Foto: Reprodução/Nando Reis/Instagram
O cantor Nando Reis ganhou o noticiário político no último domingo (3) ao criticar o governo e incentivar seus fãs a xingarem o presidente Jair Bolsonaro (PL) durante show no Ibirapuera, em São Paulo. O episódio reacendeu o debate sobre os limites para manifestações políticas, à medida que se aproximam as eleições.
Além de Nando Reis, Pabllo Vittar, Ludmilla e Daniela Mercury se envolveram em polêmicas recentes por conta de episódios semelhantes. Por outro lado, em junho, durante show na Bahia, a cantora Elba Ramalho pediu que seus fãs parassem de gritar “fora Bolsonaro”, porque não queria “fazer política”.
O que diz o TSE?
Em 2 de julho, a 90 dias do primeiro turno, entrou em vigor uma série de determinações para os pré-candidatos, entre elas, a determinação sobre a contratação de shows com verba pública.
O TSE estabelece que, a partir dessa data, qualquer show contratado com verba pública pode ser interpretado como propaganda institucional, além de gerar condições desiguais de disputa entre os convidados.
Caso essa ordem seja descumprida, a pena pode chegar até a anulação da candidatura.
Showmícios
De acordo com decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de outubro de 2021, os showmícios são ilegais. Por 8 votos a 2, os ministros mantiveram o entendimento que vigora desde 2006.
A principal justificativa para a manutenção da proibição é a disparidade de recursos entre partidos e coligações, o que tornaria a disputa desigual, aos olhos da justiça eleitoral.
Manifestações em shows privados e festivais
Quando o assunto são as manifestações políticas em shows e festivais privados, sem nenhuma ligação partidária, seja por parte do público ou do próprio artista, o entendimento do STF é de que os discursos se enquadram na liberdade de expressão, desde que não difame ou ataque um candidato ou alguma parcela da população.
Porém, por serem shows contratados por empresas privadas, é permitido aos contratantes recomendarem tanto aos artistas quanto ao público que evitem discursos políticos durante a apresentação.
CNN Brasil
Olha o nível dos artistas citados, seria estranho aliás muito estranho que fossem cabeças pensantes.
Olha o seu nível primeiramente!
Queria o q? Funk, era? Kkkkk
Poupe-me!! Ecaaaaa
Não vai sair uma notinha sobre a pesquisa encomendada pela 98fm? Poxa! Anunciou e ndada? Nem um editorial usando o resultado do perfil dos eleitores, esse da espremer e dizer que o playboy ou o bolsonaro tem vantagem em algum extrato. Olha aí…
Exatamente Santos! Como a pesquisa não foi satisfatória para os interesses do blogueiro, estão fazendo de conta que não existiu.
A petralhada tá vivendo de pesquisas? Kkkk nenhuma pesquisa é mais eficiente do que a datapovo. E essa mostra o mito 70% no primeiro turno. O chefe da quadrilha se apossou de um evento na Bahia, mesmo assim ainda teve que trapacear a foto. Que vergonha!!!. O evento oficial dele, na Fonte Nova havia umas 8 pessoas. Inclusive, uma com uma mochila mostrando a foto de uma folha proibida kkkkk.
Nando Reis drogado fdp, um cara que vive se drogando pode xingar ninguém…o Mito vai ganhar e esses pseudoartistas vão se lascar.
Tem muito cantorzinho por aí sentindo a falta do dinheiro público. Esse aí é um deles.
Quem não está sentindo saudades do dinheiro público é a “Globolixo”: O Presidente injetou uma bolada em publicidade, para ver se dá resultado, kkk.
Meu amigo, publicidade, faz parte. Tenho certeza que não gostou 1/3 do que os petralhas gastaram quando estavam no poder. Bora ver se a Globo vai renovar o contrato.
Li aqui que o cornão chamuscado empurrou dinheiro na globo..
Bora boiada imunda, já pode elogiar a globo…
🤡🤡🤡🤡
🔥🔥🔥🔥
De 2003 a 2009, a Presidência da República, ministérios e estatais gastaram R$ 7,7 bilhões com propaganda.
Eu gostava dessas manifestações políticas em shows quando gritavam FORA DILMA e FORA TEMER. Gosto quando é gritando MITO…MITO…MITO. Mas se a manifestação for gritando LULA eu não gosto.