Foto: Cadu Gomes/VPR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, nesta segunda-feira (19/5), com os ministros de Agricultura da União Africana no Palácio do Itamaraty para tratar do II Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural. Durante a reunião, o chefe do Palácio do Planalto criticou os recursos empregados em guerras, como na Faixa de Gaza e na Ucrânia.
O encontro ocorreu em meio a atenção no setor agropecuário brasileiro, diante da confirmação do primeiro foco de gripe aviária em uma granja comercial no Rio Grande do Sul. No entanto, Lula não mencionou os casos da doença no Brasil durante discurso a ministros da Agricultura da União Africana.
Gripe aviária
- Em maio de 2023, o Ministério da Agricultura (Mapa) confirmou dois casos de aves marinhas contaminadas pelo vírus da gripe aviária, conhecido como H5N1. Os animais eram da espécie Thalasseus acuflavidus e foram resgatados no litoral do Espírito Santo.
- Na época, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, informou que não “há risco de qualquer restrição comercial porque são aves silvestres”.
- No entanto, dois anos depois, o Brasil detectou o primeiro foco de gripe aviária em uma granja comercial no Rio Grande do Sul.
- O Ministério da Agricultura ressalta que humanos podem se infectar com a gripe aviária, principalmente por meio do contato direto com os animais infectados. A doença não é transmitida por meio do consumo de aves e nem de ovos.
“Qualquer presidente deste país poderia não ter permitido que ninguém passasse fome. Acontece que, muitas vezes, as pessoas mais pobres não são prioridades da maioria dos governos”, disse o presidente Lula. “É muito triste a gente saber que o mundo gastou, no ano passado, US$ 2,4 trilhões em armamento e conflitos e não teve a mesma coragem e ousadia de gastar isso ensinando as pessoas a plantar e a colher aquilo que a gente come em cada país.”
O petista defendeu a transferência de tecnologia e o investimento em agricultura familiar para combater a fome no mundo, em especial nos países africanos. “Imagina se o dinheiro que tá sendo gasto na guerra da Ucrânia com a Rússia, da Rússia com a Ucrânia tivesse sendo gasto na produção de alimentos. Imagina se o dinheiro que o exército de Israel gasta para matar mulheres e crianças lá na Faixa de Gaza fosse utilizado para transferir tecnologia para países que precisam de muita tecnologia. O mundo seria outro”, finalizou.
No ano passado, a pedido do presidente Lula, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, enviou para União Africana uma comitiva com representantes da pasta e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), além de empresários do agronegócio para estreitar laços comerciais.
O II Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural ocorre entre 20 a 22 de maio, com o objetivo de possibilitar a troca de experiências em produção agropecuária e aquícola (cultura de organismos aquáticos), além de discutir alternativas de financiamento para Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
A União Africana é composta por mais de 50 países, entre eles África do Sul e Angola, importantes importadores de produtos agrícolas brasileiros, como carnes bovina, suína e de aves. A África do Sul, inclusive, suspendeu a importação de carne de aves diante do primeiro foco de influenza aviária no Brasil.
Juntos, os países do bloco somam Produto Interno Bruto (PIB) de aproximadamente US$ 2,86 trilhões, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI).
Metrópoles
Lula afirmou que Israel mata crianças e mulheres, esqueceu de dizer que Israel retalia a agressão do Hamas
Kkkkkkkkkk é piada é?
Financiamento para acabar com a fome?
Esse ser vivo já vai com 20 anos no em poder e ainda não acabou com essa fome?
Mesma conversa fiada de 40 anos atrás. Na real, o que esses bandidos planejam dia e noite, é uma fórmula de roubar o país, não importa que seja velhos , novos, trabalhadores, empresários, o lema é ROUBAR, mas com toda honestidade. Bandidos.
Esse LADRÃO quer aparecer. Vai se deitar CABRA DE PEIA
Pra Lula gasto bom é pra levar a galera pra passar e gastar com hotel de luxo pelo mundo.
Esse discurso “mequetrefe” de Lula não convense mais ninguém.
Imbecil!!
Discurso mais antigo do que a posição de andar pra frente.
Teria que está preocupados com os gastos desnecessários do seu governo a começar pelos gastos com sua esposa
Só lembrando que no BR morrem mais pessoas vítimas de violência urbana por ano do que na maioria dos conflitos armados da atualidade, a diferença é que pelo menos nestes conflitos armados os DOIS LADOS estão armados. Aqui o PT fez o desfavor de desarmar um lado e favorecer o armamento do outro.
Mesma conversa de 40 anos atrás, só que na verdade o dinheiro que LULADRAO quer não é para fome, e sim para sua quadrilha de PTralhas.
Ora nem os brasileiros estão de bucho cheio, aí esse ex-condenado está preocupado com a fome de outro país, primeiro de faz o dever de casa, o resto se ver depois, é muita balela.
Um ignobil senil descarado, tem que sair o quanto antes da presidencia.