Foto: Roque de Sá/Agência Senado
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou que não concorda com o projeto em tramitação na Câmara dos Deputados que equipara facções criminosas, como PCC e CV, a grupos terroristas. Segundo ele, a legislação brasileira já diferencia claramente organizações criminosas de organizações de caráter terrorista. A informação é da coluna do Paulo Cappelli, do Metrópoles.
“Grupos terroristas causam perturbação social e política grave e têm uma inclinação ideológica. Isso não acontece com organizações criminosas, que praticam delitos previstos no Código Penal e em legislações específicas”, explicou Lewandowski. O ministro reforçou que o governo não pretende confundir os dois conceitos.
Lewandowski destacou que facções como PCC e CV são relativamente fáceis de identificar, ao contrário de grupos terroristas, que têm natureza distinta e objetivos políticos ou ideológicos. Ele frisou que o combate a essas organizações continuará sendo feito dentro do ordenamento jurídico vigente.
Nesta quarta-feira (22), o ministro apresentou o Projeto Antifacção, que propõe endurecer penas contra organizações criminosas. A iniciativa foi encaminhada ao governo por meio da Casa Civil e reforça a estratégia do Executivo de combater o crime organizado sem misturá-lo ao terrorismo.
Com informações do Metrópoles
Não mim surpreende atítude igual desse ministro afinal de contas seu governo e do pt defender bandido e um dos programas do pt afinál de com o governo do pt e um ex presidiário
Nosso país esta entregue as baratas , lamentável tal pensamento de um ministro da justiça
Isso é o tipo da coisa que não tem explicação.
Um ministro da Justiça falando isso?
Ou seja, baseado em lei, o bolsonarismo é a maior célula terrorista do Brasil, incluindo membros fora do pais que tramam contra a integridade social e economica.
É, amigo, o ruim é que gente como você se acha íntegro, justo e virtuoso. Defendendo marginais junto com esse governo? Talvez o que chame de luz seja trevas na verdade.
ESQUERDOLÓIDE detectado…..falou b#$t@…
Defendendo bandido? Algo de muito errado não está certo. Quem passa pano pra criminoso devia a ser investigado.
“Grupos terroristas causam perturbação social e política grave” No estado do CE uma facção criminosa expulsou os moradores de uma cidade inteira! Quer perturbação social e política mais grave que isso?
“têm uma inclinação ideológica” – As facções têm Estatuto próprio, hino, código de conduta, tribunais próprios. Se isso não é inclinação ideológica, então é o que?
“praticam delitos previstos no Código Penal e em legislações específicas”. Não! Eles se colocam (mesmo que indiretamente) como uma força estatal paralela que invadiu o território brasileiro. São como uma bactéria corroendo o estado democrático de direito e o antibiótico pra isso é cadeia ou cemitério! Este é mais eficiente
Sabe porque o ministro não considera essas facções “ideológicas”? Porque a ideologia dos criminosos é a dele também. Vide a comemoração nos presídios com a eleição do atual presidente. Pesquisem o termo lumpemproletariado, se o povo continuar na ignorância, o Brasil vai continuar afundando.
Esse velho é mau-caráter
Ele é ministro da justiça ou advogado de facções? Perguntar não faz mal…
Este incompetente já devia estar fora da administração pública. Essa bandidagem cresceu as asas com os governos esquerdalhas.