Vídeo: Vatican News
O conclave para eleger o sucessor do papa Francisco começará na próxima quarta-feira (7/5), quando a Igreja Católicaentrará na fase preparatória final para escolher seu 267º papa. Nesta sexta-feira (2/5), bombeiros do Vaticano instalaram a icônica chaminé, que anuncia a escolha do novo pontífice.
Durante o votação para a escolha do novo líder católico, a fumaça de cor preta aponta que ainda não há um papa. Com a determinação da escolha, sai da chaminé uma fumaça branca.
Ao todo, 132 cardeais participarão da eleição do 267º pontífice da Igreja, número reduzido dos 135 previstos inicialmente, já que três não estarão presentes. O grupo é formado por cardeais com até 80 anos.
Geopolítica no conclave
A divisão geográfica dos eleitores dá uma ideia da força de cada região na escolha do novo papa. A Europa ainda é o continente com maior número de representantes, com 53 cardeais, seguida pelas Américas com 37 (16 da América do Norte, 4 da América Central e 17 da América do Sul), Ásia, com 23, África, com 18 e Oceania, com 4.
Apesar de manter uma maioria relativa, a influência europeia é cada vez mais equilibrada com o avanço da presença latino-americana, africana e asiática no Colégio Cardinalício.
Entre os votantes, 108 foram nomeados pelo papa Francisco, responsável por ampliar significativamente a representatividade de países fora do eixo tradicional Europa-América do Norte. Outros 22 foram nomeados por Bento XVI e cinco, veteranos de outros conclaves, receberam o título de cardeal durante o pontificado de João Paulo II.
A diversidade entre os eleitores também se expressa em aspectos como idade, origem e filiação religiosa. O cardeal mais jovem é Mikola Bychok, de 45 anos, ucraniano radicado na Austrália, enquanto o mais velho é o espanhol Carlos Osoro Sierra, de 79. O grupo mais numeroso é formado pelos nascidos em 1947, com 13 representantes.
Do ponto de vista espiritual e pastoral, 33 cardeais pertencem a ordens ou congregações religiosas. Os salesianos formam o maior grupo, com cinco membros. Também há representantes dos franciscanos, jesuítas, dominicanos, verbitas, redentoristas, agostinianos, carmelitas descalços, cistercienses, lazaristas, espiritanos, scalabrinianos e missionários.
O conclave
O conclave é a reunião restrita dos cardeais com até 80 anos que tem como missão escolher o novo papa, em caso de morte ou renúncia do pontífice. A reunião ocorre na Capela Sistina, em Roma, e segue normas rígidas de sigilo e isolamento.
Os cardeais que vão escolher o novo pontífice se reúnem no Vaticano no próximo dia 7 de maio, uma quarta-feira. A data marca o fim da Novendiales, período de nove dias de luto pela morte do papa Francisco.
A programação do dia começa às 10h, com a Missa Pro Eligendo Papa, celebrada na Basílica de São Pedro e presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício.
Metrópoles
Ricardo Lula só foi eleito, principalmente para esse mandato em evidência porque infelizmente moramos no Brasil, terra sem domínio e sem Lei.
Quando chegar nesses destinos todos,abre a boca bebum e fale do ARROZÃO.
Ah ladrão!
TEM QUE ESPAIRECER, SENÃO A TARJA PRETA NÃO DÁ CONTA DO TRAUMA DE NÃO SER CHAMADO DE MITO. TEM QUE FAZER TURISMO MESMO. AFINAL, É TUDO POR CONTA DO CONTRIBUINTE.
Esse sujeito pode viajar com nosso dinheiro pra todo lugar fora do Brasil.
Só não entendo porque o mais votado, não pode viajar no país que ele governa. É estranho!
Será possível que nenhum filho de Deus faça uma fezinha no avião presidencial…
A Irany deve ser Cidadã de bem e de Deus….
Arrocha, pode viajar a vontade e depois manda a conta para os pagadores de impostos. Viva o amor.
eita que a gadaiada imunda pira com lulinha, chupa gado é lulinha ate 2030
Tem uma diferença enorme quando se viaja para buscar parceiros comerciais e quando viaja para contrabandear joias. O custos são elevados, mas um trás benefícios a toda a população, o outro só a um grupo bem seleto
Ana, em qual Brasil você vive? Quais foram os benefícios que esse larápio trouxe até hoje em suas viagens? Cita um!!!
Lula, até seu apelido é cômico, resta saber se o ladrão vai conseguir terminar esse mandato?