economia. Só minino besta acredita. Na verdade a inflação é o que falta no fim do mês! Vamo batê panela!!!
Eu vou quase todo o dia ao supermercado. Pelo menos os preços não estão subindo tanto. A inflação é uma média de preços (não é composta só de gás e gasolina). Claro que os que vivem gritando "foi gópi" jamais irão reconhecer que houve melhoras na economia depois da queda da gerentona. Precisam torcer para o quanto pior melhor, para legitimar esse discurso.
E ainda tem quem sinta falta dos governos petistas. É brincadeira!
Durante o voo para a Malásia, onde participa da 47ª Cúpula da Asean (Associação das Nações do Sudeste Asiático), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o clima de “ódio tremendo” entre Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky tem impedido qualquer avanço nas negociações de paz entre Rússia e Ucrânia.
Em conversa com jornalistas a bordo do Air Force One, Trump disse estar decepcionado com o presidente russo, destacando que as conversas sobre o fim da guerra não têm mostrado progresso.
“Temos que saber que vamos fechar um acordo. [Então] Não vou perder meu tempo. Sempre tive um ótimo relacionamento com Vladimir Putin, mas isso tem sido muito decepcionante. Achei que isso teria acontecido muito antes da paz no Oriente Médio”, declarou o republicano, em referência ao recente acordo entre Israel e o grupo Hamas.
Trump afirmou ainda que, ao contrário de outras negociações que enfrentou durante sua carreira, o impasse entre os dois países é sustentado por sentimentos de hostilidade profunda.
“Eu poderia dizer que quase todos os acordos que já fiz teriam sido mais difíceis do que com a Rússia. E com a Ucrânia, mas não foi bem assim. Há muito ódio entre os dois, e entre Zelensky e Putin, um ódio tremendo”, disse.
Neste sábado (25), o senador Rogério Marinho (PL-RN), pré-candidato a governador do Rio Grande do Norte, percorreu municípios das regiões Trairi e Potengi, onde fortaleceu parcerias com gestores locais, fiscalizou obras em execução e confirmou novos investimentos para infraestrutura e desenvolvimento regional.
O primeiro compromisso foi em Riachuelo, em reunião com o prefeito Joca Basílio e sua equipe. O gestor aproveitou para agradecer o apoio do parlamentar e destacou o impacto das emendas destinadas por Rogério Marinho para melhorias no município. Apenas este ano, o senador já destinou mais de R$ 2,3 milhões à cidade, viabilizando inclusive a implantação do sistema de abastecimento de água na Serra da Formiga, zona rural de Riachuelo.
Em seguida, o senador esteve em São Paulo do Potengi, onde foi recebido pelo prefeito Eugênio Pacelli para tratar de novas ações que devem beneficiar a população local. Na oportunidade, também renovou seu compromisso com projetos da gestão.
A terceira parada foi em São Tomé, onde Rogério Marinho vistoriou o andamento das obras da Estrada da Produção e da comunidade Pedra Preta — intervenções viabilizadas com recursos destinados pelo senador. A visita foi acompanhada pelo prefeito Gá e pelo presidente da Femurn, Babá Pereira. As obras são consideradas estratégicas para impulsionar o escoamento da produção e fortalecer o desenvolvimento econômico regional.
“Nosso compromisso é com um Rio Grande do Norte que funcione, com mais obras, mais oportunidades e mais respeito ao dinheiro do povo. O que estamos fazendo ao lado dos prefeitos é garantir que as coisas aconteçam”, afirmou Rogério Marinho durante a agenda.
Com articulação e atuação direta na destinação de recursos federais, o senador tem sido responsável por viabilizar obras estruturantes em todas as regiões do estado, contribuindo para melhorar a infraestrutura, impulsionar o turismo e fortalecer a economia dos municípios potiguares.
A agenda contou ainda com a participação do deputado estadual Gustavo Carvalho e do ex-prefeito de Nísia Floresta, Daniel Marinho.
Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados e Renato Araújo/Câmara dos Deputados
Líder do PT na Câmara, o deputado Lindbergh Farias (RJ) afirmou, neste sábado, que considera o dirigente do partido no Rio, Washington Quaquá, ‘desprezível’, ‘baixo nível’ e ‘cheiro de esgoto’. Quaquá também é prefeito da cidade de Maricá (RJ).
“Dá preguiça e uma sensação de perda de tempo ter de responder a uma figura que eu, cada vez mais, considero desprezível. Sabe baixo nível, cheiro de esgoto. As obras que eu e Ceciliano falamos com o prefeito foram selecionadas no PAC no início do governo Lula. Gleisi nem ministra era. Fico me perguntando porque um ataque tão gratuito a Gleisi, assim como a perseguição a Benedita – tentando impedir sua candidatura ao Senado (…). Sinceramente, esse Quaquá sobra no PT!”, escreveu Lindbergh em uma rede social.
A declaração foi uma resposta a Quaquá que, segundo interlocutores do prefeito, acusou via mensagens de aplicativo a namorada de Lindbergh e ministra das Relações Institucionais do governo Lula, Gleisi Hoffmann, de “usar a máquina do governo para fazer política particular”.
O dirigente ainda afirmou que Lindbergh e André Ceciliano, secretário da pasta chefiada por Gleisi, fazem uso da “máquina” apenas a seu favor e que não se organizam em campanhas por Lula e por Eduardo Paes, atual prefeito do Rio que projeta disputar o governo estadual em 2026. Quaquá disse que não irá se posicionar.
O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, disse hoje ser “benéfico” ao Brasil tornar os Estados Unidos o seu parceiro comercial em vez da China.
A fala do Rúbio ocorre um dia antes da esperada reunião entre Donald Trump e Lula na Ásia. “Achamos que, a longo prazo, é benéfico para o Brasil nos tornar seu parceiro de escolha e comércio, em vez da China”, disse o secretário a repórteres.
Secretário também afirmou que o republicano vai explorar maneiras de resolver questões bilaterais com o Brasil, incluindo o comércio. Ele está a caminho da reunião da Asean (Associação das Nações do Sudeste Asiático), na Malásia, da qual Trump e Lula participarão.
Lula disse ontem que está disposto a discutir uma ampla gama de tópicos com Trump, se houver uma reunião. Entre os assuntos que podem ser abordados estão as tarifas sobre as exportações brasileiras e as tensões com a Venezuela.
Aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva reconhecem que a derrapada do petista ao afirmar que “traficantes são vítimas dos usuários de drogas” repercutiu nas redes sociais e foi bem explorada pela oposição, mas acreditam que o revés pode ser superado caso o mandatário alcance resultados positivos em sua agenda na Ásia, especialmente em seu encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
A avaliação dentro do governo é que, se a reunião com Trump, prevista para domingo, tiver avanços em relação ao tarifaço, a declaração polêmica perderá espaço e o assunto se tornará página virada com mais facilidade.
Interlocutores de Lula não escondem o entusiasmo com a conversa do presidente com Trump e os mais otimistas apostam que o norte-americano pode aceitar suspender os efeitos do tarifaço para que representantes dos dois países avancem nas negociações.
Ainda sobre as declarações polêmicas do petista, fontes governistas pontuam que a reação foi rápida e acreditam que admitir o erro diminui potencialmente os danos.
LULA acertando com Trump as tarifas , o bolsonarismo estará enterrado de vez , já que os filhos do mito de araque e ele depositavam todas as fichas nele achando que LULA e a justiça iria arregar para os EUA . Quero ver o que vai dizer Paulo Figueiredo e Dudu bananinha .
A mulher que teve parte da orelha e um dedo decepados pelo ex-companheiro em uma tentativa de feminicídio em Parnamirim, na Grande Natal, segue internada em estado grave no Hospital Walfredo Gurgel.
De acordo com informações da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), divulgadas neste sábado (25), a paciente permanece na UTI, em recuperação pós-cirúrgica. O quadro de saúde dela ainda é considerado grave, mas estável.
A família da vítima também fez um pedido de doação de sangue nas redes sociais. As doações podem ser feitas de qualquer tipo sanguíneo, no Hemonorte, localizado na Avenida Alexandrino de Alencar, em Natal.
O caso
O caso aconteceu na madrugada de sexta-feira (24), quando a mulher foi atacada dentro de casa pelo ex-companheiro, com quem mantinha um relacionamento há cinco meses.
A filha da vítima, uma adolescente de 14 anos, registrou parte das agressões em vídeo. No ataque sofrido, a mulher teve parte do couro cabeludo arrancado, além da orelha e de um dedo decepados.
O homem de 54 anos foi preso em flagrante e, segundo a Polícia Civil, já passou por audiência de custódia e teve a prisão convertida em preventiva.
Para se fazer justiça, se faz necessário retribuir as agressões a esse ser asqueroso.
Isto posto, determino que seja decepada as duas orelha do meliante e, que seja extraído ser anestesia o couro cabeludo desse safado.
Justiça feita, segue o jogo.
O Conselho de Paz da Noruega anunciou que não realizará a cerimônia de entrega do Prêmio Nobel da Paz 2025, concedido à líder da oposição venezuelana María Corina Machado. A medida não interfere na nomeação de Corina como ganhadora do prêmio
O órgão, formado por 17 organizações independentes e sem vínculo com o Comitê do Nobel, afirmou que a decisão foi tomada por considerar que o prêmio “não está alinhado com os valores da instituição”.
“Esta é uma decisão difícil, mas necessária”, disse Eline H. Lorentzen, presidente do Conselho. Ela ressaltou o respeito ao Comitê do Nobel, mas afirmou que o grupo precisa manter fidelidade aos próprios princípios e ao movimento pela paz que representa.
O Conselho reforçou que seguirá atuando em prol da paz, do desarmamento e do diálogo.
María Corina Machado foi anunciada como vencedora do Nobel da Paz em 10 de outubro, reconhecida por seu trabalho em defesa dos direitos democráticos e pela luta por uma transição pacífica para a democracia na Venezuela.
Tava demorando para a esquerdalha globalista do Nobel se manifestar. Pra uma instituição que deu um Nobel para o Barack Obama que se envolveu em 2 guerras e para o apoiador de terroristas Yasser Arafat, negar para alguém que lutou contra a ditadura da esquerda na Venezuela faz todo sentido.
João Fonseca é 5º mais jovem finalista da história em torneios ATP 500 — Foto: Reprodução/Instagram
João Fonseca brilhou em quadra, na tarde deste sábado (25), e venceu o espanhol Jaume Munar, por 2 sets a 0, com parciais de 7/6(4) e 7/5, na Basileia. Com o feito, o brasileiro avançou à primeira final de ATP 500 de sua carreira e tornou-se o quinto finalista mais jovem da história neste nível de torneio. O tenista vai enfrentar o vencedor do confronto entre Ugo Humbert e Alejandro Fokina no próximo domingo, em busca do título.
Essa será a segunda final do brasileiro de 19 anos em torneios de nível ATP, depois de sagrar-se campeão do ATP 250 de Buenos Aires, em fevereiro. Na campanha do torneio suíço até a semifinal, o brasileiro bateu o francês Giovanni Perricard, o tcheco Jakub Mensik, por desistência, e o canadense Denis Shapovalov.
Com o resultado, João Fonseca sobe para a 34ª colocação do ranking em tempo real da ATP e pode furar a bolha do top 30, caso seja campeão no próximo domingo. O brasileiro é o quarto finalista mais jovem a alcançar a final do torneio e o quinto mais jovem da história a disputar a decisão de uma competição de nível ATP 500, desde que essa categoria foi criada, em 2009.
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou que a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) realize mais de 20 reformas no Hospital Geral Dr. João Machado, em Natal. Desses serviços, sete são considerados urgentes e essenciais.
A Sesap tem 60 dias para corrigir as irregularidades, priorizando as de maior gravidade e risco iminente. O MP alerta que o descumprimento poderá resultar em ações judiciais.
A inspeção apontou graves problemas elétricos e estruturais, com risco para pacientes e funcionários. Segundo o MPRN, o prédio não atende aos critérios de segurança, conforto e funcionalidade, e as instalações elétricas sem isolamento podem causar choques ou incêndios.
O relatório também cita fissuras, corrosão e desplacamento de concreto em pilares, além de risco de colapso em lajes, mofo, infiltrações e ventilação inadequada em vários setores.
Em resposta à reportagem da Inter TV Cabugi a Sesap informou que ainda não foi notificada sobre a recomendação.
A PF (Polícia Federal) ameaçou suspender novamente a emissão de passaportes por falta de recursos orçamentários a partir de novembro. A corporação enviou ofício ao MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública) e ao MPO (Ministério do Planejamento e Orçamento) alertando para o risco de paralisação do serviço.
Em nota, o MJSP informou que “atua de forma ativa e coordenada para assegurar a continuidade das emissões de passaportes pela Polícia Federal” e que mantém diálogo com a área econômica do governo para viabilizar os recursos necessários.
A pasta destacou ainda que o serviço é “essencial ao cidadão brasileiro” e que “todas as medidas estão sendo adotadas para evitar qualquer interrupção”.
Problema se repete
Em abril deste ano, a PF já havia sinalizado a possibilidade de suspensão das emissões após o Ministério do Planejamento anunciar um contingenciamento de verbas que bloqueou cerca de R$ 133 milhões do orçamento da corporação. Na ocasião, o impasse foi resolvido e o serviço manteve-se em funcionamento.
Em 2022, porém, a falta de recursos levou de fato à interrupção do serviço. Em novembro daquele ano, a PF suspendeu as emissões de passaporte por falta de verba destinada ao controle migratório e à confecção dos documentos de viagem.
O CARA COMENTA E RESPONDE PRA ELE MESMO!!! ESSE TEM JUÍZO, E AINDA DIZ QUE ESTÁ TUDO DE BOM E QUE HOUVE INVESTIMENTOS NO RN QUEBRADO!!!!! DE QUAL PARTIDO ELE É??? DE CERTO NAO MORA NO RN!!!
Se estiver se referindo a mim:
-Não estou respondendo a mim mesmo. Estou fazendo um adendo ao comentário. Para não ficar a frase sem contexto.
-A frase que usei sobre terem chovido investimentos no RN é uma ironia com a afirmativa de que o governo trata o empresariado bem (sabe o que é ironia, né?).
-Em nenhum momento disse que estava tudo bem.
-Vivo no RN e meu partido é um coração partido.
É uma piada. Abastecia o tanque do meu carro com 175 reais. Essa semana paguei 218 pelo mesmo tanque. Essa mídia golpista quer convencer quem de que as coisas estão melhorando? O servidor da saúde faz 13 anos que não tem aumento salarial e o pacote homicida que o governador quer aprovar na Assembléia Legislativa ainda impede governantes futuros de aumentar os salários. Eu quero saber em que patanmar da miséria eles querem deixar o servidor público? Gastaram 35 milhões na reforma do Centro de Convenções para agora privatizá-lo. A privatização do DER implica em pagamento de pedágio para a população. A privatização da Ceasa implicará automaticamente em aumento de preços, pois qdo a COSERN era pública os valores de água e luz eram similares e agoira taí a disparidade. A arrecadação não caiu nos últimos dois anos, teve mês até que aumentou. Não houve admissão de novos servidores que justifique esses atrasos. MINHA LEITURA: Tudo jogada política para justificar as privatizações e o massacre do servidor. Os 100 maiores devedores do RN devem juntos 2,8 bilhões e o governo nem toca em ir cobra essas dívidas do empresariado. Sendo 134 milhões só em sonegação fiscal. E o povo tá pagando, inclusive com a vida, por esse desgoverno que trabalha para o empresariado.
Deve trabalhar mesmo para o empresariado. Vide a enxurrada de investimentos que o RN sofreu
nos últimos anos.
-Não precisa vender o Centro de Convenções. Pode ser concedido e com isso deixar de gastar com ele.
-O que se quer vender são imóveis do DER, não fazer pedágios.
-Comparar preço de água e luz (o que já é uma comparação descabida), para fazer uma extensão a um eventual incremento de preço de hortifrutis, com a venda da Ceasa não faz o menor sentido.
PRIVATIZA TUDO O QUE DER.
Netto;
O problema não é privatização, mas a forma que ela é realizada. Todas as privatizações realizadas no Brasil foram financiadas pelo BNDES, ou seja, o próprio erário publico financio a sua compra. Os bilhões de reais que o governo noticiou que recebeu com a privatização do pré-sal, na verdade não saiu dos bolsos das petrolíferas que "compraram" essas áreas. O governo financia a um terceiro a compra do seu próprio bem. E como você vendense seu carro e ainda emprestasse o dinheiro para o comprador do carro efetuar a compra. E um tipo de negocio que não faz sentido, ainda mais que a desculpa para a venda é fazer caixa.
Não entendo esse dado! Por que tudo sobe menos o salário???!
Porque preços podem subir e descer conforme os custos. Salário, por causa da lei só pode subir.
E só sobe quando se tem segurança.
É uma total dissociação com a realidade afirmar que governos camuflam (hummm! ele camufla!) índices de inflação. Tem muito contrato, e que envolve gente grande, indexado por índices inflacionários.
Afora mexer na lucratividade de outros investimentos, como ações, em títulos públicos, fundos cambiários, ações, nos balanços das empresas….
Me engana que eu gosto, Gasolina sobe toda semana, Gás de cozinha pela hora da morte e o governo golpista da democracia mascarando os dados da economia. Só minino besta acredita. Na verdade a inflação é o que falta no fim do mês! Vamo batê panela!!!
Eu vou quase todo o dia ao supermercado. Pelo menos os preços não estão subindo tanto. A inflação é uma média de preços (não é composta só de gás e gasolina). Claro que os que vivem gritando "foi gópi" jamais irão reconhecer que houve melhoras na economia depois da queda da gerentona. Precisam torcer para o quanto pior melhor, para legitimar esse discurso.
E ainda tem quem sinta falta dos governos petistas. É brincadeira!
E ainda tem gente como vc pra não sentir. Realmente deve ser brincadeira sua.