Uma decisão liminar (provisória) da Justiça do Maranhão determinou a suspensão do fechamento de agências do Banco do Brasil em todo o país enquanto vigorarem medidas de combate à pandemia do novo coronavírus. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (3) pelo portal G1 e também pelo Sindicato dos Bancários do Maranhão, autor da ação. De acordo com a organização, a decisão é do juiz Douglas de Melo Martins, titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos da Comarca da Ilha de São Luís.
“DETERMINO ao Banco do Brasil que se abstenha de fechar quaisquer unidades/agências e mantenha o funcionamento pleno de todas as suas unidades e agências do país, enquanto perdurarem as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância nacional “, diz trecho da decisão divulgada pelo sindicato.
Em fevereiro, o banco anunciou plano de fechar 361 unidades no primeiro semestre deste ano – sendo 112 agências, sete escritórios e 242 postos de atendimento. A companhia de capital misto anunciou também uma reorganização dos quadros e um Plano de Demissão Voluntária que deve atingir cerca de 5 mil funcionários.
Ao atender ao pedido dos bancários, Martins considerou lei de fevereiro de 2020 que liberou governantes a estabelecer medidas de combate à covid-19 e ainda decisão de dezembro do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), prorrogando a autorização.
Ainda segundo o texto, o juiz deu prazo de 15 dias para o BB contestar a decisão. Ao Congresso em Foco, o Banco do Brasil informou que “aguarda ser citado da ação para analisar o conteúdo da decisão judicial”.
Com informações de Congresso em Foco
GRANDE PONTO
Privatização do Banco do Brasil, já! O seu comentário, caro José Aldomar, diz tudo. Além do atendimento péssimo, em qualquer agência. João Macena.
Aqui em Angicos mesmo sem estah na relação das agências que vai fechar o BB está quase fechado pois só atende a 10 pessoas por dia com a agência cheia de funcionários ociosos
A justiça deveria proibir os bancários do BB de fazerem greve.
Que estranho! Quem paga o auxílio durante da pandemia eh a Caixa Econômica, não o BB…
Mais intromissão da Justiça em assuntos que não são da sua competência. Essa questão é inerente à administração do banco, que é uma sociedade anônima, embora tendo o governo federal como sócio majoritário. Mas, há muitos outros acionistas, para quem o resultado financeiro do banco interessa. A Justiça irá ressarcir seus prejuízos? O BB não é uma autarquia, é sociedade comercial.
A justiça só é cega para as Escolas públicas que estão fechadas, alunos em casa sem estudar .
Essa decisão desse juiz cairá em menos de 24 horas.
O governo está querendo vender todo o patrimônio nacional, e aí quem será prejudicado será a população e os funcionários. O Paulo Guedes só vê no banco uma dele ganhar dinheiro pra ele não para o país. Milhares de trabalhadores serao demitidos e suas famílias entraram na fila dos desempregados em plena pandemia. 99% dos que serao demitidos são simples empregados que estudaram se esforçaram e passaram em um concurso público difícil e almejado por muitos trabalhadores, agora vem esse entreguista querendo destruir o sonho de toda uma geração . Falta de bom senso e caráter desse ministro que quer vender o país a preço de banana.
Agora fudeu, o Juiz que é do executivo, é imoral. Excelentíssimo faltou informar quem vai pagar a conta, o judiciário???
Mais que toma decisão apenas com o intuito de ter seus 15 minutos de fama.