Política

MDB potiguar participa de jantar em Brasília e praticamente define aliança com o PT no RN

Foto: Reprodução

O MDB do Rio Grande do Norte participou do jantar com o ex-presidente Lula na residência do senador cearense Eunício Oliveira, no Lago Sul em Brasília, onde tratariam, na noite de ontem, do apoio à pré-candidatura do petista ao Palácio do Planalto nas eleições de outubro.

No jantar, com alguns senadores do MDB e outras lideranças políticas, esteve o presidente estadual do partido, deputado federal Walter Alves, que é cotado para ser o companheiro de chapa da governadora Fátima Bezerra (PT) dentro do acordo politico que está sendo costurado para ampliar os apoios políticos a Lula na região Nordeste.

Também participou da reunião o ex-governador e ex-senador Garibaldi Filho, que na primeira semana de outubro de 2021 chegou a ser convidado a participar de outro encontro com Lula liderado por Eunício Oliveira, ao qual o político potiguar não pode comparecer.

Presidente do MDB-CE, Eunício Oliveira diz que “há uma tendência natural” de apoio a Lula, vez que o partido não pode passar pelo vexame de ir “mais uma vez para um suicídio político”.

Eunício Oliveira refere-se a campanha presidencial de 2018, quando o então ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, concorreu a presidente pelo partido e teve pouco mais de 1,0% dos votos, “quando nós sabíamos que ele não tinha a menor condição eleitoral”.

A maioria dos presentes ao encontro era composta por parlamentares e ex-parlamentares do MDB – partido que já lançou a pré-candidatura da senadora Simone Tebet (MDB-MS) ao Palácio do Planalto.

Entre os presentes, estavam os senadores Renan Calheiros (MDB-AL), Paulo Paim (PT-RS), Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), Rogério Carvalho (PT-SE), Fabiano Contarato (PT-ES), Marcelo Castro (MDB-PI), Humberto Costa (PT-PE), Rose de Freitas (MDB-ES), Omar Aziz (PSD-AM), Jean Paul Prates (PT-RN).

O portal G1 informou que também compareceram os ex-governadores Renan Filho (MDB-AL) e Wellington Dias (PT-PI); a deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), presidente nacional do PT; o ex-senador Garibaldi Filho (MDB-RN); e o ex-ministro do Meio Ambiente Sarney Filho.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. O anfitrião da noite, Eunício Oliveira, definiu o encontro de caciques como “uma noite de debates, e não de adesão” e disse acreditar que, de qualquer maneira, a eleição “vai terminar” entre Lula e Bolsonaro. “A democracia permite que você pense diferente, que aja de forma diferente dos outros. Nós não estamos fazendo esse jantar para boicotar, em absoluto, a candidatura da senadora Simone [Tebet]. Não tem nenhuma traição, não tem nada disso”, garantiu.

  2. A disputa esse anos vai ser onde tem mais pilantras: se na chapa Bolzo/centrão ou na Chapa Lula/Alkmim/MDBosta.

  3. É gópi!!!!!!!!!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, o PMDB é gopista….KD a marmita de Fatão…..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…inesquecível….kkkkkk

  4. A política brasileira só tem dois lados: Bolsonaro e o resto, farinha do mesmo saco. A bandidagem tá toda aliada querendo voltar a cena do crime. Nunca foi tão fácil escolher um presidente.

    1. E o que tu diz da aliança de Bolsonaro com Valdemar da costa e neto e com o CENTRÃO. Lapa de corno

  5. Meu amigo, meu amigo, esses Alves nunca foram flor que se cheirasse, com essa agora, estão selando o caixão. Triste ver essa palhaçada, um governo desses ser apoiado por esses fajitos, o culpado disso e o Sr. Ezequiel, frouxo e panaca, não honra as suas tradições e as calças que veste.

  6. Aquela história de golpistas deixaram pra lá.
    Kkkkkk.
    Estão traçando um projeto pra dar certo pra eles.
    Eu voto um karai que ei voto num fdps desses.
    É muita cara de pau desses políticos brasileiros.
    Safados, ladrões como que tudo fosse normal.

  7. Oxi. E num foi essa turm a responsavel pelo “gopi”
    Os imbecis se degladeando por politico A ou B. E no fim eles todos reunidos. Hahahah

  8. Vendo e lendo o rol dos presentes não foi apenas um jantar com viés político, foi sim, um conclave de políticos fichas sujas, condenados pela justiça e com nenhuma boa intenção em prol do Brasil, mas já em relação a grande quadrilha que estão novamente articulando o momento com certeza foi propício para traçar a melhor estratégia para novamente tentarem ludibriar o povo brasileiro.
    Interessante é ver que o Petismo ainda não reconheceu que foi o MDB e seus caciques que derrubaram Dilma e deixaram o partido a deriva, todavia, pretendem permanecer em conluio haja vista que os mesmos tem a mesma equivalência no que de pior existe na política nacional.
    Agora, mais uma vez vão se unir em nome de uma falsa promessa que vão ser eles os salvadores da pátria só tudo esse conchaxo tem muito haver com abstinência financeira advinda dos atos de corrupção que foram praticados por eles desde do mensalão, portanto, não é para o bem do Brasil que estão se articulando, mas para os bens que estão pensando em comprar caso cheguem novamente ao Planalto.

  9. Caso o RN eleja algum desses salafrário da nação, não merece perdão!
    Rogo a Deus que todos esses sejam banindos da vida pública pois bao fuzeram nada pelo Brasil e sim por seus interesses particular. Povo potiguar naos os elejam

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Linhas do transporte público de Natal reduzem viagens por conta do jogo do Brasil nesta segunda (29)

Foto: Reprodução

A pasta informou que a estratégia foi elaborada com base no histórico operacional registrado em dias de jogos da Seleção Brasileira, quando há redução significativa na demanda pelo transporte coletivo durante as partidas.

“A medida permite otimizar a utilização da frota sem comprometer o atendimento aos usuários”, reforçou.

O jogo entre Brasil e Japão pela Copa do Mundo 2026 nesta segunda-feira (29) alterou o transporte público de Natal. Ao todo, 32 linhas tem redução no número de viagens na hora da partida, mantendo intervalo máximo de uma hora entre os ônibus (veja lista das viagens alteradas mais abaixo).

Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU), o objetivo é adequar a oferta de viagens “à redução temporária da demanda de passageiros durante o horário do jogo, preservando a eficiência da operação e retomando a programação normal logo após o encerramento da partida”.

Esta segunda-feira (29) também é ponto facultativo em Natal por conta do Dia de São Pedro. Já o governo do Estado alterou o expediente em dias de jogos do Brasil.

Segundo a STTU, outras 19 linhas seguem operando sem alterações.

A partida entre Brasil e Japão está marcada para começar às 14h. Segundo a STTU, os ajustes têm início por volta das 13h, com retorno à operação normal a partir das 15h, nas saídas dos terminais.

“Para os passageiros que utilizam o transporte na região central e nos shoppings, os ônibus circularão normalmente até as 14h, com a programação habitual sendo restabelecida por volta das 16h”, informou a STTU.

Viagens que NÃO serão realizadas a partir dos terminais:

  • N-02: 13h35 e 14h15
  • N-04: 13h30
  • N-07: 13h35, 13h55 e 14h25
  • N-08: 13h10 e 13h50
  • N-15: 13h25 e 14h30
  • O-21: 13h15 e 14h10
  • O-22: 13h50 e 14h45
  • O-24: 13h50 e 14h45
  • N-26: 13h20 e 14h10
  • N-27: 13h20 e 14h10
  • O-30: 14h20
  • O-33: 13h08, 13h25 e 14h
  • N-35: 13h20 e 13h40
  • O-38: 13h07, 13h19, 13h43, 13h55 e 14h07
  • O-39: 13h38 e 14h20
  • O-40: 13h05
  • O-41A: 13h45
  • L-46: 13h10, 13h25, 14h e 14h20
  • S-50: 13h10, 13h48, 14h06 e 14h42
  • O-59: 13h30 e 14h30
  • N-60: 13h10, 13h55 e 14h20
  • O-63: 13h10 e 13h40
  • N-64: 13h45 e 14h30
  • N-70: 13h30 e 14h45
  • N-72: 13h10 e 14h15
  • N-73: 13h26, 13h35, 13h55, 14h05 e 14h25
  • N-75: 14h45
  • N-77: 13h20, 13h40 e 14h20
  • N-79: 13h10, 13h30 e 14h15
  • O-83: 13h30
  • N-84: 13h40 e 14h
  • 585: 13h50, 14h05, 14h35, 14h50 e 15h30.

 

Viagens que permanecem SEM alterações:

  • N-05;
  • N-25;
  • N-29;
  • O-33A;
  • O-33B;
  • L-37;
  • N-43;
  • L-51;
  • L-52;
  • L-54;
  • L-56;
  • N-61;
  • O-76;
  • N-78;
  • 581;
  • 589;
  • 593;
  • 599.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

OAB/RN instaura procedimento ético após vídeos envolvendo advogado Daniel Alcides

Foto: Divulgação 

A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN) informou que instaurou um procedimento no Tribunal de Ética e Disciplina (TED) após tomar conhecimento dos vídeos envolvendo o advogado Daniel Alcides.

De acordo com a entidade, as providências institucionais foram adotadas de forma imediata, incluindo o envio de notificações aos envolvidos, em conformidade com o devido processo legal e as normas que regulamentam o exercício da advocacia.

Em nota oficial, a OAB/RN reafirmou que não compactua com qualquer forma de violência, especialmente a violência contra a mulher, e destacou seu compromisso com a ética, o respeito e a dignidade da pessoa humana.

A Seccional informou ainda que acompanhará a tramitação do procedimento ético, assegurando o cumprimento dos princípios do contraditório, da ampla defesa e da legislação vigente.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Grupo de oposição de Severiano Melo declara apoio à pré-candidatura de Álvaro Dias ao Governo do RN

Foto: Divulgação

O pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Álvaro Dias, recebeu no último fim de semana mais um importante reforço à sua pré-candidatura. Desta vez, o apoio veio do grupo de oposição do município de Severiano Melo, fortalecendo o projeto que vem sendo construído em todas as regiões do estado.

Declararam apoio à pré-candidatura de Álvaro Dias o vice-prefeito Ivanésio Cândido; o presidente da Câmara Municipal, Leandro da Padaria; os vereadores Dadado de Coitinho, José Augusto e Berg Monteiro; além dos empresários João da Lascost e Carlos Stevan.

Durante o encontro, Álvaro conversou com as lideranças sobre os principais desafios enfrentados por Severiano Melo e ouviu sugestões para a construção de um plano de governo voltado ao desenvolvimento do Rio Grande do Norte, considerando as demandas e as prioridades dos municípios.

Ao agradecer a confiança do grupo, Álvaro Dias destacou a importância do diálogo com as lideranças municipais para a construção de um projeto participativo e comprometido com o futuro do estado.

“Recebo esse apoio com muita gratidão e senso de responsabilidade. Nosso compromisso é ouvir as lideranças, compreender a realidade de cada município e construir, ao lado da população, um projeto capaz de promover o desenvolvimento do Rio Grande do Norte e melhorar a qualidade de vida dos potiguares”, afirmou Álvaro Dias.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Michelle é presença incerta em evento com Flávio Bolsonaro

Foto: Reprodução

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro ainda é presença incerta em encontro do pré-candidato do PL, Flávio Bolsonaro, com mulheres conservadoras.

A madrasta do senador ainda não confirmou participação na reunião esperada para esta quarta-feira (1º) em Brasília.

A expectativa era de que a presença de Michelle fosse uma demonstração pública de superação da crise envolvendo a família do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Na semana passada, Flávio se reuniu com o pai. E, segundo relatos de deputados bolsonaristas, o ex-presidente pregou que o episódio seja superado.

Em vídeo, Michelle criticou o apoio do PL a Ciro Gomes, do PSDB, no Ceará e fez críticas a Flavio Bolsonaro, que dividiram a cúpula do partido.

Na mensagem, Michelle, porém, disse que apoiará Flavio, por isso que a expectativa no partido é de que ela participasse do encontro desta semana.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Motorista perde o controle do carro e destrói alpendre de casa em Currais Novos

Foto: Reprodução

O motorista de um carro perdeu o controle da direção e colidiu contra uma residência na noite deste domingo (28), na Avenida 13 de Maio, no bairro Paizinho Maria, em Currais Novos, na região Seridó do Rio Grande do Norte. O imóvel atingido fica em frente à base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

A Polícia Militar foi acionada e esteve no local para realizar os procedimentos cabíveis e registrar a ocorrência.

Apesar do susto, ninguém ficou ferido. O acidente provocou apenas danos materiais no veículo e na residência.

As causas que fizeram o motorista perder o controle da direção ainda serão investigadas pelas autoridades competentes.

Novo Notícias 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Não basta enviar recursos: Zenaide vai à obra e fiscaliza unidade de saúde que beneficiará quatro comunidades de Brejinho

Foto: Divulgação

Acompanhando pessoalmente a aplicação dos recursos destinados ao município, a senadora Dra. Zenaide Maia visitou neste domingo a obra da nova unidade de saúde da comunidade de Remédio, em Brejinho. Recebida pelo prefeito Jeferson Gomes, pelo ex-prefeito Joãozinho e por lideranças locais, a parlamentar conferiu o andamento da construção, financiada com quase R$ 2 milhões de emendas de seu mandato.

“A gente só tem a agradecer à Dra. Zenaide que destinou quase R$ 2 milhões para construir e equipar essa unidade. Ela é a primeira senadora que visita o distrito de Remédio. Veio acompanhar de perto uma obra que já está com cerca de 65% de execução. Em breve ela estará funcionando e levando mais dignidade ao nosso povo”, destacou o prefeito que ainda lembrou que Zenaide já enviou quase R$ 5 milhões para o município.

“Saúde é um direito e precisa estar perto das pessoas. Ver essa obra avançando e saber que ela vai transformar a vida de tantas famílias é motivo de muito orgulho”, afirmou a senadora que é médica e grande defensora da saúde pública.

A agenda também contou com um encontro ao lado do deputado federal e pré-candidato à reeleição Benes Leocádio. Em seguida, Dra. Zenaide prestigiou o Festival de Quadrilhas no Ginásio Municipal e encerrou a programação ao lado das lideranças e da população.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

NEXUS/BTG: 51% rejeitam voto em Flávio; 49%, em Lula

Screenshot

Foto: Reprodução

O senador e pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL-RJ) aparece com 51% de rejeição, enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registra 49%, segundo levantamento Nexus/BTG divulgado nesta segunda-feira (29).

Entre os entrevistados, 28% disseram que Flávio é o único candidato em quem votariam, enquanto 18% afirmaram que poderiam votar nele, mas também em outro candidato. Outros 3% disseram não conhecer o nome, e nenhum entrevistado ficou na categoria de não sabe ou não respondeu.

No caso de Lula, 38% afirmaram que ele é o único candidato em quem votariam, enquanto 12% disseram que poderiam votar nele, mas também em outro. 1% afirmou não conhecer o presidente, enquanto nenhum dos respondentes ficou na categoria de não sabe ou não respondeu.

A série histórica do levantamento mostra que a rejeição a Flávio era de 48% em 30 de março e em 27 de abril. O percentual subiu para 50% em 25 de maio, chegou a 52% em 15 de junho e passou a 51% na pesquisa mais recente.

Nexus/BTG entrevistou 2.009 eleitores, entre os dias 26 e 28 de junho, por meio de entrevista por telefone. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

A pesquisa foi contratada pelo BTG Pactual e está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo BR-08521/2026.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Mendonça amplia influência no STF e passa a relatar investigações do Master, INSS e Dark Horse

Foto: Reprodução

O ministro André Mendonça passou a acumular a relatoria de diferentes investigações no Supremo Tribunal Federal (STF), incluindo casos ligados ao Banco Master, ao INSS e ao financiamento do filme Dark Horse, que retrata a trajetória do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

No caso do Banco Master, Mendonça assumiu a relatoria em fevereiro, após redistribuição do processo, que antes estava sob responsabilidade do ministro Dias Toffoli. O inquérito apura possíveis irregularidades financeiras na instituição.

Outro processo sob sua relatoria investiga fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), envolvendo suspeitas de desvios em aposentadorias e pensões. As apurações abrangem diferentes períodos de governo, incluindo gestões anteriores e atuais.

As investigações, segundo apurações, têm potencial de atingir diferentes grupos políticos, incluindo integrantes do governo federal, figuras da oposição e partidos no Congresso Nacional.

Em relação ao caso ligado ao filme Dark Horse, Mendonça assumiu recentemente um pedido de investigação sobre o financiamento da produção. O ministro também teria mantido parte da equipe de gabinete em regime de prontidão durante o recesso do Judiciário, diante do avanço das investigações.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lula e Flávio Bolsonaro em empate técnico no 2º turno, aponta pesquisa BTG/Nexus

Foto:

O levantamento BTG/Nexus divulgado nesta segunda-feira (29) mostra empate técnico entre o presidente Lula (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL) em um eventual segundo turno.

Lula aparece com 47% das intenções de voto, enquanto Flávio tem 44%. A diferença está dentro da margem de erro, de 2 pontos percentuais.

Os votos brancos, nulos ou nenhum dos candidatos somam 8%, e 1% não soube ou não respondeu.

Outros pré-candidatos

O levantamento também testou outros cenários de segundo turno. Contra o ex-governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo), Lula aparece com 48% contra 38%.

Já em disputa com o ex-governador de Goiás Ronaldo Caiado (PSD), o presidente tem 47% ante 39% do adversário.

Em um terceiro cenário, contra o coordenador do MBL, Renan Santos (Missão), Lula soma 48%, enquanto Renan aparece com 36%.

Metodologia

A pesquisa ouviu 2.009 eleitores entre os dias 26 e 28 de junho, por telefone. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

A pesquisa foi contratada pelo BTG Pactual e está registrada no TSE sob o protocolo BR-08521/2026.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

COPA 2026: Brasil enfrenta o Japão no mata-mata da Copa; veja jogos desta segunda (29)

Foto: Getty Images

A fase de mata-mata da Copa do Mundo Fifa de 2026 continua nesta segunda-feira (29) com três partidas decisivas que vão definir mais classificados às oitavas de final da competição.

O destaque do dia é o confronto entre Brasil e Japão, às 14h (horário de Brasília), em Houston, nos Estados Unidos. A Seleção Brasileira chega após liderar sua chave na fase de grupos, com 7 pontos somados, resultado de duas vitórias e um empate.

Além do duelo do Brasil, a rodada também terá Alemanha e Paraguai, às 17h30, em Boston, e Holanda e Marrocos, às 22h, em Monterrey, no México. Em caso de empate no tempo normal, as partidas seguem para prorrogação e, se necessário, disputa por pênaltis.

O vencedor de cada confronto avança para as oitavas de final, enquanto os derrotados são eliminados da competição.

O jogo entre Brasil e Japão deve ser marcado por forte disputa de posse de bola e velocidade. O Brasil tenta impor seu estilo ofensivo, enquanto os japoneses chegam com um modelo tático organizado e apostando em transições rápidas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *