Foto: Wilton junior/Estadão
Seis dos 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) estiveram na noite desta quinta-feira, 31, em um jantar no Palácio da Alvorada com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No encontro, os ministros reafirmaram que a atuação da Corte não sofrerá mudanças, apesar das pressões do presidente dos EUA, Donald Trump. Lula prestou total apoio ao tribunal.
Estiveram no encontro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo,Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, Cristiano Zanin, Flávio Dino e Edson Fachin. Os cinco primeiros são os principais interlocutores de Lula no STF. Fachin deve estreitar o relacionamento com Lula a partir de setembro, quando assumirá a presidência da Corte.
Além dos integrantes do STF, também estavam no evento o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o advogado-geral da União, Jorge Messias, e procurador-geral da República, Paulo Gonet.
Lula convidou os ministros para jantar após a sanção imposta pelos EUA a Moraes, com base na Lei Magnitsky. Antes disso, o presidente havia conversado com Barroso, Mendes e Zanin sobre o assunto.
Ainda não foi acertada a estratégia jurídica para responder às investidas de Trump. Sabe-se, no entanto, que ela será comandada pela Advocacia-Geral da União (AGU). Como a jurisdição do STF é apenas o Brasil, não haveria como o próprio tribunal atuar no caso.
Estadão
Vergonhoso…Ministro sendo caçado
..pq?
Essa aí é a verdadeira tropa que “tocam” o país, ninguém mais mete o dedo. Congresso é só enfeite.
Foram 6 para o jantar, e a decepção foi avmaioria não assinar a carta em apoiar Xandão…bandido defende bandido. Há o Luladrão queria tirar uma foto com os 11 togados mais flopou…ah Luladrão.
Lula engatando marcha ré.
Morais dispensar a AGU é conversa pra boi dormir.
Estão fazendo acordos!
Ja mais na vida pensei que ia ver isso no meu país, isso é deplorável, todos fora do seu quadrado.
Isso sim se chama “HARMONIA” entre os poderes
A parceria STF/ Governo Lula continua inabalável.
“O sistema se reorganiza, cria novas lideranças, dá um braço pra salvar o resto… Ainda vai morrer muita gente inocente…” – Tropa de Elite
Tudo junto e misturado,vergonha dos Brasileiros do Bem!
Só gente boa nessa reunião! Deus me livre!