O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que se for derrotado ano que vem, deixar o governo e “qualquer coisa” voltar a governar o país, o Brasil voltará ao mapa da fome. Durante a reunião do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Lula chorou e afirmou que presidente que deixar a população passando fome deve ser “decapitado”.
Lula chora ao participar de reunião do Conselho Nacional de Segurança Alimentar
— Se deixar o governo e entrar uma coisa qualquer nesse país, fome volta. Num governo que tiver alguém passando fome, tem que decapitar o presidente.
Lula e Trump
Mais cedo, Lula afirmou que vai ligar para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para convidá-lo para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas 30 (COP 30) que será realizada em Belém, em novembro, e não para tratar do tarifaço imposto ao Brasil. Desde anúncio das sobretaxas americanas sobre produtos brasileiros, há expectativa de uma ligação entre Trump e Lula. Na última sexta-feira, Trump afirmou que Lula pode ligar para ele “quando quiser”.
— Não vou ligar para o Trump para comercializar, porque ele não quer falar. Mas pode ficar certa, Marina (Silva, ministra do Meio Ambiente), que vou ligar para convidá-lo para vir pra COP, porque quero saber o que ele pensa da questão climática, vou ligar para ele, para Xi Jinping (presidente da China), para o Narendra Modi (primeiro-ministro da Índia) — afirmou.
Ao discursar na reunião do Conselhão no Palácio Itamaraty, Lula afirmou ainda o presidente dos Estados Unidos se equivocou na forma como anunciou o tarifaço contra a importação de produtos brasileiros. Lula citou que Trump poderia ter ligado para ele ou para o vice-presidente Geraldo Alckmin para conversar. O petista citou ainda que ninguém pode dar a ele “ligação de negociação”.
Determinada pelo presidente dos Estados Unidos, a sanção tarifária de 50% sobre os produtos brasileiros teve, em outras justificativas, o julgamento de Bolsonaro pela trama golpista no Supremo Tribunal Federal (STF). Na visão de Lula, esse pretexto é “eleitoral”:
— Nesse mundo ninguém me dá lição de negociação. Já lidei com muitos magnatas no mundo — afirmou — O presidente dos Estados Unidos poderia ter pegado telefone, ligado pra mim, para Alckmin, estaríamos aptos a negociar. O pretexto da carta, da taxação, não é nem político, é eleitoral — disse durante sua fala na reunião do Conselhão.
Lula afirmou que o mundo não vai dar certo “se perdermos o respeito à soberania” ao citar o tarifaço dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. Lula disse que o multilateralismo foi “a melhor coisa criada depois da Segunda Guerra”. Acrescentou que o multilateralismo foi destruído para que as negociações passassem a ser feitas individualmente entre os países.
— Não é possível o mundo dar certo se a gente perder o mínimo de senso de responsabilidade do respeito à soberania, à integridade territorial, à Suprema Corte dos países, ao Poder Judiciário como um todo, ao funcionamento do Congresso Nacional. Se nós passarmos a dar palpite sobre o que acontece nos outros países, nós estamos ferindo uma palavra mágica chamada soberania, que é o que faz a gente lutar e defender o nosso país — afirmou.
O Globo
LENO, UMA DAS ESTRELAS DO NOSSO RN.
QUE DEUS O RECEBA EM SUA MORADA E CONFORME TODA FAMÍLIA, EM NOME DE JESUS! 🙏🙏
O mais talentoso compositor potiguar. Talvez muita gente ouça “Pobreza”, “Devolva-me” “A irmã do meu melhor amigo” e não saiba que o interprete das 2 primeiras e compositor da terceira foi o natalense Leno. Que DEUS o receba e conforte os seus familiares.
Grande artista, músico, arranjador, compositor, cantor e produtor.
A música brasileira e potiguar perdem mais um ícone.
Leno, que nos anos de ouro fez dupla com Lylian, e chegou a produzir bandas como Impacto 5 e Flor de cactus, finalmente descansou da sua batalha contra o câncer e seguiu sua jornada celestial!
Descanse em PAZ, grande Leno.
Deus o receba.
Que Deus o coloque em bom lugar…Há pouco mais de 15 dias tb perdemos Ana Fernandez para essa maldita doença.O artista parte para outra dimensão….A obra permanece ….
Leno partiu para uma viagem sem volta… Em vida não recebeu de sua terra natal o merecido reconhecimento. Faço minhas as sábias palavras do genial Câmara Cascudo : ” Natal não consagra nem desconsagra ninguém. “
Meus sentimentos a todos os familiares, amigos e fãs. Siga em paz, Leno… suas dores cessaram. Deus teve compaixão do seu sofrimento.
🙏🏽🙏🏽🙏🏽
Muito triste com a notícia do falecimento de Leno. Na minha adolescência era fã do Leno. Que Deus o receba na Sua Glória. Descanse em paz e que a Luz perpétua o ilumine