Por interino
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrou com novo pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) para que possa recorrer em liberdade contra sua condenação na segunda instância por corrupção e lavagem de dinheiro, no caso do tríplex no Guarujá.
O mesmo pedido foi também protocolado no Superior Tribunal de Justiça (STJ), de acordo com a defesa de Lula.
Entre os argumentos utilizados pela defesa, está o de que Lula é pré-candidato à Presidência da República pelo PT, sendo líder em pesquisas de intenção de voto. “Assim, além de ver sua liberdade tolhida indevidamente, corre sério risco de ter, da mesma forma, seus direitos políticos cerceados, o que, em vista do processo eleitoral em curso, mostra-se gravíssimo e irreversível”, escreveram os advogados.
As peças são assinadas pela equipe de oito advogados do ex-presidente, entre eles o ex-ministro do STF Sepúlveda Pertence e Cristiano Zanin Martins, responsável pela maioria das sustentações orais em julgamentos de Lula.
A defesa quer que as apelações contra a condenação, destinadas ao Supremo e ao STJ, tenham efeito suspensivo sobre a execução de pena, o que resultaria na libertação de Lula. Tal efeito suspensivo foi negado, no início do mês passado, pela vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), ministra Maria de Fátima Freitas Laberrère.
A magistrada é a responsável por analisar a admissibilidade dos recursos extraordinário e especial, destinados respectivamente ao STF e STJ, contra a condenação. Antes de serem encaminhados às instâncias superiores, tais recursos precisam passar pelo crivo do segundo grau.
Lula está preso desde 7 de abril na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde cumpre sua pena de 12 anos e um mês imposta pelo juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal da capital paranaense.
O ex-presidente foi preso após ter sua condenação confirmada pela segunda instância, de acordo com entendimento atual do Supremo Tribunal Federal (STF), que permite o cumprimento de pena mesmo que ainda reste a possibilidade de recurso a instâncias superiores.
Argumentos
Para dar corpo ao novo pedido, a defesa de Lula volta a citar diversas supostas irregularidades no processo que levou à condenação do ex-presidente, entre eles o argumento de que Moro não poderia ter sido o juiz responsável pelo caso, pois o próprio magistrado teria admitido na sentença que os fatos investigados não teriam conexão com contratos na Petrobras.
A defesa volta a alegar falta de imparcialidade do juiz e dos procuradores, citando episódios como a condução coercitiva de Lula e a divulgação do áudio de uma conversa entre ele e a ex-presidente Dilma Rousseff como provas dessa parcialidade. “O requerente [Lula] foi tratado como culpado desde a fase pré-processual; jamais lhe foi assegurada a presunção constitucional de inocência”, diz o texto.
Diante os argumentos, os advogados defendem que Lula seja solto devido à “visível probabilidade de êxito” dos recursos extraordinário e especial nas instâncias superiores, o que anularia a condenação.
“Os dias em que requerente é mantido indevidamente detido jamais lhe serão devolvidos”, escreveram os advogados. “De tão grave a situação, sequer existe mais o ‘iminente perigo’ de dano, eis que o dano já está consolidado, e seus perversos efeitos aumentam a cada dia em que o requerente se mantém injustamente no cárcere”, acrescenta o texto.
Agência Brasil
Foto: Reprodução/Instagram
Pedido assinado por 08(oito) advogados.
Uma pessoa que contrata essa quantidade de advogados(caros), o povo gostaria de saber de onde vem tantos recursos. O pobre e coitado do lula tá enganando todo mundo . Ah vontade rir.
Isso é alguma piada? A defesa continua desperdiçando os recurso público quando dá entrada nesses pedidos sem a menor consistência? Tudo baseado em erros que não existem e situações que podem acontecer? Como essa defesa se presta a tão ridículo papel?
Estão com medo do Lula, os coxinhas são frouxos solta o homem.
No país das maravilhas do PT essas gincanas jurídicas com argumentos circenses nem merece ser lida. Pelo contrário, a defesa deveria ser condenada a pagar as despesas que eles tem feito o Estado gastar com essas aberrações escritas.
Um processo que foi sentenciado por um juiz, teve a condenação aumentada por 03 desembargadores, é no mínimo ingenuidade falar em erros processuais.
Para o PT o único juiz imparcial será aquele que inocentar Lula, característica marcante de partido totalitário.
Onde que Lula é líder de pesquisa? Na caravana da vergonha que ele fez? Quando não elegeu o enteado vereador no ABC paulista, berço do PT? Quando não consegue juntar pessoas nos seus showmícios? Quando passou 03 dias dentro do sindicato e não conseguiu juntar 5 mil pessoas a seu favor? Onde houve a comoção social com a prisão de Lula? Cadê as greves que iriam ter com a prisão de Lula?
O PT vive assim, falando uma coisa e realizando outra, ameaçando com situações imaginárias, repetindo mantras falsos, se apoiando em mentiras e mais mentiras. Se não é, será simples, respondam as perguntas acima.
Kkkkk piada do ano …FDP vai pagar pelas merdas que fez ,esse verme merece apodrecer na cadeia
Lula é o ÚNICO líder em condições de negociar um acordo pacífico entre elite e o povo brasileiro, neste momento em que se prenuncia uma guerra civil no país, diante de tantas e tão continuadas injustiças.
Abater Lula será o suicídio da elite brasileira. Só Lula poderá salvá-la.
Kkkkkkkk… é de gargalhar esse comentário!!!!
Deixe assim mesmo. Estão vindo outras condenações por aí, para este marginal..
Comeu merda imbecil???
Amigo vc é a Alice do país das maravilhas do PT.
Só pode!
O Lula é tão bom para o povo Quê o
Presidiário recebe 1.100,00 por mês e dorme e come as nossa custas
E o bolsa família e de 130,00 kkk os brandidos vale mais para o pt do que uma família kkk
Por isso que os petistas defendem tanto o Lula
Tá se falando de Lula e não de Jesus cristo , nós merecemos está mesmo nessa situação porque um vagabundo ladrão sem vergonha está preso e um montão de sem futuro endeusando ele só mesmo no Brasil.
Essa é a piada mais engraçada do ano!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
todos os bandidos nessa condição vão ficar em liberdade?, taí uma boa proposta pra enfrentar a superlotação carcerária, egocentrismo incorporou nesse corrupto Mor