Geral

Mais de 92% das casas potiguares têm acesso à internet, diz IBGE; presença de televisão e computador diminui

Foto: Tânia Rego/ Agência Brasil

A internet está cada vez mais presente nos lares potiguares. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgada nesta quinta-feira (24) pelo IBGE, 92,3% dos domicílios do Rio Grande do Norte tinham acesso à internet em 2024. Na Região Metropolitana de Natal (RMN), o percentual foi ainda maior e chegou a 96%.

Para se ter uma ideia, em 2016, apenas 66,4% dos municípios potiguares tinham internet – . Na Grande Natal, o percentual era de 79,7%.

O avanço contrasta com a queda na presença de televisões e computadores nos lares potiguares. O celular é a principal fonte de acesso para a população.

O uso é quase universal entre estudantes (99%) e bastante alto entre não estudantes (96,8%).

TV por assinatura perde espaço e streaming cresce

Outro dado que chama atenção é a queda na presença de serviços de TV por assinatura. Em 2016, 29,1% dos domicílios potiguares tinham acesso ao serviço. Em 2024, esse número caiu para 19,4%. Na Região Metropolitana, a redução foi ainda mais acentuada: de 41,2% para 20,8%.

O principal motivo para a desistência do serviço, que antes era o custo, agora é a falta de interesse.

Mais da metade (55,1%) dos lares potiguares sem TV por assinatura afirmam que não têm interesse no serviço — em 2016, apenas 31,8% apontavam isso.

Já os serviços de streaming de vídeo voltaram a crescer em 2024, depois de uma leve retração em 2023. Segundo a pesquisa, 31% dos domicílios potiguares possuem acesso a alguma plataforma paga — número que havia caído para 29,4% no ano anterior.

Idosos

A pesquisa também mostrou crescimento do uso da internet entre idosos e pessoas de menor escolaridade.

No RN, o percentual de pessoas com 60 anos ou mais que acessaram a internet saltou de 3,9% em 2016 para 13,6% em 2024. Entre aqueles sem instrução ou com ensino fundamental incompleto, 34,4% usaram a internet nos três meses anteriores à entrevista.

A internet gratuita em espaços públicos continua sendo importante nesse processo de inclusão: 15,5% dos potiguares com 10 anos ou mais acessaram a rede em escolas públicas ou bibliotecas; 12,8%, em praças e parques; e 10,9%, em unidades de saúde.

Sobre a pesquisa

Os dados são do módulo de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da PNAD Contínua, coletados no quarto trimestre de 2024. A pesquisa investiga o acesso e uso de tecnologias por pessoas com 10 anos ou mais, além da presença de equipamentos nos domicílios. A versão mais recente incorporou temas como serviços de streaming, dispositivos inteligentes e internet pública gratuita.

g1-RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Líder do União no Senado rompe com Lula e divide palanque com Michelle


A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro declarou apoio à pré-candidatura do líder do União Brasil no Senado, Efraim Filho (PB), ao governo da Paraíba nesta sexta-feira (25/7). A sinalização representa o rompimento do senador com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Efraim ecoou lemas da direita como “a defesa da família” e falas contra o aborto durante o lançamento da nova sede do PL no estado. Também declarou apoio à pré-candidatura do ex-ministro da Saúde do governo de Jair Bolsonaro (PL) Marcelo Queiroga ao Senado.

“É por acreditar nos princípios e valores que eu me alinho junto a essa luta com Marcelo [Queiroga] e agradeço o apoio que o PL nos traz aqui hoje para ganharmos juntos o governo da Paraíba”, disse.
Efraim disse que o apoio faz parte de um esforço de “aglutinar as oposições” e trazer o centro para a candidatura. Depois do evento, Efraim disse à rádio CBN que iria entregar cargos indicados por ele na Codevasf e nos Correios, aprofundando ainda mais o rompimento com o governo Lula.

No evento, Michelle elogiou Efraim, chamou-o de “cabra macho” e que, se eleito, “vai honrar o voto” dos eleitores. O aceno se dá em meio à escalada da tensão entre o bolsonarismo e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), de quem Efraim é próximo.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) anunciou que Alcolumbre e o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), estão na mira do governo dos Estados Unidos e poderão ter seus vistos revogados se não darem andamento à anistia e ao impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal.

Além de líder do União, Efraim é presidente da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), que determina as diretrizes e o Orçamento de 2026.

Atualmente, o União Brasil tem 3 ministérios na Esplanada: Comunicações, Turismo e Integração e Desenvolvimento Regional, liderado por Waldez Góes, que não é filiado, mas foi indicação do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Tarcísio diz que Lula não tem “interlocução” para resolver tarifas de Trump

Foto: Celso Silva/Governo do Estado de SP

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), voltou a criticar nesta sexta-feira (25), a posição do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no contexto das tarifas anunciadas por Donald Trump aos produtos importados do Brasil.

Para Tarcísio, o governo federal não tem a “interlocução” necessária para dialogar e negociar o tema.

“Infelizmente, o governo federal não tem essa interlocução com os Estados Unidos, nunca fez força para ter”, disse em entrevista à Rádio Cruzeiro de Sorocaba (SP).

Ele diz que tem buscado conversar com os representantes dos estados norte-americanos já que a imposição das tarifas vai gerar uma pressão por parte dos próprios empresários americanos, que vão ter um custo maior pra produção.

“O governo do estado tem tentado conversar com governos nos estados norte-americanos e com as empresas norte-americanas, porque essa medida ela é ruim para todo mundo, para as empresas brasileiras e para as empresas norte-americanas”, afirmou.

“O estado de São Paulo produz 80% do suco de laranja do Brasil e o Brasil fornece 80% do suco de laranja que é consumido no mundo, não é um produto que você tenha substituto porque ninguém produz. E você pega gigantes que compram o suco de laranja brasileiro para distribuir, como o Coca Cola, a Pepsico, eles vão sofrer muito porque o impacto é imediato. Eles mesmos vão pressionar as autoridades americanas”, continuou.

Tarcísio criticou a ideia defendida por Lula, de que os Brics criem uma moeda própria e cita que isso pode ter sido determinante para o anúncio de Trump.

“Ainda falaram em sistema alternativo ao Swift, moeda alternativa ao dólar, provocaram os americanos enquanto puderam e se aliaram com um bloco de China e Rússia. Então isso provocou essa reação dos Estados Unidos”, concluiu.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: ‘Todo dia Alckmin liga para alguém, mas ninguém quer conversar com ele’, diz Lula sobre tarifas

VÍDEO: G1

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira, 25, que o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, liga todos os dias para conversar sobre a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros anunciada pelos Estados Unidos, mas que ninguém o retorna.

“Ninguém pode dizer que o Alckmin não quer conversar. Todo dia ele liga para alguém, e ninguém quer conversar com ele”, afirmou o presidente.

Lula disse que quer que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, trate o Brasil com o “respeito e delicadeza” que o petista trata os EUA e o povo americano. O chefe do Executivo também se disse disposto a escalar Alckmin, que chamou de “conversador número um”, para mostrar a Trump que ele foi “enganado com informações” dadas por políticos bolsonaristas.

“Trump, o dia que você quiser conversar, o Brasil estará pronto e preparado para discutir e tentar mostrar o quanto você foi enganado com as informações que te deram, e você vai saber a verdade sobre o Brasil”, afirmou Lula.

PAC Seleções

Em cerimônia no bairro do Jardim Rochdale, em Osasco, município da Grande São Paulo, Lula anunciou investimentos do programa PAC Seleções 2025 Periferia Viva – Urbanização de Favelas. Segundo a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), serão destinados R$ 4,67 bilhões para ações em 49 territórios periféricos de 32 municípios de 12 Estados.

Estadão

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

OAB/RN anuncia descontos de até 70% no registro de sociedade para a jovem advocacia

A jovem advocacia do Rio Grande do Norte ganhou mais um benefício da OAB/RN. Nesta sexta-feira (25), o presidente Carlos Kelsen assinou a resolução que garante descontos de até 70% no registro de contrato social de sociedades de advogados formadas por jovens advogados. A assinatura aconteceu durante o Simpósio Advocacia 5.0, que faz parte da programação do I Fórum Nacional da Advocacia Iniciante.

De iniciativa das comissões de Sociedade de Advogados e de Apoio à Advocacia Iniciante, a resolução entra em vigor a partir de segunda-feira (28) e garante os descontos nos cinco primeiros anos de inscrição. O benefício foi aprovado pelo conselho seccional, com relatoria da diretora-tesoureira Marília Almeida. Segundo ela, a medida está em sintonia com os princípios de valorização e incentivo à jovem advocacia, conforme orientações do Provimento n.º 162/2015 do Conselho Federal da OAB.

“A regularização acaba sendo uma barreira para alguns jovens advogados, então, assim como o desconto dado na anuidade, teremos também a redução nas taxas de registro de sociedades, o maior desconto do país. É um ato que reafirma o compromisso da Ordem com a advocacia iniciante”, disse Vitor Limeira, presidente da Comissão de Sociedade de Advogados.

Para os registros em que o sócio tenha até dois anos de inscrição na Ordem, o desconto no valor da taxa é de 70%, enquanto para quem tem entre três e cinco anos de inscrição, o benefício é de 40%. Com os descontos, para quem tem até dois anos de inscrição, a taxa para Registro de Contrato Social fica em R$ 165 e a taxa de Registro de alteração de Contrato Social em R$ 82,50. Já para quem tem entre três e cinco anos de inscrição, os valores ficam em R$ 330 e R$ 165, respectivamente.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Energia mais cara: conta de luz terá bandeira vermelha nível 2 em agosto

Foto: Fernanda Capelli

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (25) o acionamento da bandeira vermelha nível 2 para agosto. Isso significa que as contas de energia elétrica terão adicional de R$ 7,87 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Uma residência típica no Brasil com quatro pessoas morando consome em média de 150 kWh a 200kWh por mês.

A bandeira tarifária sinaliza ao consumidor os custos reais da geração de energia no país. Quando a geração fica mais cara, a cobrança extra é aplicada automaticamente nas contas.

O motivo da bandeira 2, segundo a Aneel, é o baixo nível das chuvas, que diminui o reservatório das hidrelétricas e leva ao acionamento das termelétricas, que são mais caras.

Como funciona o sistema de cores

O sistema de cores da Aneel sinaliza as condições de geração de energia. Se chove pouco e as hidrelétricas geram menos, é preciso acionar usinas termelétricas, que são mais caras.

Para pagar por essas usinas, a Aneel aciona as bandeiras amarela, vermelha 1 ou vermelha 2, com taxas extras na conta de luz.

Saiba quanto custa cada bandeira

Cada bandeira tarifária acionada pela Aneel pode gerar um custo extra ao consumidor:

•🟩bandeira verde (condições favoráveis de geração de energia) – sem custo extra;

•🟨bandeira amarela (condições menos favoráveis) – R$ 18,85 por MWh (megawatt-hora) utilizado (ou R$ 1,88 a cada 100kWh);

•🟥bandeira vermelha patamar 1 (condições desfavoráveis) – R$ 44,63 por MWh utilizado (ou R$ 4,46 a cada 100 kWh);

•🟥bandeira vermelha patamar 2 (condições muito desfavoráveis) – R$ 78,77 por MWh utilizado (ou R$ 7,87 a cada 100 kWh).

g1

Opinião dos leitores

  1. Essa conversa mole de bandeiras tarifárias nas contas de energia, tá com uma catinga de artifício pra fazer caixa para o governo.
    É só uma leve desconfiança!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

EUA preparam nova base legal para legitimar sobretaxas de 50% a produtos brasileiros

Foto: Eduardo Munoz/Reuters; Ricardo Stuckert/Divulgação via Reuters

O governo do presidente Donald Trump está preparando uma nova declaração de emergência como base legal para impor tarifas sobre o Brasil, disseram pessoas familiarizadas com o assunto à agência Bloomberg.

A medida, que ainda não é definitiva, seria necessária para impor as sobretaxas de 50% a produtos brasileiros ameaçada por Trump no início do mês. Diferentemente de outros países atingidos por tarifas recíprocas, que mantêm superávits comerciais com os Estados Unidos, o Brasil registra déficit.

O gabinete do representante comercial norte-americano reconheceu os planos para fazer uma declaração separada de emergência em reuniões com parlamentares dos Estados Unidos, afirmou uma das pessoas. As falas à agência Bloomberg foram feitas sob condição anonimato.

O gabinete e a Casa Branca não responderam imediatamente a pedidos de comentários.

Os preparativos são um sinal de como o governo norte-americano busca um dispositivo legal para impor as ameaças tarifárias. Trump anunciou a potencial taxa de 50%, que entraria em vigor em 1º de agosto, em uma demonstração de apoio ao aliado Jair Bolsonaro.

Trump tentou pressionar o presidente Lula (PT) para pôr fim ao que ele chama de “caça às bruxas” contra o ex-presidente, que enfrentará um julgamento em breve no âmbito da trama golpista das eleições de 2022. Lula não dá sinais de que irá ceder às exigências dos Estados Unidos, enfatizando, em vez disso, a independência do judiciário brasileiro e ameaçando com medidas retaliatórias.

Trump fez a ameaça no início deste mês, ampliando substancialmente o escopo de sua cruzada tarifária e demonstrando que pode usar a autoridade presidencial e as taxas de importação para fortalecer seus aliados no exterior. Ainda não está claro se ele ajustará a alíquota.

A gestão republicana iniciou separadamente uma investigação da chamada Seção 301 contra o Brasil, que poderia, em última instância, fornecer a base legal para tarifas, mas que provavelmente levaria meses.

Inicialmente, as tarifas recíprocas de Trump de 2 de abril foram impostas com base em déficits comerciais “grandes e persistentes”, de acordo com comunicado da Casa Branca. Os países que inicialmente enfrentaram taxas de reciprocidade superiores a 10% apresentam superávits comerciais em bens com os Estados Unidos —exceto o Brasil.

No início desta semana, um grupo de senadores democratas escreveu ao governo Trump para expressar “preocupações significativas sobre o claro abuso de poder inerente à recente ameaça de lançar uma guerra comercial com o Brasil” para apoiar Bolsonaro.

“Interferir no sistema jurídico de outra nação soberana cria um precedente perigoso, provoca uma guerra comercial desnecessária e coloca os cidadãos e as empresas americanas em risco de retaliação”, escreveram os senadores, liderados por Jeanne Shaheen de New Hampshire e Tim Kaine da Virgínia.

Folhapress

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Lula critica voto de pobre em rico: “Ele só é rico porque já roubou”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) questionou nesta nesta sexta-feira (25/7) eleitores de periferia que votam em “prefeitos ricos”. Ele condenou as críticas que recebe por emplacar o discurso de “nós contra eles”, que se referia a embates de pobres contra ricos.

“Não tem nós contra eles, são eles contra nós”, disse Lula, durante evento no Jardim Rochdale, bairro periférico de Osasco, na Grande São Paulo. O presidente afirmou que pobres encampam um discurso construído por ricos de que pessoas com dinheiro não precisam roubar.

“O pobre fala assim ‘eu vou votar no prefeito que é rico porque ele não vai roubar porque já é rico’. Ora, ele só é rico porque já roubou, p0rra”, criticou o presidente. “E aí, o pobre fica com preconceito contra o pobre”, acrescentou.

No dia em que anunciou investimentos bilionários para ações em 49 periferias de 32 municípios de 12 estados, Lula direcionou a mensagem a moradores das favelas.

“O que leva uma pessoa que mora na periferia a votar num cara rico. Quando a gente vota num cara rico significa que a gente tá colocando uma raposa para tomar conta do galinheiro. Vocês acham que a raposa vai tomar conta do galinheiro?”, perguntou.

A crítica do presidente ocorre em um momento em que o governo defende aumentar a taxação de quem recebe mais de R$ 50 mil para financiar a isenção de imposto de renda para os que recebem até R$ 5 mil.

No último dia 10, em São Paulo, grupos da base de Lula fizeram um protesto na avenida Paulista para defender a taxação de bilionários, bancos e bets, grupo denominado BBBs. O ato ocorreu no dia seguinte em que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou uma carta a Lula, dizendo que iria taxar produtos brasileiros em 50% a partir de agosto.

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. ESSE PRESIDENTE É UM “ARTISTA”

    PORQUE ELE COLOCOU JOSÉ ALENCAR PRA SER VICE DELE? SERÁ QUE JOSÉ DE ALECAR ERA POBRE?

  2. De acordo com a declaração de bens apresentada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) durante sua candidatura à Presidência em 2022, Luiz Inácio Lula da Silva declarou um patrimônio total de R$ 7.423.725,78 .

    Nesse registro:
    • A maior parte está em um plano de previdência privada (VGBL), no valor aproximado de R$ 5,57 milhões .
    • Também foram declarados:
    • 3 terrenos: R$ 265.000; R$ 130.000; e R$ 2.733,45;
    • 3 apartamentos: um de R$ 94.571,25 e dois de R$ 19.167,34 cada;
    • 2 veículos: de R$ 48.000 e R$ 85.000;
    • Outras aplicações financeiras (renda fixa, poupança, depósitos);
    • Créditos de empréstimos no valor total de R$ 250.000;
    • Outros bens somando aproximadamente R$ 430.000

    Segundo a FGV, esse patrimônio (declarado)representa 0,01% da população

  3. É um desgraçado,a vida toda faz esse discurso de jogar o pobre contra o rico,mas ele gosta muito da riqueza, só anda em jatinho, hospedagem só em 5 estrelas, cartão corporativo estourado e os seu verdadeiros amigos são todos milionários

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Homem chama Lula de ‘ladrão’ e é retirado de evento do governo em Osasco

Durante um evento do programa do governo federal “Periferia Viva”, realizado em Osasco nesta sexta-feira (25), um homem foi retirado após gritar “Lula ladrão”. Os apoiadores do presidente reagiram com vaias e gritos de reprovação à atitude.

A cerimônia marcou o anúncio de investimentos de mais de R$ 4,5 bilhões em ações voltadas à urbanização de favelas em todo o país. Pelo menos 13 comunidades do estado de São Paulo serão beneficiadas.

Jovem Pan News

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo Lula retira o Brasil da aliança em memória do Holocausto

Foto: Eraldo Peres/AP

O Ministério das Relações Exteriores de Israel afirmou na 5ª feira (24.jul.2025) que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retirou o Brasil da IHRA (sigla para Aliança Internacional para a Memória do Holocausto). O Brasil atuava como integrante observador desde 2021. A informação de que a gestão Lula deixou a entidade não foi divulgada pelo Planalto, mas foi confirmada pelo Poder360.

“Em uma época em que Israel luta por sua própria existência, voltar-se contra o Estado judeu e abandonar o consenso global contra o antissemitismo é imprudente e vergonhoso”, declarou o ministério israelense em uma publicação na rede social X.

O Ministério das Relações Exteriores israelense ainda criticou a decisão do Brasil de aderir a uma ação na CIJ (Corte Internacional de Justiça), órgão judicial da ONU (Organização das Nações Unidas), contra Israel pelas ações na Faixa de Gaza. A ação foi protocolada em janeiro de 2024 pela África do Sul, que acusa Israel de violar a convenção internacional, de ter uma “conduta genocida” e de promover o “assassinato em massa de civis”.

Segundo o ministério israelense, “a decisão do Brasil de se juntar à ofensiva jurídica contra Israel na CIJ, ao mesmo tempo em que se retira da IHRA, é uma demonstração de uma profunda falha moral”, lê-se na publicação.

Em nota divulgada na 4ª feira (23.jul), o MRE (Ministério das Relações Exteriores) disse que a decisão do Brasil de aderir à ação na CIJ tem como base a Convenção para a Prevenção e Repressão do Crime de Genocídio e o “dever dos Estados de cumprir com suas obrigações de Direito Internacional e de Direito Internacional Humanitário, frente à plausibilidade de que os direitos dos palestinos de proteção contra atos de genocídio estejam sendo irreversivelmente prejudicados, conforme conclusão da Corte Internacional de Justiça nas medidas cautelares anunciadas em 2024”.

A Convenção do Genocídio foi firmada pelos países-membros da ONU depois da 2ª Guerra Mundial (1939-1945) como forma de prevenir crimes contra a humanidade.

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Investimento Direto no País no 1° semestre cai 11% e registra menor nível em 4 anos

Foto: SOPA Images/LightRocket

O saldo do IDP (Investimento Direto no País) no 1° semestre de 2025 registrou a menor entrada líquida de recursos desde 2021, mostram dados do BC (Banco Central) divulgados nesta sexta-feira (25).

Nos seis primeiros meses do ano, os investimentos diretos no país somaram ingressos líquidos de US$ 33,8 bilhões, queda de 10,7% em relação ao mesmo período de 2024.

Veja trajetória:

  • 1° semestre de 2021: US$ 26,8 bilhões;
  • 1° semestre de 2022: US$ 38 bilhões;
  • 1° semestre de 2023: US$ 35,3 bilhões;
  • 1° semestre de 2024: US$ 37,8 bilhões;
  • 1° semestre de 2025: US$ 33,8 bilhões.

Somente no mês de julho, investimentos diretos no país (IDP) somaram ingressos líquidos de US$ 2,8 bilhões.

  • Junho de 2025: US$ 2,8 bilhões;
  • Junho de 2024: US$ 6,3 bilhões;
  • Junho de 2023: US$ 2,4 bilhões;
  • Junho de 2022: US$ 3,3 bilhões.

Veja a composição:

  • Ingressos líquidos em participação no capital: US$6,4 bilhões (sendo US$4 bilhões em participação no capital exceto lucros reinvestidos e US$2,4 bilhões em lucros reinvestidos);
  • Saídas líquidas das operações intercompanhia: US$3,6 bilhões.

No acumulado de 12 meses, o IDP totalizou US$67 bilhões, o equivalente a 3,14% do PIB (Produto Interno Bruto).

O IDP registra os fluxos financeiros de passivos emitidos por residentes brasileiros para credores não residentes, nos quais os agentes institucionais possuem uma relação de controle ou forte poder de influência entre si.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *