Foto: Reprodução
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta 2ª feira (12.mai.2025) não se conformar com o tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (republicano). Segundo o petista, o multilateralismo foi o que garantiu a harmonia entre os Estados, não o protecionismo.
“É por isso que eu não me conformo com a chamada taxação que o presidente dos Estados Unidos [Donald Trump] tentou impor ao planeta Terra do dia para a noite, porque o multilateralismo depois da 2ª Guerra Mundial foi o que garantiu todos esses anos de harmonia entre os Estados. Não foi o protecionismo”, disse Lula.
Lula defendeu o multilateralismo como prática do livre comércio. Há o interesse brasileiro que as relações comerciais não se limitem só ao grande volume de óleos combustíveis e fertilizantes que protagonizam as exportações, mas também ao mercado de soja e carne bovina.
“O protecionismo no comércio pode levar à guerra, como já aconteceu tantas vezes na história da humanidade. O que queremos é o multilateralismo para que a gente possa praticar o livre comércio”, afirmou.
A fala de Lula foi no encerramento do Fórum Empresarial Brasil-China. O petista está no país asiático desde sábado (10.mai), para participar da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos) com a China. Terá também uma reunião bilateral com o presidente chinês, Xi Jinping.
A viagem se dá durante a guerra comercial dos Estados Unidos com a China. O presidente norte-americano, Donald Trump, impôs em abril uma série de tarifas para produtos importados de diversos países. Depois, recuou e suspendeu a política protecionista para os parceiros comerciais –com exceção da China, que havia retaliado. As taxas mútuas das duas maiores economias do mundo ultrapassaram 100%, o que torna o comércio inviável entre ambos.
Poder 360
Já cancelou a sobretaxa sobre apps chineses?
Taxa o brasileiro goela a baixo e fica com conversa de ladrão na cela!
É um canalha , os EUA cobram por protecionismo das empresas americanas e para manutenção dos empregos, e ele cobra a taxa de 100% para manter as maracutaias do desgoverno,
Vai ter que engolir, igual a quem não é seu cúmplice e tem que engolir esse desgoverno goela abaixo igual a um gato com as unhas de fora.
E as taxações que tu impõe aos brasileiros? Tu achas que estamos conformados? Fora corrupto!
Lula, também não me conformo com a alta taxa tributária brasileira…
Lula, não me conformo com a alta taxação de impostos desse Brasil. Pimenta no contribuinte é refresco.
Será que ele tá sabendo da taxação absurda do cidadão Brasileiro ? Se faz de morto pra pegar o coveiro!
SERÁ QUE ELE SE CONFORMA COM ISSO? 👇👇👇👇
👉👉👉Como irmão de Lula ascendeu em sindicato investigado por fraudes no INSS
🚨Presidente pediu a um amigo que dirigia entidade para que desse emprego a Frei Chico
➡️➡️➡️O irmão do presidente possui diversas atribuições, dentre elas substituir Souza em caso de ausência, participar da elaboração de regras internas e definir o valor das mensalidades cobradas de quem se filia ao sindicato.
🚨🚨👺👺 Apesar de ser citada na investigação da PF, o Sindnapi foi poupado de medidas recentes tomadas pelo governo em relação às fraudes.
Fonte. – Revista veja.
Interessante, não é? 😭😭
Cala a boca Magda! Verme indefecável…
“Não foi o protecionismo” taxa as blusinhas .
E o gado é a oposição.
Esse velho cachaceiro tá é precisando sentar numa rol@
Puxa, tadinho, ninguém avisou a ele – afinal um presidente não tem obrigação de saber de tudo – que Brasil taxa produtos americanos em ATÉ 60% a depender do produto,