Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Lula (PT) afirmou nesta quarta-feira (31), em mensagem de Ano Novo publicada em seu perfil no X, que o governo seguirá “comprometido com um Brasil justo, democrático e soberano” e que, em 2026, pretende “entregar muito mais”. Na publicação, o petista citou dados econômicos de 2025, como a taxa de desemprego de 5,2% e o investimento direto líquido de 84,2 bilhões de dólares.
Na mensagem, Lula não mencionou que o governo federal registrou déficit primário de 20,17 bilhões de reais em novembro de 2025, segundo dados oficiais. No mesmo mês de 2024, o déficit havia sido de 4,5 bilhões de reais, em termos nominais. O déficit primário ocorre quando as receitas são menores que as despesas, sem considerar os juros da dívida.
Também não foi citado que o estoque da dívida pública federal chegou a 8,48 trilhões de reais em novembro. De acordo com a Secretaria do Tesouro Nacional, o resultado negativo ficou acima da mediana das expectativas do mercado, que apontava déficit de 12,7 bilhões de reais no período.
Outro dado ausente na mensagem presidencial foi o desempenho das estatais federais. Entre janeiro e novembro de 2025, as empresas acumularam déficit de 6,3 bilhões de reais, o pior resultado da série histórica iniciada em 2009, segundo o Banco Central. No mesmo período de 2022, último ano do governo Jair Bolsonaro (PL), as estatais haviam registrado superávit de 4,5 bilhões de reais.
Estamos terminando 2025 com ótimas notícias nessa última semana, batendo recordes em cima de recordes:
🔹 Menor taxa de desemprego da história (5,2%)
🔹 Maior número de pessoas ocupadas (103 milhões)
🔹 Maior número de pessoas com carteira assinada (39,4 milhões)
🔹 Maior… pic.twitter.com/gvUas3tbS9— Lula (@LulaOficial) December 31, 2025
A conversinha é essa, cai que quer.
Baseado no que ele tem entregado até agora isto pode ser considerado uma ameaça aos brasileiros. Salve-se quem puder!