Política

José Agripino diz que possibilidade de apoio ao PT é nenhuma

Imagem: reprodução/TV Tropical

O ex-senador e presidente estadual do União Brasil, José Agripino Maia, concedeu entrevista ao Jornal da Tropical desta sexta-feira (15) e falou sobre o cenário político no Rio Grande do Norte e no país, após a escolha de Luciano Bivar como o nome do partido para a eleição de 2022. O político destacou seu nome de apoio para o governo do estado e negou qualquer aliança com o PT.

Maia revelou que vai insistir para que o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira, seja candidato ao Executivo potiguar. Ele explicou os motivos pela escolha do peessedebista para o governo estadual.

“Eu pretendo ganhar a eleição com um candidato de centro. Qual era o candidato que estava encaminhando e eu não desisti? Ezequiel foi pré-candidato. Não conversou comigo. Até porque eu não precisarei conversar com ninguém para apoiar uma candidatura de centro em que eu confie. De repente manifesta-se a desistência. Eu vou insistir para que ele seja candidato. Eu voto nele e apoio ele“, declarou à apresentadora Margot Ferreira.

“Tenho certeza que os companheiros do União Brasil votam nele e apoiam ele. Acho que ele precisa repensar. Em função dos interesses do estado e da unanimidade que se construiu em torno dele, ele precisa voltar a ser candidato. Ele ganha a eleição, contará com meu apoio e aquilo que eu puder fazer pelo RN com os deputados que viemos a eleger e com um governador amigo, ele contará comigo“, completou a fala em apoio a Ezequiel Ferreira.

“A hipótese de eu estar perto do PT é nenhuma”

Ainda no cenário político estadual, José Agripino Maia rechaçou qualquer possibilidade de apoio ao PT, que atualmente detém a liderança do Executivo com a governadora Fátima Bezerra.

Estão falando muito que José Agripino ‘lulou’, que ‘está com o PT'”. A hipótese de eu estar perto do PT é nenhuma. A formação programática do PT, no plano local ou nacional, é frontalmente divergente da formulação programática de José Agripino. Eu jamais poderia, até pelas lutas que eu tive, estar ao lado do PT. Não é por indisposição pessoal. Eu sou um politico civilizado. Eu recebo a governadora, o candidato do solidariedade. Esqueça essa história de que José Agripino vai caminhar ao lado do PT. Por uma razão simples: nos separam formulação programática e ideológica“, assegurou.

A expectativa de José Agripino é que o União Brasil conquiste pelo menos duas vagas na Câmara dos Deputados e três cadeiras na Assembleia Lesgislativa do RN. “Vamos fazer dois deputados federais. É muito difícil não fazer. E três estaduais, pelo menos. É um número ousado, mas plenamente factível. Temos vários candidatos. Contamos com cinco mulheres, além de outros nomes, como Paulinho Freire, Leonardo Rego, Benes Leocádio. São candidatos de grande categoria e que vão puxar nossa nominata com vontade“, completou.

Portal da Tropical

Opinião dos leitores

  1. Sendo para sair o pt, em qualquer um eu votaria, mas à política brasileira é muito podre não sabemos ém quem confiar nosso voto, isso é uma vergonha política no Brasil!

  2. José Agripino melhorou e muito a vida do povo potiguar, pois, foi governador por duas vezes em épocas muito difíceis, a seca no Rio Grande do Norte e no Nordeste brasileiro era terrível, NÃO existia Auxilio Brasil ou outros programas sociais dando tanto dinheiro aos menos favorecidos. Valeu Já já…

  3. Contra a Fátima e o PT , votarei em qualquer um , que venha rápido!

  4. Zé Agripino sempre perseguiu Ney Lopes,tinha inveja do seu talento para a política e sempre detonou o Ney para vôos maiores na política potiguar.. Sinceramente eu não compraria um carro usado dele.

  5. Quem é esse cidadão mesmo hoje no jogo do bicho … Os próximos picaretas q entrarem na política vai ter q assumir o compromisso de sustentar esse picareta q o RN já disse não a ele

    1. Amigo, deixa de ser imbecil, ele já disse que não é candidato a nada, se vc não gosta dele, vote em Fatão do GD e nos Alves e em cabeção a parte, tudo gente boa, sem defeitos, honestos, políticos, sem vícios, a vida é assim, feita de escolhas.

  6. Como Governador, na minha opinião foi fraco, mas, como perfeito, foi a melhor gestão que vi na Cidade de Natal, equipou a urbana, havia coletores nas Ruas do Centro e Alecrim, havia propaganda para as pessoas jogar lixo no lixo, eu era estudante , devia ter uns 15 anos, mas, lembro o quanto Natal ficou limpa, o transporte público funcionava bem, havia feirinhas promovidas pela STBS.

  7. Jr e André, no meio do que vcs pensam e dizem, tem umas historinhas muito interessantes, aquele engulo e cuspo de isolda, a Adesão de Carlos Eduardo, Garibaldi traíra, Natália Bonavides, e muita água debaixo da ponte, depois vcs dizem, sem uma oposição forte ela nadando sozinha é fácil, com outra candidatura forte vamos ver.

  8. Pelo menos esse tem lucidez e não se vendeu ao PT como fez os Alves.
    Parabéns Agripinão, você honra nosso Estado.

  9. José Agripino foi um político que me dá vergonha dele ser do RN. Deus nos livre desse troço voltar algum dia para qualquer cargo público.

    1. Vergonha fez os ALVES, se aliando aos ladrões. Mas lugar de ex-presidiários é ao lado dos outros. Henrique tem sua ficha assemelhada ao lula.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Inmet emite alerta de baixa umidade para 72 municípios do RN

Foto: Reprodução

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de baixa umidade do ar para 72 municípios do Rio Grande do Norte, atingindo principalmente cidades das regiões Central e Oeste do estado. O aviso é classificado como de perigo potencial (nível amarelo) e segue válido até as 21h da próxima segunda-feira (26).

De acordo com o Inmet, a umidade relativa do ar nessas áreas pode variar entre 20% e 30%, índice considerado abaixo do ideal para a saúde. Apesar disso, o órgão aponta baixo risco tanto para incêndios florestais quanto para agravamento de problemas de saúde, mantendo o alerta no nível mais brando da escala.

O instituto utiliza três níveis de aviso para esse tipo de situação: amarelo (perigo potencial), laranja (perigo) e vermelho (muito perigo). No atual cenário, não há previsão de elevação do alerta para níveis mais severos no estado.

Como medidas preventivas, o Inmet orienta a população a intensificar a ingestão de líquidos, evitar atividades físicas nas horas mais secas e quentes do dia, reduzir a exposição direta ao sol e, sempre que possível, manter ambientes umidificados.

Municípios sob alerta de baixa umidade no RN:

  • Acari
  • Açu
  • Água Nova
  • Alexandria
  • Almino Afonso
  • Antônio Martins
  • Apodi
  • Augusto Severo
  • Caicó
  • Caraúbas
  • Carnaúba dos Dantas
  • Coronel João Pessoa
  • Cruzeta
  • Currais Novos
  • Doutor Severiano
  • Encanto
  • Equador
  • Felipe Guerra
  • Florânia
  • Francisco Dantas
  • Frutuoso Gomes
  • Governador Dix-Sept Rosado
  • Ipueira
  • Itaú
  • Janduís
  • Jardim de Piranhas
  • Jardim do Seridó
  • João Dias
  • José da Penha
  • Jucurutu
  • Lagoa Nova
  • Lucrécia
  • Luís Gomes
  • Major Sales
  • Marcelino Vieira
  • Martins
  • Messias Targino
  • Olho d’Água do Borges
  • Ouro Branco
  • Paraná
  • Paraú
  • Parelhas
  • Patu
  • Pau dos Ferros
  • Pilões
  • Portalegre
  • Rafael Fernandes
  • Rafael Godeiro
  • Riacho da Cruz
  • Riacho de Santana
  • Rodolfo Fernandes
  • Santana do Matos
  • Santana do Seridó
  • São Fernando
  • São Francisco do Oeste
  • São João do Sabugi
  • São José do Seridó
  • São Miguel
  • São Rafael
  • São Vicente
  • Serra Negra do Norte
  • Serrinha dos Pintos
  • Severiano Melo
  • Taboleiro Grande
  • Tenente Ananias
  • Tenente Laurentino Cruz
  • Timbaúba dos Batistas
  • Triunfo Potiguar
  • Umarizal
  • Upanema
  • Venha-Ver
  • Viçosa

Com informações do Agora RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Sob risco nos estados, PT muda a rota e aposta tudo no Congresso em 2026

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Diante de dificuldades nas disputas estaduais, o PT decidiu concentrar forças nas eleições para a Câmara e, sobretudo, para o Senado, deixando em segundo plano a corrida pelos governos. A prioridade absoluta da legenda segue sendo a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estratégia que pode resultar no menor número de candidatos petistas a governador da história do partido, repetindo o movimento visto em 2010, quando a sigla focou na vitória presidencial.

Integrantes do grupo que discute a tática eleitoral avaliam que o PT deve lançar apenas sete candidatos aos governos estaduais, sendo três à reeleição, número que ainda pode sofrer ajustes em estados como São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Maranhão. A leitura interna é de que disputar palácios estaduais sem viabilidade pode custar capital político e prejudicar a montagem de palanques competitivos para Lula.

A grande aposta está no Senado, onde estarão em jogo 54 cadeiras. Dirigentes petistas avaliam que garantir maioria na Casa é essencial para evitar travamentos institucionais em um eventual quarto mandato de Lula. A estratégia espelha, inclusive, o plano traçado por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, que também buscam dominar o Legislativo como forma de influência política.

Nos estados hoje governados pelo PT, o cenário preocupa. Rafael Fonteles, no Piauí, aparece como o único com situação confortável. Já Jerônimo Rodrigues (Bahia), Elmano de Freitas (Ceará) e o grupo que tenta emplacar Cadu Xavier no Rio Grande do Norte enfrentam desempenho frágil nas pesquisas. Diante disso, o partido discute reforços de peso nas campanhas, como a possível saída do ministro Camilo Santana do MEC para atuar diretamente na eleição cearense.

Com informações do Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ex-nora de Lula e amigo da família levaram ao Planalto empresário alvo da PF

Foto: EBC

Dois lobistas ligados à família do presidente Lula (PT) estiveram no Palácio do Planalto entre 2023 e 2025 enquanto recebiam pagamentos de um empresário interessado em influência no governo federal,  segundo reportagem do UOL.

Kalil Bittar, amigo da família, e Carla Ariane Trindade, ex-nora de Lula, fizeram ao menos dez visitas ao Planalto no período, sem registro de compromissos nas agendas oficiais.

Três dessas visitas envolveram diretamente o empresário André Gonçalves Mariano, dono da Life Educacional, empresa investigada por superfaturamento em contratos com prefeituras paulistas. Em dezembro de 2023, Kalil acompanhou Mariano e o então secretário de Educação de Hortolândia, Fernando Gomes de Moraes, em reunião com o chefe de gabinete de Lula, Marco Aurélio Santana Ribeiro (Marcola).

Segundo a Polícia Federal, Mariano repassou R$ 210 mil aos lobistas entre 2022 e 2024. Dois dias após uma visita ao Planalto, ele transferiu R$ 30 mil a Kalil Bittar. O inquérito aponta ainda que o empresário bancou viagens, passagens e hospedagens em Brasília para facilitar o acesso a autoridades.

A investigação indica que a atuação do grupo esteve ligada à liberação de verbas, contratos e decisões administrativas. Entre 2022 e 2025, a prefeitura de Hortolândia pagou R$ 33 milhões à Life Educacional por livros e kits educacionais, segundo o TCE-SP. A PF sustenta que a empresa pagava agentes públicos e lobistas para garantir contratos.

Kalil Bittar é irmão de Fernando Bittar, dono do sítio de Atibaia, e filho de Jacó Bittar, fundador do PT e aliado histórico de Lula. Carla Trindade, que atuava na prefeitura de Hortolândia, teria viajado várias vezes a Brasília com despesas pagas por Mariano. Ela foi casada por 20 anos com Marcos Cláudio Lula da Silva, filho adotivo de Lula.

Em nota, a Secretaria de Comunicação do Planalto afirmou que servidores federais devem receber representantes de entes públicos, do setor produtivo e da sociedade civil, dentro da lei e do código de ética. As defesas de Kalil e Carla negaram atuação como lobistas e disseram que as visitas foram de cortesia ou sem pauta comercial. O advogado de Mariano informou que se manifestará no processo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Caminhada de Nikolas chega ao DF; deputado usa colete à prova de balas após ameaças feitas contra ele

A caminhada do deputado Nikolas Ferreira (Republicanos-MG), que começou na segunda-feira (19), chegou na tarde deste sábado (24) ao Distrito Federal. Um vídeo, publicado por Nikolas nas redes sociais, mostra a chegada do movimento ao estado central do país.

Segundo apurado pela rádio Itatiaia, Nikolas começou a usar um colete à prova de balas nos últimos dias do movimento promovido por ele em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e contra as ações do Supremo Tribunal Federal (STF).

A assessoria do parlamentar alega que o uso do colete, preventivamente, se deve a ameaças recentes feitas contra ele. A origem e a autoria das supostas ameaças não foram divulgadas.

Nikolas Ferreira saiu na segunda-feira (19) do município de Paracatu, no Noroeste de Minas Gerais, com destino a Brasília, na capital federal. O gesto simbólico do parlamentar, após ser amplamente divulgado nas redes sociais, ganhou a adesão de outros membros do Congresso, apoiadores de Bolsonaro e também de eleitores do deputado federal.

A expectativa é que a manifestação, que seguiu pela BR-040, seja encerrada no domingo (25), na Praça do Cruzeiro, em Brasília.

Segundo o deputado, o objetivo do ato simbólico é protestar contra decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) em relação aos condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, especialmente o ex-presidente Jair Bolsonaro — condenado por tentativa de golpe de Estado após a derrota nas eleições de 2022 e preso no Complexo da Papuda, em Brasília.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

CPMI do INSS recebe em massa da Receita dados fiscais sigilosos

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

A CPMI do INSS recebeu este mês da Receita Federal uma série de informações fiscais protegidas por sigilo: só nos últimos 10 dias, foram encaminhados dados de mais de 60 pessoas físicas e jurídicas que interessam à investigação do colegiado. A informação é da coluna do jornalista Lauro Jardim, no jornal O Globo.

Na lista, está André Luiz Martins Dias, ex-secretário parlamentar do deputado Euclydes Pettersen (Republicanos-MG) e apontado como intermediário direto em transações financeiras.

Também aparecem familiares de Thaisa Hoffmann Jonasson, mulher do ex-procurador-geral do INSS Virgílio Antonio Filho e apontada por parlamentares como laranja em um esquema de desvio de recursos.

Outra que teve seus dados fiscais enviados é Ana Aguilera Gomes, mulher de Felipe Macedo Gomes, ex-presidente da Amar Brasil, associação acusada pela Polícia Federal de realizar descontos indevidos em aposentadorias.

Lauro Jardim, O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

ABC e América empatam sem gols no primeiro Clássico Rei do ano

Foto: Gabriel Leite/América FC

O primeiro clássico entre ABC e América em 2026 terminou sem gols. O 0 a 0, na Arena das Dunas, pelo Campeonato Estadual, refletiu um jogo equilibrado. O ABC acertou três bolas na trave americana.

Com o resultado os rivais seguem na ponta da tabela com 10 pontos, cada, com o América levando vantagem no número de gols marcados como critério de desempate.

O empate também manteve uma invencibilidade do América na Arena das Dunas, onde não perde pelo Estadual desde 2023.

Na próxima rodada, o América encara o QFC. O local da partida ainda será definido. À princípio, a partida está marcada para sábado (31), às 16h.

O ABC viaja até Currais Novos para enfrentar o Potyguar Seridoense, no estádio Bezerrão, no sábado, dia 31, às 19h.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Câmeras de segurança flagram ‘resgate’ de fugitivo da polícia em Extremoz

Imagens obtidas com exclusividade pelo Via Certa Natal mostram o momento em que o homem que era procurado pela política em área de mata às margens da BR-101 Norte, na região de Extremoz, foi ‘resgatado’ em um Ford Ka de cor prata, no residencial Moinho dos Ventos.

Ele é um dos envolvidos no roubo de um veículo na noite de sexta-feira (23), em Nova Parnamirim, em uma ação criminosa na qual a vítima também foi agredida. O criminoso havia sido identificado pela polícia quando seguia no veículo roubado em direção ao litoral norte do RN. O veículo abandonado e recuperado pela polícia. Mas o homem fugiu pela mata até ser resgatado por comparsas.

Opinião dos leitores

  1. Temos bons políciais. O problema tá na cúpula da segurança pública, Fátima Coveira, Araújo e Alarico.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Com US$ 91 milhões em vendas, ouro se torna o 4º principal produto de exportação do RN em 2025

Foto: AURA MINERALS/DIVULGAÇÃO

A extração de ouro colocou o mineral entre os principais produtos da pauta de exportações do Rio Grande do Norte em 2025, com o início da exploração do mineral. Com vendas externas de US$ 91,2 milhões, o ouro passou a ocupar o 4º lugar no ranking estadual, respondendo por 8,4% de tudo o que o RN exportou no ano.

Segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e do Observatório Mais RN (Fiern), o mineral representou 94% de todo o volume exportado pelo grupo de pedras e metais preciosos e semipreciosos, que registrou crescimento de 1.688% em relação a 2024.

O avanço está diretamente ligado ao início das operações do Projeto Aura Borborema, em Currais Novos, que começou a produzir em junho e entrou em fase comercial apenas em outubro. Mesmo com poucos meses de atividade plena, os números já foram considerados expressivos pelo governo estadual.

A expectativa é de que, em 2026, a mina opere em capacidade total, com produção estimada em 83 mil onças de ouro por ano, o que pode aproximar o mineral do principal item de exportação do estado, atualmente o petróleo.

Além do impacto nas exportações, o ouro também liderou a arrecadação da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM) em 2025. Dos R$ 12,64 milhões arrecadados com mineração no RN, R$ 6,96 milhões (52,9%) vieram da extração de ouro em Currais Novos.

O projeto gera cerca de 4 mil empregos diretos e indiretos e pode ter sua vida útil ampliada de 11 para até 30 anos, caso avancem as negociações para a exploração de um novo depósito próximo à BR-226.

Com a valorização do ouro no mercado internacional e o aumento da produção local, a expectativa do setor é de crescimento ainda mais forte nos próximos anos.

Com informações de Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Multidão se junta a Nikolas Ferreira em caminhada até Brasília

Milhares de pessoas têm se somado, ao longo dos últimos dias, à caminhada liderada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), que segue para uma manifestação final na Praça do Cruzeiro, localizada no Eixo Monumental de Brasília, mas distante 6 quilômetros da Praça dos Três Poderes.

O movimento, que chega ao penúltimo dia neste sábado, 24, ganhou força nas redes sociais e passou a atrair apoiadores de diferentes regiões do país. A caminhada convocada por Nikolas tem sido tratada por aliados como um ato simbólico de mobilização da direita, com discursos em defesa de “liberdade”, “justiça”, liberação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) da prisão e críticas ao governo Lula.

Mais cedo, Nikolas afirmou que foram identificadas tentativas de infiltração durante o trajeto. Segundo o deputado, pessoas ligadas ao PT teriam tentado se misturar ao grupo com itens como bandeiras e equipamentos, o que levou a orientações para que os manifestantes mantivessem organização e seguissem as recomendações das forças de segurança.

Segundo o deputado, haveria registros dessas pessoas comprando itens que, na avaliação dele, seriam usados para simular participação no ato: “Tem vídeo deles comprando coisas, comprando pilha para o megafone, uma bandeirinha do Brasil, para poder fingir que era um dos nossos”.

Revista Oeste

Opinião dos leitores

    1. Petista é bicho atrevido e cara de pau.
      A esquerda defende a criminalidade.
      Fato público e notório.
      Em quem votam maconheiros e traficantes de drogas?

  1. Joga uma carteira de trabalho aí que corre tudinho. Bocado de desocupados, deviam estar trabalhando nos empreendimentos dos direitistas bolsonaristas e não caminhando ao longo da semana. Direitista é tudo igual, faz de tudo pra não trabalhar.

  2. Se a esquerda fizer uma caminhada igual a do Nikolas, a polícia recupera 70% dos foragidos dos presídios kkkk

    1. E os outros 30% continuam na papudinha ( Bolsonaro e demais)….. Graças a Deus na fazemos parte nem dia 70 nem dos 30 por cento, somos mais inteligentes…… E só assistimos a derrocada de ambas as partes …. Fica a dica

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Polícia faz buscas por criminosos que roubaram carro e agrediram proprietária do veículo

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por ZN NEWS (@znnewss)

Dois criminosos estão sendo caçados pelas forças de segurança do Rio Grande do Norte neste sábado (24), na região de Extremoz, na BR-101 Norte. Os bandidos tomaram um carro de assalto em um posto de combustíveis na Av. Maria Lacerda, Nova Parnamirim, na noite dessa sexta-feira (23), e agrediram a proprietária do veículo.

O grupo de criminosos era formado por dois homens e uma mulher, essa a mais agressiva com a vítima.
Na manhã deste sábado (24), os três seguiam no carro roubado para uma praia no litoral norte. Como a polícia estava em diligência com os dados do automóvel, identificou e entrou em ação para a prisão e recuperação do carro.

Na fuga, eles entraram em confronto com os policiais, a mulher foi atingida, socorrida, mas não resistiu. A operação conta com o apoio do helicóptero do Ciopaer e da PRF, na rodovia federal de acesso ao litoral norte.

Com informações de BZ Notícias e imagens de Via Certa Natal

Opinião dos leitores

  1. Pronto, essa moça não será mais agressiva com ninguém. Garanto que o capeta vai da um jeito nela.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *