Em reclamação feita por áudio, o juiz Airton Vieira, que auxiliou Alexandre de Moraes no STF entre 2018 e março de 2025, relatou pressões sofridas enquanto atuava no gabinete do ministro.
Na conversa, Vieira disse que teve a família “extremamente prejudicada” e que havia chegado ao limite físico, psicológico e emocional.
O desabafo foi endereçado em 14 de janeiro de 2023 a Eduardo Tagliaferro, que chefiava a Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), à época presidido por Moraes.
“Olha, realmente a coisa está feia, viu? Eu não estou aguentando mais em termos físicos, psicológicos, emocionais. Eu não consigo dormir sossegado, eu não tenho tranquilidade, eu estou perdendo completamente a higidez mental, o pouco que eu ainda tinha, viu? Realmente a coisa está feia”, diz Vieira a Tagliaferro.
“Até depois, em questões de audiência de custódia, sabe, ele vem dando palpite. Espera um pouco, né? Olha, eu não sei como vai evoluir isso, honestamente falando, mas eu sei que eu já cheguei ao meu limite, aliás, já ultrapassei o meu limite faz tempo. É que agora eu estou numa situação, né, eu havia pensado já. Já tinha decidido antecipar a minha passagem”, afirma o juiz, referindo-se a antecipar seu retorno ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP).
Problemas familiares
O magistrado relatou ainda estar passando por problemas familiares devido à pressão sofrida no gabinete de Moraes, no STF, mas que havia decidido permanecer na função para não deixar o ministro “na mão”.
“Eu falei: bom, agora que a temperatura vai diminuir, etc., etc. Só que voltou a subir de uma forma exponencial e agora eu fico constrangido de antecipar qualquer coisa, porque passaria a impressão de que eu estaria saindo, pulando do barco, justamente no momento, talvez, de maior tempestade. Isso eu acho desagradável e eu não faria, né? Deixando, no caso, o ministro na mão, mas está muito, muito, muito difícil”, contou Vieira.
“Minha família está sendo extremamente prejudicada e toda essa situação, além de tudo, do trabalho. Porque se a situação do trabalho fosse boa, tudo bem, mas essa situação, sabe? Pressão para tudo quanto é lado, cobrança, o que a gente fala não tem crédito, tudo para anteontem”, lamentou o magistrado.
Na última sexta-feira (8/8), Moraes negou o pedido da defesa de Tagliaferro de acesso aos autos do inquérito que o investiga. Ele é investigado pelo vazamento de conversas de WhatsApp trocadas com integrantes do gabinete do ministro, relacionadas ao bloqueio de perfis de direita em redes sociais. A Polícia Federal indiciou o ex-assessor por violação de sigilo funcional com dano à administração pública.
A coluna tentou contato com o juiz Airton Vieira, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto para eventual manifestação do magistrado, que deixou o gabinete de Moraes em março deste ano.
Metrópoles
Uma das únicas pessoas do governo que têm sensatez e responsabilidade para reconhecer as instituições importantes.
Esse ministro da saúde Luiz Henrique Mandetta, e sua competente equipe, é o grande baluarte dessa guerra contra esse inimigo terrível e invisível, sem esquecer os grandes empresários desse País que estão chegando junto ao governo federal para esse enfrentamento. Parabéns ao empresariado brasileiro que mostra sua pujança social e voluntariado.
Quem tá ajudando são os PARASITAS…..hehehehe.
Cadê a turma desonesta q costuma denegrir essa Grande universidade?
Parabéns Mandetta por sua lucidez e demonstrar a importância de vários órgãos do estado em em situação calamitosa como essa.
Passei 10 anos como estudante da UFRN (graduação e pós) e vi excelentes profissionais. Mas o número de maus profissionais que se escondem atrás da estabilidade do servidor público provoca um verdadeiro desperdício de dinheiro público. Se o dinheiro gasto no HUOL fosse num hospital filantrópico como a LIGA, a eficiência e produtividade seria muito superior.
Criança, não se iluda com a LIGA, não! Todo mundo acha que é esse mundo de eficiência…. tolos! Procure saber!
Perfeita resposta e isso mesmo!