Política

Lula diz que seu Deus não é igual ao de Malafaia e culpa fake news pela rejeição de evangélicos

Foto: Ueslei Marcelino

O presidente Lula (PT) afirmou em reunião ministerial nesta segunda-feira (18) que o Deus do advogado-geral da União, Jorge Messias, que é evangélico, não é o mesmo do pastor Silas Malafaia, aliado de Jair Bolsonaro (PL), e culpou as fake news pela dificuldade de aproximação com este segmento do eleitorado.

O petista falava sobre as cobranças para melhorar a relação com os evangélicos quando deu a declaração.

Lula disse, segundo relatos de participantes, que é pressionado a se reunir mais com evangélicos e que está disposto a fazer isso o máximo possível. Mas essa aproximação, na visão do petista, não resolve o problema.

O entrave nesse caso, para o presidente, é o uso político da religião por seus adversários e a disseminação de fake news. O mandatário também comentou, segundo pessoas presentes, que não adianta falar apenas com os líderes religiosos. Segundo ele, é preciso acessar a base dos fiéis.

Ao fazer esse diagnóstico, Lula disse a Messias ter certeza que o Deus do ministro não é o mesmo do de Malafaia. A fala de Lula foi dada no contexto sobre a necessidade de separar política de religião, segundo aliados do petista.

Malafaia é aliado de primeira hora de Bolsonaro e foi um dos responsáveis por organizar ato na avenida Paulista, no final de fevereiro, para que o ex-presidente demonstrasse apoio popular e se defendesse das acusações de ter tramado um golpe para impedir a posse do petista.

Pesquisa Quaest do início do mês mostrou um aumento da avaliação negativa do governo. No recorte dos segmentos, a taxa de respostas negativas deu um salto entre os evangélicos, grupo que abrange cerca de um terço da população. A avaliação negativa era de 36% há três meses e agora foi a 48%.

Em outro momento da reunião desta segunda, Lula tratou da guerra que Israel trava com o grupo terrorista Hamas, na Faixa de Gaza. Ele afirmou que Israel como descrito pela Bíblia não é o mesmo do de Benjamin Netanyahu, premiê do país.

O mandatário já havia falado de questões religiosas durante a sua fala de abertura da reunião ministerial, transmitida pelos canais oficiais do governo e por emissoras de televisão. Ele criticou o uso das crenças como um instrumento político e disse que as religiões vêm sendo utilizadas de “maneira vil” no país.

“[As pessoas querem] um país em que a religião não seja instrumentalizada como instrumento político, de um partido político ou de um governo”, afirmou Lula.

“Que a fé seja exercitada na mais plena liberdade das pessoas que queiram exercê-la. A gente não pode compreender a religião sendo manipulada da forma vil e baixa como está sendo neste país. Então democracia é a gente tentar que esse país volte à normalidade.”

O uso da religião na política foi enaltecido semanas atrás pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro em discurso na avenida Paulista. O discurso de Michelle é apontado por especialistas como um aceno para a supremacia cristã e uma ameaça para a laicidade do Estado.

Após a reunião ministerial, o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), afirmou não existir uma estratégia para Lula se aproximar do público evangélico. A aproximação, segundo ele, que o presidente deseja é com todos, independente de crença.

“A religião e a crença são muito maior que os partidos políticos, do que as disputas políticas, e, portanto, devem ser colocadas e respeitadas as crenças religiosas das pessoas”, afirmou Rui. “A crença das pessoas não pode ser usada na política partidária”, completou.

O presidente também orientou os ministros a defenderem a equiparação salarial de homens e mulheres e pediu que a pasta das Mulheres faça ações para mobilizar as brasileiras a endossarem esse tema.

Folha de SP

Opinião dos leitores

  1. A resposta do pastor a essa bobeira do Lula, foi emblemática.
    Tá no YouTube.
    É só vê lá.
    O pastor concordou!!
    Só que deu uma descascada no Nine, que eu vou dizer uma coisa.
    Olhem se um carão daqueles fosse num cachorro, vcs podem terem certeza, tinha caído o rabo.
    Kkkkkk
    Vejam lá!

  2. A esquerda não se emenda, como diria um um autêntico nordestino; logo em que lugar do mundo as crenças estão acima dos partidos políticos? É na China, Nicarágua, Cuba e Coreia do Norte? É muita hipocrisia; a rejeição que o atual presidente sofre de parte dos evangélicos, se dá em virtude de que essa parcela da população não é alienada pelo discurso farisaico da esquerda. Tem muitos “especialistas” dando nó no intelecto e não sabem o que dizer. De cada dez evangélicos certamente oito dirá não ao engano da esquerda.

  3. Ótimo NINE, continue mentindo, agredindo, se achando Deus, repelindo, batendo xango, tomando cachaça, viajando, deixando a meretriz mandar, que o STF vai bater Palmas, só precisa ver até quando, vc já foi uma vez para cadeia e ainda existe muita coisa por debaixo do pano, tenha atenção, a sua idade já está lhe pregando peças.

  4. Boa, camarada!
    Alguém tem que falar alto e colocar a corja evangélica no seu devido lugar!
    Muito se fala dessa corja aproveitadora, hipócrita e mentirosa, que se vende por qualquer quantia e vende aos idiotas carentes espiritualmente a utopia de uma salvação ilusória.
    Mas ninguém toma uma atitude contra esses canalhas que se escondem atrás de uma falsa fé e de palavras vãs de um livro manipulado no concílio de Nicéa.
    Parabéns Lula!

  5. Luna é um fascista, um bandido, chora para ver se os pobre coitados tem pena dele, Ah se tivesse alguém de coragem para meter um chute na cabeça dele.

    1. Esse miserável de 19 dedos fala que os evangélicos lês rejeitam eu digo o seguinte quem diz ser Evangélico é lê apoia esta mentindo não é evangélico. Por que tudo que ele prega é contra o Evanjelio de

  6. Lula é tão jumento, tão cavalo, e burro ao mesmo tempo, que com a reunião que ele fez ontem, dando mais uma de analfabeto de pai, mãe e avó, disse na reunião na presença de todos os Ministros, que os ministros apresentasse mais trabalhos e fizesse sua divulgação, que ele tinha baixado a sua popularidade para 23%, e ele o Lula deveria ficar na sombra de todos os ministros. Ora ai ele deu prova que não faz nada, porque se ele fizesse algo para elevar o Brasil, consequentemente não precisaria de serviços dos ministros. Por isso ele mesmo sabe que não faz nada, e nunca fez nada. Se ele tivesse capacidade para fazer alguma coisa, o povo iria se guiar nos trabalhos dele. Se ele caiu nas pesquisas porque só faz M. Brasil esta na escutar Fora Lula.

  7. Evidentemente que o Deus dele é diferente. Aliás ele venera e tem pacto com o Satanás, afinal esse ser desprezível está do lado e apoio tudo o que não presta.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Ratos são flagrados no Hospital Giselda Trigueiro, em Natal

Ratos foram flagrados circulando por uma área externa do Hospital Giselda Trigueiro, no bairro das Quintas, em Natal, como mostram as imagens da denúncia enviadas ao BLOGDOBG. A pessoa que registrou as imagens se espanta com a presença e também com o tamanho dos animais no local.

A unidade hospitalar é administrada pelo Governo do Estado. A presença e a movimentação dos roedores coloca em risco a saúde de pacientes e profissionais, além de demonstrar falta de cuidado em relação à limpeza e a higiene do local.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Trump afirma que Venezuela quis acordo após ataque dos EUA que depôs Maduro: ‘Mais pessoas deveriam fazer isso’

Foto: FABRICE COFFRINI / AFP

Durante seu discurso no Fórum Econômico Mundial em Davos, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a Venezuela optou por negociar com os EUA após o ataque que resultou na captura de Nicolás Maduro, e sugeriu que outros países deveriam fazer o mesmo. Segundo ele, o país “vai gerar mais dinheiro em seis meses do que nos últimos 20 anos”, em referência às vendas de petróleo sob controle americano.

Trump elogiou a cooperação das autoridades venezuelanas desde a deposição de Maduro e disse que grandes empresas estão se envolvendo, prevendo um “futuro fantástico” para a economia venezuelana.

Além de tratar da Venezuela, o presidente também voltou a defender a ideia de que os Estados Unidos deveriam negociar a aquisição da Groenlândia, descrevendo a ilha como estratégica e afirmando que os EUA devem buscar acordos imediatos sobre o tema, embora tenha garantido que não pretende usar força militar para isso.

No mesmo discurso, Trump criticou políticas europeias e afirmou que a Europa “não está na direção certa”, enquanto destacava a força econômica e diplomática dos EUA.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Os caminhos que o verão revela

Todo verão nos convida a seguir caminhos. Alguns levam ao mar, à lagoa; outros, à mesa, ao descanso, ao encontro, à memória. Há caminhos que descobrimos pela primeira vez — e outros que seguimos ano após ano, porque já fazem parte da nossa história.

Nesta edição de verão 2026, a PRAIAS em REVISTA percorre o litoral do Rio Grande do Norte guiada por quem transforma o verão em experiência. Cada parceiro presente nestas páginas é parte essencial desse trajeto: pousadas que acolhem, restaurantes que traduzem sabores do mar, espaços de lazer que celebram o tempo livre, marcas que acreditam no bem-receber e pessoas que constroem nosso estado — e o verão — com propósito.

Visitamos o Pitangui Lagoa Park e celebramos a inauguração do Wyndham Natal Pitangui Praia, novo cinco estrelas do nosso litoral. O empresário Paulo de Paula comemora a Riviera Pitangui, que consolida uma nova fase de desenvolvimento para o Rio Grande do Norte.

Destacamos a hospitalidade vivida em Rio do Fogo, onde experimentamos sabores à mesa e aventuras incríveis nas praias de Zumbi e Pititinga. Ainda em Pititinga, o destaque é o Country Club Pititinga. Próximo dali, o Tao Paradise — que não é apenas um ponto no mapa, mas uma experiência e uma emoção que vale a pena viver pelo menos uma vez na vida.

Em Genipabu, apresentamos a Pousada Villa do Sol e o novíssimo Maui Praia Pousada e Restaurante, que redefine o conceito de hospedagem e gastronomia à beira-mar. Na Praia da Redinha, o destaque é o Aquário Natal, o maior AquaZoo do Nordeste.

Em Pium, conhecemos a Samosaria Hare, restaurante vegano e vegetariano com um espaço belíssimo. Ainda em Pium, o convite é para o café da manhã servido no Restaurante Santo Reis. Já em Cotovelo, a novidade é a Estação Verão 96, projeto da 96 FM, onde também distribuímos parte dos nossos exemplares. A Estação Verão 96 terá suas ações também na zona norte, no caminho das praias daquele litoral.

Em Pirangi do Norte, os shows da Clap na Ilha Ecomax e no Cirquinho, além do Paçoca de Pilão, do Pirangi Village Hotel, o Terra Beach Club e os passeios Terra Molhada, são nossos destaques. Em Barra de Tabatinga, a Hamburgueria da Praia, a Pousada Palawan, o Restaurante Nakasa e o Tempero da Zefinha são nossos parceiros neste verão.

Na Lagoa de Arituba, a parceria consolidada é com o Restaurante Gosto da Terra e o Point Arituba. Em Camurupim, comemoramos os 8 anos do Caranguejo do Olavo e destacamos o Restaurante Corais de Pedra. Em Pipa, chega uma grande novidade: o Alma Pipa.

O verão também é sinônimo de saúde, esporte, beleza e moda. Em nossas páginas, destaque para a MaterSol e para Óticas A Graciosa, que comemora 50 anos. O litoral não termina na beira do mar — ele se estende até onde a areia encontra o esporte, o lazer e os bons momentos. Por isso, o Parque Arena também faz parte das nossas PRAIAS em REVISTA, junto ao Cangote Bar e Petiscaria. Ainda na região metropolitana, o Caranguejos Restaurante e Hamburgueria completa esse roteiro que fazem o verão acontecer além da orla.

Na área da saúde e estética, o Dr. Alexander Farinas assina a matéria “Verão, corpo e tecnologia: a nova estética da cirurgia plástica”. Seguimos ainda com a parceria do Iate Clube do Natal, das Drogarias Ultra Popular, do Restaurante Navarro e, pela primeira vez, da Faculdade SENAC RN e da BeFly Travel Natal, fazem parte das nossas páginas.

O consultor imobiliário Kacá Borges apresenta a matéria “Natal: a cidade das oportunidades”. As construtoras Alliance, Andrade Marinho Empreendimentos e Construtora Lamartine também são destaques desta edição. Assim como a entrevista com Kelly Vieira, a matéria sobre a banda Era Vinil, a parceria com Lee Medeiros, do Turiste pelo RN, e o olhar consagrado do fotógrafo Fernando Chiriboga, que fecham nossa edição.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Nanii Hotel vira vitrine nacional ao sediar gravações do “Caldeirão de Verão” da Globo em São Miguel do Gostoso (RN)


Empreendimento potiguar foi palco da maior produção audiovisual já realizada no Rio Grande do Norte; temporada segue no ar até o fim de janeiro e reforça vocação do espaço para grandes celebrações e casamentos de alto padrão.

São Miguel do Gostoso (RN) entrou definitivamente no radar do Brasil neste verão. Desde o início de janeiro, milhões de telespectadores acompanham na programação do Caldeirão com Mion as edições especiais do Caldeirão de Verão, gravadas no litoral norte potiguar, tendo como cenário principal o Nanii Hotel, em São Miguel do Gostoso (RN) — hotel e espaço de eventos de alto padrão que se transformou no coração da superprodução da TV Globo no estado.

As gravações, realizadas entre os dias 24 e 28 de novembro, transformaram o Nanii Hotel em um set exclusivo para a temporada especial de verão do programa. Ao todo, cinco edições foram gravadas no Rio Grande do Norte. Três já foram exibidas, e as duas últimas irão ao ar nos sábados dias 24 e 31 de janeiro, mantendo São Miguel do Gostoso (RN) e o hotel em evidência nacional até o encerramento do mês.

O projeto reuniu alguns dos maiores nomes da música brasileira, como João Gomes, Xand Avião, Pablo, Matheus Fernandes, Dorgival Dantas, Chico César, Solange Almeida, Luan Pereira, Zaynara, Mariana Nolasco, Henry Freitas, Anne Louise, Murilo Huff e Tierry, reforçando a identidade musical do Nordeste em rede nacional.

Bastidores de uma superprodução inédita no RN

A operação envolveu números históricos para o audiovisual potiguar. Cerca de 300 pessoas participaram diretamente da produção, incluindo aproximadamente 120 profissionais da Globo, 80 colaboradores do Nanii Hotel e mais de 100 trabalhadores de fornecedores locais, movimentando mais de 10 empresas do Rio Grande do Norte nas áreas de logística, alimentação, estrutura, energia, internet dedicada, cenografia, decoração e apoio técnico.

Durante toda a semana de gravações, o Nanii Hotel foi completamente fechado para funcionar exclusivamente como set. Além do hotel, 25 casas do condomínio Uhane Luxury Villas foram reservadas para hospedagem de artistas, produção, salas técnicas e áreas operacionais — uma estrutura inédita no estado para um projeto dessa magnitude.

Para atender às exigências técnicas da emissora, o espaço passou por adequações robustas, como contratação de três geradores extras; reforço da rede elétrica para iluminação cinematográfica; instalação de internet dedicada para direção e produção; ajustes no paisagismo para novos enquadramentos; reorganização de fluxos internos para circulação de equipamentos pesados e suporte a um caminhão tecnológico da Globo, especializado em captação de imagem.

Segundo a equipe de fotografia da emissora, o Nanii Hotel proporcionou “um dos cenários ao ar livre mais sofisticados e cinematográficos do Nordeste”, graças à combinação de luz natural, arquitetura contemporânea e estética minimalista integrada à paisagem de São Miguel do Gostoso (RN).


Do set de TV às maiores cerimônias de casamento do Brasil

O mesmo espaço que encantou o público na televisão é hoje palco de algumas das maiores e mais impactantes cerimônias de casamento já realizadas no Brasil. As apresentações musicais e parte das gravações aconteceram no Espaço Hana Nui, ambiente versátil do Nanii Hotel que já se consolidou como referência nacional para casamentos de alto padrão, eventos sociais exclusivos, celebrações intimistas ou grandiosas e produções audiovisuais.

Integrado ao projeto arquitetônico do hotel, o Espaço Hana Nui combina amplitude, luz natural, paisagismo autoral e integração com a paisagem, criando cenários que unem sofisticação, emoção e estética cinematográfica — exatamente os atributos buscados por noivos que desejam uma experiência única e memorável.

O Nanii Hotel conta com 32 apartamentos cuidadosamente ambientados, arquitetura moderna e atmosfera exclusiva, permitindo que noivos, familiares e convidados vivam uma experiência completa, do pré-wedding à celebração. Seu nome vem do havaiano “Nani”, que significa “fantástico” — definição que hoje se traduz tanto na tela da TV quanto nos altares montados à beira-mar.

Exposição nacional, prestígio e posicionamento de luxo

A vinda do Caldeirão de Verão ao estado foi viabilizada com apoio institucional da Emprotur, reforçando a estratégia de posicionar o Rio Grande do Norte como destino apto a receber grandes produções de TV e eventos de padrão internacional.

Mais do que visibilidade, a escolha do Nanii Hotel representa exposição nacional e global, alcançando milhões de telespectadores; Imagem de prestígio, associada a uma marca que simboliza sofisticação, lifestyle e alto padrão; Posicionamento estratégico como destino ideal para casamentos de luxo no Brasil e Case de sucesso que ultrapassa o momento televisivo e se consolida como referência no mercado de eventos e celebrações exclusivas.

Um novo patamar para eventos, casamentos e audiovisual no RN

Com os programas já no ar — e duas edições ainda inéditas previstas para os dias 24 e 31 de janeiro — São Miguel do Gostoso (RN) e o Nanii Hotel seguem em destaque em veículos de comunicação de todo o país.

A repercussão nacional do Caldeirão de Verão consolida o Nanii Hotel como um dos empreendimentos mais desejados do Brasil, preparado para receber grandes casamentos, festas de alto padrão, campanhas publicitárias e produções audiovisuais nacionais e internacionais.

Com o Brasil inteiro assistindo até o último sábado de janeiro, São Miguel do Gostoso (RN) — e o Nanii Hotel — permanecem no centro das atenções do verão 2026, agora também como endereço definitivo para celebrações inesquecíveis.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Papa Leão é convidado para o Conselho de Paz criado por Trump, diz cardeal

Foto: Saul Loeb/AFP e Handout/Vatican Media/AFP

O papa Leão XIV foi convidado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a integrar o chamado “Conselho de Paz”, grupo criado para buscar soluções para conflitos internacionais. A informação foi confirmada pelo cardeal Pietro Parolin, principal diplomata do Vaticano.

Segundo Parolin, o convite está sendo analisado com cautela. “Será preciso um tempo de reflexão antes de qualquer resposta”, afirmou.

Inicialmente voltado ao conflito em Gaza, o conselho deve ter atuação mais ampla, com foco em crises globais. Países como Israel e Egito já aceitaram participar, enquanto outras nações demonstram preocupação com possíveis impactos sobre o papel da ONU.

Eleito em 2025, Leão XIV é o primeiro papa norte-americano e já criticou publicamente algumas políticas de Trump, além de denunciar as condições humanitárias na Faixa de Gaza.

O Vaticano raramente participa de conselhos desse tipo, mas mantém atuação diplomática constante como observador permanente da ONU.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Pré-candidatura de Cadu Xavier larga com problemas para formar chapa e conseguir apoios

O BG comentou no programa Meio Dia RN desta quarta-feira (21) sobre os problemas políticos da pré-candidatura de Cadu Xavier ao Governo do RN em razão da dificuldade em conseguir apoios e também para compor a chapa, pois sequer tem nome para ser vice.

“Carlos Eduardo Xavier hoje tem um problema político grande porque pelo menos metade dos apoios políticos que Fátima Bezerra tem para o Senado não votam em Cadu para o governo”, comentou BG que também citou a situação política fragilizada de Fátima.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Os bastidores da articulação entre Walter Alves e Allyson Bezerra e o erro crasso da pré-campanha

No programa Meio Dia RN desta quarta-feira (21), o BG comentou sobre como se deu a articulação entre Walter Alves e Allyson Bezerra para a pré-candidatura do atual prefeito de Mossoró ao Governo do RN; e também sobre o erro crasso cometido já durante a pré-campanha. “Allyson é uma água na política. Mas quem está ao redor de Allyson Bezerra e o próprio Allyson acham que a eleição de 2026 já está resolvida e que eles vão ganhar. Isso é um erro na política. Já vimos muita gente achar que estava eleito perder a eleição de forma humilhante”, comentou BG.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

INSEGURANÇA: Assassinatos crescem quase 14% e RN registra 853 mortes violentas em 2025, aponta Ministério da Justiça

Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi

O Rio Grande do Norte registrou 853 mortes violentas em 2025, contra 750 em 2024 — um aumento de 13,7%, segundo dados do Ministério da Justiça. O crescimento vai na contramão da tendência nacional, que teve queda pelo quinto ano seguido. Os números incluem homicídios dolosos, feminicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.

Apesar da alta, 2025 foi o segundo ano menos violento da série histórica iniciada em 2015. O pico ocorreu em 2017, com mais de 2,2 mil mortes. Em 2025, o mês de julho registrou concentrou o maior número de mortes (91), seguido por abril (78). Junho teve o menor número: 62.

Entre as cidades, a capital potiguar teve 143 mortes violentas, seguida por Mossoró (78). Municípios da Grande Natal completam o ranking: São José de Mipibu (42), Macaíba (40), São Gonçalo (40), Parnamirim (38) e Nísia Floresta (24).

Homicídios dolosos puxam a alta

Foram 806 homicídios dolosos, alta de 26,7%, representando 94,5% das mortes violentas.
Já os latrocínios caíram 30,4% (16 casos) e as lesões seguidas de morte caíram mais de 83% (12 registros). Os feminicídios se mantiveram em 19 casos.

Embora não integrem os dados sobre assassinatos, as mortes causadas por intervenção policial também registraram alta no RN. O RN registrou 153 mortes por intervenção policial em 2025, aumento de 50,5% em relação a 2024. Além disso, houve 561 mortes no trânsito (+3,5%) e 297 suicídios (-1,3%).

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: BG comenta e traz detalhes dos bastidores sobre o que levou Rogério Marinho a abrir mão da pré-candidatura ao Governo do RN

Bruno Giovanni comentou sobre os motivos que levaram Rogério Marinho a abrir mão da pré-candidatura ao Governo do RN, no programa Meio Dia RN desta quarta-feira (21).

O BG trouxe detalhes dos bastidores e falou sobre pedido de Jair Bolsonaro feito a Rogério Marinho para coordenar a campanha de Flávio Bolsonaro à Presidência e também da gratidão de Rogério a Bolsonaro, ao adiar o sonho de ser governador para atuar no projeto nacional do PL.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo do RN é condenado a pagar indenização de R$ 500 mil por assédio moral praticado por ex-chefe de gabinete da Secretaria da Administração

Foto: André Salustino

O Governo do Rio Grande do Norte foi condenado pela Justiça do Trabalho por assédio moral organizacional na Secretaria de Estado da Administração (SEAD) praticado por uma ex-chefe de gabinete da pasta. A decisão da 6ª Vara do Trabalho de Natal determinou o pagamento de R$ 500 mil por dano moral coletivo.

A ação foi movida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT-RN) após investigação que apontou um ambiente de trabalho degradante, com humilhações, gritos, vigilância excessiva, jornadas extenuantes, desvio de função e até controle da vida pessoal de servidores, incluindo monitoramento de redes sociais e restrições ao uso do banheiro.

Segundo a procuradora Heloise Ingersoll Sá, o assédio moral prejudica toda a coletividade e compromete o ambiente de trabalho.

O juiz Dilner Nogueira Santos destacou que houve violação à dignidade da pessoa humana e aos valores sociais do trabalho. A decisão proíbe qualquer forma de assédio, inclusive por meios digitais, e determina que o conteúdo seja comunicado a todos os servidores da SEAD.

Em caso de descumprimento, a multa será de R$ 5 mil por trabalhador prejudicado, com os valores destinados ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Opinião dos leitores

  1. Quem deve pagar é quem foi o autor do assedio, não o estado com os impostos arrecadados com dinheiro do CIDADÃO. Não concordo que os impostos pagos com meu dinheiro seja usado assim. A Justiça e o ministerio público tem que condenar quem praticou o ato e não a coletividade. Assim é bom demais, enquanto istos os hospitais estão ABANDONADOS e os recursos sendo usado para esse tipo de coisas.

  2. Estado é arrecadador , nós que vamos pagar , alô “justiça” , condene a pessoa física não a pessoa jurídica !

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *