Foto: REUTERS/Adriano Machado
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (10) que se os Estados Unidos não quiserem comprar do Brasil, o governo vai procurar quem queira.
De acordo com o presidente, a relação comercial com o EUA não é essencial para a sobrevivência do Brasil.
“Vamos ter que proteger [o setor produtivo]. Vamos ter que procurar outros parceiros para comprar nossos produtos. O comércio entre Brasil e Estados Unidos tem apenas 1,7% do PIB, não é essa coisa que a gente não consegue sobreviver sem os EUA”, disse Lula em entrevista à TV Record.
Ele afirmou que buscará resolver o impasse do tarifaço com base no diálogo e na negociação. Mas garantiu que o Brasil não abrirá mão da reciprocidade e, se Trump não recuar, procurará novos mercados.
“O mandato de um presidente só dura quatro anos. Daqui a pouco quem sabe tem outro presidente que queira negociar. E a gente enquanto isso vai procurando novos parceiros. Se os Estados Unidos não querem comprar, vamos procurar quem queira”, afirmou.
Trump anunciou na quarta-feira (9) que irá aplicar uma tarifa de 50% sobre os produtos importados do Brasil. A nova alíquota entra em vigor a partir do dia 1º de agosto.
Em anúncio, o norte-americano afirmou que a cobrança é necessária tendo em vista a postura do STF (Supremo Tribunal Federal) para com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Mais tarde, Lula publicou reposta a Trump nas redes sociais e disse que as tarifas seriam respondidas “à luz da Lei brasileira de Reciprocidade Econômica”.
A Lei de Reciprocidade foi sancionada em abril deste ano em meio aos primeiros tarifaços de Trump. A norma permite a retaliação comercial contra países que impuserem sanções unilaterais ao Brasil, como as anunciadas recentemente por Trump.
Lula também estuda recorrer à OMC (Organização Mundial do Comércio) contra a decisão de Trump. O argumento do governo brasileiro é de que não há motivação técnica para o tributo, já que a balança comercial é deficitária para o Brasil, e desrespeita o princípio da concorrência igualitária.
CNN
Cuba e Venezuela também acreditaram que conseguiriam viver sem os EUA, vejam como estão hoje. Um canalha desse não está preocupado com o Brasil e sim com a sua ideologia chibata.
O RN agora vai vender Sal, Atum, Melão pro Irã, Venezuela, Nicarágua e Cuba é LulaLadrão???
Lascou??
QUEM PROCURA ACHA!
Qual vai ser a moeda usada nas transações??
hein hein?
Cuida!!
Vá atrás dos ditadores.
Depois invente de criar uma moeda para concorrer com o dólar americano.
Esse sujeito vai botar nós num buraco sem saída.
Não sei porque tanto esperneios.
Desde o dia da sua posse, o que mais tem feito é ferrar os brasileiros com aumentos de impostos e taxas, taxou calcinhas e cuecas encarecendo tudo que é produtos e alimentos para a população comprar.
Fala sério!!
Bandido condenado.
Duas coisas q os esquerdistas deveriam não fazer: Ir para ponta negra e viajar para os Estados Unidos. Dei o recado!
Kkkkkk
Exatamente! Para não verem as merdas que os que se denominam patriotas fizeram, tanto em Ponta Negra como no chiqueiro de Tio Sam, cometendo crime de lesa pátria e sebdo deportados algemados, por terem votado no Trump.
Seu Lunga, os esquerdistas adoram frequentar Ponta Negra, como usam iPhone, Lacoste, e muitos outros produtos chiques americanos. Nas férias mandam os filhos pra Disney…
Teje em ponta negra, Miami ou Portugal. os esquerdalhas adoram e a guivernadora goipi teja aonde estiver.