Foto: Reprodução
O presidente Lula (PT) favoreceu seis cidades governadas pelo PT ou aliados com R$ 1,4 bilhão, desde a sua posse em 2023.
Repasses ocorreram sem aval da área técnica ou justificativas detalhadas, em valores maiores do que os solicitados e com pedido de “prioridade” escrito à mão.
As cidades de Mauá, Araraquara, Diadema e Hortolândia — quatro das cinco controladas pelo PT em SP — e Cabo Frio e Belford Roxo — governadas por aliados no RJ — foram beneficiadas.
Elas levaram vantagem frente a cidades maiores ou com menor IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) na liberação de verbas.
Araraquara e Diadema, por exemplo, receberam mais recursos da Saúde para exames e cirurgias do que 13 capitais, incluindo Belo Horizonte, Porto Alegre e Maceió.
Advogados especializados em direito administrativo consultados pelo UOL veem indícios de tráfico de influência e improbidade administrativa nos repasses às prefeituras.
Procurada, a assessoria do Palácio do Planalto afirmou que os atendimentos de demandas levadas por prefeitos ao presidente Lula (PT) seguem “critérios objetivos” e que “os recursos são liberados pelos ministérios de forma documentada” (leia mais sobre o que disse a assessoria de Lula).
Perguntada especificamente sobre se o presidente favoreceu essas cidades, a assessoria não respondeu.
UOL
Fátima não consegue nada. A misera, só sabe ser usada.
O SAPO PINGUÇO ESTOURANDO O DINHEIRO DO CONTRIBUINTE, VERGONHA!!! EX CONDENADO SENDO NORMAL….
Esse alcoolatra quer implantar um governo desagradável no Brasil.
Excelente! Errado ele não tá.
LULADRAO nso pode mais nem mentir nem roubar, que fica todo mundo reclamando fo pilantra, que coisa. Kkkkk
Coisas de cumpanhêros.
As justificativas são o máximo, “critérios objetivos” (fazer política barata), e “recursos liberados de forma documentada” (não é obrigação?) Estamos lascados, aguentar esses palhaços por mais 2,5 anos é um purgante.
Pilantra, cretino e inescrupuloso.
Aprendeu com Rogério marinho
Não sabia que parlamentar ordenava despesa dessa forma.
E o MPF dormindo em berço esplêndido.