Segurança

MPRN investiga irregularidades em contrato de tornozeleiras eletrônicas da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária

Foto: Gamaliel Basílio

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) abriu nesta terça-feira (20) inquérito civil para investigar irregularidades na execução do contrato de locação de tornozeleiras eletrônicas da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (SEAP).

São investigadas notícias de escassez, fragilidade e interrupção de funcionamento das tornozeleiras eletrônicas utilizadas no sistema prisional estadual. O governo estadual tem contrato com a empresa Synergy Tecnologia de Informação, de São Paulo, cujo valor pago este ano foi de R$ 5,6 milhões.

A portaria de abertura do inquérito, assinada pelo promotor Vitor Manuel de Medeiros Azevedo, pede informações acerca do contrato e, além disso, informe quantos equipamentos estão atualmente instalados e disponíveis para imediata instalação.

O promotor também quer saber a quantidade mensal de rompimentos de lacre e de falhas no funcionamento do sistema a partir do mês de julho de 2022. Ele solicita, ainda, se há registro de atraso na disponibilização, por parte da empresa contratada, de aparelhos, bem como a ocorrência de atraso no pagamento dos aluguéis.

A Secretaria da Administração Penitenciária aguarda notificação para poder se inteirar do assunto e apresentar os esclarecimentos e providências que sejam necessários.

LEIA A PORTARIA

70ª PROMOTORIA DE JUSTIÇA DA COMARCA DE NATALPORTARIA

Nº 0037/2022/70ªPmJ

Dispõe sobre a instauração de inquérito civil para investigar notícias de irregularida-des na execução do contrato de locação de tornozeleiras eletrônicas.O 70º PROMOTOR DE JUSTIÇA DA COMARCA DE NATAL, no uso das atribuições concernentes à fiscaliza-ção das estruturas físicas e equipamentos dos estabelecimentos prisionais de regime fechado e semiaberto, quanto aos problemas comuns relativos à capacidade de atendimento da demanda e ao seu eficaz funcionamento, inclu-sive a visita mensal a que se refere o disposto no art. 50, inciso VIII, da Lei Complementar Estadual nº 141/1996, exclusivamente quanto aos estabelecimentos situados no âmbito da Comarca de Natal (artigo 1º, inciso LXX, da Resolução n.º 012/2009-CPJ, com a redação dada pela Resolução n.º 007/2022 CPJ),Considerando o recebimento de notícias a respeito de escassez, fragilidade e interrupção de funcionamento das tornozeleiras eletrônicas utilizadas no sistema prisional estadual;Considerando a necessidade de coletar maiores informações e documentos sobre as irregularidades noticiadas,RESOLVE instaurar inquérito civil para melhor análise da matéria, determinando o seguinte:1) a autuação, o registro e a publicação da portaria;2) a requisição ao Secretário Estadual da Administração Penitenciária que, no prazo de 15 (quinze) dias, (i) envie cópia de todos os contratos e respectivos aditivos que tratem da locação de tornozeleiras eletrônicas; (ii) informe quantas tornozeleiras eletrônicas estão atualmente instaladas e disponíveis para imediata instalação; (iii) esclareça a quantidade mensal de rompimentos de lacre e de falhas no funcionamento do sistema a partir do mês de julho de2022; (iv) indique se há registro de atraso na disponibilização, por parte da empresa contratada, de tornozeleiras eletrônicas; (v) elucide a ocorrência de atraso no pagamento dos aluguéis; (vi) permita acesso no SEI/RN ou reme-ta cópia integral digitalizada de eventual processo administrativo que verse sobre futuras locações de tornozeleiras eletrônicas;3) a remessa, por meio eletrônico, de cópia da presente portaria ao CAOP Criminal, por força do artigo 24 da Resolução n.º 012/2018-CPJ.Natal/RN, 19 de dezembro de 2022.
VITOR EMANUEL DE MEDEIROS AZEVEDO
Promotor de Justiça

Novo Notícias

Opinião dos leitores

  1. Estas empresas que instalam rastreadores em carros cobram R$ 60,00 de mensalidade para rastrear um veículo e garantem localizar em até 30 min. Estas empresas de tornozeleiras eletrônicas cobram uma fortuna de mensalidade das tornozeleiras, que nada mais é que um rastreador com bateria. e o monitoramento não funciona pois vemos constantemente criminosos tornozelados cometendo crimes. Alguém precisa olhar com atenção o que está havendo nesta farra das tornozeleiras.

  2. Não tem jeito não,tudo que vem desses elementos. Tem fraude e incrível o.poder q eles tem de tudo q e roubo,fraude,desvio, corrupção eles estão envolvidos

  3. Eu acredito que o MP esteja equivocado. Os governos do PT são os mais corretos do Brasil. Alguém duvida?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Veja Maduro sendo escoltado por agentes federais dos EUA em aeroporto de NY, de onde segue para prisão no Brooklyn

Um avião transportando Nicolás Maduro e sua esposa, Cilia Flores, chegou aos Estados Unidos neste sábado (3). A aeronave pousou na Base Aérea da Guarda Nacional de Stewart, em Nova York.

Em seguida, Maduro foi visto desembarcando escoltado por vários agentes federais vestidos de preto. O venezuelano estava usando roupas cinzas e estava algemado.

O ex-ditador e a esposa serão levados ao Centro de Detenção Metropolitano do Brooklyn, em Nova York. Trata-se da única prisão federal da cidade. A unidade abriga presos provisórios e condenados de alta periculosidade. Segundo o site oficial, 1.336 pessoas vivem no local.

Maduro deve responder judicialmente em um tribunal federal de Manhattan sobre acusações de tráfico de drogas e porte de armas na próxima semana.

Com informações de CNN e UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Quatro pessoas se afogam na praia de Tabatinga; três foram resgatadas e uma delas segue desaparecida

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) atendeu, no final da tarde deste sábado (3), duas ocorrências de afogamento no litoral potiguar. A mais grave delas na Praia de Tabatinga, no município de Nísia Floresta.

Quatro pessoas estavam tomando banho de mar quando foram surpreendidas pelas fortes correntezas e arrastadas, segundo informou o Corpo de Bombeiros. Três vítimas conseguiram ser resgatadas e foram encaminhadas para a unidade de saúde do município de Nísia Floresta. A quarta pessoa submergiu e, até o momento, não foi localizada.

Unidades de Resgate Avançado atuam na ocorrência com o apoio de embarcações e do helicóptero Potiguar 02, além de equipes de guarda-vidas e mergulhadores.

Praia do Meio

Já na Praia do Meio, uma mulher foi retirada da água por guarda-vidas após se afogar. A vítima recebeu atendimento imediato ainda na faixa de areia, com a realização dos primeiros socorros, mas devido à gravidade do quadro clínico, precisou ser transferida para o Hospital dos Pescadores para avaliação e cuidados médicos especializados.

Alerta

O Corpo de Bombeiros reforça o alerta para que banhistas evitem áreas sinalizadas como perigosas, fiquem atentos às orientações dos guarda-vidas e redobrem os cuidados, especialmente em dias de mar agitado e presença de correntezas de retorno.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Brasil reconhece vice de Maduro como atual presidente da Venezuela, diz nº 2 do Itamaraty

Embaixadora, Maria Laura, durante entrevista sobre a operação militar dos EUA na Venezuela | Foto: Valter Campanato

O Brasil reconheceu Delcy Rodríguez, vice-presidente da Venezuela, como presidente interina do país após a captura de Nicolás Maduro por forças dos Estados Unidos.

A informação foi confirmada pela ministra interina das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha, que afirmou que, na ausência de Maduro, a vice assume o comando do país.

Enquanto isso, o presidente dos EUA, Donald Trump, declarou que Washington irá governar a Venezuela temporariamente, com possibilidade de envio de tropas.

Apesar da operação militar realizada na madrugada de sábado (3), que resultou na captura de Maduro e deixou partes de Caracas sem energia, os Estados Unidos não controlam o território venezuelano, e estruturas do governo local seguem em funcionamento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Avião com o ex-ditador Nicolás Maduro chega aos Estados Unidos

Um avião transportando Nicolás Maduro e sua esposa, Cilia Flores, chegou aos Estados Unidos neste sábado (3). O ditador da Venezuela foi capturado por forças americanas em Caracas em operação na madrugada.

A aeronave pousou na Base Aérea da Guarda Nacional de Stewart, em Nova York. Maduro deve responder judicialmente em um tribunal federal de Manhattan sobre acusações de tráfico de drogas e porte de armas na próxima semana.

Donald Trump afirmou que os EUA governarão o país sul-americano até que possam “fazer uma transição segura, adequada e sensata”.

Ele também publicou uma foto de Maduro a bordo de um navio de guerra americano após ser capturado.

O casal foi retirado à força de seu quarto durante uma grande operação militar dos EUA em Caracas, na madrugada deste sábado.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Trump faz alerta ao presidente da Colômbia após captura de Maduro: ‘tem que ficar esperto’

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado (3) que o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, “tem que ficar esperto” após a captura do ditador venezuelano, Nicolás Maduro, pelas forças americanas.

“Ele [Gustavo Petro] tem rotas de cocaína, tem fábricas onde é produzida cocaína, então eu mantenho o que eu disse anteriormente: ele está produzindo cocaína e depois enviando para os EUA, então, sim, tem que ficar esperto”, respondeu após pergunta de um jornalista.

Opinião dos leitores

  1. O galego não está prá brincadeira, o recado está dado aos tiranetes, os cumpanhêros do foro de São Paulo devem estar apreensivos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Litoral do RN tem cinco pontos impróprios para banho no primeiro fim de semana do ano; veja quais são

Praia de Areia Preta, em Natal — Foto: Igor Jácome/g1

O litoral da região metropolitana de Natal tem cinco pontos impróprios para banho neste fim de semana, segundo o Boletim de Balneabilidade divulgado nesta sexta-feira (2) pelo Idema.

Dos 51 trechos analisados, 46 estão próprios para os banhistas. Os locais considerados impróprios são:

  • Foz do Rio Pirangi, em Nísia Floresta;
  • Rio Pirangi (Ponte Nova), em Parnamirim;
  • Rio Pirangi-Pium (Balneário Pium), em Parnamirim;
  • Areia Preta (Escadaria de Mãe Luíza), em Natal;
  • Maracajaú (Mercado Público), em Maxaranguape.

Como é feita a análise e a classificação

 

A classificação é feita com base na quantidade de coliformes fecais nas amostras de água, coletadas semanalmente. O monitoramento segue normas do Conama e integra o Programa Água Azul, em parceria com o IFRN e a Funcern.

Os pesquisadores usam os resultados de cinco semanas consecutivas, para avaliar se o trecho está impróprio ou não. Se dois ou mais desses resultados possuírem mais de mil coliformes fecais por 100 ml de água, a praia é classificada como imprópria. E se na análise mais recente houver mais de 2.500 coliformes fecais, com apenas esse resultado ela já passa a ser considerada imprópria.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Trump afirma que exército americano poderia ter matado Maduro, se necessário

Foto: Alex Brandon/AP Photo/dpa/picture alliance

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado (3) que Nicolás Maduro poderia ter sido morto durante a operação militar realizada na Venezuela, caso fosse necessário.

Segundo Trump, o líder venezuelano tentou chegar a um local seguro, mas não conseguiu devido à rapidez das tropas americanas. O presidente relatou que houve resistência armada e troca de tiros durante a ação.

“Eles estavam esperando algo, e houve muita resistência”, disse Trump em coletiva na Flórida.

Maduro, segundo o presidente americano, está sob custódia a bordo do navio USS Iwo Jima. Pouco antes da coletiva, Trump divulgou uma imagem do venezuelano detido pelas forças dos EUA.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Rússia pede ‘firmemente’ aos EUA que libertem Maduro e esposa

Foto: EFE/EPA/VYACHESLAV PROKOFYEV / SPUTNIK / KREMLIN POOL

A Rússia condenou neste sábado (3) a ação militar dos Estados Unidos na Venezuela e exigiu que Washington liberte o presidente Nicolás Maduro e sua esposa, Cilia Flores, após o anúncio de captura feito pelo presidente Donald Trump.

“Pedimos firmemente às autoridades americanas que reconsiderem sua postura e libertem o presidente legalmente eleito do país soberano e sua esposa”, diz o comunicado do Ministério das Relações Exteriores russo.

A Rússia classificou a operação como um “ato de agressão armada”, afirmou que os argumentos usados pelos EUA são “insustentáveis” e criticou o que chamou de hostilidade ideológica contra um país soberano.

Moscou também cobrou esclarecimentos imediatos sobre o paradeiro de Maduro e reafirmou apoio ao líder venezuelano, um de seus principais aliados na América Latina. A Rússia foi um dos poucos países a reconhecer e parabenizar Maduro após a reeleição de 2024, cuja legitimidade é contestada internacionalmente.

Opinião dos leitores

  1. Chama o Lules para capturar o Maduro, ele é especialista em captura…bandido defende bandido

  2. Só bravata. Vai lá capturar o Maduro, “seu Putin”! Você não tá conseguindo lutar nem com a Ucrânia.

  3. Pura Misancene por parte dos Russos, o destino da Ucrânia e da Venezuela foram decididos pro Trump e por Putin em agosto passado no Alaska.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Foram necessários 47 segundos para capturar Maduro, diz Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a captura de Nicolás Maduro durou 47 segundos, apesar da presença de forças de oposição e do risco de reação armada.

Segundo Trump, a operação foi planejada em sigilo para evitar vazamentos, que ele atribuiu ao Congresso americano. Apesar da rapidez, o presidente afirmou que a execução foi complexa.

“Levou 47 segundos, mas foi muito difícil. Ele chegou até a porta, mas não conseguiu fechá-la”, disse Trump, relatando que acompanhou a ação de perto.

O republicano também afirmou que as tropas enfrentaram resistência e risco de retaliação durante o avanço, destacando a presença de “muitos adversários” no local.

Treino em réplica de esconderijo e informante

Tropas de elite dos EUA, incluindo a Delta Force, criaram uma réplica do esconderijo de Maduro e treinaram a entrada na residência fortificada.

A CIA mantinha uma equipe em solo desde agosto, fornecendo informações sobre a rotina de Maduro, o que facilitou a captura, segundo uma fonte.

Outras duas fontes disseram à Reuters que a agência também contava com um informante próximo a Maduro, pronto para indicar sua localização exata durante a operação.

Opinião dos leitores

  1. Para pegar o capeta daqui, fazer como se pega raposa, meio litro de cana resolve, junto com as forças desarmadas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

China se diz “chocada” e alega que captura de Maduro viola soberania

Foto: Divulgação/Gabinete de Imprensa da Presidência da Venezuela

A China condenou neste sábado (3) a ofensiva militar dos Estados Unidos na Venezuela e a captura do presidente Nicolás Maduro e de sua esposa, Cilia Flores.

“A China está profundamente chocada e condena veementemente o uso flagrante da força pelos EUA contra um Estado soberano e a ação contra seu presidente, Nicolás Maduro”, afirmou um porta-voz da chancelaria em publicação nas redes sociais.

Segundo Pequim, a operação viola o direito internacional, fere a soberania venezuelana e representa uma ameaça à paz e à segurança da América Latina e do Caribe.

O governo chinês afirmou ainda que a ofensiva contraria os princípios da Carta das Nações Unidas e exigiu que Washington cesse imediatamente ações que comprometam a soberania de outros países.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *