Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quinta-feira (9), que o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump ligou para ele no início da semana e disse que “pintou uma química” entre os dois. A conversa, segundo Lula, sinaliza um possível avanço nas negociações bilaterais sobre tarifas impostas pelos EUA a produtos brasileiros.
“O presidente Trump, que parecia o inimigo número um, me telefonou na segunda-feira e disse pra mim: ‘Lulinha, pintou uma química entre nós, vamos conversar, vamos discutir, sabe?’ E é bom que pinte uma química mesmo”, declarou Lula durante agenda em Maragogipe, na Bahia.
Os dois conversaram por cerca de 30 minutos em tom considerado “amigável” pelo governo brasileiro. Participaram da ligação o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Fernando Haddad (Fazenda), Sidônio Palmeira (Comunicação Social), além do assessor especial Celso Amorim.
Como desdobramento, Trump indicou o chefe da diplomacia americana, Marco Rubio, para dar sequência ao diálogo com o Brasil. Nesta quinta-feira, Rubio telefonou para Mauro Vieira, e os dois combinaram de se reunir pessoalmente em breve.
De acordo com relatos feitos à CNN Brasil, a conversa entre Rubio e Vieira foi cordial, objetiva e sem sinais de hostilidade, marcando o início de uma nova etapa nas tratativas entre os dois países.
Çei!!!
Ah chance está dada, vamos acompanhar.
Um já arregou.