Foto: Cacilda Medeiros
Morreu na noite dessa segunda-feira (23), a Irmã Lúcia Montenegro, aos 97 anos de idade. Ela estava internada há alguns dias no Hospital Rio Grande e teve morte declarada por volta das 23h. A informação foi confirmada pela Arquidiocese de Natal.
Graduada em Serviço Social e mestre em Sociologia, a religiosa teve uma forte atuação na sociedade e na educação, sendo professora do curso de Serviço Social, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Foi uma das primeiras integrantes dos Conselhos Estadual e Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Na Arquidiocese, participou do Movimento de Natal – conjunto de ações sociais que foram desenvolvidas na década de 60, foi professora do Seminário de São Pedro e coordenou, por muitos anos, o Serviço de Ação Urbana (SAUR).
Em 5 de outubro de 1987, fundou a Casa do Menor Trabalhador, que foi dirigida por ela até poucos anos atrás. A instituição atua na promoção da qualificação juvenil, com vistas ao ingresso da população carente no mercado de trabalho.
A religiosa ajudou na construção de três capelas: São Vicente de Paulo, no bairro Dix-Sept Rosado; Santo Antônio, na Escola Santo Antônio, no bairro Cidade da Esperança, e Santo Inácio, no bairro de Lagoa Seca.
“Irmã Lúcia Montenegro foi chamada para a casa do Pai, onde contemplará, eternamente, a face de Deus, a quem muito amou e serviu ao longo de sua vida. Aos familiares, religiosas da Congregação das Filhas da Caridade, colaboradores, alunos e ex-alunos da Casa do Menor Trabalhador e a todos os amigos, desejamos a paz, a esperança e a consolação que vêm do Senhor”, disse a Arquidiocese de Natal.
Descanse em paz, irmã Lúcia, uma cidadã benemérita, cuja monumental obra deverá ser eternamente reconhecida e lembrada pelos natalenses, principalmente sua parcela mais empobrecida. Sou testemunha do seu abnegado trabalho e intransigente defesa para o ininterrupto apoio material e educativo oferecido aos seus meninos e meninas.
Menor hoje em dia nao pode trabalhar. Mas pode roubar, votar e engravidar.
Essa foi realmente socióloga. Tem um monte de sociólogo que só quer dinheiro.