Diversos

Mulheres são mais atraídas por um “tipo” de homens sexistas, aponta estudo

Pesquisa indica que atitudes de “sexismo benevolente” dão a sensação de que o homem é protetor; entenda o significado do termo e a visão feminista

As mulheres de hoje fazem questão de mostrar que são, sim, fortes, independentes e cheias de atitude e, como por muito tempo foram vistas como o sexo frágil, todo esse empoderamento pode assustar alguns homens na hora da conquista. Apesar disso, um estudo aponta que elas são mais atraídas por homens sexistas com traços “benevolentes”, ou seja, que agem como se a parceira precisasse de proteção, mas sem comportamentos opressivos ou agressivos.

Foto: shutterstock

O estudo sobre homens sexistas foi publicado noperiódico “Personality and Social Psychology Bulletin” e conduzido pelos americanos Pelin Gul, da Iowa State University, e Tom Kupfer, da Universidade de Kent (ambas nos Estados Unidos), foi baseado em definições usadas pela psicologia, que divide o sexismo em duas categorias: “sexismo hostil” (SH) e “sexismo benevolente” (SB).

O “ sexismo hostil ” é aquele de natureza negativa, que se abrange clássicas atitudes preconceituosas, como as de acreditar que mulheres têm de ter cargos inferiores e ganhar menos que o homem. Já o “benevolente”, é o sexismo que estereotipa as mulheres, retomando aquela ideia de que a parceira tem de ser a dona de casa sensível, gentil e carinhosa.

Tipo “benevolente” de homens sexistas é a preferência delas

No estudo, os pesquisadores concluíram que as mulheres são realmente atraídas por homens com atitudes de “ sexismo benevolente ”, e a justificativa para isso é a de que esses comportamentos sinalizam que o parceiro está “disposto a investir” na relação.

A pesquisa contou com a participação de mais de 200 estudantes do sexo feminino, que tiveram de ler o perfil de vários homens que apresentavam, ou não, atitudes sexistas. Depois disso, elas tiveram de classificar esses homens em várias categorias, incluindo a disposição para proteger a parceira e o quão atraente elas achassem isso.

Feminista vê a situação de outra maneira

Por outro lado, do ponto de vista feminista, esse estudo levanta questões preocupantes. A jornalista Harriet Minter, que é defensora direitos das mulheres, afirma, em entrevista ao portal britânico “The Independent”, que não há nada de “benevolente” no sexismo. “Como todos os outros ‘-ísmos’, isso se baseia no poder e reforça o status de que existe um parceiro dominante. Então, ‘sexismo benevolente’ é, para mim, uma contradição em termos.”

Harriet acredita que o emponderamento feminino fez os homens ficarem confusos e, por isso, eles passaram a ter dificuldades em saber como agir com uma mulher. Isso porque, segundo ela, a sociedade induz que o homem seja o “provedor” e a mulher seja aquela que tem a função de cuidar, seja da casa ou dos filhos.

“O sexismo existe quando uma parte assume que seu gênero lhes dá um status maior ou mais especial do que o da outra pessoa, se você está agindo de certo modo com uma mulher porque acha que é seu dever como homem e não simplesmente seu dever humano, então há um nível de sexismo ai”, afirma a jornalista que, contrariando o estudo , não acredita que as mulheres são atraídas por homens sexistas , mas, sim, por “bondade, consideração e boas maneiras”.

IG

Opinião dos leitores

  1. Minha nossa senhora, a feminista diz que “Como todos os outros ‘-ísmos’, isso se baseia no poder e reforça o status de que existe um parceiro dominante…" oras, e feminISMO tbm não é um "ismo"?? tbm n é um tipo de "reforça o status de que existe um parceiro dominante"???. o ser humano como sociedade está totalmente perdido…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Policiais penais evitam tentativa de fuga de três detentos na Cadeia Pública de Caraúbas

Fotos: divulgação

Policiais penais impediram uma tentativa de fuga de três internos na Cadeia Pública de Caraúbas nesta quarta-feira (17) durante o deslocamento de presos para a realização do ENEM PPL (para Pessoas Privadas de Liberdade).

Segundo a direção da unidade, a equipe já monitorava a possibilidade de uma tentativa de fuga com o uso de uma corda artesanal, confeccionada por detentos do Pavilhão B e repassada a internos que participariam da prova. A movimentação suspeita foi identificada pelo sistema de câmeras e comunicada imediatamente à equipe de plantão.

Os policiais intervieram rapidamente, contiveram os internos e frustraram a fuga. Por segurança, as provas do ENEM PPL do Pavilhão B foram canceladas.

A Secretaria da Administração Penitenciária destacou que a ação reforça a importância da vigilância constante e do trabalho integrado para garantir a segurança nas unidades prisionais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: “Se a gente não fizer agora, o Brasil não fará mais enquanto eu for presidente”, diz Lula sobre acordo entre Mercosul e União Europeia

O presidente Lula afirmou em discurso feito nesta quarta-feira (17) que se o acordo entre Mercosul e União Europeia não sair neste mês de dezembro de 2025, o Brasil não fará mas acordo enquanto ele presidir o país.

“Eu agora estou sabendo que eles [UE] não vão conseguir aprovar. Está difícil, porque a Itália e a França não querem fazer por problemas políticos internos. E eu já avisei para eles, se a gente não fizer agora, o Brasil não fará mais acordo enquanto eu for presidente”, declarou.

“Faz 26 anos que a gente espera esse acordo, que é mais favorável para eles que para nós”, acrescentou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PL da Dosimetria será aplicado apenas aos atos de 8 de janeiro, diz parecer do relator

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O senador Esperidião Amin (PP-SC) apresentou nesta quarta-feira (17) à CCJ do Senado o parecer sobre o PL 2.162/2023, conhecido como PL da Dosimetria, confirmando que o texto se aplica exclusivamente aos atos de 8 de janeiro de 2023.

O relatório é favorável à versão aprovada pela Câmara e incorpora emenda do senador Sérgio Moro (União-PR) que restringe expressamente o alcance da proposta, impedindo sua aplicação a outros crimes, como corrupção, crimes ambientais, violência grave ou exploração sexual. Segundo Amin, a alteração apenas esclarece o escopo do projeto e não exige retorno à Câmara, permitindo o envio direto para sanção presidencial.

O projeto altera regras do Código Penal e da Lei de Execução Penal, especialmente no cálculo de penas e na progressão de regime. A proposta enfrentava resistência no Senado justamente pelo risco de beneficiar condenados por crimes além dos atos golpistas.

A leitura e votação do parecer estão previstas para esta quarta-feira (17), e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, já pautou o projeto para votação em plenário ainda hoje. Senadores da oposição apresentaram voto em separado pela rejeição do relatório.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Brisa Bracchi solta nota e diz que Eliabe mentiu sobra agressão a outra mulher

Foto: reprodução

A vereadora Brisa Bracchi afirmou em nota enviada à imprensa que o vereador Subtenente Eliabe mentiu à respeito de uma suposta agressão da parlamentar petista a uma mulher no litoral sul do RN.

Brisa alega que não esteve no local e data citados onde a agressão teria ocorrido e afirmou que estava cumprindo agenda em Natal. A vereadora também negou ter participado de qualquer conflitou ou agressão.

Segundo a denúncia contra Brisa feita por Eliabe no plenário da Câmara Municipal de Natal, há um Boletim de Ocorrência registrado no dia 5 deste mês, em que Raquel de Carvalho Silva relata ter sido vítima da agressão.

A petista finaliza a nota afirmando que “será ajuizada ação criminal por calúnia e difamação contra TODOS os responsáveis pela difusão da mentira.”

NOTA

É FALSA a informação que tenta associar a vereadora Brisa Bracchi a um suposto incidente ocorrido em Sibaúma, no litoral sul do Rio Grande do Norte.

Na data mencionada nas publicações, sexta-feira, dia 5, a vereadora estava em Natal, cumprindo agendas institucionais. Além de reunião com o secretário municipal de Turismo e de outras agendas oficiais, recebeu formalmente, na Câmara Municipal, a notificação do segundo processo de cassação em curso contra o seu mandato. Há fotos, vídeos, registros públicos e testemunhas que comprovam sua presença na capital, o que torna impossível qualquer participação em fatos ocorridos em outro município.

A vereadora não esteve no local citado, não participou de qualquer conflito ou agressão, e as informações divulgadas são inverídicas.

Diante da gravidade das acusações falsas levadas ao plenário da Câmara Municipal e da disseminação deliberada de desinformação, será ajuizada ação criminal por calúnia e difamação contra TODOS os responsáveis pela difusão da mentira, bem como contra aqueles que atentaram contra a honra, a moral e a imagem da vereadora.

Assessoria de comunicação da vereadora Brisa Bracchi

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Bolsonaro passa por perícia médica na PF para avaliar estado de saúde e necessidade de cirurgia de urgência

Foto: Pablo Porciuncula/AFP

A perícia médica determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes para avaliar o estado de saúde do ex-presidente Jair Bolsonaro será realizada nesta quarta-feira (17) pela Polícia Federal (PF). O objetivo é verificar a necessidade da cirurgia de urgência solicitada pela defesa.

No último domingo (14), Bolsonaro passou por um exame de ultrassom que detectou a presença de duas hérnias inguinais, localizadas entre a virilha e o abdômen.

A perícia inclui entrevista clínica para esclarecer sintomas e analisar documentos médicos já anexados ao processo, seguida de exame físico. Concluída a avaliação, o perito elabora um laudo oficial, que será encaminhado ao STF. Com base nesse documento, o ministro relator poderá acatar ou não a recomendação médica. A defesa pode indicar assistentes técnicos para acompanhar a perícia e apresentar documentos complementares.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Depois de anos de promessa, duplicação da BR-304 tem data para sair do papel

Foto: Reprodução

A ordem de serviço para a duplicação da BR-304 será assinada no início de janeiro, anunciou o ministro dos Transportes, Renan Filho, após reunião com o vice-governador Walter Alves. A obra, aguardada há décadas pelos potiguares, terá investimento de quase R$ 1 bilhão e começará ainda em 2025.

A duplicação será feita por lotes. Os dois primeiros trechos são o Lote 1, entre Mossoró e Assú, com 57,6 km, e o Lote 2, que vai do entroncamento da BR-226, na Reta Tabajara, em Macaíba, até Riachuelo, com 38,1 km. Nesta primeira fase, cerca de 100 km da rodovia serão duplicados, com prazo estimado de conclusão entre um ano e meio e dois anos.

A BR-304 é a principal rodovia federal que corta o Rio Grande do Norte e liga Natal à região Oeste, sendo essencial para o transporte de mercadorias e para o deslocamento diário da população. A duplicação promete reduzir acidentes e melhorar o fluxo de veículos, em uma estrada conhecida pelo alto número de ocorrências graves.

Hoje, a BR-304 possui apenas trechos parcialmente duplicados, como o de Parnamirim a Macaíba, ainda com obras complementares, e a Reta Tabajara. O anúncio reacende a expectativa de que, desta vez, a obra avance de forma concreta e deixe de ser apenas mais um projeto anunciado em discursos oficiais.

Opinião dos leitores

  1. Ou seja, ele vai ficar como governador e fatenha vai tentar o senado… engraçado como o dinheiro aparece rapido qnd rola esses acordos politicos…

  2. Bolsonaro já estava com o projeto pronto. A essa altura já seria uma realidade. O Luladrao está tentando reconquistar os votos que sua organização criminosa perdeu no nordeste. Medida eleitoreira e hipócrita. Vai ser igual a reta tabajara. 50 anos pra terminar e muito roubo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

BOMBA NA CÂMARA DE NATAL: Brisa é denunciada por agressão e chama colega de fascista

Foto: Sarah Carvalho/CMNAT

A vereadora Brisa Bracchi foi denunciada na Câmara Municipal de Natal, nesta quarta-feira (17), por suposta agressão contra uma mulher no município de Tibau do Sul. A denúncia foi apresentada em plenário pelo vereador Subtenente Eliabe (PL), durante sessão ordinária da Casa.

Segundo Eliabe, há um Boletim de Ocorrência registrado no dia 5 deste mês, em que Raquel de Carvalho Silva relata ter sido vítima da agressão. Ele pediu ao presidente da Câmara, Ériko Jácome, que a denúncia seja recebida, que a vereadora seja formalmente notificada e que sejam adotadas as sanções cabíveis, por se tratar, segundo ele, de possível quebra de decoro parlamentar.

Brisa reagiu da tribuna e negou a acusação. A vereadora afirmou que não estava em Tibau do Sul na data mencionada e classificou a denúncia como “criminosa” e “caluniosa”, dizendo que o caso será resolvido na Justiça.

A parlamentar chamou Eliabe de “fascista” e afirmou que vai acionar a Comissão de Ética da Câmara. El também acusou o parlamentar de orientar a denunciante a registrar um Boletim de Ocorrência falso contra ela.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Varela Santiago entra no top 30 do Brasil em cirurgias e lidera ranking filantrópico no RN

Foto: Divulgação

O Hospital Infantil Varela Santiago ficou entre os 30 hospitais do Brasil com maior resolutividade cirúrgica durante o Mutirão de Cirurgias dos Filantrópicos, realizado nos dias 12 e 13 de dezembro. A ação reuniu 167 instituições de 19 estados e teve como foco ampliar o acesso a cirurgias pelo SUS.

Em apenas dois dias, o hospital de Natal realizou 64 procedimentos, incluindo cirurgias pediátricas, oftalmológicas, torácicas e neurocirurgias. O desempenho colocou o Varela Santiago na 27ª posição do ranking nacional e garantiu o 1º lugar entre os hospitais filantrópicos do RN.

Foto: Divulgação

O resultado chama atenção porque mede “resolutividade”, ou seja, a capacidade de atender, operar e resolver o problema do paciente em pouco tempo. Em um país onde filas cirúrgicas se arrastam por anos, o desempenho do hospital potiguar se destaca no cenário nacional.

O Varela Santiago é uma instituição filantrópica e realiza 100% dos atendimentos pelo SUS. Para o diretor-superintendente, Dr. Paulo Xavier Trindade, o reconhecimento reflete o comprometimento das equipes e a importância do hospital para a saúde pública, especialmente no atendimento de crianças e adolescentes no RN.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

ANÁLISE: Nome de Lulinha surge em apuração da PF sobre fraude milionária do INSS e “mesada”

Foto: Reprodução

O nome de Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho mais velho do presidente Lula, apareceu nas investigações da Polícia Federal sobre fraudes no INSS contra aposentados e pensionistas. Segundo análise do jornalista Mário Sabino, do Metrópoles, uma testemunha afirmou que ele teria recebido cerca de R$ 25 milhões do operador conhecido como “Careca do INSS”, além de uma suposta mesada de R$ 300 mil. Lulinha nega as acusações e diz que vai processar quem o associa ao caso.

A mesma testemunha relatou à PF que Lulinha e o Careca do INSS viajavam juntos com despesas pagas pelo investigado. Há registro de que ambos estavam na primeira classe de um voo da Latam entre São Paulo e Lisboa, em 8 de novembro do ano passado. O caso ainda está em apuração, mas volta a colocar o filho do presidente no centro de suspeitas envolvendo dinheiro e influência.

Não é a primeira vez que Lulinha aparece nesse tipo de noticiário. Em 2005, a revista Veja revelou que ele, até então ex-monitor de zoológico, era sócio da Gamecorp, empresa que recebeu R$ 132 milhões da Telemar/Oi entre 2004 e 2016, por meio de contratos e investimentos. À época, levantou-se a suspeita de tráfico de influência, especialmente por decisões regulatórias favoráveis à empresa de telefonia, mas nada foi comprovado judicialmente.

Em 2019, Lulinha também foi citado em investigações da Lava Jato sobre o sítio de Atibaia, caso posteriormente arquivado. Agora, com nova menção em uma apuração sensível que envolve aposentados lesados, o assunto volta ao debate público. Coincidentemente ou não, Lulinha mudou-se para Madri neste ano, alegando prestar consultorias a empresas espanholas, enquanto o nome da família presidencial retorna ao noticiário policial.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Surto e agressão a bordo: passageiro força voo para Londres a desviar e pousar em Fortaleza

Foto: Reprodução

Um voo da British Airways com destino a Londres precisou ser desviado para Fortaleza, na noite desta terça-feira (16), após um passageiro entrar em surto e agredir um comissário de bordo. A aeronave havia saído de Guarulhos (SP) com destino ao aeroporto de Heathrow, na Inglaterra.

Segundo informações do portal AeroIn, a confusão ocorreu quando o avião já tinha cruzado todo o território brasileiro e sobrevoava o Oceano Atlântico. Diante da situação, a tripulação decidiu interromper a viagem e pousar na capital cearense por volta das 22h15.

O voo era operado por um Airbus A350, modelo usado em rotas longas internacionais. Após os procedimentos em solo, a aeronave voltou a decolar durante a madrugada desta quarta-feira (17) e chegou a Londres às 8h40, no horário local.

A Fraport, empresa que administra o Aeroporto de Fortaleza, foi procurada para esclarecer os detalhes da ocorrência, mas ainda não havia se manifestado até a divulgação das informações. O caso expõe mais um episódio grave de falta de controle a bordo em voos internacionais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *