Imagens: UOL
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou pela primeira vez, nesta quinta-feira (5/2), sobre o encontro que teve com o dono do Banco Master, Daniel Vorcaro. A reunião entre os dois ocorreu no Palácio do Planalto, em 2024.
Segundo o chefe do Executivo, o empresário disse, na ocasião, que estava sofrendo “perseguição”.
“Ele então me contou da perseguição que ele estava sofrendo, que tinha gente interessada em derrubar ele e tal. O que eu disse para ele: não há posição política pró ou contra o Banco Master. O que haverá será uma investigação técnica feita pelo Banco Central. Foi essa a conversa”, narrou o presidente em entrevista ao portal UOL, nesta quinta-feira (5/2).
Conforme revelou o Metrópoles, na coluna da Andreza Matais, Lula recebeu Vorcaro em ao menos uma oportunidade. O encontro ocorreu em dezembro de 2024 e contou ainda com a presença do presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo.
Em entrevista ao Metrópoles, na última sexta-feira (29/1), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já havia relatado o que teria sido o teor da conversa entre Lula e Vorcaro.
Segundo Haddad, Lula afirmou a Vorcaro que as decisões sobre o Master seriam tomadas pelo Banco Central, de forma estritamente “técnica”.
“Galípolo tomou posse, viu que estava diante de um problema grave, abriu os procedimentos internos para apurar, constatou a fraude bilionária, tomou todas as medidas necessárias, interna e externamente, para uma decisão robusta, uma decisão sustentável perante qualquer tribunal. Esse é o certo. Com a orientação do presidente da República, que nos disse sempre: façam o trabalho de vocês. Quando ele está diante de uma informação, diz: façam o trabalho de vocês. O que, aliás, foi o que ele disse na reunião com o Vorcaro, segundo todas as testemunhas: ‘Olha, a decisão sobre você é do Banco Central, técnica. Uma decisão técnica vai ser tomada. Se bem, bem; se mal, mal‘. E é a orientação que eu recebo”, contou Haddad.
O ministro também defendeu o presidente por ter recebido Vorcaro. Segundo ele, na época do encontro, o que havia apenas era “rumor” e “disse-me-disse” de que as coisas não estavam andando bem no Master.
“Tinha muito rumor de que as coisas não estavam andando bem. Era um disse-me-disse. O rumor existia desde 2024. Tinha problema, mas você não tinha indício de crime, de fraude. Parecia um negócio mal feito, que não ia dar certo. Agora, no início de 2025, já há elementos concretos. O Galípolo estava muito preocupado, abrindo procedimentos internos para mergulhar na fiscalização. E aí houve um envolvimento quase que ato contínuo do Ministério Público”, contou Haddad.
Questionado sobre por que não alertou Lula a não receber Vorcaro, o chefe da equipe econômica afirmou que não sabia que o presidente da República receberia o banqueiro e ressaltou que não conhece Vorcaro.
“Eu nem sabia que ele ia receber. Eu não conheço essa pessoa. Até outro dia, eu não sabia se ele ia estar nesse ambiente ou não”, declarou Haddad.
Metrópoles com informações de UOL
Aí mente…. Vou perguntar a ela.
BOLSONARO DEIXOU DINHEIRO EM CAIXA.
KKKKKKKKK.
O POVO SABE LULALADRÃO.
kkkkk.
Tú tá é com dor de cotovelo.
Não pode andar pelas ruas do Brasil.
Kkkkkkkkk.
Mito, sempre Mito.
O resto, é o resto.
Deus.
Pátria.
Família.
Liberdade.
Pegue!!
Lula, se até um corrupto condenado em 3 estâncias voltou, porque o Bolsonaro não pode voltar
Lula sempre falando para a sua manada de jumentos. kkkkkkk
Esse ebrio senil ao invés de tentar governar o Pais, fica delirando, mande seus cumpinchas retirar a cessação dele e dispute com ele sem nomeação pra ver o fumo que leva.
DE LEVAR FUMO VOCE ENTENDE.
Lula até 2030. Prego batido e ponta virada.
Asno mentiroso.
Está certíssimo presidente. A população brasileira não quer voltar aos tempos sombrios que vivemos entre 2019 e 2022. Tempos ruins, economia em decadência total, saúde a míngua com um negacionista fazendo patuscada das vítimas da covid, não se viu nenhum investimento em nada, inflação descontrolada, combustíveis nas alturas, alimentos com preços absurdos. Etc, etc e etc.
Agora vem uns loucos defender um sujeito como esse e falar mal de Lula. E gente sem cabeça mesmo.
Sem cabeça e quem quer defender um imbecil que sem pandemia o dólar estar R$ 5,70 , gasolina R$ 6,50 e popularidade caindo mês a mês .
Se fosse num país de vergonha, um ex-presidiário feito você, não passava nem perto de Brasília. Imagina estar na cadeira de presidente da república. Tu não termina nem seu mandato, se corrupção ainda for crime no Brasil.
Já podia estar em casa, no regime aberto. Com a família e longe de BSB.
Bolsonarista defecando pela boca
Falou o Stalinácio Bebum de Garanhuns, para os seus jumentos amestrados.
Tem razão. Mesmo que o povo queira.