Política

Julgamento de Bolsonaro no STF é “vingança política”, diz Mourão

Foto: Saulo Cruz/Agência Senado

O julgamento que no STF (Supremo Tribunal Federal) envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus na ação que apura uma tentativa de golpe de Estado em 2022, é considerado pelo senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) — que foi vice-presidente de Bolsonaro — como “uma vingança política”.

Em declaração divulgada nas redes sociais, o senador afirmou que “a quase certa condenação dos réus abrirá um precedente perigoso e enfraquecerá ainda mais a nossa democracia”.

Segundo Mourão, o processo não deve ser visto apenas sob a ótica jurídica. “É importante que todos entendam! O julgamento que se inicia amanhã, tendo como réus o [ex-]presidente Bolsonaro e seu núcleo de assessoramento mais próximo, não é apenas um simples processo jurídico, em verdade é o ocaso de uma vingança política”, declarou.

“Infelizmente, no Brasil do PT, fortalecido pela hipertrofia da Suprema Corte, propositalmente, fizeram com que divergências ideológicas se transformassem em ‘condutas criminosas’ e liberdade de expressão em direito relativo”, completou.

O senador ressaltou ainda a necessidade de pacificação nacional. “O Brasil precisa de pacificação, anistia já!”

Mourão e Bolsonaro

Em outro episódio recente, Mourão também comentou a intervenção de líderes estrangeiros no caso de Bolsonaro.

Em entrevista em julho, o ex-presidente chamou de “lamentável” a crítica do senador às tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra o Brasil.

Mourão afirmou na ocasião: “Ele que nos aponte o caminho para resolver internamente. Não tem como, hoje em dia, resolver internamente estas questões. Acho lamentável a declaração dele.”

O senador criticou a interferência de Trump no julgamento interno. “Há uma injustiça sendo praticada contra o ex-presidente. Mas compete a nós, brasileiros, resolvermos isso. Eu não aceito que o Trump venha meter o bedelho em um caso aqui que é interno nosso”, disse.

As falas surgiram em meio a uma carta de Trump em que o líder americano aborda decisões do STF contra redes sociais e questões comerciais, além de anunciar tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, classificando o tratamento dado a Bolsonaro como “uma vergonha internacional” e pedindo que a “caça às bruxas” contra o ex-presidente “acabe imediatamente”.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] BURJ KHALIFA: Prédio mais alto do mundo, em Dubai, é evacuado às pressas após explosão nas proximidades

Um vídeo que circula nas redes sociais registra uma explosão e fumaça nas proximidades do Burj Khalifa, o prédio mais alto do mundo, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Relatos indicam que o ataque pode ter sido provocado por um drone iraniano do tipo Shahed. O prédio construído de 2009 a 2015 e que tem 828 metros de altura foi evacuado às pressas após a explosão. O espaço aéreo do país também foi fechado.

Neste sábado (28), o Irã lançou ataques contra bases militares dos Estados Unidos no Oriente Médio, atingindo instalações no Bahrein, Kuwait, Catar e Emirados Árabes Unidos. As ações são descritas como retaliação aos bombardeios realizados por EUA e Israel em Teerã. O Irã também disparou mísseis contra território israelense. Israel entrou em alerta máximo e tenta interceptar os projéteis.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] PROTESTO: Lula ouve gritos de “safado, ladrão, vagabundo” durante visita à Ubá, cidade mineira afetada por temporal e enchente

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou a cidade de Ubá, na Zona da Mata mineira, onde acompanhou áreas afetadas pelas enchentes. Ao lado de Janja, Lula percorreu pontos atingidos e se reuniu com autoridades locais.

Durante a agenda neste sábado (28), um grupo de pessoas protestou com vaias e gritos de “Fora Lula, safado, ladrão, vagabundo”. A visita seguiu com reforço de segurança e sem alterações no cronograma.

Segundo o governo federal, a situação segue monitorada e ações emergenciais estão em estudo para apoiar a população. A ida a Ubá integra uma série de visitas a municípios impactados para articular respostas rápidas e apoio institucional.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Natal terá manifestação neste domingo (1º) por impeachment de Lula e ministros do STF

A capital potiguar receberá, neste domingo (1º), uma manifestação convocada por movimentos de direita em defesa do impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal e do presidente da República, Lula da Silva (PT). O ato está marcado para as 14h, em frente ao Midway Mall.

A mobilização em Natal é liderada pelo movimento Força Democrática e integra uma agenda nacional de protestos programados para o mesmo dia em diversas cidades do país.

Entre as pautas centrais da manifestação estão os pedidos de impeachment dos ministros Dias Toffoli e Alexandre de Moraes, ambos integrantes do Supremo Tribunal Federal, além do presidente Lula.

Segundo os organizadores, o movimento é motivado por recentes denúncias envolvendo ministros da Suprema Corte e por críticas à condução do governo federal. Os manifestantes também afirmam que a atual gestão presidencial enfrenta questionamentos relacionados a episódios de corrupção, como o roubo aos aposentados no INSS e o escândalo do Banco Master. Os manifestantes tambem defendem maior responsabilização das autoridades e respeito aos limites constitucionais entre os Poderes.

A organização informa que o ato será pacífico e aberto ao público, com a participação de apoiadores de diferentes regiões do Rio Grande do Norte.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

IFRN afasta professor por 60 dias para apurar denúncia de assédio sexual

Foto: reprodução

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) determinou o afastamento preventivo de um professor do Campus Central, em Natal, por 60 dias, para apurar denúncias de suposto assédio sexual. A medida foi oficializada por portaria publicada nesta semana.

O docente Charles César Magno de Freitas será investigado por meio de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD). A medida foi oficializada por meio da Portaria nº 428/2026 – RE/IFRN, publicada em 24 de fevereiro de 2026. Segundo o instituto, a apuração seguirá a Política de Enfrentamento ao Assédio e outras Violências, com atuação de equipe multidisciplinar.

Em nota, o IFRN afirmou que trata todas as denúncias com seriedade, respeito ao devido processo legal e atenção à proteção da comunidade acadêmica. O teor da denúncia não foi informado. O afastamento passa a valer a partir de março, início do semestre letivo de 2026.

O professor declarou ao Blog do Dina que o afastamento é exclusivamente preventivo e não configura punição ou conclusão antecipada. Segundo ele, as alegações já foram submetidas a apuração preliminar com realização de oitivas, “não tendo sido identificada, até o momento, irregularidade que comprometa minha atuação profissional”. O docente também afirmou confiar que os fatos serão esclarecidos ao final do processo.

Com informações do Blog do Dina

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Conselho de Segurança da ONU faz reunião de emergência neste sábado (28) após ataques ao Irã

Imagem de satélite mostra fumaça saindo do complexo do líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei | Foto: Airbus via CNN Newsource

O Conselho de Segurança da ONU se reunirá neste sábado (28) após os ataques realizados por Estados Unidos e Israel contra o Irã, elevando a tensão no Oriente Médio. A sessão está marcada para 16h em Nova York (18h em Brasília) e será presidida pelo Reino Unido, que ocupa a presidência mensal do colegiado.

A reunião de emergência foi solicitada por Rússia e China, com apoio de França, Bahrein e Colômbia. Moscou classificou os ataques como “agressão armada não provocada” e disse que cobrará a interrupção imediata das ações militares e a retomada do diálogo.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, deve discursar na sessão. Mais cedo, ele condenou a escalada militar e pediu cessar-fogo imediato, alertando para o risco de um conflito regional mais amplo e graves consequências para civis e a estabilidade da região.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Televisão

Morre aos 78 anos Dennis Carvalho, ator e diretor de novelas

Foto: Globo/ João Cotta

O ator e diretor Dennis Carvalho morreu na manha deste sábado (28), no Rio de Janeiro, aos 78 anos. Ele estava internado no Hospital Copa Star, em Copacabana, na Zona Sul do Rio. A unidade de saúde confirmou o falecimento do diretor.

“O Hospital Copa Star confirma com pesar o falecimento de Dennis de Carvalho neste sábado e se solidariza com a família, amigos e fãs por essa irreparável perda. O hospital também informa que não tem autorização da família para divulgar mais detalhes”.

Dennis Carvalho foi um dos nomes mais influentes da televisão brasileira, com trajetória marcada por sucessos tanto diante das câmeras quanto nos bastidores.

Diretor de sucessos

Ao longo das décadas seguintes, Dennis Carvalho dirigiu algumas das produções mais emblemáticas da teledramaturgia brasileira.

Sua parceria com o autor Gilberto Braga resultou em obras como “Vale Tudo” (1989), “Anos Rebeldes” (1992) e “Celebridade” (2003). Os trabalhos são considerados marcos da televisão por abordarem temas políticos e sociais e por inovações na linguagem de direção.

Dennis também esteve à frente de novelas como “Babilônia” (2015) e “Segundo Sol” (2018), além de ter participado de inúmeros outros projetos na TV Globo.

Conhecido pelo estilo firme nos estúdios, popularizou bordões como “Fora, Vídeo Show!” e o característico “Silêncio!”, ao iniciar gravações.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA ATLASINTEL / BLOOMBERG: Corrupção, criminalidade e tráfico de drogas são maiores problemas do país

Uma pesquisa realizada pela AtlasIntel, em conjunto com a Bloomberg, apontou que pouco mais da metade dos brasileiros acredita que a corrupção (54,3%), e a criminalidade e o tráfico de drogas (53,3%) são os maiores problemas do país atualmente.

Já economia e inflação ficaram em terceiro lugar (19,2%), segundo o levantamento, realizado em fevereiro com 4.986 pessoas, ao qual a CNN teve acesso, onde cada entrevistado poderia citar até 3 opções sobre quais são os maiores problemas do Brasil.

Com informações de CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. Queria entender.
    Desde menino que o povo fala e reprova veementemente a corrupção.
    Então, como é que votam em Lula e no PT???
    Dá pra entender??
    A lava jato mostrou um dos maiores crimes de corrupção do Brasil, coisa pros envolvidos mofarem na cadeia.
    Certo?
    No entanto ministros da suprema corte anularam tudo.
    Lula deixou de ser ladrão e virou presidente.
    Os empreiteiros foram perduado as dividas.
    Fica difícil entender….
    Só sei que o Brasil acabou, impera o roubo e escândalos diariamente, uma casa de mãe joana.
    É isso.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeita de Pendências declara apoio à pré-candidatura de Walter Alves

A prefeita de Pendências, Dra. Lays, declarou apoio ao nome do presidente estadual do MDB, Walter Alves, como pré-candidato a deputado estadual nas Eleições 2026.

O apoio foi confirmado em recente reunião e reforça a parceria construída ao longo dos anos entre Walter e o município. A gestora destacou que a decisão é fruto do trabalho já realizado em favor de Pendências, com ações, articulações e presença constante ao lado da população.

Para Walter, o apoio é motivo de gratidão e responsabilidade. “Fico muito feliz com a confiança da prefeita Dra. Lays. Nosso compromisso com Pendências vem de muito tempo, com trabalho concreto e resultados. Esse apoio é natural, fruto de uma relação construída com diálogo, respeito e serviço prestado”, afirmou.

A pré-candidatura de Walter Alves a deputado estadual vem ganhando musculatura com o apoio de outras lideranças em diferentes regiões do estado, fortalecendo o projeto e ampliando sua base política.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Exército de Israel divulga imagens de ataques no Irã

O exército de Israel divulgou um vídeo que mostra ataques ao Irã que ocorreram neste sábado (28), em ação conjunta com os Estados Unidos. Segundo as Forças de Defesa israelenses, alvos militares foram atingidos no oeste do Irã.

A ofensiva ocorreu em ação coordenada entre Israel e os Estados Unidos na madrugada de sábado, com explosões registradas em Teerã e em ao menos outras quatro cidades. Em resposta, o Irã lançou mísseis contra Israel e atacou bases americanas no Oriente Médio.

Autoridades israelenses afirmam que o líder supremo iraniano, Ali Khamenei, e o presidente Masoud Pezeshkian estavam entre os alvos, mas o resultado da operação ainda não é conhecido. Segundo a Reuters, Khamenei não estaria em Teerã no momento do ataque. Já a agência estatal iraniana informou que Pezeshkian está em segurança.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Brasil condena ataque conjunto dos EUA e Israel ao Irã e faz apelo por respeito ao direito internacional

Teerã, capital do Irã, durante ataques dos EUA e Israel contra o país | Foto: Reprodução/AP/CNN Internacional

O Itamaraty condenou neste sábado (28) o ataque conjunto de EUA e Israel ao Irã e disse que as negociação entre as partes é “único caminho viável para a paz”. Estados Unidos e Israel realizaram um ataque coordenado contra o Irã, no início da manhã deste sábado (28). Explosões foram registradas na capital Teerã e em ao menos outras quatro cidades. Em resposta, o Irã disparou mísseis contra Israel e atacou bases americanas no Oriente Médio.

Autoridades de Israel afirmaram que o aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã, e o presidente Masoud Pezeshkian foram alvos do ataque, mas os resultados da ação ainda não estão claros, segundo informações da agência Reuters.

“O Governo brasileiro condena e expressa grave preocupação com os ataques realizados hoje (28/2) por Estados Unidos e Israel contra alvos no Irã. Os ataques ocorreram em meio a um processo de negociação entre as partes, que é o único caminho viável para a paz, posição tradicionalmente defendida pelo Brasil na região”, afirmou o Itamaraty em nota.

Na manifestação, o Ministério das Relações Exteriores “apela a todas as partes que respeitem o Direito Internacional e exerçam máxima contenção”, para evitar a escalada de hostilidades e a assegurar a proteção de civis e da infraestrutura civil.

O Itamaraty afirmou que as embaixadas do Brasil na região acompanham os desdobramentos do conflito e que o embaixador brasileiro em Teerã está em contato direto com a comunidade brasileira, para transmitir atualizações sobre a situação e orientações de segurança.

g1

Opinião dos leitores

  1. Vai lulinha, liga pra Trump e reclame da guerra, ligue tb pra o presidente de Israel ou se preferir, pegue o avião ✈ presidencial e vá aos EUA, quem sabe vc consiga acabar, leve sua comitiva.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *