Diversos

Migração brasileira para ‘país mais rico do mundo’ triplica em 2 anos

Brasileiros no Qatar subiram de 560 em 2016 para 1.800 até o final de 2018. Foto: Pixabay

Maior PIB (Produto Interno Bruto) per capita do planeta, expectativa de vida de 78 anos e salário médio mensal superior a US$ 3 mil (cerca de R$ 12 mil): é essa a realidade do Qatar, nação considerada a mais rica do mundo pelo Banco Mundial, que abriga hoje quase 2.000 brasileiros.

De acordo com dados obtidos pelo R7 por meio da Embaixada do Brasil em Doha, o número de migrantes brasileiros no país — uma península de modestos 11 mil km² no Oriente Médio — subiu de 560 em 2016 para 1.800 até o final de 2018. O aumento é de 221%.

“É uma migração sistematicamente ligada ao trabalho. Há muitas oportunidades de emprego e o Oriente Médio está em constante desenvolvimento”, pondera Leonardo Freitas, sócio-fundador do escritório Hayman-Woodward, que oferece consultoria em migração de profissionais e tem sede em cidades como Rio de Janeiro e Dubai.

“Questões como qualidade de vida e segurança pesam para os brasileiros. E o aumento neste período específico também tem a ver com a situação instável da política e da economia no Brasil”, acrescenta.

Freitas diz que, entre os clientes da companhia que buscam se mudar para o Oriente Médio, a maioria (28%) procura o Qatar: “A legislação migratória catariana condiciona a permissão de residência no país à assinatura de um contrato de trabalho. As pessoas têm que ir para trabalhar ou empreender”.

Depois do Qatar, há os que preferem Emirados Árabes Unidos (21%) e Turquia (18%), além de Omã (12%) e Kuwait (12%). Cerca de 74% dos interessados são homens. Quase metade (49%) tem entre 30 e 44 anos e a maior parte (29%) são profissionais da aviação em geral. Logo atrás aparecem engenheiros (23%) e médicos (17%).

Em busca de estabilidade

A paranaense Claudia Kamiya, de 41 anos, é uma das que se mudaram recentemente para Doha: ela foi para acompanhar o marido, piloto de avião, há três anos e meio. À época, o casal já tinha a primeira filha — o segundo, atualmente com dois anos, nasceu lá.

“Não havia perspectiva de crescimento profissional para meu marido no Brasil. Ele era copiloto nacional em uma companhia aérea. A fila de pessoas que estavam à frente dele para uma promoção era muito longa. Ele fez o processo seletivo para trabalhar em uma empresa do Qatar e passou. Viemos em busca de estabilidade, segurança e educação”, afirma, em entrevista ao R7.

Apesar dos predicados cheios de ostentação da nova casa, Claudia assegura que seu dia a dia passa longe dos luxos: “Tenho uma rotina normal — levo e busco as crianças na escola, cuido da casa… Meu filho, inclusive, nasceu em um hospital público, não pagamos nada. Fui muito bem tratada”, aponta.

Para a brasileira, a maior dificuldade em morar fora é ficar longe da família e dos amigos de longa data: “Sinto falta da convivência. Mas no geral, me adaptei muito bem, gosto de morar aqui e fui bem recebida”, diz.

A família de Claudia Kamiya vive no Qatar há três anos. Foto: Arquivo pessoal

A perspectiva de retorno parece cada vez mais remota: “É claro que eu espero que o Brasil melhore, até porque muitas pessoas que amo estão sobrevivendo a essa crise. E não se pode dizer nunca, mas o fato é que hoje não voltaríamos”, avalia.

Migração para o Golfo

Nas nações banhadas pelo Golfo Pérsico — braço de mar situado em meio ao Oriente Médio que concentra mais de metade das reservas mundiais conhecidas de petróleo —, a migração de profissionais não é um fenômeno exclusivo do Qatar, embora o país lidere as estatísticas.

Um levantamento do Gulf Research Center (empresa de análise de dados regional) aponta que 89,9% da população catariana é composta por estrangeiros. Nos Emirados Árabes Unidos, a taxa é de 88,5%; no Kuwait, de 69,4%. O que mais esses lugares têm em comum? Tornaram-se independentes na segunda metade do século 20, há menos de 60 anos.

“Os países do Golfo Pérsico são países em desenvolvimento. O Qatar, por exemplo, ganhou independência em 1971 e se descobriu rico em reservas de gás liquefeito de petróleo em 1976. Desde então, é completamente dependente da força de trabalho dos migrantes para sua construção e modernização”, explica Paulino Cozzi, pesquisador no Centro de Estudos do Golfo na Universidade do Qatar.

Costumes flexíveis

A dependência da força de trabalho dos migrantes e a diversidade da população, aliás, fazem do Qatar um lugar mais flexível em relação aos costumes muçulmanos — assim como na maioria esmagadora dos vizinhos árabes, a religião oficial no país é o islamismo.

A paulista Patricia Keller, que se mudou há nove anos também para acompanhar o marido piloto, garante que não teve grandes dificuldades para se adaptar à cultura local. “Por mais que algumas práticas sejam diferentes, eu encarei tudo como uma oportunidade de aprender”, aponta.

Em Doha, Patricia — que hoje tem 39 anos — já trabalhou como modelo comercial e hoje atua como professora de equitação. “É tudo muito diferente do que eu fazia no Brasil — onde era analista de sistemas”, conta.

“O que falam em relação à cultura rígida no Qatar, sinceramente, acredito que seja um pouco de mito. Não é recomendado usar roupas curtas ou decotadas, por exemplo, mas para mim não faz muita diferença. Também não há bebida alcoólica à vontade, mas no meu caso isso também não faz falta”, afirma.

Patricia Keller é professora de equitação no Qatar. Foto: Arquivo pessoal

Na opinião da brasileira, as vantagens da vida no país — como salários competitivos e baixos índices de violência — compensam as pequenas disparidades culturais.

Dificuldades estruturais

Ainda que as perspectivas pareçam alvissareiras para a maioria dos migrantes, o pesquisador Paulino Cozzi ressalta que o Qatar enfrenta dificuldades estruturais significativas. “A mobilidade urbana é um problema e os transportes públicos são limitados a pouquíssimas linhas de ônibus — geralmente utilizadas por trabalhadores estrangeiros com salários baixos”, avalia.

Mesmo os arranha-céus, letreiros eletrônicos e avenidas iluminadas que figuram nas fotografias de Doha não são um retrato 100% fiel à realidade, destaca Cozzi: “O tráfego também precisa ser resolvido, já que há obras em todos os lugares e faltam novas vias. Há poucos espaços públicos e quase nenhuma facilidade para pedestres”.

O objetivo do país é superar a maior parte dos obstáculos até 2022, quando sediará a Copa do Mundo FIFA. Leonardo Freitas, do escritório Hayman-Woodward, considera que, até lá, a tendência é que a migração aumente. “Esses eventos devem gerar uma vitrine muito grande do quão interessante é a vida no Oriente Médio”, finaliza.

R7, via EFE

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

STF diz que inquérito identificou ‘diversos e múltiplos’ acessos ilícitos ao sistema da Receita

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) afirmou em nota publicada nesta terça-feira, 17, que a investigação sobre vazamento de dados fiscais de ministros e seus parentes identificou “diversos e múltiplos acessos ilícitos ao sistema da Secretaria da Receita Federal do Brasil, seguindo-se de posterior vazamento das informações sigilosas”.

A manifestação ocorreu em nota após a Polícia Federal (PF) realizar na manhã desta terça-feira operações de busca e apreensão dos suspeitos de terem acessado e vazado indevidamente as informações fiscais de magistrados e seus familiares.

Desdobramento do inquérito das fake news

O STF assume na nota que a investigação foi iniciada como um desdobramento do inquérito das fake news, do qual o ministro também é relator. O caso teve início por iniciativa de Moraes após diversos veículos de imprensa revelarem relações da sua esposa, Viviane Barci de Moraes, e dos irmãos de Dias Toffoli com investigados no caso do Banco Master.

Na nota divulgada nesta terça-feira, o STF reproduz a avaliação feita pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de que a “exploração fragmentada e seletiva de informações sigilosas de autoridades públicas, divulgadas sem contexto e sem controle jurisdicional, tem sido instrumentalizada para produzir suspeitas artificiais”.

Na nota, o STF cita que a Receita enviou para a Corte um relatório sobre a atuação dos seus servidores no qual admite a existência de um “bloco de acessos cuja análise, pelas áreas responsáveis, não identificou justificativa funcional”. A PGR avaliou preliminarmente que os acessos podem configurar o crime de violação de sigilo funcional.

Nesta terça-feira, Moraes autorizou a operação da PF e medidas cautelares complementares contra os suspeitos, o que inclui:

  1. busca e apreensão domiciliar e pessoal;
  2. afastamento dos sigilos bancário, fiscal e telemático;
  3. proibição de se ausentar da Comarca e recolhimento domiciliar no período noturno e nos finais de semana mediante uso de tornozeleira eletrônica;
  4. afastamento imediato do exercício da função pública, proibição de ingresso nas dependências do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) e da Receita Federal do Brasil e proibição de acesso a seus sistema e bases informatizadas;
  5. proibição de se ausentar do país, cancelamento de todos os passaportes e determinação de impedimento migratório.

A nota conclui com a informação de que os investigados prestarão depoimentos à PF, que prosseguirá nas investigações.

Mais cedo, a Receita publicou nota na qual assume ter detectado violação de informações de autoridades protegidas por sigilo no curso da investigação. O órgão, no entanto, não especificou se os dados vazados pertencem a ministros do Supremo e seus parentes.

Estadão Conteúdo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

IMPORTUNAÇÃO: Homem assiste vídeo pornô, simula masturbação e acaba preso pela PRF dentro de ônibus interestadual em Mossoró

Foto: PRF

Um homem, de 28 anos, foi preso em flagrante pelo crime de importunação sexual dentro de um ônibus, na BR-304, em Mossoró. O caso aconteceu nessa segunda-feira (16), em um veículo que fazia a linha entre Fortaleza/CE e Salvador/BA.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, uma passageira denunciou que o suspeito, que ocupava um assento próximo, passou a visualizar vídeos de conteúdo sexual e a realizar gestos simulando masturbação, mantendo o olhar fixado nela de forma intimidatória.

Segundo a PRF, a materialidade do crime foi reforçada pela proatividade da vítima. Ela utilizou o próprio aparelho celular para gravar as atitudes do suspeito, servindo como prova crucial para a caracterização do flagrante.

Diante da gravidade dos fatos e das evidências apresentadas, o homem foi detido imediatamente. A ocorrência, juntamente com o preso e o material gravado, foi encaminhada à Delegacia de Plantão da Polícia Civil em Mossoró para a formalização dos procedimentos cartoriais cabíveis.

Com informações de Portal da Tropical

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Thiaguinho, atacante do ABC, se envolve em grave acidente na BR-101 entre Canguaretama e Goianinha

Um acidente grave na BR-101, na manhã desta terça-feira (17), envolveu o atacante Thiaguinho, do ABC, no trecho de Canguaretama, no sentido Goianinha.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a colisão traseira envolveu dois veículos — um HB20 e um Corsa — no sentido João Pessoa–Natal. Após o impacto, o carro conduzido por Thiaguinho pegou fogo e teve perda total.

Quatro pessoas estavam nos veículos. Thiaguinho sofreu ferimentos leves, enquanto sua esposa ficou em estado mais grave, sendo socorrida inicialmente para o Hospital de Canguaretama e, depois, transferida para o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal.

Em nota, o ABC informou que o atleta e a esposa passaram por exames médicos, receberam alta e já estão em casa. O clube afirmou ainda que ambos seguem recebendo apoio e acompanhamento do departamento médico.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Briguinha besta em Currais Novos

Uma ‘briguinha besta’ aconteceu na Praça Tomás Salustino, em Currais Novos, região Seridó do RN.

O vídeo registrado da confusão generalizada protagonizada por mulheres se espalhou nas redes sociais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Carnaval de Ceará-Mirim reúne mais de 40 mil pessoas na segunda-feira e movimenta Muriú e Jacumã com grandes atrações

A segunda-feira (16) do Carnaval de Ceará-Mirim 2026 foi marcada por uma verdadeira multidão nos polos Muriú e Jacumã. Mais de 40 mil pessoas participaram da festa, consolidando o evento como um dos maiores, mais organizados e seguros do litoral potiguar.

No Polo Muriú, o público vibrou ao som de Léo Foguete, Luan Estilizado, Aduílio, Kadu Martins, Joãozinho Sobral e Banda Montagem, em uma noite de muita animação, forró, swing e repertório atualizado que manteve os foliões na festa do início ao fim.

Já no Polo Jacumã, a energia tomou conta com os shows de Cesar Soanata, Rafinha, Gillian Monte e Pedro Lyan, que levantaram o público com apresentações marcadas por interação, alegria e grandes sucessos.

A estrutura reforçada de segurança, com atuação integrada da Guarda Municipal, Polícia Militar e equipes de saúde, garantiu tranquilidade aos foliões. As equipes de limpeza também atuaram durante e após os shows, mantendo os espaços organizados e reafirmando o compromisso da gestão com o cuidado do nosso litoral.

“Preparamos uma programação com muito carinho para nossa população, turistas e veranistas. Ver mais de 40 mil pessoas celebrando com alegria e segurança mostra que Ceará-Mirim está cada vez mais consolidada como um dos grandes carnavais do nosso estado”, destacou o prefeito Antônio Henrique.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Moraes ordena quebra de sigilo bancário e fiscal de servidores suspeitos de violar dados de ministros do STF

Foto: Nelson Jr./SCO/STF

Uma operação da PF autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes investiga quatro servidores públicos suspeitos de violar dados sigilosos de ministros do Supremo Tribunal Federal e de seus familiares.

Segundo apuração da coluna de Igor Gadelha, no Metrópoles, Moraes determinou a quebra dos sigilos bancário e fiscal dos investigados para apurar se houve pagamento — e quem teria financiado — o vazamento das informações.

Os quatro servidores atuavam na Receita Federal e foram alvo de operação da Polícia Federal nesta terça-feira. Eles cumpriram mandados de busca e apreensão e sofreram uma série de medidas cautelares, incluindo afastamento das funções públicas, cancelamento de passaportes e uso de tornozeleira eletrônica.

As decisões foram tomadas no âmbito do inquérito das fake news, relatado por Moraes, após pedido da Procuradoria-Geral da República.

A investigação ganhou força após revelação do Metrópoles de que o sigilo fiscal da advogada Viviane Barci, esposa de Moraes, teria sido acessado de forma indevida. A apuração também identificou que o filho de outro ministro do STF teve a declaração de Imposto de Renda consultada sem autorização judicial.

Opinião dos leitores

  1. Isso está parecendo o caso do Taghiaferro que está respondendo processo porque denunciou um crime de um ministro

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

CARNAVAL EM NATAL: Xanddy Harmonia, Carlinhos Brown, Mari Fernandez, Cavaleiros do Forró e Raça Negra na programação desta terça-feira (17)

Foto: Priscilla Moura

A terça-feira (17) marca o quarto dia do Carnaval de Natal, com programação espalhada por três polos e atrações de destaque.

Na Avenida da Alegria, na Redinha, os trios elétricos começam a circular a partir das 14h, com shows de Xanddy Harmonia, Cavaleiros do Forró e Capilé.

A cantora Mari Fernandez se apresenta em dois polos: no Ginásio Nélio Dias e em Ponta Negra, que também recebe shows de Carlinhos Brown e Raça Negra.

Veja programação desta terça (17):

Polo Praia de Ponta Negra – Engorda de Ponta Negra – a partir das 19h

 

  • Sueldo Soaress
  • Raça Negra
  • Carlinhos Brown
  • Mari Fernandez

 

Polo Avenida da Alegria – Redinha – concentração a partir das 14h

 

  • Cavaleiros do Forró
  • Xanddy Harmonia
  • Capilé

 

Polo Ginásio Nélio Dias – Estacionamento do Ginásio Nélio Dias – a partir das 19h

 

  • Aduilio
  • Mari Fernandez
  • Michele Andrade
  • JN Explode

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] EDUARDO OINEGUE: A Justiça eleitoral vai passar pano ou punir o samba de Lula?

Em 2006, a escola paulista Leandro de Itaquera foi pra avenida com um samba exaltando, acredite, a despoluição do rio Tietê. Que por uma dessas coincidências, um desses alinhamentos de planeta, era um programa do governador do estado, Geraldo Alckmin.

Em cima de um carro alegórico colocaram o boneco gigante de três caciques tucanos, entre os quais Alckmin, que sairia candidato a presidente naquele ano. O PT tentou proibir o desfile porque, naquela época, achava que isso era propaganda eleitoral antecipada.

Agora vem a Acadêmicos de Niterói fazendo a mesma coisa, só que de forma mais descarada, contando a vida do candidato Lula. Com ataques a Bolsonaro, Michel Temer, uso de jingle da campanhas antigas de Lula, e repetição cantada do número do partido.

O TSE tem um belo desafio. Passa pano, como aconteceu com Alckmin em 2006. Ou faz alguma coisa até para evitar que a bajulação politica vire moda no carnaval, usando a liberdade de expressão como escudo para a propaganda política desavergonhada?

Band Jornalismo

Opinião dos leitores

  1. Pronto! O maior e melhor lider político da história desse país não pode ser homenageado, nem visitar manifestações culturais?kkkkkkkkkkkkkkkkk
    Não pegou microfone pra atacar ninguém nem fazer proselitismo politico. O choro é livre! Buá….buá…buá….!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Bolsonaro está com pressão estabilizada, diz Michelle após ex-presidente passar mal em cela

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Após um episódio de mal-estar na prisão, o ex-presidente Jair Bolsonaro teve a pressão arterial estabilizada e segue sob acompanhamento médico no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. A informação foi divulgada na noite desta segunda-feira (16) pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Segundo Michelle, Bolsonaro passou mal durante uma caminhada, apresentou tontura e pico de pressão, sendo atendido pelo médico plantonista. “Conseguiu tomar o seu caldo e já está fazendo fisioterapia. Dias difíceis, mas venceremos”, escreveu nas redes sociais.

O estado de saúde do ex-presidente também foi comentado pelo filho, o ex-vereador Carlos Bolsonaro, que afirmou que Bolsonaro segue sendo monitorado após o ocorrido.

Bolsonaro está preso desde 15 de janeiro no 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, onde ocupa uma Sala de Estado Maior. O espaço tem 38,5 m² e inclui dormitório, copa, lavanderia, banheiro, varanda e área privativa ao ar livre, além de climatização e iluminação natural.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PF faz buscas para apurar vazamento de dados da Receita de ministros do STF e parentes

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) cumpriu nesta terça-feira (17) quatro mandados de busca e apreensão que miraram servidores públicos em três estados.

Segundo a PF, os mandados foram cumpridos a partir de representação da Procuradoria-Geral da República (PGR) e autorização do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A ação da PF ocorreu em meio à investigação que apura possíveis vazamentos de dados da Receita Federal envolvendo autoridades.

Os investigadores buscam saber, por exemplo, como funcionários da Receita quebraram ilegalmente sigilo de ministros do Supremo e de parentes deles sem aval.

Ainda segundo a PF, além das buscas, foram determinadas medidas cautelares. Entre elas, estão:

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *