Foto: Luis Lima Jr./Divulgação
Os aposentados e pensionistas do INSS que sofreram descontos indevidos na folha de pagamentos referente ao mês de abril terão os valores devolvidos a partir da segunda-feira, 26. Ao todo, a instituição deve reembolsar R$ 292 milhões aos beneficiários.
O valor é referente aos descontos indevidos que ocorreram mesmo após o bloqueio de desvios, após a descoberta do escândalo de corrupção, por uma questão de calendário — o bloqueio ocorreu após a folha já ter sido fechada.
Diferentemente dos valores descontados nos meses passados, esse valor foi retido pelo INSS e não repassado às entidades associativas envolvidas no desvio irregular.
A devolução ocorrerá junto com o pagamento da folha referente ao mês de maio, que ocorre de 26 de maio a 6 de junho. Portanto, para receber esse valor, o beneficiário não precisa tomar nenhuma providência.
A data exata da devolução depende do valor do benefício (se é igual ou maior que um salário-mínimo) e do último algarismo do número de Benefício (NB) — sem considerar o dígito verificador, que aparece depois do traço. Confira abaixo as datas de devolução:
Quem ganha até um salário-mínimo
- Final 1 26 de maio
- Final 2 27 de maio
- Final 3 28 de maio
- Final 4 29 de maio
- Final 5 30 de maio
- Final 6 2 de junho
- Final 7 3 de junho
- Final 8 4 de junho
- Final 9 5 de junho
- Final 0 6 de junho
Quem ganha acima de um salário-mínimo
- Final 1 e 6 2 de junho
- Final 2 e 7 3 de junho
- Final 3 e 8 4 de junho
- Final 4 e 9 5 de junho
- Final 5 e 0 6 de junho
Já os descontos indevidos que aconteceram antes de abril precisam ser sinalizados pelo beneficiário ao INSS. A informação deve ser repassada à instituição por meio aplicativo Meu INSS, que também tem versão de site, ou pelo telefone 135. Nesse caso, o beneficiário só precisa informar se reconhece ou não o desconto e quem fará a comprovação serão as instituições e o próprio INSS. O pagamento dos descontos indevidos desse segundo caso, no entanto, ainda não tem data oficial para começar.
VEJA
O roubo aos aposentados do inss nesse GoveLule03 já estava em mais de 3 bilhões e meio por ano, já que esse valor aí, era o que ia ser roubado no mês passado. Isso mesmo, quase trezentos milhões roubados em apenas um mês.
Detalhe: esse é o valor que seria roubado na folha do mês passado, que o INSS não repassou aos sindicatos e associações e está colocando de volta na folha. Ou seja quase 300 milhões em apenas um mês, se multiplucar por doze, já estavam roubando mais de três bilhões e meio dos aposentados nesse GoveLule03. Vergonha!!!!
É uma enganação. Vai devolver o que foi descontado em abril, não todo os valores, e outra não vai devolver em dobro como manda a lei. Tudo do PT é enganação!!
E Frei Chico onde está?
Quem vai pagar essa conta? Bloquearam algum centavo da conta do Frei Chico?
E os velhinhos que não tem acesso a internet?
Roubo na cara dura, aguardando as 48h que o STF dar de prazo pra alguém se pronunciar.