Geral

MLB ocupa imóvel da UFRN na Cidade Alta; prédio já foi sede da Secretaria Municipal de Tributação


Fotos: Eduarda Catunda / MLB

O Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) ocupou mais um prédio abandonado no Centro de Natal, na madrugada deste domingo (7.)

O imóvel fica na Praça do Estudante, na Cidade Alta, e pertence à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O local abrigou a Secretaria Municipal de Tributação até 2015 e, desde então, está sem uso.

A ação faz parte de uma jornada nacional de ocupações em dezenas de cidades brasileiras no Dia da Independência (7 de Setembro).

Segundo o movimento, a escolha da data, feriado da Independência do Brasil, teve como objetivo questionar a realidade do país. “Que independência é essa, se nosso povo ainda vive em insegurança alimentar e milhões de famílias não têm casa própria?”, declarou o MLB em nota.

De acordo com a entidade, o déficit habitacional em Natal chega a quase 50 mil famílias, que vivem de aluguel, de favor em casas de parentes ou em situação de rua.

“Ocupação Palestina Livre”

O grupo também relacionou a ação à solidariedade internacional. Ao nomear o espaço como “Ocupação Palestina Livre”, o MLB afirmou que busca reafirmar a luta do movimento com a luta dos povos do mundo por justiça social e soberania. Em nota, o movimento disse que “o povo palestino tem sofrido um genocídio diante dos olhos de toda humanidade, pela extrema direita fascista de Israel e pelo imperialismo dos Estados Unidos”.

Com informações de Agora RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

FOTOS: Ato da direita reúne mais público que o da esquerda no Rio de Janeiro

Imagens: reprodução/GloboNews

Manifestantes da direita e da esquerda fizeram atos no Rio neste domingo (7). Imagens das TVs mostraram que há mais público no ato da direita do que nas concentrações da esquerda.

Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) realizaram a manifestação na orla de Copacabana, no Rio. Pediam anistia para os envolvidos na suposta tentativa golpista de 2022 e critivam o STF (Supremo Tribunal Federal). A manifestação se dá dias antes da finalização do julgamento de Bolsonaro pela 1ª Turma do STF, que deve condenar Bolsonaro nesta semana.

A manifestação foi convocada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e pelo pastor Silas Malafaia como parte de uma mobilização nacional em defesa da anistia aos condenados pelos ataques de 8 de Janeiro. Os manifestantes começaram a se concentrar por volta das 10h no posto 4 da Praia de Copacabana, na zona sul do Rio. Um caminhão de som abrigava os organizadores e aliados políticos do ex-presidente. O ato foi oficialmente iniciado às 11h30 com a execução do hino nacional.

Centrais sindicais e movimentos de esquerda também realizaram atos no Rio. Estiveram presentes deputados federais, como Chico Alencar (Psol-RJ) e Benedita da Silva (PT-RJ). Manifestantes ergueram cartazes contra a anistia e pelo fim da guerra em Gaza.

Não foram divulgados números oficiais sobre a quantidade de participantes no ato. Além do Rio, manifestações também foram programadas para ocorrer em todas as regiões do país.

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Manifestantes lotam Avenida Paulista em apoio a Bolsonaro e pedem anistia

Foto: Edilson Dantas/Agência O Globo

‘Perdeu, mané’ e ‘pixuleco’ de Lula: ato na Avenida Paulista reúne apoiadores de Jair Bolsonaro (PL), que pedem anistia ao ex-presidente e aos condenados nos atos de 8 de janeiro — Foto: Sergio Quintella/O Globo

Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) lotam a Avenida Paulista, em São Paulo, neste domingo (7). Os manifestantes se concentram sobretudo no quarteirão próximo ao Museu de Arte de São Paulo (Masp), onde está o trio elétrico em que as principais autoridades discursam.

Em meio a cartazes pedindo a absolvição do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e em homenagem ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está morando nos Estados Unidos e atuou em prol de sanções do país contra o Brasil, manifestantes tiram selfies com políticos da direita, como o senador Marcos Pontes (PL-SP), o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite (PL), e Valdemar Costa Neto.

Militantes também distribuíram cartazes com frases pedindo Bolsonaro na eleição de 2026.

Ao longo dá multidão, são vistas ainda faixas em inglês, com escritos como “SOS Trump, Bolsonaro free”, e pessoas usando, além das já tradicionais camisas verde-amarelas, camisetas com a bandeira dos Estados Unidos.

O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, fez um discurso em defesa da anistia direcionado ao Congresso Nacional, e críticas ao presidente Lula (PT).

— Anistia já, anistia já! — falou. — Se esse suposto golpe tivesse acontecido, que tudo a Justiça fala que teve um golpe, se tivesse um golpe quem iria ser a ministra da Justiça? A Débora do batom? Quem queria dar o golpe? Aquilo foi uma baderna generalizada, e ninguém concorda com o vandalismo. Mas isso não é golpe. O verdadeiro julgamento do golpe será nas eleições do ano que vem, quando será julgado o golpe da picanha prometida, do roubo do INSS, dos aposentados.

Com informações de O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Morro do Careca amanhece com mensagem ‘Fora PT’ no feriado de 7 de setembro

Um dos principais cartões postais de Natal, o Morro do Careca, na praia de Ponta Negra amanheceu com a mensagem ‘Fora PT’ praticamente no topo.

Praticantes de stand up paddle foram os primeiros a se deparar e registrar em vídeo a mensagem no amanhecer deste domingo (7), feriado nacional do Dia da Independência.

As imagens feitas pelo perfil @standupnatal foram divulgadas pelo @TodoNatalense.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Manifestação em Belo Horizonte tem gritos de ‘Anistia já!’ e ‘Lula ladrão, seu lugar é na prisão’

A manifestação pró-Anistia realizada em Belo Horizonte-MG na manhã deste domingo (7), aconteceu na Praça da Liberdade.

Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro gritaram ‘Anistia já!’ e ‘Lula ladrão, seu lugar é na prisão’.

“Sem liberdade, não há independência”, afirmou o deputado federal Nikolas Ferreira ao compartilhar imagens das manifestações na capital mineira.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEOS: Salvador, Florianópolis e Goiânia reúnem multidões de manifestantes no 7 de Setembro, a favor da anistia

Manifestações a favor da liberdade e da anistia reuniram multidões em diversas capitais na manhã deste domingo (7), feriado da Independência do Brasil. Os atos adotaram o lema “Reaja, Brasil”.

Os atos levaram às ruas milhares de pessoas em capitais como Florianópolis-SC, Salvador-BA e Goiânia-GO.

Em Florianópolis-SC, a concentração aconteceu no Trapiche da Beira-Mar Norte.

Já o ato em Salvador-BA foi realizado no Farol da Barra.

Em Goiânia-GO, os manifestantes se reuniram na Praça do Sol.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Manifestação a favor da anistia e pela liberdade marca o 7 de Setembro no Rio de Janeiro

Manifestação no RJ – Foto: Tércio Teixeira/Metrópoles

O 7 de Setembro foi marcado por manifestações da direita em diversas capitais do país. No Rio de Janeiro apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foram às ruas com pedidos de anistia e pela liberdade para os presos pelo 8 de janeiro.

No Rio de Janeiro, a manifestação se concentrou na orla de Copacabana. Participaram do ato o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) e o governador Cláudio Castro (PL-RJ). Flávio afirmou que o evento é uma resposta política ao julgamento em curso no Supremo.

Manifestação em São Paulo acontece a partir das 15h

Em São Paulo, apoiadores de Bolsonaro se concentraram na Avenida Paulista, reforçando críticas ao Judiciário e pedindo liberdade para os condenados pelos ataques às sedes dos Três Poderes.

O ato da direita em SP está marcado para as 15h deste domingo (7/9) na Avenida Paulista. No primeiro ato bolsonarista desde a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), as principais presenças e discursos mais aguardados são o da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), do deputado federal Nikolas Ferreira (PL) e do pastor Silas Malafaia.

Com informações de Metrópoles e CNN Brasil

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

UPAs de Natal registram atendimento sem filas neste domingo

As quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Natal – Esperança, Satélite, Potengi e Pajuçara – tiveram fluxo zerado de espera neste domingo, oferecendo atendimento imediato à população. Com escalas médicas completas, os usuários puderam contar com um serviço ágil e satisfatório durante todo o dia.

O Hospital dos Pescadores (HOSPEC) também seguiu o mesmo cenário positivo, registrando fila zero para os atendimentos de urgência e emergência. A unidade, que mantém a escala médica totalmente preenchida, reforça a qualidade da assistência prestada neste final de semana.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Natália Bonavides ataca imprensa e diz que são vendidos a Rogério Marinho

A deputada federal Natália Bonavides publicou um vídeo nas redes sociais no qual realiza uma série de ataques com críticas a jornais e rádios, mas sem citar nomes de veículos, ditos por ela como sendo “de direita”, além de ataques ao senador Rogério Marinho e ao projeto da Anistia.

“Eu tava pensando quando vou nesses programas dessas rádios de direita, que elas montam um ringue e a gente tá ali de peito aberto pra responder tudo sem fugir de tema nenhum”, afirmou a deputada. Segundo Natália, Rogério costuma dar “supostas entrevistas” a veículos que ele “paga e manda”.

Natália emenda os ataques à imprensa com outros ao senador Rogério Marinho, dizendo que ele é um dos “articuladores dessa bandidagem que é a anistia”. Natália também chamou o senador de “rude” por conta de uma entrevista concedida à jornalista Andréia Sadi, na GloboNews.

Opinião dos leitores

  1. Essa mentalidade já é bastante conhecida: só é imprensa livre se exaltar a esquerda, sendo de direita, é fascista; só é reconhecido negro se for de negro de esquerda, de direito não vale; só é reconhecido indígena ou povo originário se for de esquerda; se não for de esquerda, são simplesmente ignorados e criticados pela militância, tal como eram os que declaravam apoio à direita na última eleição presidencial.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Deslizamento de terra atinge barracas na Praia do Madeiro, em Tibau do Sul

Foto: Aina Azevedo/Cedida

Um deslizamento de terra na manhã deste domingo (7) atingiu barracas na praia do Madeiro, no município de Tibau do Sul, no litoral Sul do RN. Uma faixa de terra desabou da parte superior da falésia, alcançando a faixa de areia.

O incidente assustou turistas e comerciantes. Até o momento, não há registro de feridos.

As fortes chuvas que o município vem recebeu nos últimos dias são consideradas o principal gatilho para a ocorrência de quedas de blocos e deslizamentos como este.

O episódio reacende o alerta para os riscos de desabamento em falésias no litoral Sul do estado. Relatórios elaborados por pesquisadores já haviam apontado a existência de diversas áreas com este tipo de risco na região.

Com informações Novo Notícias

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

FOTOS: Desfile de 7 de Setembro em Natal reúne autoridades e 2,5 mil integrantes das Forças Armadas e de Segurança

Fotos: Magnus Nascimento

O desfile de 7 de Setembro em Natal é acompanhado por autoridades políticas como o prefeito de Natal, Paulinho Freire, e da governadora Fátima Bezerra. O evento começou às 9h com a passagem das escolas na Praça Cívica, depois foi a vez da passagem das Forças Armadas e Forças de Segurança. Ao todo, são 2,5 mil integrantes.

Cerca de 5 mil pessoas estão envolvidas no evento deste domingo (7), dos quais 2,5 mil são das Forças Armadas e Forças de Segurança, 800 integrantes são de instituições civis e mais de 1,7 mil estudantes são alunos de escolas municipais, estaduais e privadas. Além das unidades de ensino, já passaram pela avenida integrantes da Marinha, Aeronáutica, Exército e Polícia Militar.

Novidade no desfile

O pelotão de Fuzileiros Navais levou para o evento, pela primeira vez, cinco mulheres dentre os combatentes anfíbios. Nicolly Araujo de Carvalho, Ana Carolyna Pôncio de Souza, Lorena Pacifico da Silva, Maria Luiza dos Santos Lima e Gabrielly Barbosa Mendes da Silva participaram do momento histórico. Segundo a Marinha, o acontecimento marca mais um passo significativo em relação à integração feminina nas forças militares.

Com informações de Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *