Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumpre agenda oficial no Pará desde quinta-feira (2). Nesta sexta-feira (3), o chefe do Executivo acompanha o andamento de obras em Belém relacionadas à preparação da cidade para sediar a COP30 — a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas — que será realizada no próximo mês.
De acordo com o Planalto, Lula visita o Porto Futuro II, complexo cultural e de lazer em fase de conclusão. No local, o presidente deve conhecer o Museu das Amazônias, que valoriza a ciência e tecnologia do bioma e receberá a exposição “Amazônia”, do fotógrafo Sebastião Salgado.
Lula também vai ao Centro Gastronômico e ao Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, que tem como objetivo conectar sustentabilidade, cooperação e inovação, estimulando oportunidades de bionegócios para toda a região. A comitiva federal ainda vistoria o Parque da Cidade, que sediará as principais atividades da COP30.
Na manhã desta sexta (3), às 9h, o grupo deve visitar as obras de macrodrenagem e urbanização do Canal da União.
Na quinta-feira, o presidente participou de duas agendas em Breves (PA): inaugurou uma creche e participou da entrega de obras do Ministério da Educação na Ilha de Marajó. O investimento total foi de R$ 126,9 milhões do Novo PAC. A obra teve início em 2011 e estava paralisada havia anos.
Lula esteve acompanhado dos ministros Camilo Santana (Educação), Rui Costa (Casa Civil) e Celso Sabino (Turismo). Esta pode ser a última agenda de Sabino no cargo — ele pediu demissão no fim de setembro, após pressão do União Brasil, mas permaneceu no posto para acompanhar a visita presidencial.
De volta à capital paraense, Lula visitou a Estação de Tratamento de Esgoto Una e participou da inauguração do Parque Linear da Nova Doca, além de anúncios de novos investimentos em drenagem.
Obras em ritmo acelerado
Durante vistorias técnicas recentes, o governo federal avaliou positivamente o andamento das obras em Belém para a COP30. Segundo a Casa Civil, mais de R$ 4 bilhões já foram investidos em infraestrutura urbana, drenagem, saneamento, mobilidade e espaços públicos.
O Parque da Cidade e a revitalização do Porto Futuro II estão com 99% de execução concluída.
Comente aqui