Política

Lula lidera votação nas cidades mais violentas do país; Veja lista

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Entre as cidades 10 mais violentas do país, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi o candidato à Presidência mais votado no primeiro turno em oito. O petista enfrentará Jair Bolsonaro (PL) no próximo dia 30, pelo segundo turno.

De acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral, entre os municípios da lista, o atual presidente só venceu em Floresta do Araguaia, no Pará, e e Aripuanã, no Mato Grosso.

Para organizar o ranking dos municípios mais violentos, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública considerou as taxas médias de mortes violentas intencionais por 100 mil habitantes entre 2019 a 2021.

Das 10 cidades, sete estão localizadas na região Nordeste, enquanto duas ficam no Pará, no Norte do Brasil, e uma em Aripuanã, no Mato Grosso, na região Centro-Oeste.

Confira abaixo qual candidato recebeu mais votos em cada uma dessas cidades no primeiro turno:

1º – São João do Jaguaribe (CE) – taxa média de mortes violentas por 100 mil habitantes de 224,0 Lula, com 3730 votos;

2º – Jacareacanga (PA) – taxa média de mortes violentas por 100 mil habitantes de 199,2 Lula, com 4.382 votos;

3º – Aurelino Leal (BA) – taxa média de mortes violentas por 100 mil habitantes de 144,2 Lula, com 5.086 votos;

4º – Floresta do Araguaia (PA) – taxa média de mortes violentas por 100 mil habitantes de 133 Jair Bolsonaro, com 5.350 votos;

5º – Umarizal (RN) – taxa média de mortes violentas por 100 mil habitantes de 123,6 Lula, com 5.270 votos;

6º – Guaiúba (CE) – taxa média de mortes violentas por 100 mil habitantes de 121,8 Lula, com 11.888 votos;

7º – Jussari (BA) – taxa média de mortes violentas por 100 mil habitantes de 120,9 Lula, com 2.119 votos;

8º – Rodolfo Fernandes (RN) – taxa média de mortes violentas por 100 mil habitantes de 119,6 Lula, com 2.611 votos;

9º – Extremoz (RN) – taxa média de mortes violentas por 100 mil habitantes de 118,7 Lula, com 12.753 votos;

10º – Aripuanã (MT) – taxa média de mortes violentas por 100 mil habitantes de 118,7 Jair Bolsonaro, com 6.510 votos.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. 🇧🇷2️⃣2️⃣BG postou 10, mas entre 30 cidades 29 delas estão localizadas em estados que o verme do ex-presidiario ganhou, enquanto o norte/ nordeste continuar apoiando o pt , nunca sairão das regiões mais pobres do pais, e o pior é que não aprendem.

  2. RN véi difereeeeente!
    .
    Sempre na vanguarda! Apesar de ser um Estado nanico do ponto de vista territorial, consegue colocar 3 cidades entre as 10 mais violentas do país!
    .
    Parabéns Governo do Estado! Está fazendo o seu trabalho direitinho! Devem ter muitos “líderes” super satisfeitos com o seu trabalho e parceria!

  3. Você esqueceu de falar que ele liderou todo o nordeste e não as cidades violentas, Assim como Bolsonaro liderou o estado com a maior milícia e espalhando milicianos no país inteiro

  4. Nos presídios, o PT SEMPRE é o mais votado. Confira. Vc vai votar no candidato preferido dos criminosos? Isso tem alguma lógica?

  5. PT e crime são uma coisa só. Marco.la ordenou que as pessoas ligadas ao crime votem em Lula. Com Lula o crime irá dominar o país.

  6. A mídia mainstream está desesperada! KKKKkk…tá bonito ver o desespero. Chora mais CNN, Metrópoles e BGnaro.

    1. Tirando os votos das comunidades que controlam o tráfico e votam em Lula, você está completamente certo. O povo trabalhador vota em Bolsonaro. Parabéns!

  7. è uma distorção moral apoiar o PT. è um desvio de caráter grave votar nessa quadrilha. Basta ver, eles se alimentam da miséria e da violência. Nos piores lugares eles emergem como vermes que parasitam a vida e a esperança.

    1. Você falou tudo a respeito desses vermes, quero dizer, pessoas. Como deve ser tratado uma coisa dessas que só defende o que nao presta, drogas, libertinagem, roubo, corrupção, fim da família, extermínio da religião, aborto, o crime organizado…..

  8. Uma beleza esse nosso estado, das dez cidades mais violentas do país, 03 estão no nosso glorioso estado, PA e CE emplacam 02 cada uma logo em seguida, mais um recorde negativo para o RN.

  9. O povo dessas cidades lembra que no tempo do governo de Lula havia muito mais investimento em concursos e treinamentos de tropas de elite como as do BOPE, CHOQUE e ROCAM. Muito mais investimentos em equipamentos como helicópteros, caveirões, aviões, embarcações militares, submarinos militares, navios militares, armamentos e construções de presídios de segurança máxima. Podem pesquisar e verem que a grande maioria dos servidores das forças de segurança do nosso país foi formada no governo Lula. A PF e a PRF também tiveram grande crescimento em estrutura e efetivo no governo Lula. Mesmo assim, a grande maioria desses servidores não lembram e não reconhecem.

    1. O bichim não sabe que as policias estaduais, com sua respectiva formação e manutenção são responsabilidade dos governos estaduais……

  10. Porquê será? Também lidera disparado nos presídios… Ou seja, só gente boa está ao lado do líder da quadrilha…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Inmet emite alertas vermelho e laranja de chuvas intensas para quase todo o RN

Inmet emite alertas vermelho e laranja de chuvas para o RN — Foto: InmetFoto: inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho, de grande perigo, de acumulado de chuvas em 36 cidades do Rio Grande do Norte. O aviso tem validade até o fim de segunda-feira (2) e antinge cidades das regiões Oeste e Central potiguar.

166 dos 167 municípios do Rio Grande do Norte estão dentro de alerta laranja, de menor intensidade. A única exceção é Taipú.

alerta vermelho representa o maior nível de severidade do Inmet, prevendo chuva superior a 60 milímetros por hora ou acima de 100 mm por dia.

De acordo com o órgão nesses alertas há “grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco”.

A recomendação, nesse caso, é:

  • desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
  • observar alteração nas encostas;
  • permanecer em local abrigado;
  • em caso de situação de inundação, ou similar, proteger os pertences da água envoltos em sacos plásticos.

Em caso de necessidade, acionar Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Veja cidades atingidas pelo alerta vermelho do Inmet:

  1. Água Nova
  2. Alexandria
  3. Almino Afonso
  4. Antônio Martins
  5. Caicó
  6. Coronel João Pessoa
  7. Doutor Severiano
  8. Encanto
  9. Equador
  10. Francisco Dantas
  11. Frutuoso Gomes
  12. Ipueira
  13. Jardim de Piranhas
  14. João Dias
  15. José da Penha
  16. Luís Gomes
  17. Major Sales
  18. Marcelino Vieira
  19. Martins
  20. Ouro Branco
  21. Paraná
  22. Parelhas
  23. Pau dos Ferros
  24. Pilões
  25. Portalegre
  26. Rafael Fernandes
  27. Riacho de Santana
  28. Santana do Seridó
  29. São Francisco do Oeste
  30. São João do Sabugi
  31. São Miguel
  32. Serra Negra do Norte
  33. Serrinha dos Pintos
  34. Tenente Ananias
  35. Timbaúba dos Batistas
  36. Venha-Ver

As demais cidades, estão sob o alerta laranja. O aviso prevê chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de possibilidade de ventos intensos, entre 60-100 km/h.

Com informações de g1-RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Multidão grita “fora, Moraes” durante ato ‘Acorda, Brasil’, em Belo Horizonte

A manifestação “Acorda, Brasil”, convocada por lideranças de direita como o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), levou uma multidão neste domingo (1) à Praça da Liberdade, no coração da capital mineira. O protesto teve início às 10h e, por volta das 10h30, imagens mostravam uma grande concentração de pessoas.

Em um dos momentos do ato em Belo Horizonte, a multidão gritava “fora, Moraes”, erguendo cartazes com pedidos de “Fora Lula, Toffoli e Moraes”. O ato em Belo Horizonte é um entre dezenas de outros marcados para a manhã e a tarde em todo o país.

O ato principal está marcado para a avenida Paulista, em São Paulo, a partir das 14h, com presença confirmada de Flávio Bolsonaro, Romeu Zema, Ronaldo Caiado e Nikolas, entre outras lideranças. Outras 17 capitais e grandes cidades terão manifestações.

Com informações de Gazeta do Povo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ex-presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, também foi morto em ataque conjunto dos EUA e Israel

Foto: Fatemeh Bahrami/Agência Anadolu

Mahmoud Ahmadinejad, que presidiu o Irã entre 2005 e 2013, morreu em um ataque aéreo atribuído a Israel e aos Estados Unidos, segundo informou neste domingo a Iranian Labor News Agency, ligada ao regime iraniano. A informação também foi confirmada pela DW (Deutsche Welle), mídia alemã.

De acordo com a agência, o bombardeio atingiu a residência do ex-presidente no bairro de Narnak, no nordeste de Teerã, e também matou seguranças que estavam no local. A imprensa iraniana afirmou que o ataque foi realizado com mísseis.

O jornal israelense Maariv relatou que Ahmadinejad estaria em prisão domiciliar no momento da ofensiva e que a ação teve como alvo direto sua casa.

Figura central do programa nuclear iraniano e conhecido pela retórica de confronto com o Ocidente, Ahmadinejad ganhou projeção internacional por declarações antissemitas e pela negação do Holocausto, sendo considerado um dos principais adversários de Israel durante seus dois mandatos.

Ao longo de seu mandato como presidente do Irã, manteve boas relações com o presidente Lula. Ahmadinejad foi recebido por Lula em 2009 no Brasil sob protestos de entidades judaicas e de defesa dos direitos humanos por declarações negando o Holocausto. Na mesma época, Lula também defendeu o direito do Irã de manter um programa nuclear em visita ao país do Oriente Médio.

Foto: Reuters

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Denúncia mostra condições de estrutura de ponte na RN-041, que dá acesso ao município de Santana do Matos

Um vídeo enviado ao BLOGDOBG faz um alerta sobre o estado crítico no qual se encontra a estrutura de uma ponte na rodovia RN-041, que liga a BR-304 ao município de Santana do Matos, na região do Seridó potiguar.

Segundo relato no vídeo, a situação estrutural se agravou com as últimas chuvas. O homem nas imagens também cobra que as autoridades responsáveis tomem as devidas providências o mais rápido possível para evitar acidentes.

Importante lembrar que, há menos de um ano, em maio de 2025, o Governo do RN informou (veja aqui) ter realizado a “restauração completa da RN-041”, ao custo de quase R$ 19 milhões.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PAPO DE FOGÃO: Confira as receitas de camarão crocante com arroz de siri; e crostini de macaxeira com camarão e fondue de queijo manteiga

CAMARÃO CROCANTE COM ARROZ DE SIRI

Ingredientes para os camarões:
⁠300g de camarões com o rabinho
30g tempero sabor do mar ou pimenta do reino e sal a gosto
Alho triturado a gosto
400g de farinha panko
250g de farinha de trigo sem fermento
04 ovos
500ml de óleo para a fritura

Modo de preparo:
Coloque o alho em lâminas, a metade da cebola, os tomates e refogue com o azeite de dendê até murchar.
Coloque o leite de coco e tempere com o sal e a pimenta.
Bata metade das verduras no liquidificador com o molho.
Volte o molho para a panela, engrosse com um pouco de amido de milho e reserve.
Tempere o camarão com sal e pimenta.
Tempere os medalhões de peixe com sal, pimenta do reino e limão.
Em um tacho bem quente, coloque um pouco de óleo de soja, e sele todo o peixe dos dois lados. Reserve.
Na mesma panela coloque os camarões para grelhar aos poucos para não juntar água. Reserve.
Em seguida, em fogo baixo, coloque o molho à base de coco, e quando ferver, colocar o restante das verduras, o peixe e os camarões.
Deixe ferver.
Decore com cheiro verde.
Sirva em seguida.

Tempo de preparo: 15min
Tempo de cozimento: 8min

Ingredientes das batatas ao murro:
6 batatas
Azeite e sal a gosto

Modo de preparo:

Tempo de preparo: 5min
Tempo de cozimento: 10min

Ingredientes do arroz de siri:
300g de arroz já cozidos
300g de carne de siri
50g de alho picado
Sal e pimenta a gosto
1 cebola grande picada
200ml de creme de leite ou leite de coco
100ml de azeite
Cheiro verde a gosto

Modo de preparo:

Tempo de preparo: 8min
Tempo de cozimento: 10min

DICA RÁPIDA

CROSTINI DE MACAXEIRA COM CAMARÃO E FONDUE DE QUEIJO MANTEIGA

Ingredientes:
300g de macaxeira
100g de bacon fatiado ou cubos
10g de manteiga da terra
2g de coentro
50g de queijo manteiga
50ml de leite
20g de nata fresca
130g de filé de camarão
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:
Descasque a macaxeira, corte em pedaços menores e leve pra cozinhar no vapor da cuscuzeira por 20 minutos ou até amolecer completamente e reserve.
Frite o bacon em uma frigideira até dourar, escorra a gordura e reserve.
Misture o queijo com leite e leve pra o fogo até derreter completamente, finalize com a nata e reserve
Montagem: amasse a macaxeira e junte o bacon picado a manteiga, sal e pimenta, misture tudo, espalhe em uma forma baixa, retangular, passe o rolo e leve pra geladeira, depois de frio corte os crostini medindo 5 por 2 centímetros em média, frite em óleo quente a 180. Refogue o camarão na manteiga com sal e pimenta, misture com o fondue de queijo e coentro, monte os camarões com molho sobre o crostini e finalize com brotos de sua preferência e sirva em seguida
Tempo de preparo: 20min
Tempo de cozimento: 35min

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Papa Leão XIV diz acompanhar fatos ‘com profunda preocupação’ e pede fim da ‘espiral de violência’ após escalada militar no Irã

Foto: EFE/EPA/Angelo Carconi

O papa Leão XIV afirmou estar acompanhando com “profunda preocupação” os acontecimentos após os ataques dos Estados Unidos e de Israel contra o Irã e fez um apelo para pôr fim ao que chamou de uma “espiral de violência”.

“Faço um apelo sincero às partes envolvidas para que assumam a responsabilidade moral de interromper a espiral de violência antes que ela se torne um abismo irreparável”, disse o papa.

“Estabilidade e paz não são construídas por meio de ameaças mútuas ou por meio de armas… mas apenas por meio de um diálogo razoável, genuíno e responsável”, afirmou o papa durante seu discurso semanal aos peregrinos na Praça de São Pedro, após a oração deste domingo.

Com informações de Exame

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Irã anuncia líder supremo interino Alireza Arafi, que comandará processo para substituir Khamenei

Foto: Reuters

O aiatolá Alireza Arafi foi eleito o líder supremo interino do Irã neste domingo (1º), um dia após a morte do líder supremo, aiatolá Ali Khamenei, informaram agências estatais iranianas.

Arafi ficará à frente do país e foi eleito o chefe do Conselho interino de liderança iraniano, com a tarefa de comandar o processo de escolha de um novo líder supremo.

“O Conselho de Discernimento do Interesse do Estado elegeu o aiatolá Alireza Arafi como membro do conselho interino de liderança”, afirmou o porta-voz do conselho, Mohsen Dehnavi, em uma publicação na rede X.

O conselho interino, que também incluirá o presidente e o chefe do Judiciário, conduzirá o país até que a Assembleia dos Peritos “eleja um líder permanente o mais rápido possível”.

Escolha do líder supremo interino

Arafi foi escolhido como líder supremo interino horas após um grupo com três autoridades de alto escalão terem sido nomeadas para liderar interinamente o Irã. O grupo incluía o presidente Masoud Pezeshkian, o Chefe do Judiciário, Gholamhossein Mohseni-Ejei, e um dos juristas do Conselho dos Guardiões.

Morte do líder supremo Ali Khamenei

Khamenei foi morto em um bombardeio coordenado entre EUA e Israel contra o complexo presidencial onde ele estava na madrugada de sábado (28), no horário de Brasília. Sua morte foi confirmada pelo Irã apenas horas depois, já no final da noite.

Como o Irã é liderado

Depois que os aiatolás derrubaram a monarquia do Xá Reza Palévi em 1979, o Irã inaugurou um regime teocrático — onde o poder político é exercido por líderes religiosos ou baseado em dogmas de alguma religião.

O mais alto cargo do país se tornou o do Líder Supremo, que concentra os poderes político e religioso. Apenas 2 pessoas ocuparam essa função até o momento: o aiatolá Khomeíni até 1989, e desde então, Ali Khamenei.

Apesar de ter um presidente, o aiatolá é a maior liderança do país. O cargo é determinado por clérigos islâmicos, que são encarregados de selecionar, supervisionar e, se necessário, derrubar o líder.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Janja articulou doação de R$ 2,5 milhões de empresário para escola de samba que homenageou Lula e foi rebaixada

Foto: Ricardo Stuckert

Só de um empresário do setor de mineração de Minas Gerais, Janja pessoalmente conseguiu captar R$ 2,5 milhões para que a Acadêmicos de Niterói produzisse o desfile que homenageou o presidente Lula. Mesmo com o aporte financeiro, a escola de samba terminou em último lugar, sendo rebaixada do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro, especialmente pelas notas obtidas nos quesitos fantasias, alegorias e enredo.

A informação sobre o valor captado por Janja é o jornalista Lauro Jardim, no jornal O Globo, que ironizou o fato com um questionamento: “Como negar um pedido da primeira-dama para uma causa tão nobre?”

Opinião dos leitores

  1. Esse “empresário” mineiro deveria mandar o mesmo valor para Ubá e Juiz de Fora. Fica a dica!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Iranianos aplaudem ataques dos EUA e de Israel contra instalações ligadas ao regime


Imagens: Instagram/Hoje no Mundo Militar

Moradores do Irã foram registrados aplaudindo e comemorando os ataques aéreos realizados pelos Estados Unidos e por Israel contra instalações ligadas ao regime iraniano em Teerã. As imagens e relatos que circulam nas redes sociais indicam manifestações espontâneas de apoio às ações.

Desde o início dos ataques, até a confirmação da morte do então líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, diversas manifestações da população iraniana celebrando a queda do regime foram registradas e divulgadas nas redes sociais.

Opinião dos leitores

  1. ENQUANTO ISSO, NA REPÚBLICA DAS BANANAS: 👺👺💩💩Governo Lula condena ataque dos EUA e de Israel ao Irã👈🏿🤮💩👹

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Trump fala em ataques sem precedentes caso haja retaliação do Irã: “Melhor que não façam isso”

Foto: Anadolu via Getty Images

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, advertiu o Irã neste domingo (1º) contra novos ataques, após a ofensiva dos EUA e de Israel que matou o líder supremo iraniano, Ali Khamenei. Em publicação na Truth Social, Trump afirmou que, se Teerã avançar, será atingido com “uma força nunca antes vista” e deu o recado: “Melhor que não façam isso”

A ameaça veio após a resposta iraniana aos ataques iniciais de sábado, com o lançamento de centenas de mísseis e drones contra alvos americanos e israelenses, além de países árabes aliados a Washington. O movimento provocou cancelamentos generalizados de voos no Oriente Médio.

As Forças Armadas israelenses informaram que detectaram novos mísseis disparados do Irã neste domingo, com sirenes acionadas no centro do país e alertas para a população buscar abrigo. Explosões também foram registradas em Dubai e Doha pelo segundo dia seguido.

No Bahrein, sirenes foram acionadas e autoridades pediram calma à população. Imagens geolocalizadas mostraram fumaça no aeroporto de Erbil, no norte do Iraque, onde também foram ouvidas explosões.

Teerã afirmou que os ataques a países vizinhos são retaliação direta às ofensivas dos EUA e de Israel e reiterou que continuará mirando bases americanas na região.

Opinião dos leitores

    1. Parabéns Donald Trump, até os Iranianos que a décadas são reprimidos e mortos estão aplaudindo a operação contra o regime dos aiatolá, aí aparece um PeTralha sem noção, não conhece nada do sofrimento dessa nação para bufxx besteiras.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *