Confira relato enviado nesta quinta-feira(19), de leitor do Blog sobre a fiscalização da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito Urbano(STTU).
“Bruno, um absurdo o que está acontecendo na frente do colégio CEI da Romualdo Galvão.
Os amarelinhos estão de prancheta na mão, multando todos os carros que estão na fila da direita, independente de estarem ou não deixando os filhos na escola. Não há fila dupla, ninguém está obstruindo o trânsito nem nada. O trânsito fica mais lento neste horário de pico, mas eles estão simplesmente multando todos que estão na mão da direita.
Isso vem acontecendo ao longo de toda a semana. Fiquei com vontade de filmar para vc ver, mas tive medo da reação deles.
Eles não orientam, não dão nenhum comando aos condutores, apenas multam todos os carros. Uma fábrica de multas!
Claramente há um problema muito sério. Não cabe mais esse tipo de postura por parte da STTU. O que nós somos? Até quando a população terá que aguentar desses abusos?
Estou indignado. ”
Abraços,
Osmar Fernandes
Foto: Francisco de Assis
Gente o erro é que existem duas faixas de pedestre uma próxima da outra na Romualdo Galvão, sendo que uma delas é ILEGAL, beneficiando os alunos e seus pais que não podem descer questão de 100m para a faixa de pedestres do sinal (que é a correta). Com essa faixa ilegal e imoral são dois bloqueios, causando um enorme engarrafamento e dando brecha pros multi multas da prefeitura que por sua vez é incentivado pelo prefeito Carlos Eduardo. Para resolver tem que acabar com a faixa de pedestre ilegal.
Quero saber se eles multam os carros do prefeito ou do governador, cujos filhos estudam nessa escola.
Concordo realmente é um absurdo
Aos escolas tem que investir em estacionamentos. nesse caso os amarelihos estao certos, é um absurdo oq acontece ali.
O Midway tem o maior estacionamento de Natal e as filas para acesso são enormes, principalmente a noite. Chegam a ocupar duas faixas, e nunca vi nenhum agente multando ninguém por lá. O trânsito fica lento na Romuldo próximo ao meio-dia, mas o motorista que está em fila, guiando normalmente, não cometeu nenhuma infração. Não concordo com essa postura, até porque, além de injusta, não resolve problema algum.
É verdade. Quantos guardas de transitos, se vê em frente de uma escola pública para facilitar a passagem dos alunos, na faixa de pedestre?
E desde quando existem guardas de trânsito em Natal???
O que temos é simplesmente Agentes de Aplicação de Multas!
Não se tem a expectativa de ver profissionais de trânsito orientando, disciplinando o trânsito. Apenas anotando para, depois, "jogar na conta do contribuinte"!
E, cada vez, esse mercado da arrecadação (inclusive imoral) cresce mais, taí as câmeras (inclusive escondidas atrás de postes, árvores, etc), os caça-níqueis dos semáforos agora (que são uma verdadeira roleta russa, que cerceia o direito à defesa e ao contraditório, direitos esses de qualquer cidadão desse país)!
Um absurdo completo!
Realmente um absurdo! Fui multada também e fiquei sem saber o porquê? Ao estacionar fui perguntar ao guarda qual seria a infração, o mesmo respondeu de forma grosseira…"era pra você ter passado direto, não era pra ter entrado no estacionamento da escola"… Fico me perguntando que tipo de infração é essa que não posso entrar no estacionamento da escola dos meus filhos. Estava com os faróis ligados, seta ligada, não fazia uso de celular, usava cinto de segurança, não estava em alta velocidade, não parei em cima da calçada…. E o meu direito de ir e vir ( Definido na nossa Constituição) onde fica? Com certeza vou recorrer, pois não cabe multa. Lembrando que ele multou todos que entraram no estacionamento da Escola…anotava tudo no papel, para depois passar para o talão…ABSURDO!
BG.
Os Pais deveriam solicitar a escola apoio jurídico e processar esse lombarde ( prefeito omisso e negligente)e os fiscais de trânsito por abuso de autoridade e outras medidas mais. Só assim essa indústria descarada de multas se acabaria.0 Justiça e ações em cima deles.
a sttu esta virando uma quadrilha
Na verdade a STTU oscila entre a ignorância e o amadorismo nas questões de trânsito.
As tais faixas compartilhadas entre bicicleta e ônibus é exemplo perfeito e acabado disso.
Quem danado em sã consciência iria conceber uma estultice dessas? Bicicleta e ônibus dividindo o mesmo espaço é algo nunca dito no CTB. Mas nossas abóboras pensantes concluíram que dá certo.
Me digam quantas bicicletas se vê na Prudente de Morais? E dividindo a faixa com os ônibus?
Não satisfeitos criam as faixas semi-exclusivas.
Só o nome já mostra o erro. Ou é exclusiva ou não é. Salvo se existir semi-grávida. Aí lanço o desafio: me mostrem onde o CTB autoriza a multar quem trafegar em faixa semi-exclusiva. DUVIDO!
Parabens para os agentes , amigo pare seu carro em um canto mais longe um pouco e de o exemplo a seu filho de respeitar a coletividade o direito de ir e vim vc por intetesse proprio nao pode atrapalhar o trânsito, tu ta errado e q tá certo , o brasil desmantelado , la t bem claro nao pode parar ,
Daniel, certamente você não leu direito. Os motoristas que estão dirigindo na mão da direita na Romualdo não estão cometendo infração alguma, e ainda assim são multados. A Escola possui área reservada para embarque e desembarque, mas ainda assim os motoristas que estão na avenida são multados. Nunca vi ninguém ser multado por estar na fila aguardando para entrar no Midway ou no Natal Shopping. Nem por estar na fila na BR aguardando o trânsito andar no início da Romualdo por volta das 18h. Me desculpe, mas não posso concordar com a aplicação de multas sem o cometimento de infração, ainda mais em grande escala. É uma indústria de multas sim, e a comprovação está ao alcance de todos, é só ir conferir na Escola, entre 12:30 e 13:00.
Todo dia passo por lá e vejo os transtornos causados pela fila dupla! os pais ao deixar os filhos no CEI fazem sim fila dupla, que as vezes chega até a Antonio Basilio, fechando o cruzamento. Nesse caso os amerelinhos estão apenas fazendo cumprir a lei. Tem que multar mesmo!
Maria Lucia, não há fila dupla na Romualdo, até porque ela só tem duas mãos em cada sentido… Se houvesse, a avenida seria bloqueada.
O que ocorre é que os motoristas trafegam lentamente na faixa da direita (a faixa dos veículos lentos) aguardando a vez de terem acesso à área de desembarque de alunos do CEI, que por sinal, não fica na avenida, mas em uma área recuada. Ficar em fila não é o mesmo que parar em fila dupla, imagino que saiba disso. Tal fato acontece nas entradas de shoppings e locais de grande circulação, todos os dias, e não há este arrastão de multas.
A cada dia, mais absurdos são vistos no trânsito de Natal. Os problemas vão do despreparo dos agentes de trânsito ao setor de engenharia de tráfego (se é que existe…..). A Afonso Pena, via de escape de duas grandes avenidas (Hermes e Prudente), liberado o estacionamento, retirou mais uma faixa de rolamento, que somadas às da Prudente e da Hermes da fonseca afunilam cada vez mais o trânsito. Não sou contra a prioridade ao transporte público, mas também não adianta deixar uma faixa exclusiva (ou semi) sem que melhore o serviço, o que seria uma forma de incentivar o uso, dimunuindo o número de veículos particulares. A STTU tem que rever seus conceitos…
Façamos todos uma corrente de fiscalização… o motorista de cada veículo ande com um passageiro, cuja única função seja de filmar o procedimento dos guardas da STTU. Cada vídeo produzido deve ser enviado para o CONTRAN, e outras instâncias superiores. Afinal é um direito do cidadão o livre arbítrio… E podem mandar uma cópia do vídeo pra STTU para que façam sua defesa…. Todos contra a indústria da multa e funcionários não concursados….
Tem que arrecadar. Próximo ano tem eleição.
A prefeitura não tem engenheiro de tráfego. Natal não tem mobilidade.
Mas a indústria da multa do prefeito Carlos Eduardo funciona a todo vapor.
Compartilho a indignidade do amigo, este país não vale mais nada, até quando a população vai ficar nesse marasmo sem reagir ? Acordem Brasileiros.!
Tem que meter a caneta mesmo, a escola que providencie um estacionamento, a questão é que os pais "acomodados" não querem descer dos seus carros, e ficam atrapalhando o trânsito sim.
CONCORDO EM GENERO ,NUMERO E GRAU CERTÍSSIMO AKI EM NATAL O POVO SÓ QUER ESTACIONAR ,PARAR E DESCER DEFRONTE SEJA EM ESCOLAS ,COMÉRCIOS QUALQUER ESTABELECIMENTO
É impressionante a inversão dos valores. Trabalho ali perto e passo pela via todos os dias. A verdade é que os pais estacionam irregularmente travando a via sem se preocupar com ninguém. ARROCHEM A CANETA AMARELINHOS! TEM QUE MULTAR MESMO…
Pelo visto não entenderam a matéria. No colégio ninguém está indo para estacionar, mas para entrar e apanhar o filho como em qualquer escola da cidade. Eles multam porque querem alterar o destino dos pais, não podem entrar, tem que seguir reto na Romualdo, sentido arena das dunas. Multam até quem para atrás de veículo que estiver, por exemplo, aguardo carro na frente manobrar. Algumas vezes vão até seis agentes. Um joga a isca e outros ficam só no talão. Não vemos um amarelinho na frente de uma escola estadual, cuidando de crianças que atravessam a rua. Eles não fazem esta fiscalização nas entradas de determinados shopping centers, onde existem filas para entradas da mesma forma e até filas duplas. Ou seja dois pesos e duas medidas.
Jean, as pessoas estão sendo multadas apenas por estarem na fila da direita, sem terem cometido nenhuma irregularidade. Alguns motoristas nem estão indo para o Colégio, simplesmente estão parados na fila. Acho sim, injusto e irregular a aplicação de multa desta forma. Não se trata de comodismo: motoristas estão sendo multados sem terem cometido nenhuma infração, nem desobedecido alguma orientação. Na verdade, eles não orientam nada, é como se tivessem uma meta de multas a bater e simplesmente se aproveitam da situação. Qualquer um pode ir ver de perto e comprovar o que está acontecendo.
Na próxima eleição lembre-se, BASTA DE ALVES!
Reclama com a escola e com a prefeitura nao por esta multando e sim por construiu um predio sem respeitar o direito dos demais cidadãos que apenas querem trafegar traquilamente.
Oi Bebê (?), a minha reclamação diz respeito a aplicações de multas sem que tenha havido infração de trânsito. O trânsito engarrafa na frente do Colégio sim, próximo ao meio-dia. Mas quem simplesmente está na fila da direita, sem ter estacionado em fila dupla ou desobedecido alguma orientação dos agentes, não cometeu violação alguma. Tem pessoas que são multadas sem sequer estarem indo para Escola: estão apenas na fila da direita. Na minha opinião, essas ações não melhoram o trânsito, apenas alimentam a indústria de multas que sabidamente existe em Natal.
Bruno, não precisa ser nenhum especialista para saber que infelizmente as escolas particulares aqui de Natal provocam transtornos no trânsito, o CEI da Romualdo Galvão tem sim fila dupla, porque os "pais" não podem pegar ou deixar seu filho a não ser na porta nos seus carrões, Colégio das Neves também acontece, essas escolas deveriam fazer um amplo estacionamento para seus clientes, tem que sentar a caneta nestes que pousam de bacanas.
Enquanto isso eles são inoperantes na Ribeira, principalmente na Av. Hildebrando de Góis, em frente ao Moinho e CODERN, filas e mais filas de caminhões para carregar e descarregar, estacionam em mão dupla, na contra mão e ninguém faz nada. TERRA DE NINGUÉM.
Esse é o retrato de nossa bela cidade.
Amigo, a rotatório do centro administrativo na rua Militão Chaves é uma verdadeira zona e nunca apareceu um amarelinho nem para fazer um chá.
E no alecrim, filas duplas e às vezes até triplas, na avenida 1, o alecrim e o centro é desorganizado o trânsito.