Geral

Mais de 176 mil de pessoas devem devolver auxílio emergencial ao governo

Foto: ANDRE MELO ANDRADE/MYPHOTO PRESS/ESTADÃO

O MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social) está notificando 176.862 pessoas que receberam o auxílio emergencial entre 2020 e 2021, durante a pandemia, mas não tinham direito por não atender aos critérios de elegibilidade. Todos que fazem parte deste grupo devem devolver os valores.

Ao todo, 6,7 milhões receberam o benefício de forma indevida, representando um ressarcimento aos cofres públicos estimado em R$ 7 bilhões. Segundo o MDS, no entanto, após uma revisão do fluxo dos pedidos de ressarcimento, a ação passou a se voltar exclusivamente para os beneficiários com capacidade de pagamento e valores maiores a serem devolvidos, excluindo os mais vulneráveis.

As notificações estão sendo enviadas por SMS, email e pelo aplicativo Notifica. Além disso, os beneficiários podem consultar a situação de seus auxílios por meio do sistema Vejae, no site do MDS. O processo de ressarcimento teve início no dia 6 de março de 2025.

A parcela devida poderá ser paga à vista ou em até 60 vezes, desde que não seja inferior a R$ 50. Aqueles que desejarem também poderão apresentar defesa se não concordarem com o motivo da devolução.

O pagamento deve ser feito em até 60 dias a partir da data da notificação. A confirmação do pagamento é feita em até cinco dias úteis. Não são cobrados juros nem é gerada multa na devolução, mas aqueles que não pagarem os valores dentro das regras podem ficar inadimplentes e ter seu débito inscrito em dívida ativa da União.

COMO ACESSAR O SISTEMA VEJAE?

Para verificar a situação do auxílio, é preciso o sistema Vejae pelo portal oficial do MDS (https://www.gov.br/mds/pt-br/servicos/auxilio-emergencial).

  • Ao acessar o link, é necessário clicar no botão “Entrar com Gov.br
  • O próximo passo é autenticar-se no portal Gov.br. Para isso, informe o CPF no campo indicado
  • Após digitar o CPF, informe a senha. Clique em “Entrar”
  • Na tela seguinte, você verá o “Termo de Uso e Aviso de Privacidade” do portal. Após ler as informações, clique no botão “Concordo”
  • Ainda navegando no portal Gov.br, você terá de confirmar um contato de celular. Depois que preencher o número de telefone completo, clique em “Enviar código”. Em seguida, você irá receber um código por SMS para validação
  • Informe o código que recebeu e depois e clique em “Validar código”
  • Se o código for validado, você receberá a informação “Número de celular confirmado com sucesso” na tela do computador
  • No Gov.br é preciso fazer mais uma validação. Uma delas é a autorização do uso de dados pessoais. Esta é uma etapa obrigatória. Se a autorização não for feita, não é possível acessar o Vejae.

COMO CONSULTAR A SITUAÇÃO DO MEU AUXÍLIO?

  • Após entrar no Gov.br, clique no botão “Consulte aqui a situação do seu Auxílio Emergencial”
  • Se depois que digitar o CPF aparecer a tela informando que “Não há pendências até o momento”, não é preciso realizar nenhuma ação no sistema
  • Se depois que digitar seu CPF aparecer uma mensagem de que uma irregularidade foi identificada, clique no botão “Prosseguir” para verificar as pendências
  • No início da tela, na cor laranja, aparece a data da notificação realizada pelo sistema. Todos aqueles que tinham registros junto ao MDS para devolver valores do auxílio emergencial foram notificados

COMO REALIZAR O PAGAMENTO?

Ao identificar alguma irregularidade no auxílio o beneficiário deverá clicar no botão “Pagar”. Ao clicar no botão, aparecerá um pop-up para escolher a forma de pagamento (por Pix, cartão de crédito ou boleto bancário).

  • Se foi selecionada a opção de parcelamento do débito, será aberto um pop-up com um termo de ciência. Ao clicar no botão “Confirmo estar ciente”, o sistema irá prosseguir
  • Em seguida, você poderá escolher em quantas parcelas deseja pagar o valor total devido

POSSO APRESENTAR DEFESA?

Sim. É possível apresentar recurso em até 30 dias a partir da notificação. No sistema Vejae será necessário clicar em “Apresentar defesa”. Será possível clicar nele se não concordar com o valor que deverá devolver e/ou o motivo informado.

Após decorrido o prazo de análise da defesa pelo MDS, é possível consultar o resultado em “Status da pendência”, que pode ser favorável ou desfavorável. Se for favorável, como a defesa foi aceita, não será necessário devolver o valor.

Se for desfavorável, o beneficiário:

  • Terá até 45 dias desde a data do resultado desfavorável para pagar os valores
  • Terá até 30 dias desde a data do resultado para entrar com pedido de recurso. No resultado da defesa desfavorável, é informada a inconsistência que precisa ser corrigida –e instituições ou órgãos públicos em que isso deve ser feito

Para entrar com recurso em relação ao resultado da defesa clique em “Resultado da defesa” e, em seguida, em “Interpor Recurso”.

Depois do prazo de análise, caso o recurso seja favorável, não será necessário fazer o pagamento. Se for parcialmente favorável, significa que houve diminuição do valor cobrado em função dos motivos apresentados no recurso.

FUI VÍTIMA DE FRAUDE. E AGORA?

Se o beneficiário não solicitou e nem sacou o auxílio emergencial, é possível apresentar defesa e denunciar a fraude. A denúncia será analisada pelo MDS e deverá seguir as orientações do sistema.

Folhapress

Opinião dos leitores

  1. Tudo culpa do “aborto da natureza”…que, no desespero pra tentar ganhar a eleição, liberou geral o dinheiro para os fraudadores.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Vorcaro é transferido para cela usada por Bolsonaro na PF, mas sem TV

Foto: Reprodução

O ministro do STF, André Mendonça autorizou a transferência do banqueiro Daniel Vorcaro para uma ala mais ampla na Superintendência da Polícia Federal em Brasília, sem permitir a instalação de televisão.

A decisão atende a um pedido da defesa, que alegou condições insalubres na cela onde Vorcaro estava desde quinta-feira (19). Com a autorização, o empresário passou a ocupar o mesmo espaço que já recebeu o ex-presidente Jair Bolsonaro, mas em condições ajustadas pelo STF.

Segundo a defesa, a cela anterior oferecia infraestrutura inadequada, apesar de contar com cama, banheiro e grades. A transferência busca garantir melhores condições de custódia, sem ampliar benefícios incompatíveis com a situação prisional.

Vorcaro está preso no âmbito da Operação Compliance Zero, que investiga suspeitas de crimes financeiros, pagamentos indevidos a agentes públicos e a existência de estrutura paralela de monitoramento.

A permanência do banqueiro na Superintendência da PF é considerada estratégica, já que facilita o contato com investigadores e a realização de depoimentos, segundo apuração nos bastidores da operação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

VÍDEO: STF garante extensão da CPMI do INSS; presidente da comissão comemora: “Vitória do povo brasileiro”

Imagens: Reprodução/Instagram/Carlos Viana

O ministro do STF, André Mendonça, concedeu liminar nesta segunda-feira (23) determinando a prorrogação da CPMI do INSS. O prazo de encerramento da comissão estava previsto para 28 de março de 2026.

Segundo a decisão, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), tem 48 horas para ler o requerimento de extensão da CPMI, protocolado em dezembro de 2025 por mais de um terço dos parlamentares de cada Casa.

O presidente da comissão, senador Carlos Viana, destacou a decisão como positiva. “Vitória do povo brasileiro, dos aposentados que foram lesados. O STF reconheceu o direito da CPMI de ser prorrogada por 120 dias a pedido da minoria”, disse.

O ministro Mendonça determinou que a prorrogação siga o prazo definido por pelo menos um terço da minoria parlamentar, respeitando o limite máximo da legislatura estabelecido pelo regimento interno do Senado.

O mandado de segurança foi impetrado por três parlamentares, que alegaram omissão das autoridades legislativas em analisar o pedido de prorrogação. O STF entendeu que a Constituição garante à minoria o direito de investigação, impedindo que a Mesa Diretora atrase ou barre o processamento por omissão administrativa.

A decisão garante que a CPMI do INSS possa continuar os trabalhos sem interrupções até que as investigações solicitadas pela minoria parlamentar sejam concluídas, respeitando os limites previstos no regimento do Senado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Alarme dispara no STF e prédio é evacuado às pressas; suspeita é de vazamento de gás

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Uma suspeita de vazamento de gás no terceiro andar do STF obrigou servidores a deixarem o prédio às pressas na noite desta segunda-feira (23), segundo nota oficial da Corte. Conforme informações da coluna Manoela Alcântara, do Metrópoles, o alarme foi acionado na copa do 3º andar, onde funciona a Presidência do STF, orientando a saída imediata de todos os ocupantes do edifício.

Brigadistas percorreram cada sala para garantir a evacuação completa, de acordo com informações do próprio tribunal. Todos os anexos do Supremo também precisaram ser esvaziados.

Ainda não há confirmação sobre o motivo exato do acionamento do alarme, mas, segundo o STF, a suspeita inicial é de um possível vazamento de gás. A situação foi monitorada até que os servidores pudessem retornar com segurança.

O Tribunal informou que procedimentos de segurança seguem sendo avaliados e que novas informações serão divulgadas assim que forem apuradas.

Opinião dos leitores

  1. Pensava que esse modus operandi, fosse exclusivo do prédio da SESAP na Deodoro kkkkkkkk.,nada como um dia de folga.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Secretário de Saúde de Natal é internado com dor no peito; exames descartam infarto grave

Foto: Divulgação

O secretário municipal de Saúde de Natal, Geraldo Pinho, foi internado no Hospital Rio Grande nesta segunda-feira (23), por volta das 12h, após relatar dor torácica de moderada intensidade, com irradiação, segundo boletim oficial da unidade hospitalar.

De acordo com o hospital, alterações no eletrocardiograma e elevação de marcadores de necrose miocárdica motivaram a internação imediata para investigação médica. O secretário passou por cateterismo cardíaco, que não identificou lesões coronarianas agudas ou crônicas que necessitassem intervenção.

Conforme nota do Hospital Rio Grande, Geraldo Pinho está consciente, orientado, hemodinamicamente estável e sem necessidade de uso de drogas vasoativas. Ele permanece internado para exames complementares e acompanhamento clínico.

O hospital reforça que novas informações serão divulgadas oficialmente conforme a evolução do quadro.

Segundo assessoria da Secretaria de Saúde de Natal, não há previsão de alta e o acompanhamento segue sob supervisão médica especializada.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Bolsonaro deixa UTI e é transferido para quarto em hospital de Brasília

Foto: Reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu alta da UTI no início da noite desta segunda-feira (23) e foi transferido para um quarto do Hospital DF Star, em Brasília. Segundo fontes da equipe médica, ele seguirá internado para continuar o tratamento com antibióticos até pelo menos quarta-feira (25).

A transferência ocorre no mesmo dia em que a Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou parecer ao STF favorável à prisão domiciliar de Bolsonaro.

Aliados do ex-mandatário aguardam que o ministro do STF Alexandre de Moraes analise o pedido e autorize a prisão domiciliar ainda nesta semana.

Segundo boletim médico, o ex-presidente apresenta quadro estável e sem complicações. O hospital segue acompanhando a evolução do tratamento e monitorando sinais vitais.

A expectativa é de que Bolsonaro permaneça no quarto hospitalar até o término do ciclo de antibióticos, conforme orientação médica, mantendo repouso e acompanhamento clínico diário.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeitura de Natal prepara pacote de gratuidades para estimular uso do transporte público

, Foto: Demis Roussos/STTU

A Prefeitura do Natal prepara para envio à Câmara Municipal o projeto de lei que institui a nova Política de Benefícios Tarifários do Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP). A proposta amplia o acesso da população ao transporte coletivo, com foco em inclusão social, estímulo ao uso do sistema e sustentabilidade operacional.

Estruturada com base em critérios técnicos e equilíbrio fiscal, a nova política organiza os benefícios existentes e introduz três eixos principais: ampliação de gratuidades, incentivo à utilização do sistema e modernização da gestão.

Entre as medidas, destaca-se a gratuidade integral para estudantes da rede pública estadual em deslocamento para aulas de ensino básico e médio, além da garantia de benefícios para pessoas com deficiência ou com doença crônica invalidante, observados os critérios legais. A proposta também prevê tarifa social em feriados e gratuidade em datas de grande relevância, como eleições e o ENEM.

Como forma de estimular o uso do transporte coletivo, o projeto institui ainda o domingo com tarifa zero em toda a cidade e também permite a criação de um modelo inovador de devolução tarifária (cashback): um sábado por mês – após o 5º dia útil –, usuários que se deslocarem para os bairros do Alecrim e Cidade Alta terão o valor das passagens restituído ao utilizarem o cartão de transporte nas viagens de ida e volta, como forma também de estimular o comércio tradicional da capital.

Como complemento às medidas, a STTU prevê a reavaliação da rede de transporte aos domingos, com ampliação da oferta de viagens e destinos, garantindo maior eficiência e melhor atendimento à população.

Para o prefeito Paulinho Freire, a proposta reforça o papel social do sistema: “Estamos garantindo que mais pessoas possam estudar, trabalhar e circular pela cidade com dignidade. É uma política moderna, responsável e, sobretudo, humana, construída com base no equilíbrio e na sustentabilidade do sistema.”

O projeto também estabelece mais transparência e controle na concessão dos benefícios, com critérios claros, uso de tecnologia e responsabilidade compartilhada, assegurando melhor gestão dos recursos públicos.

Com a medida, a Prefeitura do Natal consolida o transporte público como instrumento de inclusão social e desenvolvimento econômico da cidade.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Prefeitura de São Gonçalo avança com Programa Corte de Terra 2026 e já ultrapassa 1.100 horas de serviços executados

Foto: Divulgação

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Agropecuária, Desenvolvimento Agrário, Pesca e Aquicultura (SEMADA), segue avançando com a execução do Programa Corte de Terra 2026. Iniciada em 26 de fevereiro, a iniciativa já soma mais de 1.130 horas de aração de terras, beneficiando cerca de 565 pequenos agricultores do município.

O programa garante até duas horas-trator por produtor rural, contribuindo para a preparação do solo e fortalecendo a produção agrícola local. De acordo com o secretário da pasta, Jarbas Cavalcanti, em menos de um mês foram realizadas mais de 900 horas de corte de terra com tratores locados e outras 230 horas com equipamentos próprios da Prefeitura.

Diversas comunidades rurais já foram contempladas pela ação, entre elas Olho D’Água do Chapéu, Jacaré-Mirim, Barro Duro, Poço de Pedra, Chã do Moreno, Ladeira Grande, Guanduba, Serrinha, Alagadiço Grande, Utinga, Coqueiros, Padre João Maria, Santa Terezinha, Jacobina, Bela Vista, Jacaraú, Igreja Nova, Novo São Gonçalo, Canaã, Capim Açú, Novo Santo Antônio, Santo Antônio, Loteamento Jardim Redenção, Rio da Prata, Sítio Breu, Milharada e Arisco.

Foto: Divulgação

A gestão municipal, liderada pelo prefeito Jaime Calado, contratou nove tratores para a execução de duas mil horas de serviços, além de contar com três equipamentos próprios, que totalizam 12 tratores no programa, reforçando as atividades no campo.
No último sábado (21), a SEMADA promoveu um mutirão na comunidade de Maçaranduba, atendendo 18 agricultores com duas horas-trator cada. Também houve ações nas comunidades de Poço de Pedra, entre sábado (21) e domingo (22).

A Prefeitura segue com o cronograma de atendimento nas comunidades rurais e aguarda a chegada das sementes enviadas pelo Governo do Estado para iniciar a distribuição aos agricultores cadastrados no banco de sementes do município.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lulinha foi à Finlândia com despesas pagas por lobista em hotel de até R$ 37 mil a diária

Foto: Reprodução

O empresário Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, esteve em Noruega e Finlândia em janeiro de 2025 para acompanhar a aurora boreal com sua família. De acordo com a apuração da coluna Andreza Matais, do Metrópoles, todas as despesas da viagem foram custeadas pela lobista Roberta Luchsinger.

Segundo fontes ouvidas pela coluna, a viagem de luxo pelas cidades nórdicas teria custado cerca de R$ 300 mil para cada família. Lulinha foi acompanhado da esposa, filhos e de Roberta Luchsinger durante a estadia.

A logística da viagem foi organizada pela influenciadora de turismo de luxo Marina Mantega, filha do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega. De acordo com informações do setor de turismo de alto padrão, Marina atende exclusivamente clientes com elevado poder aquisitivo, cuidando de hotéis, passeios e transporte de luxo.

O ponto alto da viagem à Finlândia foi a hospedagem no hotel Octola, em Rovaniemi, na Lapônia, com diárias de até R$ 37 mil por pessoa, segundo cotação realizada em janeiro de 2025. O hotel funciona de forma exclusiva para cada grupo e oferece serviços como chef privado, spa, sauna e atividades como cavalgadas e observação da aurora boreal.

Foto: Reprodução/Instagram/Roberta Luchsinger

As passagens aéreas foram compradas por Roberta Luchsinger. O grupo viajou de Swiss Airlines de São Paulo a Estocolmo e utilizou voos internos da companhia Scanwings. As postagens nas redes sociais de Roberta documentaram trechos da viagem, incluindo Estocolmo, Rovaniemi e a Suíça, onde o grupo permaneceu após a Escandinávia.

As viagens de Lulinha estão sendo acompanhadas pela Polícia Federal, no âmbito da Operação Sem Desconto, que investiga movimentações financeiras do empresário Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS. Quebras de sigilo indicam que parte dos custos de viagens pessoais de Lulinha teria sido custeada por Roberta Luchsinger, segundo apuração jornalística.

Em nota, a defesa de Lulinha informou que não há conexão entre o empresário e fraudes no INSS e que Lulinha colabora ativamente com as autoridades. A defesa também declarou que não comentará viagens pessoais e familiares ou divulgação de dados sigilosos, em respeito à Lei Geral de Proteção de Dados.

 

 

 

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Presidente do STF defende criação de rede nacional de juízes especializados no combate ao crime organizado

Foto: G.Dettmar/Ag. CNJ

O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do STF, ministro Edson Fachin, defendeu nesta segunda-feira (23) a criação de uma rede nacional de magistrados com atuação especializada no enfrentamento ao crime organizado. Segundo ele, a estrutura pode ser instituída por meio de ato normativo. A declaração foi feita na abertura do Encontro Nacional sobre os Desafios do Poder Judiciário diante do crime organizado, conforme informações divulgadas pelo CNJ.

Fachin destacou que processos envolvendo organizações criminosas costumam ser complexos. Segundo ele, esses casos frequentemente envolvem múltiplos réus, estruturas hierárquicas, uso de tecnologia e práticas como lavagem de dinheiro e intimidação de testemunhas.

O ministro afirmou que, diante desse cenário, é importante ampliar a integração entre magistrados especializados em todo o país. Ele também defendeu que o enfrentamento ao crime organizado seja tratado como uma política de Estado.

Ainda segundo Fachin, o Poder Judiciário deve ter papel relevante nesse processo. O ministro ressaltou que a segurança é um direito fundamental e que cabe às instituições atuar para garanti-lo, conforme declarou durante o evento.

Opinião dos leitores

  1. Se for formado por juízes tipo cabeça de ovo, boca de sapo e seu tofloide, vazamentos de informações, manipulação, sabotagem e todo tipo de crimes imagináveis, vai ser o pau que mais tem, ó bando de juízes pilantras.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ratinho Júnior recua da disputa presidencial e confirma permanência no governo do Paraná

Foto: Reprodução

O governador do Paraná, Ratinho Junior, anunciou nesta segunda-feira (23) que não disputará a Presidência da República e seguirá no comando do estado até o fim do mandato. A decisão, segundo nota oficial, afasta sua participação na escolha interna do PSD para as eleições presidenciais.

A decisão foi tomada no domingo (22), após reflexão com a família, e informada ao presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, no dia seguinte. Com isso, o PSD deverá definir outro nome para a disputa ao Palácio do Planalto, conforme informações do Metrópoles.

Segundo a nota, Ratinho Junior justificou a escolha afirmando que mantém compromisso com o eleitorado paranaense e que pretende concluir o projeto de gestão iniciado no estado. O texto destaca ainda indicadores da administração, como avaliação positiva, investimentos em infraestrutura e resultados nas áreas de educação e segurança pública.

O governador também declarou que continuará à disposição do partido para contribuir com propostas para o país,  que pretende retornar à iniciativa privada e assumir a presidência do grupo de comunicação fundado por seu pai, o apresentador Ratinho.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *