Polícia

Família afirma que coordenadora do Centro de Direitos Humanos da UFRN quase causa tragedia alcoolizada

Foto: Divulgação

Uma motorista com embriagada provocou um acidente em Potilandia nesta sexta-feira (14). A moça, segundo informações da família da vítima, é coordenadora do Centro Adjunto de Direitos Humanos, Cândida de Souza, docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Segundo testemunho do rapaz que foi atingido pela coordenadora, eram por volta das 7h30, quando ela vinha no sentido oposto, colidiu e empreendeu fuga. O condutor do carro atingido a perseguiu, trancou o veículo e, ao perceber o sinal de embriaguez, retirou as chaves do carro e acionou a polícia.

Ainda de acordo com informações da família da vítima, revoltada e alterada com a situação, ela ainda teria agredido várias pessoas verbalmente.

No local, a motorista recusou-se a fazer o teste de bafômetro no local e foi levada a delegacia. Na presença do delegado, o fez, dando resultado de 0,75Mg/L, o dobro do limite permitido. Ela pagou fiança de R$ 600,00 e foi liberada para responder agora criminalmente.

Se tudo proceder conforme os relatos apresentados ao blog, que belo exemplo de profissional da área de educação em especial dos direitos humanos.

Opinião dos leitores

  1. Passei no momento e vi esta moça visivelmente embriagada, xingando e ameaçando as vítimas, usando palavras de baixo calão em alto tom, chamando a atenção de todos. Tem que responder sim, tem que arcar com seus atos. Quanta irresponsabilidade!!

  2. Será que realmente foi necessário colocar a foto da pessoa? Se fosse o envolvimento com algum playboy da cidade ou algum desses que lhe dão dinheiro, você iria fazer da mesma forma? Já tinha o nome e as informações, poderia colocar uma imagem ilusória como tem em varias das notícias bizarras e mal editadas aqui publicadas. Você, Bruno Giovani, faz um desserviço ou estado com notícias prioritariamente sensacionalistas e mal editadas. Isso não é jornalismo, lembre-se!

    1. Engraçado! Pois é, engraçado mesmo. Se não fosse tão irônico, primeiro vc não se identificar com o próprio nome, preferindo, incoerentemente, atribuir-se COERENTE e, depois, sair em defesa (indefensável) de uma pessoa (maior) só por conta da divulgação do seu retrato, mas, por outro lado, apressar-se para vir irresponsavelmente (tal qual sua "protegida") denegrir a imagem de quem só estar trazendo ao conhecimento do público a verdade dos fatos (crime, aliás) juntamente com seu principal protagonista e que, pela sua gravidade e relevância, cuja notícia merecia, sim, ser divulgadab e com todas suas nuaces. Isso é jornalismo, sim! Quer queira vc ou não. Ainda bem que a tal "ironia do destino", nesse suposto acidente (porque "não foi acidente") não foi mais além, restringindo-se apenas a danos patrimoniais. Já pensou? "Agente e defensora de direitos humanos, embriagada, provoca morte no trânsito e foge." Mais COERÊNCIA e RESPONSABILIDADE CIVIL, amigo!

  3. Como não dá visibilidade a esse fato estarrecedor? ela faz parte de uma ong que há muito está na mira do povo, pelo fato de distorcer funções, e beneficiar, somente bandidos. Agora se ver que realmente descambou juntamente com seus membros, como já pressentia a sociedade, e práticas nefasta a sociedade fazem parte do dia a dia dos seus quadros. Corruptos e transgressores fazendo parte de sua composição, logo muita coisa nebulosa está sendo praticada alí. Lamentável.

  4. Ela é criminosa, mas o tratamento dado ao fato foi muito escandaloso, diversas crimes noticiados aqui e não dizem nem o nome dos meliantes. Ironicamente, quando um policial faz qualquer coisa de errada, também a foto é estampada.
    Deveria existir algum crivo para isso, ou mostra a cara de todos ou a de ninguém.

    1. Comentário perfeito. Ou mostra a cara de todos ou a de ninguém.
      Senão fica parecendo direcionamento para beneficiar ou prejudicar.
      Uns não sai nem o nome, como no caso do camarada que quebrou tudo um dia desses numa barraca ou bar numa praia dessas qualquer. Outros sai até o cpf.
      Acompanho o Blog ha muito tempo e tenho o maior respeito pela conduta democrática e impessoal com que trata todos os assuntos e pessoas. Não entendi sinceramente essa superexposição nesse caso específico.

  5. A embriaguez (para não dizer o porre) da galera de direitos humanos pode até ser notícia, mas não é nenhuma novidade. Dá nem para fazer uma releitura de sua tresloucada atuação.

  6. BG, essa moça é uma imbecil porém o fato de vc politizar sobre o acontecido chega a ser patético.

  7. Deixe-me entender, ela sai dirigindo alcoolizada, causa um acidente, foge do local e tem gente defendendo essa CRIMINOSA e ainda chamando quem pensa diferente dele de facista?
    Tenha paciência.

    1. "Quem nunca errou.." Isso não foi erro e sim tentativa de homicídio (bebida ao quadrado + direção). Cada uma…

  8. Vixe, o pt tem desse tipo de gente que se embriaga e dirige? E agora, quem vai defender a vitima?

    1. Agora eles fazem a mesma coisa, defendem o criminoso.
      Kkkkkkkkkkkkkkk

  9. De fato ela errou mas não justificar o cara tirar a chave do carro, dela , ele errou .pois ninguém pode pegar o q não é seu logo pq ele não dá fiscalização.

    1. Flagrante facultativo e compulsório: qualquer pessoa pode prender em flagrante quem se encontre em flagrante delito, inclusive a vítima do crime.

    2. Agiu corretamente, pois ela podia fugir novamente e assainar alguém, que poderia ser vc.

  10. Se errou tem que pagar, mas gostaria de ver TAMBÉM A FOTO DO MILITAR que MATOU o morador de rua pelas costas. Tratamento igual, transparente para todos.

  11. BG muito cuidado. Você tá comprando briga com a "lacrosfera". São baixos. Forjados nas guerrilhas.

  12. Todo esquerdista acha que pode tudo. Já disse isso aqui várias vezes. Essa é mais uma que acha que pode tudo, inclusive colocar a vida dos outros em risco.

  13. Esse povo da UFRN metidos a serem os melhores do mundo, ninguém pode falar nada, até mesmo em um caso gravíssimo como esse.

  14. Fiasco essa fiança! Independente de partido ou profissão esta irresponsável deveria ter sido punida com rigor mas o crime no Brasil compensa. Ela deverá “tomar mais umas” pra comemorar e colocar a vida de quem a defende nesses comentários ridículos em risco novamente

  15. Davi, bela palavras as suas. Texto lindo com intuito de mostrar um outro ponto de vista diante da situação. Porém vc acaba por cair na mesma armadilha argumentar. Qual veículo de comunicação não publicaria o máximo de informação sobre o ocorrido? Pq culpar nesse momento o blog? Vc por acaso faz essa mesma postagem com engajamento contra outro s veículos de comunicação nas milhares de reportagens sobre casos semelhantes a essa? Acho que não né? Poderia pegar o seu argumento e usá-lo para defender esse veículo aqui que vc condenou, pq vc se colocou na situação do acusado. Me parece um pouco desconectado com a realidade.

  16. Ela é uma irresponsável, isso que ela fez é um ato criminoso, quem sai dirigindo carro alcoolizada, com certeza assume o risco de matar inocentes, não se deve passar a mão na cabeça de ninguém, inclusive dessa irresponsável.

  17. Parabéns pela riqueza de detalhes da ocorrência onde inclusive contam cópia de boletim de ocorrência e fotografia da pessoa. Coisa que não vemos em inúmeras outras ocorrências envolvendo outras personalidades e seus filhos.
    Me parece que há uma certa necessidade de usar esse situação para constranger deliberadamente uma pessoa e denegrir o trabalho que desenvolve, atacando indiretamente a Educação, como se isso tivesse alguma relação direta ou indireta com os fatos.
    Estranho que essas atitudes não sejam o padrão desse honrado blog que acompanha há mais de 10 anos diariamente.

    1. Tem que expor sim …é crime beber e dirigir , oque faz esse cachaceira diferente de um marginal ??? …queria ver se tivesse matado uma família inteira , só porque essa nojenta é do direitos humanos, TEM QUE COLOCAR OUTDOOR NAS RUAS DE NATAL COM O ROSTO DESSA BEBADA , ela tem obrigação de DAR BOM EXEMPLO

  18. Expor ela de forma criminosa, além de criar um estigma é notoriamente ato agressivo, queria ver esse blog colocar os poderosos e financiadores deste veículo quando fazem isso ou pior, vez ou hora vc ajuda, vez ou outra bota o pé pelas mãos, ela errou, que pague, como qualquer outro, vc está expondo pq ela tem formação e pq ligada aos DI é a forma pejorativa de expor, estigmatizar redicularinado, qualquer luta contra o fascismo deve ser válida e pessoas estão sujeitos a erros. Basta ser humano, infelizmente vc alimenta imaginários, reforça a ideia q DI n presta, é erro grave. 40 milhões de pessoas morreram n II guerra, por ódio, n alimente BG.

    1. Ai pq ela é dos Direitos Humanos não pode ser exposta né isso? se fosse a família de um trabalhador morto por um marginal, vc jamais estaria aqui comentando…

    2. Chora ptralhada, chorar acalma!!!!
      Cuidado BG, você será processado….
      Essa turma esquerdopata não têm jeito…..
      Kkkkkkkk

    3. “Luta contra o fascismo”? Onde? Que fascismo eh esse que vcs tanto comentam? Vcs sabem o que eh fascismo? Os únicos países em que existe uma sobre do fascismo são Cuba, Venezuela… Vcs que citam muito o fascismo pra justificar outras coisas deveriam antes estudar mais o movimento fascista pra saber usar a palavra corretamente!

    4. O blog não cometeu crime algum, quem é criminosa é sua amiguinha. Quer inverter o que aqui?

    5. Coitadinha a “bichinha” estava somente dirigindo embriagada, atropelou um cidadão e evadiu-se do local , somente isso ! DAVI PEJORATIVO É O SEU COMENTÁRIO TOTALMENTE DESPROVIDO DA RAZÃO! ainda vem relativizar um fato grave como este com viés ideológico , vai procurar tua turma doutrinado e para de vomitar discurso barato !!!!

    6. Não importa de onde ela é , quem ela é se é petralha ou bosominoi o que importa é que comenteu um crime parabéns, até quando vamos ver as coisas com ideologia nesse país ?? Parabéns bg pela matéria

    7. Ahhh, então ela enche a cara de cachaça para lutar contra o fascismo? Vcs são uns comédias.
      Deveria ter levado uma surra, isso sim.
      Irresponsável. Mas o padrão de caráter desse povo dos DH é esse.

    8. Como disse o colega acima, vc sabe o que é fascismo? Vc só esta reproduzindo ipsis litteris o que outros papagaios falam. Exemplo de fascismo foi o episódio que conhecemos como "mensalão", onde o executivo comprou apoio do legislativo e judiciário, através de dinheiro desviado, superfaturado de estatais, como empresas privadas amigas do governo. Com isso o governo se tornou hegemônico, ditatorial, anti democrático e distribuiu migalhas para seus súditos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Sargento é executado em Parnamirim por membros de uma facção criminosa

Foto: Reprodução

Na manhã desta segunda-feira (25) o sargento Roberto Trindade foi morto em uma ação criminosa no Condomínio Bosque das Tulipas, em Bela Parnamirim. Segundo informações preliminares, três indivíduos armados efetuaram disparos contra o policial, balearam ele na cabeça e fugiram do local levando a arma do sargento.

De acordo com populares, ao balear o PM, os criminosos teriam gritado o nome de uma facção criminosa. Os suspeitos teriam utilizado uma caminhonete Fiat Strada verde antiga para escapar, e estavam vestidos com camisa amarela e blusão preto. Após o ataque, os meliantes teriam fugido para o Bairro de passagem de areia.

A Polícia Militar foi acionada e realiza buscas na região na tentativa de capturar os responsáveis pelo crime.

Sem Mordaça RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Bebê de 11 meses é resgatado em Jucurutu após ficar sozinho em casa; mãe foi presa em festa

Foto: Reprodução

Na madrugada deste domingo (24), a Polícia Militar de Jucurutu atendeu a uma denúncia de abandono de incapaz e resgatou um bebê de apenas 11 meses que estava sozinho em casa.

Segundo a corporação, o choro da criança pôde ser ouvido da rua, e a responsável não atendia aos chamados. Diante da situação, os policiais entraram no imóvel e retiraram o bebê com segurança.

A mãe, que estava em uma festa, foi localizada e presa em flagrante. O Conselho Tutelar foi acionado e assumiu os cuidados com a criança.

A acusada foi conduzida à delegacia e permanece à disposição da Justiça. A Polícia Militar reforça o compromisso de proteger crianças e garantir a segurança da população.

Portal da Tropical

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Preso morre na Penitenciária de Alcaçuz; secretaria apura causa

Foto: Adriano Abreu

A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) confirmou, na manhã desta segunda-feira (25), a morte de um detento da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, Região Metropolitana de Natal.

Em nota, a pasta informou que ainda aguarda o relatório da direção da unidade prisional para esclarecer as circunstâncias do óbito. Até o momento, não há detalhes sobre a identidade do detento ou a causa da morte.

A Seap acrescentou que, assim que obtiver mais informações, divulgará um comunicado atualizado à imprensa. O Complexo de Alcaçuz é a maior unidade prisional do Rio Grande do Norte.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Em São Paulo, Rafael Motta segue internado na UTI em estado estável

 

Foto: Reprodução

O ex-deputado federal Rafael Motta foi transferido com sucesso para o Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, na noite desta segunda-feira (25). Segundo nota oficial divulgada por sua equipe, a transferência aeromédica ocorreu sem intercorrências.

Motta encontra-se estável e está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital, sob os cuidados da equipe coordenada pela cardiologista Dra. Ludhmila Hajjar.

A família agradeceu as manifestações de apoio e pediu que as orações pela plena recuperação do ex-parlamentar continuem.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Níquel brasileiro é vendido por US$ 500 milhões à China, enquanto concorrente europeu afirma ter ofertado quase o dobro

Foto: Reprodução

Níquel brasileiro entra no centro de disputa bilionária na geopolítica global. Venda de minas em Goiás e no Pará para a estatal chinesa MMG acende alerta em EUA e Europa e coloca o níquel brasileiro no epicentro da transição energética.
O níquel brasileiro deixou de ser apenas um ativo mineral e passou a ocupar espaço estratégico na geopolítica global. A venda da operação da Anglo American em Goiás para a estatal chinesa MMG, avaliada em US$ 500 milhões (R$ 2,7 bilhões), desencadeou uma disputa que envolve interesses de China, Estados Unidos, União Europeia e concorrentes privados.

Segundo a Folha de S. Paulo, a transação inclui as plantas de Barro Alto e Niquelândia (GO), além de projetos em Pará e Mato Grosso, ampliando a presença chinesa em um setor vital para baterias e a transição energética mundial.
O que está em jogo com o níquel brasileiro
O níquel é considerado minério crítico para a produção de aço inoxidável e baterias de carros elétricos. Com a corrida global por tecnologias limpas, o controle sobre reservas estratégicas se tornou prioridade para as maiores potências.

A China já domina o refino mundial de níquel, cobalto e terras raras, mas ainda depende de minas estrangeiras para alimentar sua indústria. Por isso, a compra das jazidas brasileiras fortalece o domínio de Pequim sobre 60% da oferta global, segundo contestação da concorrente holandesa Corex Holding.

A disputa entre China e concorrentes europeus
A Corex Holding, controlada pelo bilionário turco Robert Yüksel Yıldırım, afirma que ofereceu US$ 900 milhões (R$ 4,9 bilhões) quase o dobro do valor pago pelos chineses e mesmo assim perdeu a disputa. A empresa questiona a lisura do processo e acionou o Cade no Brasil e a Comissão Europeia em Bruxelas.

Click

Opinião dos leitores

  1. Falta só descobrir o valor da propina, porque quem recebeu não tenho dúvidas que foi a quadrilha petralha como sempre foi…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Paraná Pesquisas: Lula e Bolsonaro empatariam em 1º turno de eleição

 

Levantamento do Paraná Pesquisas divulgado nesta segunda-feira (25/8) mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível até 2030, e o atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tecnicamente empatados no primeiro turno de uma eventual disputa pela faixa presidencial.

O estudo foi realizado entre 17 e 21 de agosto de 2025, por meio de entrevistas pessoais. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com grau de confiança de 95%.

No total, 35,2% dos participantes afirmaram que votariam em Bolsonaro, enquanto 34,8% disseram que escolheriam Lula. A diferença dos dois não chega a 1 ponto percentual.

O petista lidera no Nordeste, com 45,6% das intenções de voto, contra 28,1% de Bolsonaro. Já no Sul, o ex-presidente aparece à frente, com 41,4%, contra 23,8% de Lula.

Em cenários sem Bolsonaro, Lula aparece com 35,1% contra a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL-DF), que aparece com 28,9% do votos, e também com 35,1% contra o atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que soma 24,5% dos votos.

Na simulação de segundo turno, Lula aparece em empate técnico com Bolsonaro, Michelle e Tarcísio. O ex-presidente teria 44,4% contra 41,5% do petista. A ex-primeira-dama teria 43,4% e Lula, 42,3%. Já contra Tarcísio, o resultado seria de 41,9% para cada um.

Metrópoles 

 

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Pesquisa: Gestão Lula é desaprovada por 53,6% e aprovada por 42,9%

Foto: Ricardo Stuckert

O governo do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovado por 42,9%dos brasileiros, de acordo com um levantamento do instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta segunda-feira (25).

A aprovação da administração federal variou positivamente 3,7 pontos percentuais deste as últimas pesquisas. Em abril deste ano, Lula era aprovado por 39,2% dos eleitores. Já em junho, contabilizou 39,8%. 

Por outro lado, a rejeição à gestão do chefe do Executivo caiu 3,8 pontos percentuais, com 53,6%.

O instituto também mediu a avaliação do presidente. São 44,6% que consideram a gestão de Lula “ruim” ou “péssima”. Para 29,6%, a atuação do governo é avaliada como “ótima” ou “boa”. 

São 24,6% os que julgam como “regular”, outros 1,1% não sabem ou não opinaram. 

Foram entrevistados 2.020 eleitores entre os dias 17 e 21 de agosto. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

CNN

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Líder do Irã rejeita negociação direta com EUA: “Problemas insolúveis”

Foto: Handout

Após mais de 24 dias de ausência do cenário político, o líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, apareceu em público nesse domingo (24/8) para mais uma vez rejeitar qualquer negociação direta com os Estados Unidos e pedir unidade diante do que descreveu como esforços dos EUA para “subjugar” seu país.

O líder iraniano compareceu à mesquita de sua residência no centro da capital Teerã. Em seu discurso, o aiatolá Ali Khamenei afirmou que defender negociações diretas com Washington era uma ideia superficial, porque, segundo ele, os EUA teriam a intenção de comandar o país.

“Aqueles que dizem ‘por que vocês não negociam diretamente com os Estados Unidos para resolver seus problemas?’ estão apenas enxergando a superfície. Nossos problemas são insolúveis. Os norte-americanos querem que o Irã esteja sob seu comando”, disse Ali Khamenei.

Seus comentários, publicados em seu site oficial, estão entre suas raras declarações desde o cessar-fogo anunciado por Washington em 24 de junho, que encerrou uma guerra de 12 dias entre Israel e Irã.

O país ainda enfrenta uma instabilidade depois do fim do conflito, que matou mais de mil pessoas e envolveu confrontos armados com Israel e Estados Unidos, culminando na destruição das principais instalações nucleares iranianas.

Pressão de países europeus

A posição do aiatolá surge no momento em que França, Alemanha e Reino Unido afirmaram que poderão acionar o mecanismo de “snapback” se o Irã não retomar as negociações com os EUA até o final de agosto, bem como sua cooperação com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

O mecanismo permite o restabelecimento de todas as sanções da ONU contra o Irã, suspensas há dez anos pelo acordo nuclear de 2015. Mas, por enquanto, Teerã não dá sinais de ceder.

O risco de um retorno das sanções da ONU é muito alto, visto que o Irã vive uma situação econômica catastrófica, com inflação anual superior a 50%.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

CPMI do INSS: governo Lula arrocha torneira de emendas após derrota

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Planalto arrochou a torneira de liberação de emendas após sofrer nocaute na instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Apesar de o baixo ritmo de pagamento das rubricas do Congresso ser citado como um dos motivos que levou à reviravolta, o governo federal segurou a vazão dos recursos parlamentares na quarta-feira (20/8), dia da abertura do colegiado, e na última quinta-feira (22/8), dia seguinte à surpresa na votação da presidência e relatoria do órgão.

O governo pagou apenas R$ 6,29 bilhões dos R$ 50,38 bilhões em emendas autorizadas para este ano, o que representa desembolso 13% menor do que o esperado pelos parlamentares. Considerando o pagamento de rubricas de anos anteriores que não foram pagas, o montante liberado pelo Planalto sobe para R$ 15,4 bilhões em 2025. Os dados foram obtidos por meio do Siga Brasil.

O governo tem concentrado o pagamento de emendas em poucas datas, mas em média foram pagos R$ 66,3 milhões em emendas por dia em 2025. Na quarta-feira da derrota na CPMI do INSS, foram pagos R$ 32 milhões em rubricas dos parlamentares. Somente no dia seguinte o valor subiu, mas se manteve na média, com desembolso de R$ 68 milhões.

Ou seja: após a derrota, o governo pagou R$ 100,6 milhões em emendas. Detalhando os autores das rubricas liberadas pelo Planalto, observa-se que R$ 22,2 milhões são de integrantes da CPMI.

Oposição aproveitou descontentamento com emendas

A movimentação que levou à eleição de Carlos Viana (Podemos-MG) começou na noite antes da instalação da comissão. O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), convidou o senador mineiro para um jantar, no qual propôs a candidatura. Depois do aval, o deputado articulou durante a madrugada pelos votos de parlamentares descontentes com o governo Lula.

A principal reclamação, e vista como uma oportunidade pelo PL, é a demora no pagamento de emendas parlamentares. Há um constante mau-humor entre os parlamentares, principalmente do Centrão, a respeito da liberação de recursos.

A avaliação de integrantes da oposição, que articularam pela eleição dos dois nomes da oposição, é que a eleição de Viana e Gaspar serviu como demonstração de força da direita, que estava fragilizada depois da ocupação dos plenários em protesto pela prisão domiciliar de Bolsonaro, mas também dos próprios parlamentares diante do governo.

Ante a derrota histórica, aliados de Bolsonaro esperavam reação do governo para recuperar esse apoio, na forma do pagamento de emendas. A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, responsável pela articulação política do governo, chegou a convocar os líderes da base para ensaiar reação, mas, por ora, a resposta não veio na liberação de recursos.

Metrópoles

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Golpe

Tarifaço: Consumidores estão gradualmente arcando com os custos

Foto: REUTERS/Evelyn Hockstein

Segundo o Presidente Donald Trump, países estrangeiros e empresas internacionais estão absorvendo os custos da política tarifária dos Estados Unidos. Mas as evidências mostram que consumidores e as companhias americanas estão pagando caro pelas tarifas que a Casa Branca implementou como sua principal ferramenta política.

“Está provado que, mesmo neste estágio avançado, as tarifas não causaram inflação ou quaisquer outros problemas para a América, além de quantias massivas de dinheiro entrando nos cofres do nosso Tesouro”, publicou Trump em sua rede social, Truth Social, no início deste mês.

“Além disso, foi demonstrado que, na maior parte, os consumidores nem estão pagando essas tarifas. Os custos são principalmente de empresas e governos, muitos deles estrangeiros, que estão arcando com as contas”, completou.

Há um crescente conjunto de evidências que apontam o contrário: dados econômicos, pesquisas acadêmicas, despesas empresariais e experiências em primeira mão estão mostrando que, na verdade, são as empresas e os consumidores americanos que estão enfrentando custos cada vez mais altos devido às tarifas.

Espera-se que esse fardo se torne ainda mais pesado nos próximos meses — e, potencialmente, anos — conforme mais tarifas entram em vigor e outras se estabelecem profundamente nas cadeias de suprimentos.

Se os exportadores estrangeiros estivessem absorvendo os custos das tarifas, uma possível maneira de ver isso nos dados econômicos dos EUA seria através da redução dos preços de exportação pré-tarifa.

No entanto, dados dos últimos meses mostraram que os preços de importação (que excluem os custos de tarifas, seguros e transporte) permaneceram praticamente estáveis. Eles aumentaram 0,5% desde a eleição de novembro e 0,2% desde março.

“Um argumento que parecia plausível até recentemente era que os preços de importação haviam sido sustentados pelo estoque pré-tarifa na [última parte de 2024 e nos primeiros três meses de 2025], que viu as importações de mercadorias atingirem níveis recordes”, escreveram os economistas da Pantheon Samuel Tombs e Oliver Allen, em uma nota de 19 de agosto.

“Isso deixou os exportadores estrangeiros com muitos pedidos, fornecendo pouco incentivo para cortar preços. Mas os preços de importação permaneceram resilientes apesar das importações de mercadorias terem caído acentuadamente [no segundo trimestre], sugerindo que uma queda acentuada nos preços à frente é improvável.”

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *