Geral

INSS tem novas regras na aposentadoria a partir desta quarta (1º); veja quais são e quem consegue o benefício

Foto: Divulgação/INSS

Segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que estavam perto de cumprir os requisitos para a aposentadoria no ano passado devem conferir, em 2025, se já atingiram as condições mínimas para pedir o benefício.

As regras mudam a partir desta quarta-feira (1º). As alterações atingem os contribuintes que já estavam no mercado de trabalho —pagando o INSS como autônomo ou por ter emprego com carteira assinada— e têm regras de transição para se aposentar.

Os requisitos são atualizados ano a ano após a reforma da Previdência, publicada em 13 de novembro de 2019.

Uma das regras de transição aprovadas na época não se aplica mais, apenas se o cidadão cumpriu os requisitos naquele período e consiga comprovar, com documentos, que tem direito a ela.

Trata-se do pedágio de 50%, que consiste em trabalhar por mais metade do tempo que faltava para pedir o benefício em 13 de novembro de 2019, no caso de quem estava há ao menos dois anos de se aposentar. As mulheres precisavam ter 28 anos de contribuição e os homens, 33 anos.

Isso porque o benefício por tempo de contribuição era concedido aos 30 anos de INSS (mulher) ou 35 anos (homem).

Outra regra que deixou de valer foi a da idade mínima para a aposentadoria por idade das mulheres. Antes, elas se aposentavam com 60 anos de idade. A partir da reforma, a idade mínima foi subindo seis meses a cada ano, até chegar em 62 anos em 2023, regra que vale a partir de então.

Quais as regras de transição para a aposentadoria?

Pedágio de 100%

Os segurados que estão na ativa podem se enquadrar na regra de transição do pedágio de 100%, que consiste em trabalhar e pagar o INSS por mais 100% do tempo que faltava para a aposentadoria na data de início da reforma —novembro de 2019.

Neste caso, se o cidadão estava a dois anos do benefício por tempo de contribuição, que exige 30 anos de pagamentos ao INSS das mulheres e 35 anos, dos homens, deve trabalhar mais dois anos, por exemplo, somando quatro.

Pontos

Há também a regra de transição por pontos, que determina o direito à aposentadoria ao atingir uma pontuação mínima, somando tempo de contribuição e idade. Em 2025, a pontuação será de 102 para os homens e 92 para as mulheres.

Os pontos sobem a cada ano, até chegar em 105 (homens) e 100 (mulheres) em 2033. É preciso ter o tempo mínimo de contribuição de 35 anos e 30 anos, respectivamente.

Idade mínima

A outra regra de transição válida é a da idade mínima para a aposentadoria por tempo de contribuição. Homens devem ter, no mínimo, 35 anos de contribuição ao INSS e mulheres, 30 anos. A idade mínima exigida deles é de 64 anos e, delas, 59 anos. Essa idade sobe meio ponto a cada ano.

Veja a idade mínima para se aposentar a cada ano

Transição para os professores

Os professores que já estavam no mercado de trabalho formal, em escola particular, podem se aposentar pela regra de transição, que também muda em 2025. Há duas opções, por pontos e por idade mínima. A diferença é que professores e professoras se aposentam com tempo mínimo menor do que os demais segurados.

a transição por pontos, eles devem cumprir o tempo mínimo de contribuição e atingir a soma necessária da idade e do tempo de contribuição. A pontuação será acrescida de um ponto a cada ano até atingir o limite de 100 pontos para mulher e 105 pontos para homem.

  • O somatório da idade e do tempo de contribuição em 2025 é de 87 anos para as mulheres e 97 para os homens
  • O tempo mínimo de contribuição é de 25 e 30 anos, respectivamente

Na regra de transição por idade mínima, a idade aumenta seis meses a cada ano até atingir o limite de 57 anos para mulher e 60 anos para homem.

  • Em 2025, a idade mínima de contribuição será de 54 anos para mulheres e 59 para os homens
  • O tempo de contribuição mínimo é de 25 e 30 anos, respectivamente

Cálculo do benefício

Até a reforma da Previdência, a média salarial da aposentadoria, que é a base para calcular o valor a ser recebido, era obtida considerando os 80% maiores salários entre julho de 1994 e o mês anterior ao pedido. Os 20% menores eram descartados.

Depois de 13 de novembro de 2019, o cálculo da média passou a levar em consideração todos os salários de contribuição desde julho de 1994 até o mês anterior do pedido, sem descartar os menores, o que faz com que o valor do benefício seja menor em comparação com a regra anterior.

Pelas regras de transição, o valor da aposentadoria segue o cálculo de 60% da média salarial mais 2% para cada ano acima de 15 anos de contribuição (para mulheres) e 20 anos de contribuição (para homens).

O valor final é limitado ao teto do INSS e não pode ser inferior ao salário mínimo, que sobe para R$ 1.518 a partir desta quarta.

Como saber quando posso me aposentar?

Por meio do aplicativo ou site Meu INSS é possível simular a aposentadoria e checar qual regra de transição já atingida e é mais vantajosa. O sistema leva em consideração as informações que estão no Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais), base de dados do governo federal.

Antes de fazer a simulação, o segurado precisa ver se todos dados e informações sobre seus empregos e/ou suas contribuições como autônomos estão corretos. Vale a pena verificar se vai atingir alguma outra regra mais vantajosa em poucos anos e esperar, caso seja possível.

Direito adquirido

Quem conquistou o direito à aposentadoria em 2024 ou antes da reforma tem o chamado direito adquirido. Isso significa que pode se aposentar com as regras válidas naquela data, se forem mais vantajosas.

O direito adquirido é respeitado mesmo para quem não pediu a aposentadoria ainda. No entanto, é preciso provar com documentos contemporâneos —da época do trabalho— que atingiu melhores condições.

Como saber se devo adiar a aposentadoria ou me aposentar já?

A decisão de pedir o benefício ao INSS ou não é muito particular e deve ser analisada de forma que não prejudique o segurado no futuro. A reforma da Previdência foi aprovada com a intenção de fazer com que os segurados adiem o pedido da aposentadoria.

Quem atinge o direito e pode ter regra mais vantajosa em breve pode esperar e ganhar mais, mas deve saber que estará abrindo mão de renda. No entanto, se esperar mais, vai ganhar mais.

Quais são e para quem vale as novas regras da reforma da Previdência?

A principal mudança a reforma da Previdência foi a instituição de idade mínima para homens e mulheres pedirem o benefício. Eles devem ter 65 anos e elas, 62. O tempo de contribuição é diferente. Mulheres precisam contribuir por, no mínimo, 15 anos. Homens precisam pagar o INSS por ao menos 20 anos.

Cada ano que ultrapassar o tempo mínimo garante um acréscimo de 2% sobre a média salarial. Quem tem o tempo mínimo recebe 60% sobre a média.

Folhapress

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Amigos fazem ‘reconstituição’ da morte do jovem Douglas após ser atingido por um tiro nas costas

Amigos do jovem Douglas Rebouças percorreram o trecho pelo qual ele passou de moto e gravaram um vídeo fazendo uma reconstituição dos últimos momentos dele, antes de ser atingido por um tiro nas costas e morrer, no início da madrugada deste sábado (10).

Eles mostraram inicialmente o ponto onde Douglas havia passado após ser liberado em uma primeira blitz. Explicam que Douglas estava em uma moto com um primo, e um amigo em outra moto chamado Felipe.  O amigo Felipe acompanhava a reconstituição e dava detalhes do ocorrido.

Na sequência, percorreram alguns metros até o local onde, segundo eles, haveria uma outra blitz, em um trevo, onde um carro desligado, sem sinalização, estava estacionado próximo à entrada para o município de Frutuoso Gomes.

Eles afirmam que os homens que estavam no local direcionaram uma lanterna para Felipe, que parou. De acordo com os amigos, Douglas acabou passando direto pelo local e quando ele passou pelo contorno, Felipe relatou ter ouvido pelo menos três disparos de arma de fogo. Os amigos então percorrem mais alguns metros e vão até o ponto onde mostram o local onde Douglas morreu e estava a moto.

LEIA TAMBÉM: REVOLTA NO INTERIOR DO RN: Servidor da Câmara de Almino Afonso é morto com tiro nas costas; familiares suspeitam que disparo teria sido feito por policiais civis

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

REVOLTA NO INTERIOR DO RN: Servidor da Câmara de Almino Afonso é morto com tiro nas costas; familiares suspeitam que disparo teria sido feito por policiais civis

Foto: reprodução

A morte do jovem Douglas Rebouças da Silva Cavalcante, de 20 anos, servidor da Câmara de Almino Afonso chocou, a cidade de deixou revoltados familiares e amigos, pela forma que teria ocorrido.

Segundo descrevem os amigos, Douglas foi morto com um tiro nas costas, no trevo de acesso à cidade de Lucrécia, no início da madrugada deste sábado (10). Um primo de Douglas que estava com ele na moto.

A suspeita é que o tiro teria sido disparado por policiais civis descaracterizados em uma ‘blitz’.

Segundo relato de amigos, Douglas, o primo e um amigo que estava em outra moto, haviam sido liberados após passar por uma blitz da Polícia Militar e mais adiante teriam sido surpreendidos por uma blitz da Polícia Civil ‘praticamente descaracterizada, sem cones, em um local escuro com apenas o veículo desligado’, descrevem.

Felipe foi abordado primeiro e Douglas/Ramon, que vinham atrás, ficaram assustados com esta outra blitz, algo que para eles acreditavam ser praticamente impossível de acontecer. Acreditavam que fossem assaltantes. Aceleraram a moto na direção de Almino Afonso e os policiais teriam efetuado dois disparos, derrubando Douglas e o adolescente na ribanceira da pista”, afirmam testemunhas.

Após ser aatingido por um tiro nas costas, Douglas morreu no local. O adolescente primo dele foi baleado na mão e levado ao Hospital Regional de Pau dos Ferros.

A área foi isolada pela PM, e o corpo de Douglas encaminhado para perícia. Até o momento, a Secretaria de Segurança Pública do RN não se pronunciou sobre o caso.

Familiares e amigos afirmam que irão realizar protestos e cobram justiça.

VEJA TAMBÉM: VÍDEO: Amigos fazem ‘reconstituição’ da morte do jovem Douglas após ser atingido por um tiro nas costas

Com informações de Mossoró Hoje

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo do Estado confirma novo atraso do 13º e diz que pagamentos serão concluídos na segunda-feira (12)

Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Após inúmeras reclamações, o Governo do Estado confirmou que nem todos os servidores aposentados e pensionistas receberam o 13º salário no dia 9 de janeiro, conforme havia prometido.

Com exceção dos servidores da ativa e aposentados da Segurança Pública, os demais aposentados e pensionistas terão que esperar até a segunda-feira (12) para ver o dinheiro na conta.

Leia nota na íntegra:

“O Governo do Estado do Rio Grande do Norte informa que deu continuidade, nesta sexta-feira (09), ao pagamento do décimo terceiro salário dos servidores estaduais.

Já foram pagos 100% dos servidores ativos, bem como todos os aposentados do sistema de segurança pública: Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Polícia Civil (PCRN), Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP) e Polícia Científica do Rio Grande do Norte Perícia (PCI-RN), além dos pensionistas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar.

Na próxima segunda-feira (12), o valor do 13º salário estará disponível nas contas dos demais servidores públicos estaduais ao longo do dia, concluindo integralmente o pagamento.

O Governo do RN reafirma o compromisso com o funcionalismo público e a responsabilidade com o equilíbrio financeiro do Estado”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: ‘Não acho que será necessário’, diz Trump sobre a possibilidade de capturar Putin

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (9) que não vê necessidade de autorizar uma operação para capturar o presidente russo, Vladimir Putin, em meio à guerra na Ucrânia.

A declaração foi feita durante uma reunião com executivos do setor petrolífero, em Washington.

“Não acho que será necessário”, disse Trump ao ser questionado sobre a possibilidade de uma ação desse tipo.

O presidente afirmou manter um bom relacionamento com Putin e disse estar frustrado com a dificuldade de encerrar o conflito, que, segundo ele, parecia fácil de resolver no início.

Trump citou números de baixas recentes e a situação econômica da Rússia para sustentar sua avaliação. De acordo com ele, cerca de 31 mil pessoas morreram no último mês, muitas delas soldados russos.

“A economia russa está em má situação. Acho que vamos acabar resolvendo isso”, declarou.

Em outro momento, Trump afirmou que Putin não teme a Europa, mas tem receio do poder dos Estados Unidos sob sua liderança.

“Ele tem medo dos Estados Unidos da América, liderados por mim”, disse.

As declarações ocorrem enquanto representantes dos EUA, da Ucrânia e de países aliados participam de negociações em Paris para avançar em um possível acordo de paz. Desde o início do atual mandato, Washington passou a atuar como mediador no conflito, buscando um entendimento entre Kiev e Moscou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Resistência a nomes cotados para ministro da Justiça vira dor de cabeça para Lula

Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A definição dos novos ministros da Justiça e da futura Segurança Pública virou um problema para o presidente Lula. Os principais nomes indicados têm apoio político, mas também enfrentam resistência dentro do próprio governo. As informações são da coluna do jornalista Igor Gadelha, no Metrópoles.

O ex-ministro Tarso Genro chegou a ser sugerido, mas não agradou ao presidente. Já o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, é próximo de Lula, porém encontra oposição na Casa Civil, comandada por Rui Costa.

Outro cotado, Vinícius Marques de Carvalho, atual ministro da CGU, não tem apoio da ala jurídica do governo para assumir a Justiça.

Novo Ministério da Segurança Pública

A disputa pela nova pasta também é acirrada. O Conselho de Secretários Estaduais tenta emplacar Chico Lucas, secretário do Piauí. Já Wellington César, ex-secretário da Presidência, é defendido por Rui Costa. Sem consenso, Lula ainda não definiu os nomes para os dois ministérios.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Caiçara do Rio do Vento celebra a emancipação com pacote histórico de entregas da gestão municipal

O dia 19 de janeiro marcará um momento histórico para Caiçara do Rio do Vento. Na data da emancipação política, a gestão da prefeita Ceiça Lisboa realiza a entrega de um pacote expressivo de obras e ações, consolidando avanços nas áreas de infraestrutura, saúde, mobilidade e modernização administrativa.

Entre as entregas está a recuperação das estradas vicinais da Serra da Gameleira, garantindo melhores condições de acesso, segurança e mobilidade para moradores da zona rural e para o escoamento da produção local. A região também recebe a urbanização da entrada da Serra da Gameleira, valorizando o principal acesso à comunidade e fortalecendo a identidade local.

Outro avanço importante é a implantação da iluminação pública em LED, que amplia a segurança, gera economia e promove a modernização dos espaços urbanos.

Na área da saúde e da gestão pública, a Prefeitura entrega quatro novos veículos para a frota municipal, sendo duas ambulâncias, que reforçam o atendimento à população, e dois veículos administrativos, que garantem mais eficiência aos serviços públicos.

O pacote inclui ainda a recuperação e modernização da sede da Prefeitura, proporcionando melhores condições de trabalho aos servidores e mais qualidade no atendimento ao cidadão.

“Nossa missão é cuidar das pessoas e fazer a cidade avançar. Entregar obras no dia da emancipação simboliza respeito à história e responsabilidade com o futuro do nosso município”, destacou a prefeita Ceiça Lisboa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Aposentados e pensionistas do Governo do Estado revoltados por não terem recebido o 13º salário

Foto: Pixabay

Aposentados e pensionistas do Governo do Estado estão revoltados na manhã deste sábado (10) e não param de enviar mensagens ao BLOGDOBG, afirmando que até o momento não receberam o 13º salário, prometido pelo governo Fátima para sexta-feira, 9 de janeiro.

É atraso por cima de atraso. O governo estadual não consegue cumprir prazos e nem promessas.

Sindicatos já estão organizando protesto próxima segunda-feira (12), em frente à Governadoria para cobrar o recebimento do 13º salário.

Opinião dos leitores

  1. Esse desgoverno atual do RN quando assumiram disseram que encontram o governo desorganizado na área contábil e financeira. A verdade é que a desorganização é nesse governo petrála (8 anos). Isso sim é a verdade. Taí o cãos administrativo e financeiro. FORA em 2027.

  2. Causaria espanto e admiração se houvesse creditado, 08 anos e a duplicação da tabajara com fins eleitoreiros

  3. Estou com saudades do governo de Robinson Faria que atrasou 4 meses de salário e mais 2 salários do 13.o!

  4. Todo esse pessoal revoltado por falta de salário ainda vão votar nela. Aí eu pergunto, q nível de inteligência tem esse povo??

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Pelo menos 61 pessoas são presas na Nicarágua do ditador Daniel Ortega por comemorarem prisão de Maduro nas redes sociais

Foto: EFE/ Imprensa Miraflores

Pelo menos 61 pessoas foram presas na Nicarágua por comemorarem ou demonstrar apoio à captura do ex-presidente venezuelano Nicolás Maduro nas redes sociais, informou nesta sexta-feira (9) o grupo de direitos humanos Monitoreo Azul y Blanco.

Maduro foi detido por forças dos Estados Unidos em Caracas no último sábado (3) e levado a Nova York para ser julgado por acusações de tráfico de drogas e outros crimes.

Segundo a ONG, as detenções ocorreram de forma arbitrária e sem ordem judicial, baseadas apenas em publicações online, comemorações privadas ou recusa em divulgar a propaganda oficial.

As prisões foram registradas em pelo menos oito departamentos do país, incluindo Managua, Matagalpa, Chontales, Jinotega, Chinandega, Estelí, Granada e Masaya, além das regiões do Caribe Norte e Sul.

Do total, 49 continuam detidos sem informações sobre sua situação legal, nove foram liberados após a prisão e três permanecem temporariamente retidos.

A organização denunciou que a repressão constitui violação dos direitos humanos e fez apelo à comunidade internacional para atenção ao caso.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Quais são as agências e os influenciadores de ataque coordenado ao Banco Central e defesa do Master; veja lista

Foto: Reprodução/BandNews TV

Uma campanha difamatória contra o Banco Central (BC), após a liquidação do Banco Master, expôs uma rede de agências de marketing, influenciadores e políticos envolvidos na defesa da instituição nas redes sociais.

O caso veio à tona após o vereador Rony Gabriel (PL-RS) revelar que recebeu uma proposta chamada “Projeto DV” — iniciais de Daniel Vorcaro, dono do banco — para publicar conteúdos favoráveis ao Master.

Segundo a Febraban, autoridades e instituições ligadas à liquidação sofreram ataques coordenados no fim de 2025. O contato com o gabinete do vereador foi feito por André Salvador, sócio da Unltd Network Brazil, que ofereceu um contrato com cláusula de sigilo e multa de R$ 800 mil por quebra de confidencialidade.

Outra influenciadora, Juliana Moreira Leite, também recebeu proposta semelhante por meio de Júnior Favoreto, ligado à agência Portal Group. Um comunicador de São Paulo aceitou o pagamento, mas depois devolveu o dinheiro.

O repasse financeiro partiu da Miranda Comunicação, empresa de Thiago Miranda, ex-CEO do Grupo LeoDias. O jornalista Léo Dias negou qualquer envolvimento com o caso.

Mensagens enviadas aos influenciadores incluíam vídeos-modelo de perfis como Carol Dias, Paulo Cardoso, Marcelo Rennó, André Dias e o perfil Alfinetei, que publicaram críticas à liquidação do Master e levantaram suspeitas sobre a atuação do BC.

As postagens foram feitas no mesmo período, com discurso semelhante, questionando a “rapidez” da liquidação — processo que durou mais de cinco meses — e sem identificação de publicidade.

Apesar das semelhanças, os influenciadores negam articulação conjunta. A maioria deles não atua no mercado financeiro e produz conteúdo voltado a entretenimento.

Agências citadas

Portal Group

Sócia: Maria Isabel Barreiros Favoreto. Júnior Favoreto, filho da dona da agência, fez contato com Juliana Moreira Leite e um influenciador de São Paulo, segundo matéria do g1.

Unltd Network Brazil

Sócios: Gabriel Silva, Anderson Nunes da Rosa e André Silva Salvador. Este último fez contato com um assessor do vereador Rony Miranda (PL-RS), oferecendo o contrato de confidencialidade do Projeto DV.

Miranda Comunicação

Sócio: Thiago Miranda Silva. O comprovante de transação entre Júnior Favoreto e um influenciador anônimo de São Paulo mostra que o dinheiro saiu da conta de Thiago Miranda, dono da Miranda Comunicação. Ele é um dos sócios de uma empresa do jornalista e empresário Léo Dias, que nega relação com o caso.

Perfis que publicaram conteúdo pró-Banco Master

  • Alfinetei (25,3 milhões de seguidores)
  • Carol Dias (7,4 milhões de seguidores no Instagram)
  • Paulo Cardoso (4,3 milhões de seguidores)
  • Diferentona (3,3 milhões de seguidores)
  • Babadeira (2,7 milhões de seguidores)
  • Firmino Cortada (2,1 milhões de seguidores)
  • Marcelo Rennó (625 mil seguidores)
  • André Dias (118 mil seguidores)

Com informações de Estadão

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula nomeia ministro interino da Justiça após saída de Lewandowski, até escolha do novo titular do ministério

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A saída de Ricardo Lewandowski do Ministério da Justiça e Segurança Pública foi oficializada em edição extra do Diário Oficial da União desta sexta-feira (9).

O secretário-executivo Manoel Carlos de Almeida Neto assumiu o comando da pasta de forma interina, até que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defina o novo ministro.

Entre os nomes cotados está Wellington César Lima e Silva, jurista com boa relação com Lula e com a ala baiana do governo. Ele já chefiou o ministério em 2016, no governo Dilma Rousseff, e atualmente era secretário de Assuntos Jurídicos da Casa Civil.

Outro nome lembrado é o do ministro da Educação, Camilo Santana, um dos principais quadros do PT e aliado próximo do presidente. Ele se reuniu com Lula na quinta-feira (8), mas o conteúdo do encontro não foi divulgado.

Lewandowski entregou a carta de demissão ao presidente na quinta-feira (8), antes da cerimônia dos atos de 8 de Janeiro. No documento, afirmou que deixa o cargo por motivos pessoais e familiares. Ele estava à frente da pasta desde fevereiro de 2024, após se aposentar do STF.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *