Saúde

Médico de Alcaçuz que recomendou protocolo de medicamentos e disse que não perdeu nenhum detento para o COVID é questionado por associação


Foto: reprodução

Depois das declarações do médico Lionaldo Duarte, clínico da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, de que utiliza ivermectina para tratar precocemente covid-19 entre os presos, a Rede Potiguar de Apoio à Pessoa Privada de Liberdade Egressa e Familiares do Sistema Penitenciário (Raesp) solicitou, por escrito, uma posição do titular da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap), Pedro Florêncio Filho, sobre a compra e uso de medicação sem comprovação científica para experimentação biomédica entre os detentos, sem conhecimento da Secretaria.

“O médico chegou a colocar durante a entrevista que Alcaçuz foi um ‘case’ de sucesso. Com isso ele vai inferir que, se lá dentro fez o teste e ninguém morreu, quer dizer que, aqui fora, todo mundo pode tomar. Mas, sabemos que a Organização Mundial da Saúde, a Associação Nacional de Infectologia e a de Farmacologia proibiu o uso de ivermectina como tratamento profilático para covid-19”, denuncia Francisco Augusto Cruz Araújo, Coordenador Geral da Raesp/RN.

Ao longo da entrevista, concedida a uma rádio de Natal, o médico que atua em Alcaçuz também afirmou ter autorização para realizar a “pesquisa” entre os presos com a administração do remédio, normalmente, utilizado no tratamento de piolho e pano branco, para prevenir e tratar a covid-19.

Diante da afirmação, o Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura do Rio Grande do Norte – CEPCT/RN também questionou em ofício a Seap, o prefeito de Nísia Floresta, Daniel Gurgel, e a Secretária Municipal de Saúde de Nísia, Lidiane Rodrigues, sobre qual o protocolo médico autorizado no presídio. O Comitê também pediu a instauração de procedimento administrativo para apurar a conduta do médico:

É muito grave a utilização de presos para experimento científico porque eles não são ratos de laboratório. São pessoas que cometeram crimes, foram julgados pela justiça e estão cumprindo suas penas. Existe um protocolo próprio para realização de pesquisas dentro de espaços prisionais. Como a população prisional é extremamente estigmatizada, tanto faz para a sociedade de uma maneira geral que sejam feitos testes nessa população, que essas pessoas sofram riscos, o que aumenta o risco de adoecimento nos espaços prisionais”, adverte Francisco Augusto.

No Rio Grande do Norte, não foi registrado nenhum óbito por covid-19 dentre as mais de oito mil pessoas presas, segundo a Secretaria de Administração Penitenciária e o Monitoramento realizado pelo Conselho Nacional de Justiça.

“A Seap tem um setor específico para receber pedidos de realização de pesquisas. O que o médico fez passa longe de pesquisa científica, é um experimento próprio de uma convicção que ele tem a partir de sua concepção ideológica. Esse é o problema! Porque como o médico é o profissional autorizado para determinar o tratamento na prisão, ele utiliza seu viés ideológico para implementar o protocolo a uma população que não pode recusar. Aqui fora, posso dizer: não, não quero! Aí fica a questão, até onde vai o poder que o médico tem? A Seap, provavelmente, não tem conhecimento desse tipo de experimento, nem é recomendação da Secretaria fazê-lo”, alerta o Coordenador Geral da Raesp/RN.

Além de pedir um posicionamento oficial sobre a questão, a Raesp também vai enviar um ofício ao Ministério Público Federal solicitando que a entrevista seja analisada para verificação de algum tipo de conduta irregular

“É uma violação à dignidade humana, temos visto as consequências do uso de remédios para tratar covid-19 onde os pacientes têm apresentado graves sequelas”, critica Francisco Augusto, numa referência aos pacientes que tiveram complicações depois do uso do “kit covid” para tratamento precoce da covid-19. Alguns pacientes entraram para lista de transplante por comprometimento de órgãos danificados pelo excesso de medicamentos.

Saiba Mais – Agência de Reportagem

Opinião dos leitores

  1. Doutor Lionaldo Duarte foi muito esclarecedor, ” trocou um remédio de sarna por Ivermectina e ao longo do tempo verificou que os presos, também, não pegaram o bichin do oriente. Em vez, de médicos que façam levantamentos, análises, pesquisas; os politicanalhas querem tapados. É que acaba o lucro de muitos: fabricantes de drogas e caixões, mídia, donos de cemitérios. Ivermectina e hidroxi são muito baratos, tem as patentes quebradas, não dão lucro algum. Então, os malandros são contra. Tem os médicos que ficam preocupados de perder clientes. Ao menos devemos trocar os politicos.

  2. Nem vitamina D para prevenção e nem medicamentos para tratamento? Trilhões gastos com universidades, até agora não fizeram pesquisas com medicamentos que são seguros para o corpo humano? Caso da ivermectin

  3. Que absurdo ! Dr.Lionaldo deveria ser HOMENAGEADO pela sua HUMANIDADE E COMPETENCIA ! Todos os pacientes por ele tratados , estão bem e não tiveram complicaçoes decorrente do Covid 19 .Querem mais o quê? DEUS ABENÇOE OS HOMENS DE BOA VONTADE ! Estão procurando um novo Jesus para crucificar para satisfazerem a vossa propria ignorancia ?

  4. Eu fico aqui pensando comigo mesmo, o criminoso Éverton humano e merece os cuidados necessários, mas ele deveria ter alguma prioridade sobre quem cumpre as leis? Não sei dizer, mas fica aqui o questionamento

  5. Eu sendo o professor Lionaldo eu colocaria meu cargo à disposição dessa pessoa que faz a crítica e veria se ele tem uma solução melhor e que continuasse com os mesmo números . Simples

  6. Eu não estou fazendo política mais a verdade é que o médico usou a medicação nada morto graças a Deus mais os orubus não apoia quem salva vidas ainda vão prossesar o médico porque não morreu nada

  7. Aqui no Brasil poucos Ajudam e MUITOS atrapalham. MUITOS Invisíveis Sempre querem seus minutos de fama. Que DEUS tenha MISERICÓRDIA de NÓS.

  8. O grande problema, Bruno, é que (1) alguns acham q é um remédio mágico. Aquele q resolve tudo. Não tem. (2) tudo é politizado( se vc for a favor do presidente, toma. Se for contra, não toma). (3) o povo acha q se tomar a Ivermectina e outros, não precisa tomar mais nada,pode fazer festa, aglomerar e tá td resolvido.
    Não é assim.
    Estamos no meio de uma guerra. E estamos aprendendo as coisas no meio dessa guerra. Temos tempo? NÃO . NÃO TEMOS TEMPO.
    Uns idolatram a Ivermectina, outros demonizam. Creio q o caminho não é esse.
    A Ivermectina, parece agir na fase bem inicial da doença. DIFICULTANDO a entrada do vírus na célula e sua multiplicação. Através de algumas proteínas em q ela e o vírus atuam. Mas isso só funciona nos primeiros dias da doença( acredita-se). Na fase infecciosa.
    O q trás as complicações é a fase inflamatória. Uma tsunami inflamatória q acaba por destruir a pessoa por dentro.
    Tudo tem q se pesar cada caso. E o custo X benefício.
    Algumas pessoas acham q não funciona. Outras q a Ivermectina é milagrosa.
    Talvez ela atue nas fases iniciais da doença. O q se acredita( e só saberemos daqui a um tempo) é q, no início, ela atue diminuindo a entrada nas células e a replicação viral, a resposta inflamatória depois seria mais branda. E mesmo assim depende de pessoa pra pessoa. Mas veja. Tomamos a vacina da gripe todo ano. E mesmo assim algumas pessoas gripam, outras morrem e outras até podem ter alguma reação à vacina. Conheço uma pessoa q tomou a vacina da gripe e ficou paraplégica. Infelizmente isso pode acontecer. Mas mesmo assim continuamos a tomar a vacina. Toda criança toma a vacina da tuberculose. E mesmo assim, algumas vão ter a doença. As vezes vc está c uma infecção, sabe qual a bactéria, sabe qual o melhor antibiótico praquela bactéria e mesmo assim algumas pessoas morrem. Enfim. Não existe mágica. O q funciona pra um pode não funcionar pra outro.

    O q EU faço? EU TÔ FALANDO "EU".
    1º continue reforçando os cuidados básicos. Não aglomerar( NÃO É SEGURO). USE MÁSCARAS. Use álcool em gel direto. Não passe as mãos no rosto. ISSO É O MAIS IMPORTANTE.
    Eu tomei a vacina. Lido c gente c covid diariamente( ontem, q eu tenha conhecimento, foram 2). Digo isso pois algumas pessoas já podem estar infectadas, transmitindo e ainda não adoeceram. Ou seja, ainda nem sabem q estão c o vírus.
    Mas mesmo assim, mantenho TODOS os cuidados.
    Eu uso a Ivermectina a cada 15 dias. Eu e minha família. Mas sou médico. NÃO ESTOU RECOMENDANDO NADA. Tô dizendo o q EU faço, certo?
    E muito cuidado c automedicação. Corticoide no início da doença pode ser perigoso. Muito perigoso. Pode aumentar a replicação viral e piorar a fase inflamatória depois. NÃO SE AUTOMEDIQUE. Só seu médico pode analisar CADA CASO.
    Procure um médico de sua confiança e faça exatamente o que ele disser.
    O q vejo é uma guerra de desinformação.
    Espero ter ajudado.

  9. É INACREDITÁVEL! Até reli o artigo prá ver se tinha mesmo entendido. Então essa tal associação (nunca ouvi falar nesse troço) está reclamando porque o tratamento teve bom resultado? É surreal, a que ponto chegamos!

  10. O predidente do CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA, médico, vem dando várias entrevistas nesses dias, defendendo a liberdade dos médicos fazerem uso desses medicamentos que estão demonstrando eficácia no combate ao vírus. CABE AO MÉDICO decidir. Já há inúmeros estudos mundiais favoráveis a seu uso e PAÍSES já estão aplicando de forma oficial. Até mesmo estados brasileiros administrados pela esquerda já estão se rendendo aos fatos (a Bahia, por exemplo). O que falta para esses idiotas NEGACIONISTAS (os verdadeiros) aceitarem a realidade e deixaram as pessoas cuidarem de suas vidas e fazerem uso do que quiserem? Rezas, chás, macumba, orações, simpatias, TUDO deve ser usado, se não apresentar riscos.

  11. Isso só pode ser uma piada. Um médico utiliza os meios profiláticos que acredita ser eficiente, prova que deu certo, repito: um MÉDICO, e depois surgem instituiçoes (que deveriam ELOGIAR E AGRADECER) reclamando da atitude do PROFISSIONAL. Sendo essas instituições, em sua maioria, composta de LEIGOS. PARABÉNS DR. LIONALDO!!!! CONTE COM MEU APOIO!!!!

  12. Isso é pra abrir os olhos de quem foi manipulado pra acreditar que o genocida é outra pessoa. Olhe essa notícia, exercite seus dois neurônios, o Tico e o Teco, e exerça senso crítico. Talvez você precise de 10 a 20 minutos, mas você é o único que pode se libertar. "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará".

  13. Primeira vez no mundo que reclamam que não tem morte de covid no presidio por causa de prevenção em tratamento do RN? O que está acontecendo BG?

  14. O sec de saúde e Fátima queriam a morte dos detentos? Governo sem futuro, esse médico era para ser reconhecido, elogiado, copiado etc.

  15. Essa associação não deveria estar satisfeita pelo fato dos presos estarem bem? A não! Queria que os presos estivessem doentes para justificar o pedido de soltura deles. Viva o médico!

  16. Pois é, se o medico retira o medicamento e aumenta os casos de piolho e sarna, a culpa sera dele porque deixou de ministrar a ivermectina para o tratamento. O Brasil definitivamente nao é para amadores!!

  17. O PT reagiu. Mas vai cair. Sempre Contra a vida. Se não morreu ninguém . Porque eh do contra ? Parabéns doutor. Salvou vidas. Viva a ivermectina !

  18. Em todas as unidades prisionais do RN existem protocolos de procedimentos e de segurança em todos os aspectos. Os procedimentos de segurança sanitária já são usados há alguns anos, independente da pandemia. Os presos ao darem entrada no sistema, ficam em quarentena, assim como todo o material que entra qualquer das unidades. MAURO ALBUQUERQUE PASSOU, MAS O PADRÃO FICOU.

  19. É um absurdo isso , medico dar satisfaçao pra canhotos analfabetos na questão de saúde dentre outros assuntos.

  20. É difícil….salvou as vidas desses pestes e essa associação o está crucificando, era pra fazer o que deixar morrer? Vai entender a mente desses esquerdopatas

  21. Claro que isso iria acontecer, se brincar, ele vai ser um Sérgio moro, denuncia o ladrão , e fica preso, que pena, a população tem que ir pra rua defender esse grande proficional, antes que ele vire bandido pra esses governantes ladroes , corruptos , dafados,blz desviam até a vacina, sacanagem, acorda brasil

  22. No Brasil tudo se inverte, quem procura salvar vidas está cometendo crime. Aguenta essa, sei não viu. Nesse país chamado Brasil seus habitantes estão sendo estimulados a serem bandidos, porque o crime compensa.

  23. Um médico recomendar e relatar o sucesso no seu trabalho com a medicação é errado e dar problema, mas um cantor de funk que faz apologia as drogas e ao crime ta liberado

  24. Eu não sabia que a OMS e essa Sociedade brasileira de infectologia e farmacologia tem algum poder de mando no RN e muito nenos em Alcaçuz. O RN está virando uma ZONA.

  25. A PeTezada entra em pânico, sai fora do radar dos mesmos. Vale tudo para tentar derrubar o governo central.

  26. Pronto. Então, não precisa incluir os detentos na prioridade, antes de policiais e professores.

  27. Se tivesse morrido um bocado dessas pragas presas, com certeza estariam crucificado esse médico responsável pela área de saúde do presídio, os PeTralhas só querem tumultuar, pois quanto mais mortos mais barulho para eles fazerem.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

PF prende Filipe Martins, ex-assessor de Bolsonaro, a pedido de Moraes

Foto: Agência Brasil

Ex-assessor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Filipe Martins foi preso na manhã desta sexta-feira (2) por policiais federais em sua casa, na cidade de Ponta Grossa (PR).

O cumprimento do mandado de prisão se deu após ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Vale lembrar que em 26 de dezembro ele também determinou a prisão domiciliar de Martins e de outros nove réus no processo sob a justificativa de que havia risco de fuga.

Três dias depois, Moraes buscou saber com a defesa do ex-assessor de Bolsonaro uma possível violação das medidas cautelares. O ministro justificou o pedido ao alegar que Martins acessou o perfil no LinkedIn, naquele mesmo dia, para buscar perfis de terceiros.

Filipe Martins foi condenado pelo STF a 21 anos e seis meses de prisão. Como a condenação ainda não havia transitado em julgado, ele ainda estava em liberdade.

Metrópoles 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Trump diz que EUA estão prontos para agir no Irã após mortes em protestos

Foto: Reprodução

O presidente Donald Trump disse que os Estados Unidos intervirão se o Irã matar manifestantes pacíficos que protestam contra a crise econômica no país do Oriente Médio.

“Se o Irã atirar e matar violentamente manifestantes pacíficos, o que é de seu costume, os Estados Unidos da América virão em seu socorro. Estamos carregados e prontos para agir”, escreveu ele no Truth Social nesta sexta-feira (2).

Dezenas de manifestantes saíram às ruas em várias províncias do Irã esta semana, com algumas protestos terminando em confrontos com a polícia.

As autoridades iranianas alertaram contra a intervenção dos EUA nos assuntos internos do país. Ali Larijani, chefe da segurança nacional do Irã, disse no X que a interferência americana provocaria “perturbação em toda a região e a destruição dos interesses americanos”.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Inteligência Artificial aponta campeões do futebol em 2026; confira

Fotos: CRF e CBF

Projeções feitas por uma ferramenta de Inteligência Artificial apontam os possíveis campeões do futebol em 2026 e colocam o Flamengo como o grande protagonista do ano. Segundo a análise, o clube carioca domina o cenário nacional e continental, conquistando Campeonato Brasileiro, Copa Libertadores e Campeonato Carioca, formando um triplete que reforça sua hegemonia recente.

No cenário internacional, a previsão mais impactante envolve a Copa do Mundo de 2026. A IA indica uma final entre Brasil e Espanha, com os espanhóis ficando com o título. A seleção europeia aparece como favorita pelo forte desempenho coletivo e pelo protagonismo de jovens talentos, enquanto o Brasil chega à decisão impulsionado por seu poder ofensivo, mas acaba superado na prorrogação.

Ainda de acordo com a projeção, o Palmeiras surge como principal rival do Flamengo, ficando com o vice no Brasileirão e na Libertadores. Na Copa do Brasil, o Rubro-Negro também leva a melhor, superando o Corinthians na final. Já a Copa Sul-Americana teria o River Plate como campeão, novamente com o Corinthians ficando pelo caminho na decisão.

Na Europa, a IA aposta no Liverpool como vencedor da Champions League 2025/26, em final contra o Real Madrid. Bayern de Munique, Real Madrid, PSG e Napoli aparecem como favoritos absolutos em suas ligas nacionais, confirmando o domínio das principais potências do futebol europeu nas previsões para a temporada.

Com informações do Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Bastidores do TCU fervem e ministros se articulam para barrar liminar pró-Banco Master

Foto: MyKe Sena/Câmara dos Deputados

Mesmo durante o recesso, ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) intensificaram articulações para reagir a uma eventual liminar do ministro Jhonatan de Jesus que poderia reverter a liquidação do Banco Master, determinada pelo Banco Central. A movimentação ganhou força com a proximidade da acareação ordenada pelo ministro Dias Toffoli, no Supremo Tribunal Federal (STF), elevando a tensão nos bastidores da Corte.

A informação é do blog da Malu Gaspar, do O Globo. O relator do caso no TCU não conta com apoio majoritário para desfazer a liquidação, mas uma decisão individual durante o recesso poderia restabelecer temporariamente o funcionamento do banco até fevereiro de 2026. Diante desse risco, parte dos ministros passou a defender a convocação de uma sessão extraordinária para analisar e derrubar rapidamente qualquer liminar, estratégia vista como necessária para evitar uma reviravolta institucional.

O Banco Master foi liquidado em novembro após o Banco Central e a Polícia Federal identificarem uma fraude de R$ 12,2 bilhões envolvendo a compra de papéis sem lastro pelo BRB, que tentou adquirir a instituição em meio a forte lobby político. A operação foi barrada pelo BC em setembro, o que desencadeou disputas judiciais e questionamentos no TCU.

Jhonatan de Jesus colocou a atuação do Banco Central sob escrutínio ao cobrar explicações sobre a liquidação, citando possível “precipitação” na adoção de uma “medida extrema”, o que gerou receio de interferência na autonomia do regulador. O BC já entregou documentos ao Tribunal, que seguem sob análise técnica e tramitam em sigilo por decisão do relator.

Nos bastidores, ministros avaliam que uma eventual derrota em plenário poderia custar ao relator o controle do processo, já que o regimento prevê redistribuição da relatoria nesses casos. O episódio ocorre em paralelo às investigações conduzidas no STF, onde Toffoli manteve a acareação entre Daniel Vorcaro, Paulo Henrique Costa e representantes do BC, ampliando a pressão institucional em torno do caso.

Com informações do O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Relatórios oficiais apontam colapso à frente e colocam política fiscal de Lula sob suspeita

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Relatórios divulgados em dezembro de 2025 pela Instituição Fiscal Independente (IFI), ligada ao Senado, e pelo Ipea, vinculado ao próprio governo federal, convergem em um diagnóstico preocupante: a política fiscal do governo Lula até cumpre o arcabouço na forma, mas perde credibilidade e se mostra incapaz de estabilizar a dívida pública no médio prazo.

No Relatório de Acompanhamento Fiscal, a IFI afirma que o excesso de exceções às regras enfraqueceu o regime fiscal. O órgão destaca que despesas como precatórios, gastos com defesa, investimentos do PAC, ressarcimentos do INSS e a reestruturação dos Correios foram retiradas do cálculo do resultado primário, somando mais de R$ 170 bilhões fora das regras nos três primeiros anos do novo arcabouço.

Outro ponto sensível é a mudança na LDO de 2026, que passou a permitir a busca pelo piso da meta fiscal após entendimento do TCU. Para a IFI, a alteração representa um rebaixamento prático das metas e desloca o debate para a trajetória da dívida em relação ao PIB. O relatório é direto ao afirmar que os números “revelam inequivocamente a insustentabilidade do atual regime fiscal”.

Para 2026, a IFI projeta deficit primário de R$ 26,5 bilhões, mesmo após deduções expressivas, e alerta que o cumprimento da meta exigirá forte contingenciamento de despesas discricionárias. No médio prazo, o espaço fiscal tende a desaparecer, com risco de colapso já a partir de 2028.

O Ipea adota tom mais técnico, mas reconhece as mesmas tensões. O instituto aponta dificuldades para conciliar crescimento econômico, ampliação de gastos sociais e controle fiscal em um orçamento engessado, além de destacar limites políticos para aumento de receitas e corte de despesas. Até novembro de 2025, o deficit primário acumulado chegou a R$ 75,7 bilhões, enquanto Lula sancionou o Orçamento de 2026 com veto a 26 dispositivos aprovados pelo Congresso.

Com informações do Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Governo Lula amplia arrecadação e passa a atingir trabalhadores informais

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O início de 2026 marcou uma mudança que já começa a pesar no bolso de quem trabalha por conta própria. Com novas exigências fiscais em vigor, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou a alcançar diretamente profissionais informais, como cabeleireiros, pedreiros, eletricistas, diaristas e professores particulares, que agora entram no radar da Receita Federal.

Na prática, autônomos que emitem nota fiscal no próprio CPF ficam sujeitos a uma carga tributária que pode chegar a 25% do faturamento. A obrigação vale mesmo para quem não possui empresa formalizada, o que gera apreensão entre trabalhadores que antes atuavam à margem do sistema tributário tradicional.

Há, porém, alternativas pouco divulgadas. A emissão de nota via CNPJ reduz drasticamente a tributação, e a formalização como Microempreendedor Individual (MEI) permite o pagamento apenas do DAS, com valor mensal em torno de R$ 80, englobando impostos e contribuição previdenciária.

Críticos do governo afirmam que a medida amplia a arrecadação às custas dos mais vulneráveis e reforça a percepção de avanço do Estado sobre rendas informais. A crítica ecoa discursos de líderes liberais, como o presidente argentino Javier Milei, que classificou a tributação excessiva como um obstáculo à liberdade econômica e à sobrevivência de pequenos trabalhadores.

Com informações do Diário do Poder

Opinião dos leitores

  1. Pra sustentar o descontrole orçamentário e as mordomias e privilégios, o trabalhador vai pagar a injusta conta.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Sob pressão militar, Maduro propõe diálogo com EUA sobre petróleo, migração e drogas

Foto: Stringer/AFP

Em meio à escalada de tensão com Washington, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou nesta quinta-feira (1) que está disposto a abrir um diálogo com os Estados Unidos para tratar de temas como petróleo, migração e combate ao narcotráfico. Segundo ele, Caracas está pronta para “conversar seriamente” caso haja interesse do governo norte-americano.

Maduro citou a possibilidade de um acordo energético que permita investimentos de empresas dos EUA, como a Chevron, atualmente a única grande petrolífera americana autorizada a exportar petróleo venezuelano. O líder chavista também sugeriu negociações sobre voos de deportação de venezuelanos e cooperação antidrogas, afirmando que os termos poderiam ser definidos “onde e como eles quiserem”.

As declarações ocorreram no mesmo dia em que forças militares americanas realizaram um novo bombardeio contra embarcações suspeitas de tráfico de drogas na região. A ação faz parte de uma ofensiva ampliada que, nesta semana, já incluiu a confirmação de um ataque em solo venezuelano pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

A pressão sobre Maduro se intensificou desde agosto, quando Washington elevou para US$ 50 milhões a recompensa por informações que levassem à prisão do venezuelano e reforçou a presença militar no Caribe. Apesar de contatos diretos entre Trump e Maduro em novembro, as conversas não avançaram. Segundo a imprensa americana, os EUA também demonstram interesse estratégico nas reservas venezuelanas, as maiores comprovadas de petróleo do mundo, enquanto seguem apreendendo embarcações e impondo bloqueios sob alegação de sanções internacionais.

Com informações do G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

“Vamos vencer os dias maus”, diz Michelle após alta de Bolsonaro

Foto: PL

Após o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) receber alta hospitalar e retornar à Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, Michelle Bolsonaro publicou uma mensagem de apoio nas redes sociais nesta quinta-feira (1º). A ex-primeira-dama afirmou que a família vai superar “os dias maus” e exaltou o marido, que segue cumprindo pena determinada pelo STF.

Na publicação no Instagram, Michelle citou uma frase atribuída a Winston Churchill — mas que, na verdade, é do escritor norte-americano John C. Maxwell — para definir Bolsonaro como um líder. Em seguida, declarou apoio público: “Você é grande, meu amor! Existe um Brasil de bem que te ama e ora por você. Vamos vencer os dias maus. Que Deus te abençoe. Te amo e estarei ao seu lado”.

Bolsonaro estava internado desde 24 de dezembro no Hospital DF Star, onde passou por uma herniorrafia inguinal bilateral, procedimentos para conter crises persistentes de soluços e uma endoscopia digestiva alta. Após a alta, a defesa solicitou ao ministro Alexandre de Moraes a concessão de prisão domiciliar humanitária, pedido que acabou sendo negado.

Na decisão, Moraes afirmou que não houve agravamento do estado de saúde do ex-presidente e que os laudos médicos indicam melhora clínica após os procedimentos. O ministro também ressaltou que todas as recomendações médicas podem ser cumpridas na sala de Estado-Maior da PF, onde Bolsonaro segue preso após condenação a 27 anos e três meses por crimes ligados à tentativa de golpe de Estado.

Com informações de O Antagonista

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Ano eleitoral acirra disputa por comissões estratégicas na Câmara

Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

A proximidade das eleições de 2026 deve influenciar diretamente as negociações pelo comando das comissões permanentes da Câmara dos Deputados. Com um calendário legislativo mais curto e foco crescente nas campanhas, parlamentares passam a disputar espaços de maior visibilidade política, capazes de projetar pautas e fortalecer discursos eleitorais.

Com a retomada dos trabalhos em fevereiro, as primeiras semanas serão marcadas por intensas articulações para a definição dos presidentes dos colegiados. A escolha segue a proporcionalidade das bancadas, o que garante às maiores siglas prioridade na ocupação dos cargos. Ao todo, são 30 comissões permanentes, cuja instalação, no ano passado, levou mais de um mês devido a acordos herdados da gestão de Arthur Lira e da eleição de Hugo Motta para a presidência da Casa.

O comando dessas comissões é estratégico porque permite controlar a pauta, acelerar ou travar projetos e até impulsionar convocações de ministros. As maiores disputas costumam envolver a CCJ e colegiados ligados a áreas sensíveis ao governo, além da CMO, que neste ano será presidida por um deputado. Paralelamente, a Câmara tenta avançar em temas de forte apelo eleitoral, como segurança pública, com a PEC da Segurança e o projeto Antifacção, que podem ir direto ao plenário.

Outro movimento esperado para o início do ano legislativo é a troca de lideranças partidárias. O PT terá Pedro Uczai no lugar de Lindbergh Farias, enquanto o PSB será comandado por Jonas Donizetti. Na oposição, o PL já confirmou Cabo Gilberto Silva como líder. Algumas siglas, como União Brasil e PL, optaram por manter seus atuais comandos, em meio a um cenário de reorganização política que antecede a disputa eleitoral.

Com informações da CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Quase metade dos ministros deve sair para disputar eleição, e Lula aposta em “solução caseira” no governo

Foto: Cristiano Mariz/O Globo

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve passar por uma ampla reformulação a partir de abril, com a saída de quase metade dos ministros para disputar as eleições de 2026. A estratégia do Palácio do Planalto é preencher a maioria das vagas com os atuais secretários-executivos — os chamados “números dois” das pastas — numa tentativa de evitar descontinuidade administrativa em um ano decisivo para a reeleição do petista.

Segundo o próprio Lula, ao menos 18 ministros devem deixar o governo, número que pode chegar a 22. Entre os primeiros nomes cotados para a saída estão Fernando Haddad (Fazenda) e Ricardo Lewandowski (Justiça). Embora nenhum dos dois pretenda disputar cargos eletivos, Haddad é pressionado pelo PT a concorrer em São Paulo, enquanto Lewandowski avalia que sua missão no governo já foi cumprida. A tendência é que a Fazenda fique sob comando do secretário-executivo Dario Durigan.

Mudanças também devem atingir o núcleo do Planalto. Rui Costa deve deixar a Casa Civil para disputar o Senado pela Bahia, abrindo espaço para Miriam Belchior. Gleisi Hoffmann tende a concorrer a mais um mandato pelo Paraná, o que provocaria troca na Secretaria de Relações Institucionais. Há ainda a possibilidade de Sidônio Palmeira deixar a Comunicação Social para assumir o marketing da campanha presidencial.

Fora do Planalto, ministros como Marina Silva, Simone Tebet, Renan Filho, Silvio Costa Filho, Waldez Góes, Jader Filho e André Fufuca estão entre os que avaliam disputar cargos em 2026. Renan Filho é o único cotado para tentar um governo estadual, em Alagoas. A maioria deve concorrer ao Senado ou à Câmara, enquanto Lula acompanha de perto casos mais sensíveis, como os de Marina e Tebet.

A diretriz predominante no Planalto é apostar em soluções internas, promovendo quadros técnicos já integrados às pastas, especialmente na área de infraestrutura. A avaliação é que a “troca controlada” reduz riscos de paralisia, preserva entregas e permite ao governo atravessar o ano eleitoral com menos turbulência política.

Com informações do O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *