Foto: Reprodução/Redes Sociais
Fotos e vídeos feitos por frequentadores da praia de Ponta Negra, em Natal, mostram a areia coberta por um material que aparenta ser formado por corais. Os registros são da última sexta-feira (06). A situação causou espanto e preocupação nos visitantes no último final de semana.
Segundo o secretário da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Thiago Mesquita, o material é, na verdade, resultado de um fenômeno natural conhecido como abrasão. Ele explica que as pedras já estavam na região e, devido à dinâmica costeira intensa e ao avanço da maré, tornaram-se mais visíveis.
“Esse fenômeno já foi registrado em outras praias de Natal. Com o avanço da obra da engorda, essas pedras devem ser cobertas novamente em cerca de 40 dias”, afirmou Mesquita.
A obra de engorda da praia de Ponta Negra tem como objetivo conter o avanço do mar e ampliar a faixa de areia, protegendo a orla. O fenômeno observado faz parte das mudanças previstas na dinâmica da praia durante o processo, segundo os responsáveis pela intervenção.
Portal da Tropical
Em relação aos corais presente na areia e também trazido pelo.movimento.dss águas,existe uma possível. Existe uma previsão normalidade? A paisagem e o espaço de faixa de areia estão lindos. FICA ESSA PREOCUPAÇÃO. OBG
Na praia de Ponta Negra, em Natal (RN), existem bancos de corais conhecidos. Esses corais fazem parte do ecossistema marinho do litoral do Rio Grande do Norte, que é caracterizado por formações recifais importantes para a biodiversidade local.
Destaques:
– Arrecifes de Corais: Na área de Ponta Negra e outras praias próximas, há arrecifes naturais que emergem durante a maré baixa. Esses arrecifes são formados por estruturas de corais e outros organismos calcários que ajudam a proteger a costa contra a erosão.
Importância Ecológica:
– Esses bancos fornecem habitat para várias espécies marinhas, como peixes, moluscos e crustáceos.
– Também ajudam a suavizar o impacto das ondas, protegendo a praia.
–
– Turismo e Atividades:
– Em Ponta Negra, os arrecifes são pontos de interesse para mergulho livre (snorkeling) e observação da vida marinha.
Observação:
– Ponta Negra tem bancos de corais menores e mais próximos da costa.
– Destruindo esse Banco de Corais que risco corremos?!
Por falta de informação muitos peçam As praias de Recife nunca sofreram engordas, os arrecifes sempre estiveram lá. Os tubarões também. Entretanto, o surgimento dos tubarões aconteceu pela destruição do local de acasalando e procriação em Suape. A espécie de tubarões que atacam em Recife gostam de se acasalar e procriar em águas calmas. E os ataques é pela alimentação onde q curiosidade desses animais se tornam fatalidades. Os tubarões não se alimentam de carne humana. Infelizmente a obra do porto Suape no litoral sul pernambucano nos troxes dores e prejuízos turísticos. Porém os ataques só acontecem em quase todo litoral sul. Às demais praias do litoral bottal são incrivelmente seguras , seguindo a segurança para a Paraíba, Natal e outras capitais. Então amigo. Não fale bobagens !
Nesta bagaça, não existe direita nem esquerda e sim o que a Justiça mandou devolver… Lad…!
Ainda vou ver essa turma toda respondendo na Justiça Federal pelos crimes ambientais decorridos do suposto uso indevido de dinheiro público para a prática de benefícios de terceiros (empresários) agredindo o meio ambiente sem as devidas legalidades da legislação federal.
E um barato ler os comentários, me divirto bastante é cada pérola. Kkkkkkkk
Abrasão – desgaste por fricção; raspagem. O coral está sendo destruído pela raspagem do fundo do mar.
Depois não reclamem quando isso aqui ficar igual a Recife, sem potencial pesqueiro e cheio de tubarões.
Mas, como disse Paulinho Freire na campanha, “isso não tem a mão do PT”
Isso não tem nada de esquerdista abestalhado isso é a natureza se manifestando e pior ainda vai ficar
Verdade
33 anos que moro em ponta negra nunca vi isso
Só falta os esquerdopatas culparem os trabalhos da engorda por isso, afinal eles não se conformam por não terem abortado essa obra fantástica!
Já cantou hino nacional para os pneus hoje? Kkkkk