A Controladoria-Geral da União (CGU) identificou, numa amostra de 952 beneficiários com desconto em aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que 71,1% não estão com documentação hábil autorizando o débito de associações e sindicatos.
Segundo relatório da CGU, isso demandaria, no mínimo, a suspensão desses descontos “até a regularização da documentação que suporte sua efetivação”.
“Destaca-se que, para 373 beneficiários (39,2%), não houve o envio da documentação que evidenciasse a autorização do referido desconto, sendo que oito entidades não enviaram qualquer documentação, quais sejam: ABSP/AAPEN, ABAPEN, ABCB, ABENPREV, MASTERPREV, UNASPUB, UNIBAP e UNSBRAS/UNABRASIL”, diz o documento.
O relatório também aponta que algumas entidades negaram expressamente o envio de documentos à CGU. “Esse tipo de ocorrência reflete a fragilidade dos controles existentes e a ausência de fiscalizações efetivas pelo INSS.”
Informações e documentos obtidos nas visitas realizadas pela CGU a 29 entidades não possibilitaram concluir, de forma adequada e suficiente, acerca da existência de capacidade operacional compatível com o volume de associados e com a sua dispersão geográfica.
“Assim, cabe à gestão do INSS avaliar a pertinência de manutenção de intermediação da consignação de descontos associativos em folha de pagamentos, haja vista que se trata de uma faculdade e não de uma obrigatoriedade, e que se refere a relação entre privados, em face do cenário de crescimento exponencial de demandas por averbação desses descontos, considerando reiteradas manifestações de que não dispõe de capacidade operacional para fazer frente às obrigações assumidas e as respectivas responsabilidades decorrente”, completa o relatório.
Falta de competência técnica
À CGU, o INSS informou que não possui competência técnica pericial para conferir ou validar a veracidade de informações enviadas por sistemas próprios das associações, baseando a validade das assinaturas na “boa fé e no respeito à autonomia constitucional e fé pública de que gozam as associações e sindicatos”.
Com relação à validação das assinaturas eletrônicas, em reunião realizada com a CGU em 24 de junho de 2024, representantes do INSS e da Dataprev informaram não ter a capacidade de avaliar se as assinaturas digitais podem assegurar a validade dos referidos documentos.
A CNN tenta contato com as associações citadas na reportagem e com o INSS.
Na semana passada, o órgão divulgou uma nota dizendo que todos os Acordos de Cooperação Técnica (ACT) com entidades e associações em vigor foram suspensos.
“A devolução dos descontos associativos não reconhecidos pelos beneficiários –ocorridos antes de abril de 2025 — serão avaliados por grupo da Advocacia Geral da União (AGU) que tratará do tema.”
CNN Brasil
Passei no momento e vi esta moça visivelmente embriagada, xingando e ameaçando as vítimas, usando palavras de baixo calão em alto tom, chamando a atenção de todos. Tem que responder sim, tem que arcar com seus atos. Quanta irresponsabilidade!!
Será que realmente foi necessário colocar a foto da pessoa? Se fosse o envolvimento com algum playboy da cidade ou algum desses que lhe dão dinheiro, você iria fazer da mesma forma? Já tinha o nome e as informações, poderia colocar uma imagem ilusória como tem em varias das notícias bizarras e mal editadas aqui publicadas. Você, Bruno Giovani, faz um desserviço ou estado com notícias prioritariamente sensacionalistas e mal editadas. Isso não é jornalismo, lembre-se!
Engraçado! Pois é, engraçado mesmo. Se não fosse tão irônico, primeiro vc não se identificar com o próprio nome, preferindo, incoerentemente, atribuir-se COERENTE e, depois, sair em defesa (indefensável) de uma pessoa (maior) só por conta da divulgação do seu retrato, mas, por outro lado, apressar-se para vir irresponsavelmente (tal qual sua "protegida") denegrir a imagem de quem só estar trazendo ao conhecimento do público a verdade dos fatos (crime, aliás) juntamente com seu principal protagonista e que, pela sua gravidade e relevância, cuja notícia merecia, sim, ser divulgadab e com todas suas nuaces. Isso é jornalismo, sim! Quer queira vc ou não. Ainda bem que a tal "ironia do destino", nesse suposto acidente (porque "não foi acidente") não foi mais além, restringindo-se apenas a danos patrimoniais. Já pensou? "Agente e defensora de direitos humanos, embriagada, provoca morte no trânsito e foge." Mais COERÊNCIA e RESPONSABILIDADE CIVIL, amigo!
Ela é dos direitos dos manos. Tomara que daqui a uns dias, vá para a cadéia com os manos.
Como não dá visibilidade a esse fato estarrecedor? ela faz parte de uma ong que há muito está na mira do povo, pelo fato de distorcer funções, e beneficiar, somente bandidos. Agora se ver que realmente descambou juntamente com seus membros, como já pressentia a sociedade, e práticas nefasta a sociedade fazem parte do dia a dia dos seus quadros. Corruptos e transgressores fazendo parte de sua composição, logo muita coisa nebulosa está sendo praticada alí. Lamentável.
Ela é criminosa, mas o tratamento dado ao fato foi muito escandaloso, diversas crimes noticiados aqui e não dizem nem o nome dos meliantes. Ironicamente, quando um policial faz qualquer coisa de errada, também a foto é estampada.
Deveria existir algum crivo para isso, ou mostra a cara de todos ou a de ninguém.
Comentário perfeito. Ou mostra a cara de todos ou a de ninguém.
Senão fica parecendo direcionamento para beneficiar ou prejudicar.
Uns não sai nem o nome, como no caso do camarada que quebrou tudo um dia desses numa barraca ou bar numa praia dessas qualquer. Outros sai até o cpf.
Acompanho o Blog ha muito tempo e tenho o maior respeito pela conduta democrática e impessoal com que trata todos os assuntos e pessoas. Não entendi sinceramente essa superexposição nesse caso específico.
A embriaguez (para não dizer o porre) da galera de direitos humanos pode até ser notícia, mas não é nenhuma novidade. Dá nem para fazer uma releitura de sua tresloucada atuação.
BG, essa moça é uma imbecil porém o fato de vc politizar sobre o acontecido chega a ser patético.
Exato.
Deixe-me entender, ela sai dirigindo alcoolizada, causa um acidente, foge do local e tem gente defendendo essa CRIMINOSA e ainda chamando quem pensa diferente dele de facista?
Tenha paciência.
Não importa qual é o departamento dela na universidade, ela é uma irresponsável, CRIMINOSA.
Direto humanos desqualificado
Atire a primeira pedra quem nunca errou!
Erra todos erramos, mais ser irresponsável e outra conversa
"Quem nunca errou.." Isso não foi erro e sim tentativa de homicídio (bebida ao quadrado + direção). Cada uma…
Vixe, o pt tem desse tipo de gente que se embriaga e dirige? E agora, quem vai defender a vitima?
Agora eles fazem a mesma coisa, defendem o criminoso.
Kkkkkkkkkkkkkkk
De fato ela errou mas não justificar o cara tirar a chave do carro, dela , ele errou .pois ninguém pode pegar o q não é seu logo pq ele não dá fiscalização.
Flagrante facultativo e compulsório: qualquer pessoa pode prender em flagrante quem se encontre em flagrante delito, inclusive a vítima do crime.
Agiu corretamente, pois ela podia fugir novamente e assainar alguém, que poderia ser vc.
Se errou tem que pagar, mas gostaria de ver TAMBÉM A FOTO DO MILITAR que MATOU o morador de rua pelas costas. Tratamento igual, transparente para todos.
Excelente matéria BG!
BG muito cuidado. Você tá comprando briga com a "lacrosfera". São baixos. Forjados nas guerrilhas.
Todo esquerdista acha que pode tudo. Já disse isso aqui várias vezes. Essa é mais uma que acha que pode tudo, inclusive colocar a vida dos outros em risco.
Bandida.desqualificada
Esse povo da UFRN metidos a serem os melhores do mundo, ninguém pode falar nada, até mesmo em um caso gravíssimo como esse.
Fiasco essa fiança! Independente de partido ou profissão esta irresponsável deveria ter sido punida com rigor mas o crime no Brasil compensa. Ela deverá “tomar mais umas” pra comemorar e colocar a vida de quem a defende nesses comentários ridículos em risco novamente
Davi, bela palavras as suas. Texto lindo com intuito de mostrar um outro ponto de vista diante da situação. Porém vc acaba por cair na mesma armadilha argumentar. Qual veículo de comunicação não publicaria o máximo de informação sobre o ocorrido? Pq culpar nesse momento o blog? Vc por acaso faz essa mesma postagem com engajamento contra outro s veículos de comunicação nas milhares de reportagens sobre casos semelhantes a essa? Acho que não né? Poderia pegar o seu argumento e usá-lo para defender esse veículo aqui que vc condenou, pq vc se colocou na situação do acusado. Me parece um pouco desconectado com a realidade.
Detectado mais um petista anarquista.
Kkkkkkk ? verdade
Ela é uma irresponsável, isso que ela fez é um ato criminoso, quem sai dirigindo carro alcoolizada, com certeza assume o risco de matar inocentes, não se deve passar a mão na cabeça de ninguém, inclusive dessa irresponsável.
Pense numa raiva da UFRN…. Terapia, BG.
Força BG, quem não vive numa bolha está com você.
Parabéns pela riqueza de detalhes da ocorrência onde inclusive contam cópia de boletim de ocorrência e fotografia da pessoa. Coisa que não vemos em inúmeras outras ocorrências envolvendo outras personalidades e seus filhos.
Me parece que há uma certa necessidade de usar esse situação para constranger deliberadamente uma pessoa e denegrir o trabalho que desenvolve, atacando indiretamente a Educação, como se isso tivesse alguma relação direta ou indireta com os fatos.
Estranho que essas atitudes não sejam o padrão desse honrado blog que acompanha há mais de 10 anos diariamente.
Concordo com VC.
Imbecis q não fazem medição deQI
Tem que expor sim …é crime beber e dirigir , oque faz esse cachaceira diferente de um marginal ??? …queria ver se tivesse matado uma família inteira , só porque essa nojenta é do direitos humanos, TEM QUE COLOCAR OUTDOOR NAS RUAS DE NATAL COM O ROSTO DESSA BEBADA , ela tem obrigação de DAR BOM EXEMPLO
Expor ela de forma criminosa, além de criar um estigma é notoriamente ato agressivo, queria ver esse blog colocar os poderosos e financiadores deste veículo quando fazem isso ou pior, vez ou hora vc ajuda, vez ou outra bota o pé pelas mãos, ela errou, que pague, como qualquer outro, vc está expondo pq ela tem formação e pq ligada aos DI é a forma pejorativa de expor, estigmatizar redicularinado, qualquer luta contra o fascismo deve ser válida e pessoas estão sujeitos a erros. Basta ser humano, infelizmente vc alimenta imaginários, reforça a ideia q DI n presta, é erro grave. 40 milhões de pessoas morreram n II guerra, por ódio, n alimente BG.
Ai pq ela é dos Direitos Humanos não pode ser exposta né isso? se fosse a família de um trabalhador morto por um marginal, vc jamais estaria aqui comentando…
kkkkkk tem uns comentários aqui que são muito hilários!
Chora ptralhada, chorar acalma!!!!
Cuidado BG, você será processado….
Essa turma esquerdopata não têm jeito…..
Kkkkkkkk
“Luta contra o fascismo”? Onde? Que fascismo eh esse que vcs tanto comentam? Vcs sabem o que eh fascismo? Os únicos países em que existe uma sobre do fascismo são Cuba, Venezuela… Vcs que citam muito o fascismo pra justificar outras coisas deveriam antes estudar mais o movimento fascista pra saber usar a palavra corretamente!
O blog não cometeu crime algum, quem é criminosa é sua amiguinha. Quer inverter o que aqui?
Coitadinha a “bichinha” estava somente dirigindo embriagada, atropelou um cidadão e evadiu-se do local , somente isso ! DAVI PEJORATIVO É O SEU COMENTÁRIO TOTALMENTE DESPROVIDO DA RAZÃO! ainda vem relativizar um fato grave como este com viés ideológico , vai procurar tua turma doutrinado e para de vomitar discurso barato !!!!
Não importa de onde ela é , quem ela é se é petralha ou bosominoi o que importa é que comenteu um crime parabéns, até quando vamos ver as coisas com ideologia nesse país ?? Parabéns bg pela matéria
Ahhh, então ela enche a cara de cachaça para lutar contra o fascismo? Vcs são uns comédias.
Deveria ter levado uma surra, isso sim.
Irresponsável. Mas o padrão de caráter desse povo dos DH é esse.
Como disse o colega acima, vc sabe o que é fascismo? Vc só esta reproduzindo ipsis litteris o que outros papagaios falam. Exemplo de fascismo foi o episódio que conhecemos como "mensalão", onde o executivo comprou apoio do legislativo e judiciário, através de dinheiro desviado, superfaturado de estatais, como empresas privadas amigas do governo. Com isso o governo se tornou hegemônico, ditatorial, anti democrático e distribuiu migalhas para seus súditos.