Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quinta-feira (21) o projeto de lei que torna o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra feriado em todo o Brasil.
A data, celebrada em 20 de novembro, marca a morte do líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, no século XVII. É também um dia para conscientização sobre a cultura negra e a luta por cumprimento dos direitos da população negra no Brasil.
Vale lembrar que em Natal-RN, o dia 21 de novembro também é feriado, dia de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da capital potiguar.
Anteriormente, a data já era reconhecida como feriado em seis estados e em aproximadamente 1,2 mil cidades. Por exemplo, os estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo e a cidade de Boa Vista, em Roraima.
O feriado nacional foi aprovado em lei pela Câmara e pelo Senado no mês passado, após a recém formada bancada negra da Câmara apresentar um projeto.
Em 2011, o Congresso havia aprovado uma lei que institui o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra a ser comemorado no dia 20 de novembro, data do falecimento do líder Zumbi dos Palmares. Na ocasião, contudo, os parlamentares decidiram não tornar a data um feriado nacional.
Com informações de g1
Palhaçada. Cadê o dia da conscientização branca? Bando de vagabundos.
kkkkkkkkkkkkkkkkkk é um desses que gosta de sentar em rola preta
Como o país virou um cabaré, deveria dar também feriado pras putas, para os brancos, para os girafas, para os baixinhos, para os viados, para os velhos, para os gordos, para os magros……e para os ladrões, que teria como patrono, ele LULADRAO.
Pronto. Natal agora vai ter “dois carnavais” no ano, fora o carnatal, quando o dia 20 cair na segunda-feira. Acabou com a economia local. E mesmo que não caia na segunda-feira, a depender do caso, é a semana toda morta ou, no mínimo, 2 dias de faturamento a menos. Pense numa farra.
Além de louco, tá gago. Manipulado pelos companheiros.
E o que raios um feriado nacional tem a ver com um feriado LOCAL de uma capital, é cada doido.
Pronto, mais um pra acabar de lascar
Mas ele não criticou os problemas na economia em virtude dos excessos de feriados esse ano?
Ele é, um grandessíssimo idiota!
Você ainda está esperando coerência de um ex-presidiário? Sério?!